Alterar o idioma do Blog

domingo 29 2012

Quanto tempo dura um prédio?

por Tarso Araújo

Um prédio dura de 50 a 100 anos, mas esse período depende de como ele é feito, usado e mantido. A parte estrutural, geralmente feita de concreto armado, mantém o prédio de pé enquanto estiver firme.

Mas, se ela balançar... "Vigas deformadas ou rachaduras nos pilares são critérios importantes para se interditar um edifício", diz o engenheiro civil da USP Vanderlei John, especialista em durabilidade de materiais. Mas muito antes de cair o prédio pode se tornar um lugar perigoso. Veja abaixo como acontece esse processo de "decomposição".

Duro de matar

Sol, chuva, umidade e fungos detonam os materiais que sustentam um edifício.

Telhado
Durabilidade - 10 anos a séculos
O vento pode levar tudo embora em dias. Mas, se isso não rolar, a durabilidade depende do material: as telhas de aço resistem 20 anos; as de amianto duram até 40 anos; e as de barro ficam lá por séculos.

Metal
Durabilidade - 10 a 50 anos
Até os anos 80, a tubulação era de aço galvanizado, que enferrujava em 20 anos, causando vazamentos e aquela cor marrom na água. Os canos de PVC ou cobre substituíram o aço e duram mais de 50 anos.

Cerâmica
Durabilidade - Indefinida
Peças de cerâmica, como pias, podem durar séculos. Com algumas décadas, elas perdem o brilho, mas seguem firmes. O mesmo vale para azulejos e tijolos - o risco é que, se malfeitos, podem absorver água e desmanchar.

Concreto armado
Durabilidade - 50 a 100 anos
O concreto armado é uma armação de barras de aço preenchida de concreto (mistura de água, cimento, pedra e areia). Quando o cimento absorve o CO2 do ar, a mistura fica ácida e corrosiva.

Vigas
Durabilidade - 50 a 100 anos
Quando o cimento ácido corrói a viga, o aço fica hidratado e ganha volume, fica quebradiço e "incha". Como o concreto não é elástico, o aumento de volume das vigas faz com que ele rache, esfarele e caia.

Tinta
Durabilidade - 5 a 10 anos
A tinta é a primeira camada de proteção do prédio. Com a umidade do ar, fungos e bactérias crescem e se alimentam dela, um derivado de petróleo que eles adoram. A luz do sol também descasca a tinta.

Vidro
Durabilidade - Indefinida
Apesar da fragilidade aparente, os vidros são duros de roer. Por serem feitos de sílica, material que não reage com outros, eles não sofrem decomposição. Pancadas, terremotos e vento são ameaças remotas.

Madeira
Durabilidade - Varia com o clima
Em até cinco anos, o sol resseca a madeira e a deixa com cara de pele de jacaré. Com a umidade, ela se enche de fungos e apodrece. Nas tábuas menos resistentes, a vida útil é de apenas alguns anos.

Argamassa
Durabilidade - 20 a 30 anos
A argamassa, uma mistura de cimento com outros materiais, sofre com as mudanças de temperatura e perde a "liga" depois de uns 20 anos. Aí, as coisas coladas nela, como azulejos, caem no chão e quebram.

Fundações
Durabilidade - Indefinida
Como há pouco oxigênio no subsolo, as fundações de um prédio ficam protegidas da corrosão e são a última parte a ruir. A não ser que lençóis de água contaminados ou dejetos industriais dissolvam as fundações.

4 comentários:

  1. Até quando o Ministério Publico e os vereadores da base do prefeito vão ficar de olhos fechados para o que o tal de Jairo filho do Germano está aprontando na Secretaria de Ação Social para se eleger vereador? Ele se diz apadrinhado da primeira dama e que é o candidato do prefeito. Isto é uma grande vergonha, mas todos sabem que vergonha não é o forte deste prefeito, assim seus subordinados fazem o mesmo. Vamos torcer para que o povo de a verdadeira resposta para esta ****** para vermos o prédio deles desmoronar.

    ResponderExcluir
  2. os vereadores da base do prefeito são tão ****** que ainda não perceberam para ver que o chefe deles está armando para não deixar que eles se reelejam, por isto esta dechando que este tal de Jairo do Germano fazer todas estas ****** na ação social com o apoio da mulher do prefeito. eu mesmo ja vi o que ele esta fazendo ******* ******** *******. *************. mas o tal do Jairo do Germano vai ver na eleição que não adianta nada ser ********* contra o povo mais nececitado como ele esta fasendo.

    ResponderExcluir
  3. O Folha de Tucuruí não publica denuncia sem provas ou comentários que envolvam fatos verdadeiros ou não da vida particular das pessoas.
    Denuncia de crime eleitoral como por exemplo, propaganda eleitoral antecipada deve ser feita diretamente ao Ministério Público Estadual, localizado próximo ao Fórum de Tucuruí, na Avenida 31 de Março Bairro Centro.
    Claro que o denunciante deve ter provas da denúncia, como por exemplo: Panfletos, santinhos, fotos, gravações, vídeos etc.

    ResponderExcluir
  4. parece que o nosso futuro vereador jairo da açao, ta incomodando voces.se os vereadores tivessem O CARATER do jairo tucurui estaria muito melhor. parabens jairo pelo trabalho que voce vem fazendo na açao social, acredito e confio que como vereador voce e seus colaboradores vao fazer muito mais. to contigo.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.