Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 15 2011

Transparência na CMT? Será que estamos sonhando?

Uma matéria no Blog da Vereadora Drª. Edileuza informa que depois de um debate interno entre os vereadores, ficou decidido que: "No dia 10 de junho um comunicado foi expedido pelo presidente da Câmara dando conhecimento a toda população que os documentos que compõem a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2011 estão à inteira disposição no Departamento Financeiro para os que desejarem verificá-los".

Ficou decidido ainda que: "Os Vereadores membros da Mesa reuniram-se para aprovar democraticamente a pauta dos trabalhos daquela Casa Legislativa e decidir assuntos de caráter administrativo, ficando acertado ainda que essas reuniões irão acontecer todas as sextas-feiras e, sempre que necessário, para decidir assuntos administrativas". Vejam a matéria completa no Blog da Ver. Edileuza.

Ainda restam algumas dúvidas:

1 - E como fica as prestações de contas do ex-presidente Chico Enfermeiro? O povo terá acesso a estas contas também?

2 - Como fica a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal para que as receitas e gastos da PMT e CMT sejam publicados em tempo real na Internet? A Lei será cumprida pela CMT?

Como sabemos que a Vereadora Drª. Edileuza também acessa o Folha de Tucuruí, pedimos que a mesma esclareça estas dúvidas da nossa Equipe, que com certeza é também a dúvida dos nossos visitantes e da população em geral.

No entanto estas medidas visando à transparência na CMT, caso sejam efetivamente cumpridas pelo presidente do legislativo (O Folha sempre dá um voto de confiança), com certeza representa um enorme avanço político e democrático em Tucuruí, apesar de que o Presidente da CMT dando transparência às contas públicas, não faz mais que a sua obrigação, e obedece à Lei.

A vereadora e demais vereadores que estão empenhados em fiscalizar e tornar transparente para a população os gastos públicos, e o Ministério Público Estadual estão de parabéns pelo bom trabalho.

As mudanças começam a acontecer de fato. E surge finalmente uma luzinha no fim do túnel, sinal que estamos no rumo certo.

Nós da Equipe Folha, estamos completamente convencidos e temos a certeza absoluta que somente a sociedade organizada, com a ajuda do poder legislativo, do poder judiciário e a união de todos, podemos mudar este país, fiscalizando os governos, exigindo transparência, eficiência, honestidade, moralidade e legalidade na administração pública.

Vale para a administração pública o mesmo ditado popular que vale para a empresa privada: É O OLHO DO DONO QUE ENGORDA A BOIADA!

Se o dono não vigia e cuida do seu galinheiro, quem cuida é a raposa!!!

11 comentários:

  1. E como fica as prestações de contas do ex-presidente Chico Enfermeiro? Como o chico enfermeiro sempre fala tá tudo dominado no tribunal de contas-TCM e na justiça, ele sabe que contra ele não vai dar nada. O pior é que ele pode ter rasão!

    ResponderExcluir
  2. As contas do Chico Enfermeiro estão sendo questionadas pelo MP. A Dra. Edileuza tem feito, e muito bem, a parte dela. Não dá pra concertar o mundo num dia. Parabéns vereadora, pois sabemos que a Sra. é a única naquela Câmara que ainda não se vendeu.

    ResponderExcluir
  3. Mas o Presidente da CMT Zé Gomes caso quisesse poderia colocar estas contas à disposição da população... Ou não?

    ResponderExcluir
  4. O Presidente da CMT Zé Gomes deve ser cobrado para que coloque as contas do Chico Enfermeiro à disposição da população!

    ResponderExcluir
  5. "Como sabemos que a Vereadora Drª. Edileuza também acessa o Folha de Tucuruí, pedimos que a mesma esclareça estas dúvidas da nossa Equipe, que com certeza é também a dúvida dos nossos visitantes e da população em geral."

    É muita covardia!!! Não seria melhor cobrar do próprio presidente? Cadê a coragem da Folha? Duvideodó vocês meterem a cara no gabinete do Zé Gomes e perguntar diretamente pra ele. Não fazem por que cagam de medo. Sou mais a vereadora que teve coragem de peitar os homens!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre os vereadores de Tucuruí só pensam em si próprios. Veja bem, a saúde está caótica nos postos de saúde, no Hospital Regional e na inexistência do Hospital Municipal.

    Os casos de falta de médicos em postos de saúde, epidemia de dengue e outras doenças são alarmantes, mas o prefeito não está nem aí, pois agora só pensa em futebol, chegando a pintar todo o estádio municipal de um amarelo ridículo, protagonizando um ilegal festival de autopromoção, conforme demonstra o horrível outdoor estampado no referido estádio.

    A situação fala que o prefeito não está atendendo aos seus requerimentos, mas esses requerimentos devem ser em sua maioria para pintar meio fio inexistente, tapar alguns pequenos buracos em algumas ruas ou grandes buracos em suas contas particulares, e outras coisas sem nenhum sentido, com a maioria dos vereadores sempre lutando por seus direitos pessoais ou tentando denegrir uns aos outros no plenário da câmara municipal e no final são todos farinha do mesmo saco.

    Se não existe dinheiro para a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ETC., eu pergunto:

    1) Com quanto, como e com que dinheiro a prefeitura está patrocinando o Independente do Deley Futebol Clube?

    2) Quando foi votado na Câmara Municipal o CONVÊNIO que autoriza a Prefeitura patrocinar o Independente do Deley Futebol Clube?

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo, ou anônima, por que esta agressividade toda? Perguntamos à vereadora porque foi ela quem alardeou a Transparência da Câmara Municipal de Tucuruí em seu blog, e portanto poderia ter a informação que todos nós queremos.

    Não sabia que era covardia pedir informação à vereadora sobre a Câmara Municipal, ainda mais sobre um assunto e tema que ela mesma abordou publicamente. Era só a vereadora dizer que não sabe e pronto.

    Não somos piolhos de gabinetes e temos mais coragem que a maioria dos vereadores da CMT, com uma diferênça, não temos o salário (e nem queremos) e muito menos os cargos (que a maioria dos vereadores tem) na PMT para distribuir a amigos e parentes.

    Além do mais encontrar vereador na CMT é muito difícil, mesmo uma vez por semana em dia de sessão.

    E ao contrário deles (vereadores), não trabalhamos apenas um dia na semana, portanto não temos tempo e nem disposição para tomar chá de cadeira na CMT, e nem de correr atrás de vereador pedindo informações, que eles tem a obrigação de disponibilizar à população, e não só ao folha.

    ResponderExcluir
  8. raramente faço comentários anõnimos e jásenti agressividae por simpatizante da vereadora embora nunca traste de temas pessoais. somente das atuação parlamentar da mesma.

    ResponderExcluir
  9. Prezado anônimo da Sexta-feira, 17 Junho, 2011, será que esta agressividade por “simpatizante da vereadora” realmente parte de pessoas ligadas a ela? Ou será que tais comentários partem exatamente de pessoas que têm interesse em prejudicá-la? Quem conhece a vereadora sabe perfeitamente que a agressividade não faz parte do comportamento dela. Aliás, sempre que necessário, a própria vereadora posta respostas a comentários direcionados a ela, alguns com maior ênfase em defesa de seus princípios e de sua atuação parlamentar, mas em nenhum deles se vislumbra agressividade, mesmo quando tentam agredi-la na esfera pessoal. Porém é interessante destacar que, ao que parece, a Câmara de Tucuruí é composta somente pela Vereadora Edileuza, o que soa, no mínimo, meio estranho. Mas se é para fazer valer o ditado que diz “falem mal, mas falem de mim”....!
    -----------------
    Nota do Folha - Tudo é possível, não podemos responder pela opinião dos anônimos, apenas pela nossa, mas o Folha já criticou ou fez indagações à maioria dos vereadores, teve um que até disse que nos daria chibatadas. É preciso evitar as paranóias, nem sempre as pessoas tem segundas intenções e querem nos prejudicar, é preciso equilíbrio, tem hora para tudo, até para ser agressivo.

    No caso a vereadora além de comentar publicamente a Transparência da CMT, a mesma faz parte da Mesa Diretora. Segundo o Regimento Interno da CMT, Art. 4º - A Mesa é o órgão diretor dos trabalhos legislativos e ADMINISTRATIVOS da Câmara, como a apresentação das contas da CMT é um ato administrativo, seria lógico supor que os vereadores que compõe a Mesa Diretora tivessem conhecimento dos atos administrativos propostos pelo presidente.
    No caso fizemos as perguntas à vereadora, por que foi ela quem levantou o assunto da transparência, só por isso, se fosse outro vereador a comentar o assunto faríamos a mesma pergunta, que, aliás, ficou sem resposta.

    Para nós o silêncio da vereadora e a resposta agressiva do anônimo já disseram tudo, a resposta para as duas perguntas é NÃO.

    A prestação de contas do Chico Enfermeiro permanecerá sendo uma caixa preta até que a Justiça determine que a Lei seja cumprida.

    Enquanto isso a transparência na CMT continuará a ser apenas uma promessa e um sonho.

    ResponderExcluir
  10. A dra Edileuza jamais se venderia, ela não, nem pensar.
    Aposto como toda a família Navegantes e um certo assessor do Sancler pensam a mesma coisa.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quem viver, verá quem é incorruptível naquela casa de leis.

    ResponderExcluir
  11. Sugestão: entrevista o Zé Gomes. Ou será que o anônimo tem razão e vcs são cagão mesmo?

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.