Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

Greve Geral dia 28

Greve Geral dia 28
Greve Geral

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PMDB - A história da laranja


Um amigo do PMDB questionou um Folhista (Da equipe do Folha) alegando que qualquer um que fosse indicado como candidato do PMDB, não sendo o Jader todos diriam que era laranja.

Bom, isso não deixa de ser verdade. O PMDB tem um candidato que está na frente em todas as pesquisas para o cargo mais importante do Estado do Pará, e em vez deste candidato concorrer ao cargo,  para disputar em seu lugar o partido indica  um político inexpressivo que teve seu nome recentemente envolvido em vários escândalos, e que teve apenas 30.000 votos nas últimas eleições para Deputado Estadual, portanto quase não se reelegeu.

Com tudo isso querem fazer crer que é para valer? Em nossa opinião é laranja mesmo, e das azedas, mas é aquela história, de repente se colar colou. O partido, se quisesse concorrer para valer teria outros nomes mais viáveis como o do Dep. Parsifal ou de Ann Pontes. Muitos diriam mesmo assim que eles seriam laranjas, por um dos motivos já mencionados (carência de votos), mas estes têm carisma, pelo menos restaria alguma dúvida em vez da certeza atual.  Pelo menos o PMDB teria alguma chance.

Mas o PMDB para não passar vergonha  e pelo sim, pelo não, já tem um plano "B". Priante promete bater chapa com Juvenil na convenção do partido se o TRE não o colocar na PMB antes (O que achamos muito difícil neste momento).

Quem decide na verdade é o Jader, depois de ver as pesquisas e de acordo com as conveniências é claro, se Juvenil não emplacar, "democraticamente" o partido escolhe Priante ou toma "outra" decisão. (Plano "C") Tudo depende da reação do eleitor à candidatura do laran... Ops. Juvenil e do desempenho dos demais candidatos. Jader tem uma boa votação, uma grande influência, mas está longe de ter  bagagem  suficiente para eleger um poste (Ou um dinossauro como queiram).

Propaganda de crime ambiental



Na propaganda da Prefeitura pela televisão vemos o Prefeito e outros funcionários dando entrevista sobre um "Aterro Sanitário" que estaria sendo feito pela prefeitura. Como fundo das entrevistas vemos tratores a todo vapor pondo à baixo uma área de mata nativa. Em uma das entrevistas vemos claramente o lago da Hidrelétria ao fundo, não muito longe.

Mas o pior de tudo é que o local está dentro de uma Área de Preservação Permanente. Um escárnio para com as autoridades ambientais, onde estão a SEMA e o IBAMA?  Onde estão as Ongs de defesa do meio ambiente que denunciam tanto, e tentam de todas as formas impedir a Construção da Hidroelétrica de Belo Monte, alegando impactos ambientais? 

Complementando:

Algumas pessoas ligadas à área ambiental entraram em contato conosco e afirmaram que o local onde será implantado o "Aterro Sanitário" da PMT é realmente uma APP, no entanto não é integral, o que permitiria com reservas e através de estudos técnicos e ambientais algumas atividades. Os ambientalistas em Tucuruí não estão de acordo com a localização do Aterro por diversos motivos, um inclusive é a proximidade de uma nascente.

Alguns acreditam que a área é imprópria e outros não, sempre supondo que o Aterro será feito dentro dos padrões técnicos exigidos. Vamos acompanhar com atenção a construção e a utilização deste aterro. O histórico de destruição e devastação ambiental por parte da PMT, nos deixa cautelosos e céticos quanto à recente e aparente mudança de atitude da administração municipal quanto à defesa, respeito e preservação do meio ambiente. Solicitamos a SEMA e ao IBAMA o maior rigor na fiscalização técnica deste aterro e demais obras no local. 

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas: 

Verificamos no site da SEMA que o Processo de licenciamento do Aterro ainda está em análise. Como as obras foram iniciadas sem que o processo tenha sido aprovado? No site da SEMA não fica claro se a Licença de Instalação foi concedida ou não. A SEMA deveria facilitar mais a fiscalização da população dos projetos de Licença Ambiental. E se o projeto não for aprovado e a Licença de Operação não for concedida, o que acontece com os impactos ambientais que serão causados pelas alterações que foram e estão sendo feitas no meio ambiente?

Clique na imagem para ampliar.


PMDB - Mexida no tabuleiro

Do Blog da Franssinete

Hoje o PMDB vai fazer uma chamada geral para informar aos correligionários que entregará oficialmente todos os cargos que ocupa no governo do Pará. Anivaldo Vale (PR) deverá ser o vice na chapa da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Quem conta é o deputado Cássio Andrade (PSB).

Representantes de Associações de Bairros de Tucuruí vão à Brasília

O Senador José Nery do Psol (Foto) se reuniu em Tucuruí com lideranças comunitárias de vários bairros da cidade. O Senador visitou a Nova Matinha junto com a representante do bairro e ficou surpreso com os graves problemas de infra-estrutura do bairro, das falhas estruturais das casas e as condições do conjunto habitacional como um todo. Segundo o Senador Nery, a idéia que se tem fora de Tucuruí é que o conjunto é um modelo de casas populares, jamais ele poderia imaginar que a realidade fosse tão diferente.

Os líderes comunitários solicitaram ao Senador uma audiência com o responsável pelas negociações e pela obra das Eclusas em Brasília. O Senador conseguiu uma audiência com um assessor direto do presidente em apenas uma semana. Este assessor foi incumbido pelo presidente de tratar de todos os assuntos referentes às obras das eclusas e seus impactos sociais e ambientais e o informar pessoalmente.

O interessante é que a presidente do bairro Nova Matinha nos disse que há um mês tenta ser recebida pela Secretária de Obras Mariele e até agora não conseguiu. Em apenas uma semana o Senador conseguiu audiência com um assessor da presidência que deverá cuidar do caso. Foi mais fácil conseguir uma audiência com um assessor direto do presidente da república em Brasília, do que falar com a Secretária de Obras da Prefeitura.

A comitiva é composta pelos representantes dos bairros: Nova matinha, Pioneira, Liberdade, São Sebastião (representado pelo MAB), o representante do MAB que também representa o Bairro Liberdade, Bairro São Francisco representado pela presidente da Nova Matinha.

Os líderes comunitários saíram hoje às 08:00 hr de Tucuruí, e a reunião com o representante do governo em Brasília será na quarta-feira às 16:00 hr. Os representantes dos bairros esperam conseguir sensibilizar o Governo Federal sobre os graves problemas da população que eles representam.

Logo que formos informados sobre o resultado da audiência vamos repassar aos amigos do Folha.

Aguardem.

domingo, 30 de maio de 2010

Priante está a um passo de ser o candidato do PMDB

Do Blog do Vic

Se até o dia quinze de junho o processo do Priante versus Duciomar não for votado, Priante vai para a convenção do PMDB para disputar a indicação para concorrer ao governo do estado pelo partido.

Priante já comunicou sua decisão a quem de direito

Jader Barbalho.

O PMDB pega fogo !

Vai acabar queimando toda a plantação de laranjas e tangerinas.

Humor...

Caixa Econômica, a Via Crucis dos funcionários da PMT


Mais uma vez os servidores municipais são desrespeitados pela direção da Caixa Econômica Federal. O Pagamento dos milhares de funcionários da Prefeitura foi liberado na sexta-feira, e já no sábado não havia mais dinheiro nos caixas eletrônicos, o que está causando revolta no funcionalismo. 

Se a Caixa Econômica não tem condições operacionais de prestar um serviço digno aos funcionários da prefeitura, que libere os funcionários para receberem seus salários no banco que quiserem, agora obrigam os servidores a receberem seu salário na Caixa, e os tratam desta forma degradante e desrespeitosa.

ISSO É UMA VERGONHA!!!

Hospital Municipal, sinônimo de descaso para com o povo

Foto da entrada do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Tucuruí. Pela entrada dá ter uma idéia de como está lá dentro.

Hoje, domingo às 09:30 hr. não tinha nenhum médico no Hospital Municipal, segundo informações o médico plantonista até aquele momento não havia chegado. Várias pessoas necessitando de atendimento médico foram enviadas ao Hospital Regional de Tucuruí, inclusive gestantes. Os membros do Conselho Tutelar que estavam no local disseram que iriam registrar Boletim de Ocorrência Policial por negligência do hospital.

Mais uma vez fica constatado que o atendimento da rede básica em Tucuruí, que é de responsabilidade da prefeitura, está sendo feito em grande parte no Hospital Regional de Tucuruí, o que é um absurdo e demonstra no mínimo conivência da direção do HRT.

O SUS, o Ministério Público Estadual e Federal tem que tomar alguma atitude. Gostaríamos de saber quais as providências que estão, ou que deveriam ter sido tomadas pelo Conselho de Saúde Municipal e pelo Conselho de Saúde Estadual.

Faz muita falta uma boa administração no Hospital Regional de Tucuruí, lembramos que na gestão do Juraci a dívida da PMT para com o hospital foi cobrada e que graças aquela administração as autópsias deixaram de ser feitas no Hospital Regional, reduzindo o risco de infecções hospitalares. Ninguém jamais tinha tido coragem de fazer isso.

Se o Juraci não tivesse botado o pé na parede ( por isso foi massacrado pela imprensa de aluguel e pelo prefeito) hoje Tucuruí não teria ML. Hoje o Regional é um apêndice da PMT e a sua direção subserviente aos interesses do prefeito. Dizem que quem parece não estar gostando nada disso é o Prefeito do Breu que  não tem como jogar as despesas com a saúde básica de seu município nas costas do Governo do Estado e do Regional. Dizem que este "privilégio" é só do prefeito de Tucuruí...

Enquanto ninguém faz nada ou toma qualquer providência, é a população que sofre as conseqüências do descaso, da omissão e da conivência das autoridades.

ISSO É UMA VERGONHA!!!

sábado, 29 de maio de 2010

Auditoria no Hospital Regional de Tucuruí

Auditoria no HRT:

Fomos informados de que está havendo uma auditoria no Hospital Regional de Tucuruí. Já não era sem tempo, a pergunta é: Esta auditoria é para valer ou vai ficar engavetada (em caixas) como as outras feitas pela AGE e que estão na ALEPA?


Crimes contra o Meio Ambiente:

E a incomPeTência, omissão e conivência da SEMA e do IBAMA quantos aos crimes ambientais em Tucuruí? Quando alguém ou alguma autoridade vai tomar alguma providência?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

Navega Pará – A marca da incomPeTência


É uma vergonha o serviço prestado pelo Navega Pará em Tucuruí, o Centro de Inclusão Digital da Vila Pioneira é um exemplo de incomPeTência e discriminação pelos pobres.

O CID da Vila Pioneira, apesar de estar localizado em um pequeno bairro de classe média, atende um grande número de pessoas de bairros pobres em torno, como por exemplo, uma parte do Pimental, a Matinha e São Sebastião. Os moradores em torno do CID e os jovens dos bairros do entorno, com seus notebooks (Comprados com dificuldade em 24 parcelas) tinham (quando o CID funcionava), acesso à internet dia e noite e nos fins de semana.

Era interessante ver vários jovens no pátio do CID à noite e nos domingos acessando o Navega Pará. Estes jovens em vês de estarem em farras, se drogando ou cometendo contravenções, estavam se instruindo, batendo papo ou fazendo trabalhos escolares, isso acabou, pois os funcionários do CID no término do expediente simplesmente desligam o roteador, se lixando para a comunidade e para quem precisa da Internet.

O problema (Além da imcomPeTência é claro) é que foram instaladas antenas retransmissoras do sinal do Navega Pará nas proximidades do CID, o que segundo os funcionários interfere no sinal do Navega Pará, acontece que estas pessoas que instalaram as antenas são pessoas influentes na política local (inclusive no PT), e como os responsáveis pelo Navega Pará e pélos CIDs não tem coragem de tomar uma atitude, preferem prejudicar a população que não tem nada com isso e nem como se defender, pura covardia prejudicar os mais fracos.

Já o acesso do Navega Pará no centro da cidade, na Praça do Rotary, este funciona perfeitamente bem. Com o sinal da Praça também acontece à mesma coisa que nos CIDs, mas lá os usuários são grandes empresários, políticos, os ricos, o prédio da PMT está na área de acesso livre na praça, e estes não podem ser prejudicados, é o “Governo Popular” defendendo e priorizando a elite e os financiadores de campanha.

Quer dizer que a periferia que se lasque, por culpa da incomPeTência do Governo os pobres são prejudicados.

Às vezes ficamos a pensar que Deus escreve certo por linhas tortas, imaginem o que seria de Tucuruí se esta “turma” estivesse na prefeitura?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PMDB: a candidatura que não houve

Do Blog Perereca da Vizinha

Vejam os comentários do Blog Perereca da Vizinha... O Folha concorda em número, gênero e grau...

"É claro que o deputado Domingos Juvenil não é nenhum Naziazeno.

É presidente da Assembléia Legislativa, foi prefeito de um município pólo (Altamira), possui toda uma bagagem política.

Mas nem por isso Juvenil deixa de ser um candidato “laranja”: sua liderança é muito localizada e até a votação que teve há quatro anos, para deputado estadual, deixou muito a desejar.

E se a sua pré-candidatura ao Governo for irreversível, como juram os peemedebistas, é certo que ele não estará no segundo turno.

Embora, é claro, na esteira desta campanha, ele amplie as chances de voltar à prefeitura de Altamira, em 2012.

Não se descarta a possibilidade de uma ponta de malinagem na decisão de Jader Barbalho, uma vez que Juvenil tem se mostrado muito próximo da governadora e até colaborou na aprovação do empréstimo de R$ 366 milhões, pela Assembléia Legislativa – um empréstimo crucial para as obras que vão turbinar a campanha de reeleição de Ana Júlia Carepa.

No entanto, é muito mais provável que a opção de Jader por Juvenil seja, simplesmente, pragmática – e por uma série de fatores.

O mais importante, talvez, a necessidade de eleger Jader e Paulo Rocha para o Senado Federal.

Ambos são excelentes articuladores de bastidores e devem, de fato, integrar a estratégia de Lula para ajudar na coesão da base aliada, num eventual governo de Dilma Rousseff.

Além disso, o peso do grupo de Paulo Rocha é fundamental para as negociações entre o Governo e o PMDB, caso Ana Júlia Carepa venha, de fato, a se reeleger.

E ambos, Jader e Paulo Rocha, têm boas chances de chegar ao Senado, desde que se mantenham em lados opostos até outubro, como, aliás, já escrevi aqui.

Juntos, acabarão disputando a mesma cadeira – aquela que caberá ao “senador da governadora”...

Mas se estiverem em lados diferentes, quem, dentre os possíveis candidatos oposicionistas, será páreo para esse campeão de votos que é Jader Barbalho, com o seu poderoso grupo de comunicação e, mais ainda, com dinheiro para a campanha?

Penso que só Almir Gabriel poderia, de fato, bagunçar esse jogo, talvez até a obrigar um recuo de Jader, em direção à Câmara dos Deputados. 

Mas Almir parece muito mais preocupado em bagunçar é a vida de Simão Jatene...

Daí que é grande a possibilidade de que os tucanos paraenses percam não apenas a eleição ao Governo, mas, também, uma das vagas que detêm no Senado.

E a possibilidade cada vez mais concreta de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa é outro fator que deve ter pesado muitíssimo na decisão de Jader Barbalho.

Pelo que li esta semana nos jornais e na internet, as pesquisas mais recentes apontam a subida das intenções de voto da governadora, o que, aliás, já era esperado, devido à inegável melhoria de sua estratégia de comunicação – e também pela força da máquina, que deve se acentuar cada vez mais, conforme se aproximem as eleições.

Aliás, nunca houve dúvida de que Ana Júlia estará no segundo turno – isso não passa de uma grande bobagem, disseminada por pessoas que imaginam submeter a realidade às suas fantasias.

Ora, se o PT detém 30% do eleitorado, além dos governos federal e estadual, como é que Ana não passaria ao segundo turno?

Ana não só estará no segundo turno, como é a grande favorita do próximo pleito, justamente porque detém a máquina.

E mais: se o PT conseguir, de fato, costurar uma ampla aliança, com o apoio de boa parte do PMDB e uma oposição “controlada”, digamos assim, do restante; e mais o apoio da maioria dos grandes partidos paraenses (PP, PTB, PR, PDT), há o risco, sim, de que a governadora consiga liquidar essa fatura ainda no primeiro turno.

E quem não compreender isso, é melhor que nem se meta a “brincar” de eleição, porque já entrará no jogo derrotado, por não ter sequer idéia da barra que enfrentará para a construção de uma possibilidade real de vitória.

É claro que se essa aliança ampla não sair e Jatene conseguir conquistar uma parcela considerável do PMDB e até do PR; ou seja, se ele conseguir infundir a crença na possibilidade de reconquista do poder pelos tucanos, a eleição irá para o segundo turno e poderá ser decidida voto a voto.

Mas é sintomática a cartada dessa raposa chamada Jader Barbalho, que costuma sentir de longe a direção dos ventos...

Jader não apenas se recusou a montar o “cavalo selado”, que parecia tão certo para a conquista do Palácio dos Despachos: também optou por um candidato “laranja”, em vez de ungir outro nome forte a essa disputa.

Um fato que pode ser lido como uma liberação dos peemedebistas, já que há uma fatia significativa do partido que não aceita compor com os petistas.

Ou ainda como uma tentativa de turbinar o valor do PMDB, num eventual segundo turno; ou como preparação do terreno para a eleição de Helder Barbalho ao Governo do Estado, em 2014 – e nesse caso talvez fosse mais lógica a indicação de Domingos Juvenil para vice de Ana, apesar de suas recentes “peraltices”...

Mas a escolha de Jader também pode ser lida como a decisão de não sacrificar um nome de peso, como José Priante, por exemplo, (que tem tudo para retornar à Câmara dos Deputados) numa eleição em que a governadora, que já era a favorita, vai melhorando a performance nas pesquisas, ao mesmo tempo em que Lula aperta o cerco sobre os partidos da base aliada, para garantir a vitória de Dilma Rousseff, que, também ao contrário do previsto por muita gente, vai se colocando na dianteira da corrida presidencial.

Foi uma decisão acertada não sacrificar nem Priante e nem um quadro extraordinário como Parsifal Pontes, talvez o mais brilhante deputado estadual da atual legislatura.

Ao fim e ao cabo, Juvenil não tem nada a perder com essa grande laranjada - talvez, nem conseguisse se reeleger; agora, deve ganhar uma boa badalada para 2012, entre “otras cositas” mais.

Mas se eu fosse Jatene não ficaria lá muito entusiasmada com mais essa brilhante jogada de Jader Barbalho.

Se Almir ficar ao lado de Juvenil, a apoiá-lo como “terceira via”(vejam só!...), significa que não vai melar o jogo do morubixaba peemedebista ao Senado - mas não só.

Também significa que persistirá como uma tremenda insegurança à candidatura de Jatene, que já tem, de resto, de lutar contra a falta de aliados e de recursos financeiros.

E é sempre bom lembrar: Jatene nunca foi e nem será o aliado preferencial de Jader, como, aliás, já se disse aqui.

Jatene é esperto demais. E, se conseguir se eleger, provavelmente frustrará o sonho de El Barbalhon de ver o “Sobrancelhudinho” no Palácio dos Despachos, daqui a quatro anos.

Por isso, muitos tucanos que possuem uma sede patológica de poder estão hoje grudados no mesmo Barbalhão que ajudaram a algemar...

Já farejaram a carniça e sabem que a situação de Jatene é muito, muito complicada.

(Mas política é como nuvem e eleição é que nem barriga de grávida – quanto mais daqui a quatro anos, né mermo?...)

De resto, não houve grandes novidades nos últimos dias, já que a proposta da vice e de uma vaga ao Senado sempre esteve diante do PMDB, assim como os mesmíssimos 30% do governo e dinheiro para a campanha.

E é bem possível que, sem o PMDB na chapa, fique até mais fácil para o PT atrair o PR, já que o PTB já estaria com Ana. Mas isso só dá pra saber com uma conversa de pé de ouvido com o pessoal do PR. O problema é esta minha coluna..."

O candidato do PMDB

O Dep. Domingos Juvenil será o candidato do PMDB ao governo do estado. O deputado durante a Presidencia da Alepa foi duramente criticado e teve seu nome envolvido em vários escândalos. Se for apenas um laranja tudo bem, mas se for pra valer o PMDB está com problemas.


Sem mais comentários.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PMDB sairá com Juvenil para governo e Jader para Senado

Do Blog Espaço Aberto

O blog suspende excepcionalmente a pausa para dar uma informação de última hora.
Agora não é mais especulação.
Não é mais uma possibilidade.
Não é mais uma situação a ser avaliada.
É fato.
É decidido.
O PMDB sairá com chapa própria para disputar a eleição de outubro.
Conforme o blog adiantou, o deputado federal Jader Barbalho será mesmo o candidato ao Senado.
Mas, ao contrário do que o Espaço Aberto adiantou, o PMDB não se aliará ao governo Ana Júlia.
O deputado Domingos Juvenil (na foto), presidente da Assembleia Legislativa, será o candidato do partido ao governo do Estado.
A decisão foi tomada em reunião que terminou há pouco, entre todos os deputados peemedebistas e Jader.
Juvenil ofereceu seu nome.
Os deputados consideraram que o nome do parlamentar é viável eleitoralmente, porque ele já tem muita cancha política, já exerceu vários mandatos e tem um grande eleitorado em Altamira e na região do Xingu, requisitos que o credenciam para não ser “mais um” a disputar a eleição de outubro, e sim um candidato com chances, pelo menos, de emplacar um segundo turno.
O líder do PMDB na Assembleia, deputado Parsifal Pontes, confirma tudo em seu blog, de leitura obrigatória, imperdível.
“Vencemos”, diz Parsifal.
Agora, o quadro eleitoral muda no Pará.
Agora, muda no Pará o quadro eleitoral.
Muda tudindo. 
===========================
Nota do Folha: Outro laranja, o PMDB é a uma quitanda do PT, com estoque ilimitado de laranjas.

Confirmado: Déjà vu!!!

Juvenil pode ser candidato ao Governo pelo PMDB ou não ???

Do Blog do Bacana

Meio PMDB já ligou para dizer que Domingos Juvenil apresentou seu nome para concorrer Governo do Estado pelo PMDB, ontem a noite a Jader Barbalho.

O próprio deputado disse ao blog, a cerca de uma hora e meia, que não procede a informação, mas que daria maiores detalhes a noite já que estava entrando na reunião da bancada com Jader.
=======================
Nota do Folha: Kkkkkkkk!!!

Denuncia - Crimes ambientais em Tucuruí e região

Nossa fonte nos informa dos seguintes crimes ambientais em Tucuruí e região:

"Crimes ambientais em unidades de conservação da natureza estão sendo coibidos pelo Núcleo de fiscalização em Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)" isso é piaba..... 

Quer dizer piada! Bem que eles deveriam usar os dez óculos apreendidos para tentar enxergar os grandes desmatamentos que vem ocorrendo a anos nas ilhas para o plantio de exóticas (pinhão manso); as condicionantes da cota 72 x 74 que não foram cumpridas e já passaram mais de 4 anos; as famílias desalojadas e desassistidas nas ZPVS (base 3 e 4); 

o cadastramento de milhares de “pseudos pescadores” que não sabem nem pescar no prato que comem; edital de tanque e rede para famílias que nunca pisaram no lago; transporte de minério no lago com porto de transbordo na barragem da UHE (área de segurança Nacional) quem daria anuência! ; 

falta de prestação de conta e desvio de recurso do convênio tripartite (POEMA X SECTAM X ELN); contrato de 8,8 milhões sem licitação de consultoria técnica para responder e tentar justificar erros incapazes de serem justificados pelos autores e gestores do Mosaico de UC; 

TOPAM sem anuência do Conselho Gestor que a mais de 4 anos não reuni; o km 11 que já bateu no ver o peso; matadouro dentro de APP; projeto de Unidade de Separação e Embalagem de Resíduo Solido e compostagem em área de UC e APP, será que o secretario advogado faltou essa aula “Lei 9.985 / 2000 de SNUC” sem anuência do CG da APA, ações em desacordo com o Plano Diretor...!

Alias, a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei 8666 de licitações, COMDEMA, SEMATUC, Plano Diretor e ate o Ministério Público, não consegue ver! Gente, esse é o Estado Democrático de Direito....!!!!
==============================
Nota do Folha: Atenção autoridades ambientais. Ministério Publico Estadual e Federal, estas denúncias são graves e requerem investigação.

Priante comunica a jader que topa ser candidato ao governo do estado pelo pmdb

Do Blog do Bacana

O ex deputado José Priante teve hoje a tarde uma reunião com o presidente do PMDB Jader Barbalho.
Jader está escutando todas as lideranças peemedebistas para saber que rumo o partido deve tomar nas eleições deste ano.
 
Priante aproveitou que estava sendo escutado e comunicou que, caso Jader decida não concorrer ao Governo do Estado, ele José Priante aceita ser candidato ao Governo do Estado.
 
Priante aparece em todas as pesquisas muito bem colocado.
 
E agora José ???? 
=======================
Nota do Folha - Nenhuma surpresa, em nossa opinião a aliança está selada com o PT. Dependendo das pesquisas a candidatura de Priante é apenas o famoso Plano "B".  Déjà vu?

Aliança PT/PMDB - Político bom, político mau...

A "hesitação" do PMDB em selar publicamente o acordo com o PT está parecendo o velho clichê dos filmes policiais de Hollywood.

É a cena do policial que faz o papel de durão e o policial que faz o papel de conciliador, tudo para conseguir informações ou a confissão do suspeito.

No caso o conciliador é o Jader, e o durão é o Dep. Parsifal, porta voz do núcleo duro do PMDB. No caso o "núcleo duro" cria dificuldades e Jader negocia as facilidades, tudo para que o PMDB tenha um maior quinhão de poder dentro do Governo do Estado.

Não estamos comentando isso como crítica, sabemos que estes jogos políticos são legítimos dentro do regime democrático. As pessoas se reúnem e fundam um partido político com o objetivo principal de chegar ao poder, o objetivo do partido político é o poder, esta é a força de Jader que tem conseguido manter o PMDB como a principal força política no Pará.

Mesmo com a hegemonia tucana no poder por 12 anos e a perseguição sem tréguas de Almir Gabriel, do ACM (com todo o poder que tinha) e dos Maiorana, Jader conseguiu se manter  e manter o PMDB unido e forte apesar de tudo. A inteligência e a habilidade política fora do comum de Jader, ficam mais evidentes ainda levando-se em conta, que em apenas três anos fora do poder, o PSDB no Pará foi  dividido e pulverizado, faltou aos tucanos um líder do quilate do cacique peemedebista para manter sob controle  a diversidade de interesses e as vaidades pessoais no ninho tucano, e para manter a unidade do partido fora do poder.

Ora, Jader no senado não teria a mesma força que tem como deputado federal, lá ele seria vigiado e atacado sem piedade, e não poderia “se fingir de morto” quando lhe conviesse, estaria o tempo todo em evidência e sob os holofotes. Como candidato a governador os ataques seriam ainda mais acirrados e impiedosos contra Jader e seria um risco desnecessário, levando-se em conta que a sua rejeição  junto ao eleitorado é muito grande.

Não compensaria ainda arriscar uma candidatura de um  político inexpressivo eleitoralmente,  ainda mais gastando com a aventura mais de R$ 40.000.000,00 quarenta milhões (custo estimado da campanha).  Se o PMDB tem este dinheiro, ele seria muito melhor empregado na campanha para o legislativo. Além disso o PMDB perderia os 400.000 votos de Jader que iriam para a  legenda  do partido para deputado federal, já que seria muito difícil a transferência de votos para seus colegas de partido. Com isso o PMDB “encolheria” sua bancada em pelo menos três deputados federais, o que não é pouco.

Existem ainda os interesses do PMDB e do próprio Jader a nível nacional, já que as pressões da liderança do PMDB nacional e do PT (leia-se Lula) a cada dia aumentam, principalmente com a escalada de Dilma Rousseff nas pesquisas, que a apontam como favorita na eleição para presidente. Ora, com o vice e a divisão do poder com o PT no estado e com o vice na chapa de Dilma a nível nacional, o PMDB não tem do que reclamar quanto a sua participação no poder em ambos os níveis.

Seria muita ingenuidade supor que Jader abriria mão de tudo isso por simples vaidade, ou para atender a interesses pessoais de uma minoria dentro do PMDB. Acreditamos ainda que a simples suposição de que Jader cometeria um erro político tão grande é um insulto à inteligência e perspicácia da raposa peemedebista.

Mas Jader dá corda aos “insatisfeitos” do PMDB (núcleo duro), pois as dificuldades que eles representam a uma aliança com o PT, valorizam ainda mais o seu apoio, o que permite maiores concessões por parte do PT. 

Conclusão:

Queremos dizer mais uma vez que tudo isso faz parte do jogo político em qualquer democracia, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. O Folha mais uma vez cumpre com o seu objetivo que é politizar a população para que saibam como funciona o jogo do poder.

Não existe partido político bom ou mau (pelo menos no Brasil), o que existe são grupos de pessoas com qualidades e defeitos, nem anjos e nem demônios, e que estão organizadas em partidos políticos com o objetivo de chegar ao poder e comandar os destinos do país, na presidência da república, nos estados e nos municípios.

Cada grupo (partido) acredita que o país deve ser governado de uma determinada forma, cabe ao povo decidir qual destas formas de governo propostas é melhor para o Brasil e para a população como um todo, e não apenas a um determinado grupo, ou uma determinada classe social. Ou seja, o povo precisa votar de forma consciente e racional.

E viva a democracia.

Prefeitura terá que divulgar na internet em tempo real como gasta o dinheiro dos contribuintes


Com fim de prazo, divulgação de gasto público passa a ser obrigatória. Estados e municípios mais populosos devem abrir suas contas na internet. Norma ainda é alvo de resistência de prefeitos.

Thiago Guimarães e Mariana Oliveira Do G1, em São Paulo

A transparência da gestão pública entra em nova fase nesta quinta-feira (27) no Brasil, com o fim do prazo para que Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes publiquem em tempo real na internet informações detalhadas sobre quanto arrecadam e como gastam o dinheiro dos contribuintes.

A exigência está na Lei Complementar 131, um adendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aprovado pelo Congresso em 2009.

As novas regras de transparência começam a valer na sexta-feira (28) para a União, todos os Estados e os 273 municípios mais populosos. Cidades de 50 mil a 100 mil habitantes terão mais um ano para se enquadrar, e o prazo para os demais municípios vai até 2013.

A chamada “Lei da Transparência” ainda é alvo da resistência de prefeitos. Chefes municipais alegam imprecisões no texto da norma e cobram a regulamentação da lei, que ainda não saiu.

“Cada prefeitura tem um conceito de ‘tempo real’ e ‘informações pormenorizadas’”, afirmou ao G1 João Coser (PT), prefeito de Vitória e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Ficou aquela coisa cômoda: você [governo federal] não regulamenta e eu [prefeito] não me mexo"
João Coser
prefeito de Vitória

O Tesouro Nacional preparou uma proposta de regulamentação da lei, enviada para avaliação da Casa Civil da Presidência da República. O G1 questionou a pasta sobre a previsão de publicação da regulamentação, mas não obteve resposta.

Mas o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, já afirmou que a lei é “autoaplicável”, ou seja, não precisa de regulamentação para vigorar.

Quem descumprir a lei está sujeito à suspensão das transferências voluntárias da União, que somaram em 2009 R$ 5,1 bilhões para municípios e R$ 3,5 bilhões para Estados.

Tempo real

Para cumprir as exigências da lei, a CGU lança nesta quinta uma nova ferramenta no Portal da Transparência da pasta, no ar desde 2004. A consulta “Informações Diárias” trará dados detalhados por dia sobre a execução orçamentária de todas as unidades do Executivo federal.

O conceito de “tempo real” adotado pela CGU é, portanto, o de 24 horas. Segundo a pasta, para atender a nova lei, o portal será recarregado, em média, com 200 mil novos documentos por dia. Até então as atualizações eram mensais.

Em relação aos Estados, a CGU contabiliza 12 unidades da Federação (AL, BA, CE, RN, ES, GO, MA, MT, PA, PR, PE e RS) com portais de transparência nos moldes do site da pasta, com atualizações mensais ou em maior intervalo.

O órgão não sabe quantos municípios já cumprem a lei. As duas principais entidades municipalistas do país - a FNP e a Confederação Nacional de Municípios - também não fizeram balanço semelhante.

Segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9 das 273 prefeituras de cidades com mais de 100 mil habitantes não mantinham páginas próprias na internet.

Presidente da FNP, Coser disse que a Lei da Transparência é um “importante instrumento de controle social”, mas reconhece que “uma ou outra” prefeitura não conseguiu se organizar para disponibilizar os dados no prazo.

Ranking da Transparência

Gil Castello Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas, ressalta que os municípios tiveram um ano para preparar os dados. “É um argumento ridículo dizer que não estão preparados. É um processo simples, até porque são informações que as prefeituras já possuem.”
É um argumento ridículo dizer que [os municípios] não estão preparados"

Gil Castello Branco -  ONG Contas Abertas

A ONG encabeça o chamado Comitê Técnico do Índice da Transparência, formado por especialistas que vão criar um ranking para atribuir notas às administrações públicas, de acordo com o grau de transparência de seus sites.

Se a prefeitura ou governo disponibilizar as contas públicas para download, por exemplo, ganhará pontos no índice. O mesmo se fornecer um canal de interação por telefone, e não apenas por e-mail.

Fiscalização

E quem ficará responsável pela fiscalização da nova lei? Pelo texto da norma, qualquer “cidadão, partido político, associação ou sindicato” poderá denunciar o descumprimento ao respectivo Tribunal de Contas ou Ministério Público.

Consultados pelo G1, a CGU, o Tribunal de Contas da União e a Secretaria do Tesouro Nacional informaram não ter responsabilidade na fiscalização.

“As denúncias vão acontecer se a sociedade se envolver na lei. Daí os Ministérios Públicos vão ter que tomar providências. É preciso que a lei vingue para quebrar a cultura do sigilo das contas nos municípios”, afirma Castello Branco.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Núcleo duro

Do blog do Bacana

Por mais que uma parceria com o atual Governo do PT tenha sido até bem vista pelos prefeitos do PMDB em recente reunião, não se enganem; o núcleo duro do PMDB é absolutamente contra.

E esse núcleo duro fica ali a azucrinar a cabeça do deputado Jader, dia e noite noite e dia.

Segundo os durões por conta do belo tratamento recebido pelo Governo nestes 3 anos e pouco.

O que não significa que o PMDB não vai se unir ao PT, em absoluto.

Mas cada um tem o direito de ter o núcleo duro que quiser, ora bolas. 
=========================
Nota do Folha: Pensaram que só o PT tem seus radicais? Vão rosnar, esturrar, grunir, mas a aliança vai acontecer (Já aconteceu).

Como fazer jornalismo investigativo sério e independente...



Jornal no Breu Branco

Em uma das nossas matérias um anônimo do Breu Branco pediu a nossa ajuda para denunciar as irregularidades, que segundo ele acontecem no Breu já que a população não tem para quem, e como reclamar. Nós lamentamos mas não temos pessoal no Breu para apurar as irregularidades e conseguir as provas. Além disso já temos a nossa cota de problemas em Tucuruí e esta cota já é mais do que suficiente.

O que podemos fazer é ajudar vocês a criarem seu próprio Jornal na Internet repassando a vocês um pouco da nossa experiência. Em primeiro lugar reúnam um grupo de pessoas sérias, de confiança, com coragem, e que neste grupo tenha pessoas com algum conhecimento de informática, e que saibam escrever com desenvoltura e em linguagem popular (nada de textos muito longos e com “palavras difíceis”). 

Algumas dicas importantes:

1 - Não coloque no grupo pessoas politicamente fanáticas, ou com “rabo-preso” com partidos ou políticos. Se o partido ou o político destas pessoas errar, eles com certeza vão tentar boicotar a matéria, se não conseguirem se tornarão seus inimigos dentro do próprio grupo.

2 – Não aceite cargo político e nem vantagem alguma, seja de quem quer que seja., se isso for inevitável , abandone o grupo. Para colocar o Jornal na Internet não precisa gastar um centavo, existem portais gratuitos como o Blogspot, em que você pode hospedar a sua página. Façam o jornal em seu tempo livre.

3 – Evite contar vantagens ou promover pessoalmente os membros do grupo, isso é perigoso. Além disso evite ao máximo discutir política em locais públicos e no trabalho, evite se embriagar em locais públicos  e (ou) suspeitos, para não falar demais, se comprometer ou correr risco, pois bêbado você será uma vítima fácil.

4 – Procurem comentar com parentes e amigos e se possível coloque no papel os nomes dos possíveis causadores de algum “acidente” que possa lhe acontecer (prevenir é melhor que remediar). No caso de ameaças, por mais “inocentes” e disfarçadas que sejam, devem ser imediatamente denunciadas à justiça (Boletim de Ocorrência Policial e comunicado ao Ministério Público), à imprensa e divulgadas em todos os meios de comunicação possível (faça um escândalo). Faça com que a sua morte, caso ocorra, cause problemas maiores que a sua atuação no site. Resumindo: Faça com que não compense, se acontecer pelo menos você será vingado.

5 – Cuidado com as matérias que colocar, evite ataques pessoais e ataques às famílias das pessoas denunciadas, todos merecem respeito, principalmente em suas vidas privadas. Em suas matérias evite incentivo à violência, palavrões, insultos, discriminações de qualquer tipo, ou racismo, lute contra e critique quem faz isso.

Caso receba uma denuncia, só publique se puder provar (mesmo os comentários dos internaltas), pois se não agir assim, com certeza terá problemas com a justiça. Desconfie de qualquer matéria que alguém te passar, principalmente de forma anônima e sem provas. Podem ser usados como provas: Documentos, vídeos e imagens. Evite fofocas e mantenha o foco nos objetivos do site. Verifique se as provas não foram adulteradas, para quem tem experiência na Internet é fácil detectar edições, e mesmo assim verifique tudo certinho antes de publicar. Neste campo todo cuidado é pouco, pois armadilhas serão montadas todos os dias. Não subestime ninguém.

6 – Mesmo respeitando as suas próprias convicções, seja o mais imparcial possível e não faça propaganda política partidária contra ou a favor, e não persiga ninguém.

7 – Nunca defenda algum político/partido e ataque outro na mesma matéria, isso tira a sua credibilidade. Se tiver algum "podre" em sua vida, alguma coisa que que não queira que venha à público ou  tenha o "rabo-preso", nem começe a fazer o jornal, a primeira atitude do corrupto ao ser incomodado será fazer um levantamento de toda a sua vida e do seu passado. Se "eles" encontrarem alguma coisa suja,  ou uma fraquesa, vão usar contra você.

8 –Seja coerente, se emitir uma opinião no site e  depois mudar de idéia, seja honesto e explique o motivo, sem medo, na blogosfera não se deve ser “uma metarmofose ambulante” de acordo com as conveniências (isso é coisa da imprensa de aluguel).

9 – Seja democrático e publique TODAS as opiniões dos seus visitantes, mesmo que não concorde com elas. Vamos repetir, não permitam nos comentários apologia a nenhum tipo de crime, e cuidado com os comentários que citam nominalmente pessoas, ou instituições. Use o bom-senso para evitar problemas. Na dúvida delete ou modere o comentário.

10 – Procure atualizar o site diariamente, com notícias sérias sem se esquecer do humor. Se ficar sem atualizar o seu site por muito tempo, você perde seus visitantes. Além disso faça propaganda do seu site (blog) em outros blogs e entre seus amigos. No início terá poucas visitas, é assim mesmo, mas se tiver competência e persistência, com o tempo as pessoas vão acessar o seu Blog em busca das informações que a imprensa alugada não divulga. Mande as notícias por e-mail a amigos, conhecidos e visitantes que queiram ser informados desta forma, com o tempo você terá centenas de contatos e o nome do seu blog ficará conhecido.

11 – Entre em uma rede de combate à corrupção, elas existem em todo o país e poderão lhe orientar e ajudar. Você aprenderá muito com a troca de experiência, além do mais qualquer “agressão” ao seu grupo vai repercutir em todo o país, no exterior e em todos os níveis em todos os quatro poderes (o quarto é a imprensa).

A rede do Folha de Tucuruí é:

http//www.adoteummunicipio.org.br/

 acesse e participe.

12 – Mantenham-se informados o tempo todo sobre as Leis e as atividades dos três poderes, inclusive em sua cidade. Informe-se pelos jornais, outros blogs e através do trabalho da sua equipe, e nunca, jamais (“nem sob tortura”) entregue suas fontes, elas são essenciais e dedurar as fontes é coisa de canalha e cafajeste.

Bom, acreditamos que estas dicas são suficientes para que qualquer pessoa interessada possa criar um blog político e de jornalismo investigativo conquistando visitantes fieis e a credibilidade da população.  E o principal, você vai ajudar a sua cidade e o seu país, combatendo a corrupção.

Quem estiver interessado e quiser mais informações entre em contato conosco através do nosso e-mail.

Boa sorte...

Humor...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Hospital Regional - Desabafo

O comentário abaixo de um anônimo nos chamou atenção pela coerência e riqueza de detalhes na exposição dos fatos,  por isso resolvemos lhe dar destaque, pois abre novas questões e não tem conotação político partidária, merecendo desta forma maior credibilidade.

Vejam o comentário:

"HRT na relalidade é isso ai que voces acabaram de ler e pergunto a você caro leitor sera que não estamos sendo coniventes com tudo isso que esta acontecendo agora nesse momento, a maioria dos serviços deste hopital são irregulares, os mesmos teriam de ser cadastrados oficialmente para o proprio hospital ser reconhecido por lei como um hospital regional, faço até uma aposta com vc pesquise algo que esteja documentado oficialmente e poste aqui dizendo que este hostpital é regionalizado, isso é desperdicio de tempo TUCURUI tem que aprender a lutar mais pelos seus direitos dentro da lei e acompanhar mais de perto esses conselhos de saúde que existem por ai com finalidades politicas eleitoreiras, se de fato fizessem algo hoje não estaria esse caos de irregularidades neste hospital porque só quem perde com isso somos todos nós funcionarios e usuários, agora vou chegar a ferida.

COMO PODE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE COMO ESTE SOBREVIVER COM TÃO POUCOS RECURSOS? CITO EXEMPLOS O HOSPITAL DE SANTAREM É MENOR QUE ESTE E RECEBE VERBA DUAS VEZES MAIS, E AI COMO QUEREM QUE O SANTO FAÇA MILAGRES, ATENDER TODOS ESSES MUNICIPIOS LAVAR PASSAR ROUPAS PRA TUCURUI E BREU BRANCO E AINDA ESTERELIZAR MATERIAL CIRURGICO COM A MESMA QUANTIA DE FUNCIONÁRIOS, ENQUANTO QUE ESTES PODERIAM JUNTAR-SE E COLABORAREM PELO MENOS COM A MÃO DE OBRA DE SEUS FUNCIONARIOS.

TUUUUUUUUUUUUDO TEM QUE SER O REGIONAL PRA RESOLVER DOA A QUEM DOER, AFINAL DE QUEM É O PROBLEMA? QUEM PODE RESOLVER ESSA GRANDE CAUSA?

TALVES O SEU VEREADOR OU O SEU GOVERNADOR, MAIS AI O DITADO QUE DIZ GENTE SÓ LEMBRA DE HOSPITAL QUANDO ESTA DOENTE, POIS É, QUEM SABE SE NESSE EXATO MOMENTO ALGUM FAMILIAR SEU OU MEU, PODE ESTAR PRECISANDO DAQUELE HOSPITAL E CHEGANDO LA SE DEPARA COM O CAOS DE SERVIÇOS ACUMULADOS E SUPER LOTAÇÃO, E FUNCIONARIOS FADIGADOS PELA CARGA HORARIA DE TRABALHO PUXADA E SALARIOS ATRAZADOS, SEUS FINAIS DE SEMANA E NOITES SEM DORMIR POIS O SERVIÇOS TEM OBRIGAÇÃO SEREM DIA E NOITE NÃO IMPORTANDO DATAS E FERIADOS.

O QUE A GENTE PEDE É QUE TENHAM A MÍNIMA CONSIDERAÇÃO E DIGNIDADE COM AQUELES QUE FAZEM DESSE HOSPITAL UMA VERDADEIRA MURALHA DE PROTEÇÃO PRA SUAS HORAS DE DOR E SOFRIMENTO.

O QUE QUEREMOS É MAIS DIGNIDADE DE TRABALHO E SALARIOS JUSTOS E EM DIA, E QUE ESTE HOSPITAL SEJA RECONHECIDO E CREDENCIADO OS SEUS SERVIÇOS, POIS SÓ ASSIM TEREMOS CONDIÇÕES TÉCNICAS E SUPORTE FISICO PRA AGUENTAR OS DIAS DIFICEIS. 
==================================

Nota do Folha:  A reportagem sobre a manifestação no Hospital Regional no programa TJ Tucuruí (SBT) de hoje, foi ao ar sem som. Coincidência ou censura?

Quatro deputados = R$ 4 milhões para Tucuruí?

Alguns profissionais da imprensa em Tucuruí gostam de encher a boca e dizer que Tucuruí tem quatro deputados. Cássio Andrade, Deley, Gualberto e Parsifal (em ordem alfabética para evitar ciúmes). De acordo com o empréstimo que foi aprovado na ALEPA (O 366) cada deputado tem direito a R$ 1 milhão em emendas. 

Bom, por estes cálculos Tucuruí terá ainda este ano R$ 4 milhões em emendas parlamentares?

E se tiver, essa grana vai beneficiar o povo, ou vai acontecer o mesmo que as emendas do Dep. Gualberto, que todo mundo sabe que o recurso chegou, mas ninguém sabe pra onde foi (exceto o deputado e o prefeito é claro, mas eles não contam pra ninguém).

Acordo PT/PMDB - De lobos & raposas

Do Blog da Franssinete

Apesar dos rosnados e escaramuças de ambas as partes, parece que a aliança eleitoral entre o PT e o PMDB está selada. Depois de fechar os entendimentos, o deputado federal Jader Barbalho reuniu hoje os prefeitos de sua base para sacramentar a união. Pelo acordo, uma das vagas ao Senado e a indicação do vice-governador, na chapa da governadora Ana Júlia Carepa, são do PMDB, que dividirá o governo com o PT.

O deputado federal Paulo Rocha aceita ter como seu suplente de senador o empresário Fernando Yamada, contemplando, assim, o PTB, que teria, ainda, boa fatia do secretariado. O PR, que até agora não respondeu aos acenos petistas, poderá também ganhar uma gorda participação no governo, se permanecer como aliado.

O DEM, como era de se esperar, ficou sozinho, arrastado ao suicídio político pelo casal que o domina no Pará. Os deputados estaduais se fortaleceram através do G-8, por isso escaparão da degola. Já os federais...

Enfim, Alepa aprova o empréstimo de R$336 mi

Do Blog do Jeso

Os 40 deputados presentes à sessão de hoje (25) na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) aprovaram o projeto que autoriza o governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 366 milhões junto ao BNDES, recurso previsto para compensar as perdas de arrecadação provenientes da crise financeira de 2009.

Ao lado do líder do governo, deputado Gabriel Guerreiro (PV), e do chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia (PT), Everaldo Martins, o deputado Carlos Martins (PT), vice-líder do governo na Casa, teve importante papel na articulação política para que todos os parlamentares chegassem a um entendimento.

Os recursos provenientes desta operação de crédito deverão ser creditados em conta específica.

A sua aplicação deverá ser feita obedecendo exclusivamente a seguinte proporcionalidade:

# 51% para os 143 municípios, considerando o indicador populacional;

# 33% para despesas de capital, como obras e instalações, equipamentos e material permanente;

# 4,5% para livre aplicação do governo do Estado; e

# 11,5% para aplicação, com valores iguais, indicados individualmente através de emendas parlamentares.

Pesca predatória é coibida em Tucuruí

Crimes ambientais em unidades de conservação da natureza estão sendo coibidos pelo Núcleo de Fiscalização em Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Entre os dias 10 e 21 de maio, uma equipe de fiscais esteve em Tucuruí onde houve flagrantes de delitos cometidos contra o meio ambiente e a consequente apreensões de equipamentos usados ilegalmente no município.

O engenheiro de pesca, David Luz, e o químico industrial, Reinaldo Sanches, da Sema, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), apreenderam durante operações no Lago de Tucuruí, 2.100m de redes – sendo 700m fora dos padrões, distância abaixo de 7cm entre os nós da malha, e o restante por causa da utilização da pesca proibida de tapagem, que é o fechamento do lago de margem à margem.

Pescadores do Lago de Tucuruí tiveram ainda apreendidos oito pares de pés-de-pato, dez óculos de mergulho e 15 arpões - quatro artesanais, dois de ar comprimido e nove de elástico profissional. De acordo com os fiscais da Sema, os principais alvos desse tipo de pesca predatória no lago são os tucunarés machos, que colocam milhares de alevinos dentro da boca e procuram a margem para melhor proteção e ficam mais expostos. “Esse tipo de pesca compromete a preservação da espécie”, garantem os fiscais.

Uma espingarda calibre 20 e nove cartuchos também foram confiscados de um pescador, pelo BPA. “Era só prá matar uns tatus”, garantiu o infrator. (Ascom Sema)

Só podia ser trabalho da PMT

Vejam só o colete que a PMT deu aos mototaxistas... O número do colete (apagado na imagem para não identificar o dono) e o nome da Associação desbotando, mas a propaganda da PMT sem problema nenhum.

Quem sabe os vereadores devam averiguar quanto a PMT pagou para que estes coletes fossem confeccionados. Um trabalho mal feito desse só poderia vir da PMT.

Isso é uma Vergonha!!!

Contando tudo - Greve no Hospital Regional



A greve no Hospital Regional foi assunto no programa Tucuruí agora e no Blog do Miguel. A matéria: PARALISAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ - HRT do Blog do Miguel e as explicações da representante dos servidores do HRT, dão a idéia do que está acontecendo, mas está faltando algumas coisas que só o Folha tem coragem de dizer, a participação indireta da Prefeitura Municipal como um dos motivos da greve, e outros motivos que não foram expostos no Tucuruí Agora e no Blog do Miguel. 

Entre as causas está o acúmulo de serviço causado pelo atendimento no HRT de procedimentos da rede básica que é da competência da PMT, e a esterilização feita  em material do HMT pelo HRT, devido à quebra (e o não conserto) do autoclave do H. Municipal. Tem também o não preenchimento de IRHs que causa sérios prejuízos ao hospital, e o não pagamento de plantões e horas extras (exceto para apadrinhados). 

Estes são os verdadeiros e principais motivos da insatisfação dos funcionários do HRT, e as principais causas da greve.

Sindicalista comenta que aumento na PMT é "zero"


O Coordenador do SINTEP em um comentário disse que o aumento dos servidores municipais é zero. Novo Record para o prefeito, ninguém na história deste município conseguiu quebrar tanto e em tão pouco tempo a Prefeitura.

Nem a reposição da inflação será concedida. E como repor alguma coisa se nem papel higiênico e cafezinho a prefeitura consegue mais comprar.

É um novo tempo!!!

Desabafo - Sai de mim encosto

Desabafo da jornalista Ana Célia Pinheiro em seu Blog Perereca da Vizinha, quanto aos ataques do Dep. Vic Pires em seu blog (dele).
========================

"Se o Vic fosse homem, eu ia jurar que está apaixonado por mim.

Porque não é possível: o sujeito não me esquece!...


E me chama de gorda, feia, pinguça, vagabunda; me cobre de tudo que é insulto, inventa tudo que é mentira a meu respeito, que nem naquela música “Atrás da Porta”...


É tanta dor de corno, mas tanta dor de corno, que qualquer dia desses, se duvidar, até dá uma de Reginaldo Rossi e ataca o “Garçom”...


Vic, presta atenção: pé na bunda todo mundo leva, maninho!...


Mas as pessoas têm de manter um mínimo de dignidade, capiche?


Consulta um pai de santo; faz uma corrente da Prece Poderosa; reza uma novena pra Nossa Senhora dos Descompassados!...


MAS LARGA DO MEU PÉ, ENCOSTO!...


Égua dessa macumba ao contrário que eu fiz!...


Vou esconjurar tudo que é “caboco”, tomar um banho de tucupi.


Se duvidar, até arrisco uma oferenda, à meia-noite, lá pras bandas da Ponte do Galo!...


FUUUUIIIIIIIII!!!!!!!!
"

Câmara Municipal faz sessão relâmpago

A sessão de ontem na Câmara Municipal  foi talvez a mais rápida da história do legislativo tucuruiense. A sessão durou apenas em torno de uma hora, mas foi suficiente para que o Vereador Tom entregasse o cargo de líder da bancada do PT na Câmara Municipal.

Vamos averiguar para saber por que a sessão foi tão rápida (não a versão oficial e sim a verdade), e o porquê da decisão do Vereador Tom.

Nota do Folha: A vereadora Edileuza comentou a matéria e explicou as questões que foram  colocadas. 

Eis o comentário:

"Senhor Editor, como leio todos os dias as notícias da Folha de Tucuruí, não tenho como deixar de comentar a matéria sob o título “Câmara Municipal faz Sessão relâmpago”. Isso porque, sou Vereadora e faço também parte do Bloco PT/PSC, cuja liderança era exercida, com muita competência, pelo Vereador TOM Bonfim. 

A decisão do Ver. Tom de deixar a liderança do Bloco foi discutida previamente entre nós, tanto que na mesma Sessão de ontem (24) já foi apresentado Ofício à Presidência da Casa, assinada por todos os Vereadores do Bloco, indicando o meu nome para assumir o encargo. 

Quanto ao exíguo tempo de duração da Sessão Ordinária, se deu por falta de assuntos a serem discutidos. Nesse sentido, oportuno esclarecer, que estava prevista a discussão e votação de 68 Projetos de Lei, de autoria do Executivo Municipal, visando à concessão de Títulos Definitivos de Propriedade, os quais foram baixados em diligências – devolvidos ao Executivo -, a requerimento da Presidência da Comissão de Terras, Obras e Serviços Públicos, por mim exercida, em face da necessidade de sanar irregularidades, tais como, ausência de assinaturas em Certidões, Editais, ausência de declarações certificando que as terras objeto das concessões pertencem ao patrimônio público do Município de Tucuruí, e principalmente, falta de comprovação de que os Editais foram publicados na forma da Lei, oportunizando aos interessados manifestarem-se conforme seus direitos. 

Essa é a verdade! 

Obrigada pelo espaço!"