Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

Últimas matérias do Folha

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estamos de volta, e arrepiando, segura peãooooooo!!!

Olá amigos, o Folha não publicou matérias e nem postou  comentários segunda e terça devido a problemas técnicos, mas já estamos de volta e para compensar o atraso, amanhã teremos uma bomba. 
   
É o fim da picada, é a prova inconteste de que em Tucuruí os poderosos tem a mais completa e incontestável certeza de impunidade, agora é na cara dura mesmo, nem disfarçam mais...
    
Aguardem!!!
    

domingo, 28 de outubro de 2012

Quais são os insetos mais perigosos?

por Yuri Vasconcelos
    

Os especialistas em insetos, os entomologistas, nunca fizeram um ranking definitivo sobre esse assunto. Afinal, essa é uma missão quase impossível diante do número estonteante de espécies de insetos: quase 1 milhão já foram catalogadas, mas os cientistas estimam que o total no planeta pode chegar a 10 milhões! A classe Insecta, sozinha, representa três quatros de toda a vida animal da Terra. Definitivamente, não é pouco. 
    
Mas a quantidade não é o único obstáculo para se chegar à lista dos mais perigosos, pois nem todos os insetos oferecem o mesmo tipo de risco. "Para responder a essa pergunta, temos antes que dividi-los em grupos. Alguns são perigosos porque transmitem doenças, mas há também os venenosos e aqueles que são considerados pragas, causando prejuízos para a agricultura", afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP). 
   
Com a ajuda de Osmar, separamos nestas páginas três insetos para cada uma dessas categorias. São espécies que não dão sossego a um outro ser bem menos numeroso no planeta: o homem.
       
Inseticida neles!
    
As espécies mais ameaçadoras se dividem em três categorias: venenosas, transmissoras de doenças e pragas.
    
Os maiores vetores de doenças
    
Aedes aegypti
    
Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela, doenças que podem se tornar epidêmicas e que tiram o sono das nossas autoridades sanitárias durante o verão. Apenas os infectados pela dengue somam 100 milhões por ano, segundo a OMS.
    
Anopheles Darlingi
    
Este mosquito é o principal transmissor da malária, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo. Os parasitas do gênero Plasmodium são transmitidos ao homem pela picada do Anopheles.
    
Panstrongylus megistus e Triatoma infestans
    
A maioria dos portadores da doença de Chagas é picada por um desses insetos, chamados de barbeiros. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelos barbeiros. Há cerca de 5 milhões de vítimas da doença só no Brasil.
    
Os mais venenosos
    
Lonomia obliqua
    
Esta taturana tem o corpo coberto por pêlos espinhosos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte. O bicho é comum no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste
    
Vespa-mandarina
    
Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase 5 centímetros e voa a 36 km/h. Para nossa sorte, é mais comum no Japão.
    
Apis mellifera
    
As populares abelhas parecem inofensivas, mas são perigosas porque, além de irritadiças, costumam atacar em bando. Quando alguém recebe várias picadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda. Quanto mais ferroadas, maior o risco de morte.
    
As maiores pragas
    
Bemisia tabaci
    
A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão. O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.
    
Schistocerca gregaria e Locusta migratoria
    
Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras. Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!
    
Formiga do gênero Atta
    
Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.
----------------------------------------------------------
Nota do Folha: Na verdade o inseto mais perigoso de todos não está na lista, é o POLITICUS CORRUPTIS SALAFRARIUS, inseto peçonhento capaz de destruir uma cidade e até um país inteiro, sua peçonha destrói a capacidade das pessoas de distinguir o certo do errado, também provoca a perda do senso crítico, e ainda dependência física e psicológica, a ponto dos cidadãos se transformarem em verdadeiros zumbis sem vontade própria.
   

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Meta de combate à corrupção será um marco no Judiciário

BRASÍLIA: Meta de combate à corrupção será um marco no Judiciário.

                                                   
Texto e foto:  Ascom Conselho Nacional de Justiça.
Os presidentes dos 91 tribunais brasileiros vão fixar nos próximos dias 5 e 6 de novembro, durante o VI Encontro Nacional, meta de combate à corrupção e à improbidade administrativa para ser cumprida por todo o Judiciário do País nos próximos anos. Para o conselheiro do CNJ Gilberto Martins, a definição dessa meta será um marco para a Justiça brasileira. “Se o Judiciário começar a julgar ações de improbidade e corrupção de forma mais eficiente, mais célere, a sociedade passará a confiar mais nas instituições políticas e na própria Justiça, que está dando uma resposta aos anseios da população”, destacou. 
   
O conselheiro coordenou o Seminário Nacional de Probidade Administrativa realizado no início de junho pelo CNJ e que resultou na proposição do estabelecimento de uma meta nacional para enfrentar o problema. Segundo Martins, pesquisa realizada com os tribunais demonstrou que essas ações não têm sido tratadas de forma eficiente pelo Judiciário.
    
Segundo o estudo, em 2011 houve 256 julgamentos definitivos com base na Lei n. 8.429 (Lei de Improbidade), 251 deles pela Justiça dos estados. Ao final do ano, havia 4.250 processos de improbidade tramitando na Justiça Federal e 14.011 nos tribunais estaduais. “Temos de fazer alguma coisa para mudar esse panorama, que é desastroso para o Judiciário”, salienta Martins.
     
Com base nas conclusões obtidas no Seminário, os tribunais brasileiros encaminharam ao CNJ 62 propostas de metas a serem estabelecidas no intuito de acelerar o julgamento de crimes de improbidade e corrupção no País. Dessas, os gestores e diretores de planejamento estratégico dos tribunais selecionaram 11, durante a reunião preparatória para o encontro nacional, realizada na última semana em Brasília.
    
Entre as medidas selecionadas está a de garantir que os tribunais superiores julguem todos os processos distribuídos, em grau de recurso, até 31 de dezembro de 2011. Outra proposta é a criação de um “índice de percepções de corrupção” e também a publicação de relatórios anuais que demonstrem por estado e segmento da Justiça o grau em que a corrupção é percebida pela sociedade. O dado possibilitaria a fixação de metas futuras para os tribunais visando reduzir esse grau de percepção da corrupção em relação ao Judiciário.
    
Além dessas medidas, os gestores sugeriram a capacitação de servidores em técnicas de diagnóstico e combate à corrupção e à improbidade, além do estabelecimento de medidas capazes de aprimorar a alimentação do Cadastro Nacionais de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade, coordenado pelo CNJ. Todas essas propostas servirão de base para que os presidentes das Cortes definam o objetivo que deverá ser perseguido por todo o Judiciário nos próximos anos. “O tratamento mais eficiente dessas ações pelo Estado e pelo Poder Judiciário pode garantir a retirada do cenário político dos agentes autores de crimes contra a administração pública”, conclui Gilberto Martins.
    
O VI Encontro Nacional é voltado para presidentes, vice-presidentes e corregedores de todos os ramos da Justiça brasileira. Para participar é preciso se inscrever pela página do CNJ, até a próxima segunda-feira (29/10).
    

Edson Gillet, Edyr Falcão, Nair Araújo, Eliana Souza e Jessica Barra
Assessoria de Imprensa do MPE/PA
http://www.mp.pa.gov.br/
http://twitter.com/MPEPA
imprensa@mp.pa.gov.br
(91) 4006-3586
(91) 4006-3487
   

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Partidos que cresceram e os que encolheram nestas eleições

Partidos que cresceram nestas eleições:
   
Segundo a revista Veja, o PSB foi o partido que mais cresceu nestas eleições, com um aumento de 40% de prefeitos eleitos, passou de 310 em 2008, para 433 em 2012 (Aumento de 123 prefeitos) . 
O PT teve um aumento de 12% passando de 558 para 627 prefeitos eleitos no mesmo período (Aumento de 69 prefeitos) .
   
Partidos que encolheram:
   
O PSDB encolheu 12% e passou de 791 em 2008, para 692 prefeitos em 2012 (Perdeu 99 prefeituras). 
O PMDB encolheu 15% e passou de 1201 em 2008, para 1020 em 2012 (Perdeu 181 prefeituras).
O Dem encolheu 44%, de 496 prefeitos em 2008, passou para 276 em 2012 (Perdeu 220 prefeituras).
   

Brasileiro desenvolve vacina experimental mais eficaz contra vírus da aids

   
Michel Nussenzweig testou combinação de cinco anticorpos em ratos, que mantiveram a carga viral abaixo do detectável até 60 dias depois do fim do tratamento. Getty Images.
    
Uma vacina com a combinação de cinco anticorpos, testada em ratos e fruto do trabalho do imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, conseguiu manter os níveis do vírus da AIDS(HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais, informou nesta quarta-feira (24) o periódico Nature. 
   
Este tratamento experimental, composto por cinco potentes anticorpos monoclonais (idênticos entre si porque são produzidos pelo mesmo tipo de célula do sistema imunológico), foi desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro e membro da Academia Americana de Ciências na Universidade Rockefeller em Nova York. 
   
O cientista administrou os anticorpos em ratos "humanizados", que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano, permitindo que sejam infectados com o vírus HIV. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células. 
    
Nussenzweig observou que, desde que foi iniciado o tratamento, a carga viral tinha caído para níveis abaixo dos detectáveis, e assim se mantiveram por até 60 dias após o término do tratamento. 
   
Em seguida, o cientista comparou os resultados com os obtidos ao tratar ratos com uma combinação de três anticorpos monoclonais e, também, com um tratamento baseado em um único anticorpo. 
   
Ao tratar os roedores com uma vacina com três anticorpos, o HIV se manteve em níveis baixos até 40 dias após o fim do tratamento, enquanto a monoterapia só permitiu que o vírus não fosse detectado durante o tempo em que o rato estava recebendo o tratamento (cerca de duas semanas). "O experimento demonstrou que combinações distintas de anticorpos monoclonais são eficazes na hora de suprimir a replicação do HIV em ratos 'humanizados', por isso podem prevenir a infecção e servir para o desenvolvimento de novos tratamentos", defendeu o especialista em seu artigo. 
  
Na atualidade, o tratamento anti-retroviral em humanos consiste em combinar pelo menos três drogas antivirais para minimizar o surgimento de vírus mutantes resistentes aos remédios. No entanto, o HIV se armazena em uma espécie de "depósito" ou reservatório viral, o que faz com que a carga viral do paciente se eleve quando o tratamento farmacológico é interrompido, e o vírus volta a aparecer depois de 21 dias. 
   
Apesar dos resultados promissores de Nussenzweig, ainda serão necessários testes clínicos que permitam avaliar a eficácia do tratamento em humanos e medir os efeitos sobre a infecção em longo prazo. Estudo em macacos amplia esperança por vacina contra o HIV
  
Em seguida, o cientista comparou os resultados com os obtidos ao tratar ratos com uma combinação de três anticorpos monoclonais e, também, com um tratamento baseado em um único anticorpo. 
   
Ao tratar os roedores com uma vacina com três anticorpos, o HIV se manteve em níveis baixos até 40 dias após o fim do tratamento, enquanto a monoterapia só permitiu que o vírus não fosse detectado durante o tempo em que o rato estava recebendo o tratamento (cerca de duas semanas). "O experimento demonstrou que combinações distintas de anticorpos monoclonais são eficazes na hora de suprimir a replicação do HIV em ratos 'humanizados', por isso podem prevenir a infecção e servir para o desenvolvimento de novos tratamentos", defendeu o especialista em seu artigo. 
   
Na atualidade, o tratamento anti-retroviral em humanos consiste em combinar pelo menos três drogas antivirais para minimizar o surgimento de vírus mutantes resistentes aos remédios. No entanto, o HIV se armazena em uma espécie de "depósito" ou reservatório viral, o que faz com que a carga viral do paciente se eleve quando o tratamento farmacológico é interrompido, e o vírus volta a aparecer depois de 21 dias. 
   
Apesar dos resultados promissores de Nussenzweig, ainda serão necessários testes clínicos que permitam avaliar a eficácia do tratamento em humanos e medir os efeitos sobre a infecção em longo prazo. 
   

A luta dos Índios Brasileiros contra a corrupção na demarcação de terras

A luta da comunidade Guarani-Kaiowá enfrenta um árduo caminho contra a corrupção. O descaso do governo e da justiça ameaçam a comunidade que divulgou um pacto de suicídio.
   
“A recuperação da nossa terra não é fácil. Temos que enfrentar homens armados, contratados para nos matar e a recusa do governo em compreender a cultura indígena. Nosso maior desafio é poder ocupar nossas terras", diz Valdelice. Leia a notícia completa.

MPE - Furman e José Antônio (Tucuruí) estão inelegíveis


Ministério Público Estadual divulga inelegíveis


Compra de votos e boca de urna foram os principais registros de crime eleitoral nos 144 municípios paraenses durante o 1º turno das eleições municipais de 2012. O levantamento foi feito pelo Ministério Público Eleitoral e divulgado hoje (24).
Mesmo assim, “as eleições municipais no Pará transcorreram dentro da normalidade com o registro de poucas irregularidades”, avaliou o promotor de justiça Nélio Caetano Silva que responde pela coordenação do Centro de Apoio Operacional (CAO/Constitucional) do Ministério Público Estadual.
Segundo ele, isso é resultado da vigilância e da fiscalização dos órgãos competentes, além do apoio das forças policiais.
Entre os municípios que desafinaram desse clima de segurança, um dos mais graves foi em Porto de Moz. Atos de vandalismo foram praticados por coligações adversárias e houve a pichação do Fórum da cidade.
De acordo com o balanço, os dados demonstram 349 denúncias recebidas via e-mail e pelo o Disque-Denúncia. Outras 45 enviadas pelo MPF foram formalizadas. O quantitativo sobre Inquérito civil foi de sete e com relação a procedimento administrativo preliminar (PAP) somaram oito.
INELEGÍVEIS
De acordo com o promotor, sete representações, advindas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), deram entrada ontem (23) no MPE dando conta de vários julgamentos de recursos de agravos de instrumento impetrado pelo estado com pedido de efeito suspensivo de liminares concedidas para que alguns candidatos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) pudessem participar do pleito eleitoral. Com a derrubada dos efeitos dessas liminares, tais candidatos ficam inelegíveis.
As representações atingiram candidatos aos cargos de vereadores e a prefeitos.
Os impugnados foram: Suely Xavier Soares (Ulianópolis); Manoel Soares da Costa (São Geraldo do Araguaia); Cláudio Furman e José Antonio dos Santos Carvalho (Tucuruí); José Martins de Melo Filho (Jacundá); Geraldo Francisco de Moraes (Brejo Grande do Araguaia) e Gilberto Sufradini (Tailândia).
(DOL, com informações do MPE)
------------------------------------------------------
Nota do Folha: Notem que mesmo que fosse possível que o Cláudio se elegesse em Tucuruí, ele não tomaria posse do cargo. Muito conveniente para Parsifal e Sancler.
Depois ainda negam que ele era um laranja.
                    

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Convênio ASERT é suspenso novamente

   
Mais uma vez a ASERT é obrigada a suspender os convênios, já virou rotina o atraso nos repasses da Prefeitura para a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Tucuruí. 
        
A Prefeitura simplesmente desconta do servidor e não repassa o dinheiro para a ASERT, que com isso é obrigada a suspender os convênios. 
    
Uma situação que não deve se resolver a curto prazo, pelo contrário, deve continuar por pelo menos mais quatro anos.
   
Agora é só vitória.
    
ISSO É UMA VERGONHA!!!
    

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bastidores - PMDB não queria candidato viável para Tucuruí


Corre nos bastidores políticos em Tucuruí que o PMDB não queria lançar candidato viável em Tucuruí, Furman teria sido apenas um laranja, ou mais precisamente um "boi de piranha".
   

Comenta-se nos bastidores políticos de Tucuruí que houve negociações para que o PMDB não lançasse um candidato viável para Tucuruí, um candidato que pudesse tirar votos do prefeito Sancler.
   
Como uma aliança PMDB/PPS não seria aceita devido às perseguições sofridas pelos peemedebistas na atual Administração Municipal, a solução foi lançar um candidato laranja, um verdadeiro "boi de piranha" cuja única função seria dividir as oposições.
  
Ao mesmo tempo o Sancler negociou o apoio do PRB, e com isso retirou o vice do Jones, que não teve alternativa senão aceitar o Roquevam como vice, um alvo fácil para a artilharia do imperador.
  
Mas havia um problema: O Cláudio estava com dificuldade para encontrar um vice em sua minguada coligação, dizem que em uma conversa com o Parsifal o Sancler teria cedido o DEM (Um partido inexpressivo eleitoralmente em Tucuruí) ao PMDB, para o mesmo indicar o vice do Cláudio. Lembrem que o DEM fazia parte da coligação do Sancler e "aderiu" ao Cláudio na última hora.
   
A eleição em Tucuruí e a participação do PMDB teria sido negociada com o Governador em Belém em troca de apoio do Governador em outros municípios de interesse do PMDB. Comenta-se inclusive a possibilidade da ida do Salame, prefeito eleito de Marabá (PPS) para o PMDB. Salame estaria descontente com a direção do partido (Leia-se Deputado Jordy), e poderia entrar na justiça alegando perseguição e assim mudar de partido sem perder o mandato.
  
Não podemos afirmar que estes comentários procedem, no entanto quanto ao PMDB em nossa opinião os fatos indicam que os comentários podem ser corretos.
   
O PMDB através de pesquisas internas conhecia a rejeição do Cláudio, e o cacique Parsifal sabia que ele não teria a mínima chance. O PMDB se aproveitou da imensa vaidade e falta de humildade do Cláudio, o incentivando a se candidatar enquanto o “pessoal do Parsifal” no partido puxava o tapete do Gualberto. Um plano maquiavélico, mas que funcionou como um relógio Suíço.
    
Temos que lembrar ainda que tanto Parsifal como o Cláudio tem prestações de contas a serem aprovadas na Câmara Municipal de Tucuruí, e neste caso a boa vontade do prefeito é indispensável.
   
No entanto apesar da "esperteza" o castigo não se fez esperar, e o PMDB sofreu uma derrota fragorosa na região e não fez um só prefeito por estas bandas, perdendo uma grande parte do que sobrou do seu capital político. É assim, às vezes o castigo demora, mas às vezes ele vem a cavalo.
   
A política do PMDB no Pará em especial na região de Tucuruí é um fracasso, um verdadeiro suicídio político. Apesar da grande amizade do Parsifal com a família Barbalho, chegará a hora em que o velho cacique e o caciquinho terão que pensar nos interesses do PMDB, caso contrário o partido corre o risco de ser extinto no Estado.
   
Quanto ao Salame, acho que os comentários não são muito consistentes, não acreditamos que o salame abandone o PPS, pelo menos não agora, massssssss, em se tratando de política não se deve duvidar de nada e quando o povo fala, foi, é ou será.
   
Só esperando mesmo para conferir. 

    

Manifestantes denunciam fraude nas urnas eletrônicas


Manifestantes querem que TRE apure acusações.
    
A manifestação de um grupo de candidatos a vereador não eleitos em Belém chamou atenção de quem passava em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), na manhã de ontem. Com o apoio de um carro som eles exigiam uma audiência como o presidente do órgão, desembargador Ricardo Nunes, o que aconteceu cerca de duas horas e meia após o inicio do manifesto.
    
Insultos à credibilidade da instituição e denúncias da venda de cadeiras na Câmara Municipal de Belém (CMB) eram esbravejadas e repetidas ao microfone por candidatos que se consideram prejudicados pelo processo eleitoral de 2012. O grupo de aproximadamente 20 pessoas chegou à sede do TRE por volta das 9h. Com cópias em mãos de documentos entregues à Polícia Federal e Ministério Público Federal, eles se mostravam convencidos do que intitulam “a máfia do quinto andar”.
    
Segundo eles, dois programadores funcionários do TRE estariam, desde maio deste ano, negociando vagas ao cargo de vereador em Belém em troca do pagamento de R$30 mil, divididos em duas parcelas, uma paga no momento do acordo e outra após a comprovação da eleição. O golpe teria sido descoberto porque um dos três candidatos, a quem a oferta teria sido feita pessoalmente, não aceitou fazer parte do possível esquema.
     
OFERTA
    
“Ele é candidato do nosso partido (Partido Trabalhista Cristão) e recebeu essa oferta junto com dois outros candidatos... mas não aceitou. A surpresa veio com o resultado. Os dois outros que não têm história nenhuma de trabalho na comunidade foram eleitos e ele não”, diz Manoel Rendeiro, mais conhecido como Didi, que teve computados a favor 1955 votos. “Na última eleição recebi três mil votos, agora que sou mais conhecido e tenho mais trabalho, tive menos voto. Tá errado”.
    
Segundo os manifestantes, apesar da grande repercussão de total segurança, as urnas eletrônicas estariam sim suscetíveis a fraudes. Três seriam as formas de manipulação apontadas pelo documento apresentado: Controle manual do teclado das urnas pelo mesários durante a chamada “seção do voto cantado”; a inserção de flash cards nas urnas 48 horas antes das eleições; e desvio de votos de candidatos no sistema de totalização de votos o que, segundo os denunciadores, dá às urnas eletrônicas total caráter de “caixa preta”.
    
“Até hoje nenhum juiz ou tribunal jamais autorizou a verificação de qualquer log de eventos de urnas eletrônicas, mantendo incólumes essas caixas pretas. Lá estão os indícios, as evidências e provas gravadas de todas as alterações e adulterações praticadas à sorrelfa da lei e de todos os poderes da República”, diz trecho do documento apresentado.
    
(Diário do Pará)
   

Mais um acidente grave na rodovia da morte.

Mais uma vítima do trânsito caótico de Tucuruí. 
   
Um transito que mata e mutila a polução do nosso município.
   
Desta vez o acidente foi antes do trevo do Parque dos Buritis, um local muito perigoso.
   
Acidentes como este infelizmente tornaram-se rotina em nossa cidade.
   



domingo, 21 de outubro de 2012

A caverna de Platão

    
Platão há muitos e muitos anos nos presenteou com essa rica história que até hoje ecoa pelas aulas de filosofia do ensino médio.
   
Em uma caverna fechada e escura, um grupo de pessoas viviam isoladas do mundo. Na verdade não conheciam o mundo. Uma pequena luz vinda de fora projetava sombras na caverna e os habitantes temiam achando que eram monstros e com isso não saiam da caverna para não serem devorados como imaginavam.
   
Em um determinado momento um dos habitantes, o mais macho, resolve sair da caverna e vê que lá fora existe um mundo cheio de vida e sem os terríveis monstros. Então, ele resolve voltar para contar a novidade aos companheiros. Entretanto, os habitantes da caverna não acreditam em sua palavra. Não acreditaram que lá fora era seguro e que poderiam viver melhor. Assim, eles matam o corajoso homem por acharem que ele estava louco.
   
Bom, esse e um chulo resumo. O mito da caverna pode nos levar a horas de reflexão. Mas quero tentar ser especifico em um ponto e convidar a uma questão: Qual é a sua caverna?
   
A caverna pode representar um refugio, um abrigo, uma zona de conforto ou até mesmo um grau de alienação, uma prisão. E como vimos há alguns parágrafos, o que aprisionava os habitantes da caverna era o medo do desconhecido e a crença veemente nos monstros. Criam somente na escuridão, na cegueira, no medo e amarras.
   
Monstros eram imaginados e dificuldades que não existiam eram colocadas a frente. Era melhor a prisão da caverna do que a realidade além das sombras. E como isso, mesmo em um mito da filosofia, faz parte do nosso cotidiano estando tão presente e atuante em nossa mente; não é mesmo? Em quantos cativeiros nos colocamos sem perceber como esses habitantes da caverna. Quantas ou qual a caverna em que está a nossa mente hoje?
   

Ibope e Doxa, os incríveis pesquisadores paranormais

    
Só se fala nos bastidores da política em Tucuruí sobre a incrível competência dos institutos de pesquisas IBOPE e DOXA, com relação à votação do prefeito, as pesquisas "acertaram" os números com precisão cirúrgica.
      
Esta precisão deveria constar no Livro dos Recordes e entrar para a história dos acontecimentos paranormais comprovados.
   
É simplesmente inacreditável.
      
Vejam:
   
Resultado das eleições:
   
Sancler: 30213 votos = 55,78%
-------------------------------------------------------------------
    
Pesquisa Doxa: Sancler - 55,7 - Diferença: 0,01%
    
Pesquisa IBOPE: Sancler (PPS) 56% - Diferença: 0,22%
--------------------------------------------------------------------
    
Será que a Mãe Diná é pesquisadora do IBOPE e da DOXA?????
    

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concurso Público? Isso é coisa de prefeito mané...

   
Concurso Público
   
O Folha de Tucuruí havia decidido que após as eleições, entraria com uma representação no Ministério Público do Trabalho, solicitando providências quanto às contratações temporárias e a recusa do prefeito em fazer o concurso público na Prefeitura de Tucuruí.
  
Lembramos que nos últimos quatro anos TODAS as prefeituras da região e praticamente TODAS as prefeituras do Pará fizeram concurso, os prefeitos foram obrigados a fazer o concurso publico em suas prefeituras, algumas prefeituras fizeram dois concursos neste período... Menos Tucuruí.
   
O Prefeito Sancler disse que não faria concurso, não fez e acabou, homem de palavra devemos reconhecer, a legalidade e a Constituição Federal que se exploda, mas tudo bem, quem manda e desmanda aqui é o prefeito, e fim de papo.
   
No entanto, apesar dos milhares de contratados ilegalmente pela PMT, resolvemos que não vamos fazer mais nada a este respeito. O concurso daria a oportunidade para que TODOS os cidadãos de Tucuruí tivessem uma chance de concorrer a um emprego na prefeitura, os próprios contratados teriam a chance de regularizar a sua situação e não seriam mais humilhados, obrigados a bajular político e fazer campanha para manter seus empregos.
   
No entanto com o resultado das eleições, percebemos que a grande maioria da população está satisfeita com a situação e não precisa de emprego, portanto mesmo tendo que conviver com a ilegalidade e com o empreguismo à custa do dinheiro público, vamos respeitar a vontade da população, que concorda com a atual situação e reelegeu o prefeito para que tudo continue exatamente como está.
    
Tudo certo... 
   
Agora é só vitória!!!
    

Os animais também cometem suicídio?

por Yuri Vasconcelos; Lauro Henriques Jr. 

    
    
Pelo que se saiba não, pois até hoje nenhum etólogo (estudioso do comportamento animal) achou uma evidência de que os animais busquem intencionalmente pôr fim a seus dias. Segundo os especialistas, a própria evolução seleciona os seres que tenham mecanismos de sobrevivência, e não o contrário, de interrupção da vida. 
   
"O suicídio é uma prerrogativa humana, e não dá para ampliar para os demais animais", diz o etólogo Gelson Genaro, do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto (SP). Casos famosos de "suicídio" entre os bichos, como os escorpiões que se matariam quando acuados num círculo de fogo, não passam de lendas. 
    
Mesmo situações em que o animal se deixa devorar pelos filhotes, para que eles não morram de fome, não são consideradas morte voluntária. "Oferecer o próprio corpo como alimento para a prole é um jeito de garantir a sobrevivência, não é suicídio", afirma o etólogo César Ades, da Universidade de São Paulo (USP). 
   
Veja a seguir alguns comportamentos extremos dos bichos, que são facilmente confundidos com suicídio.
    
Parece, mas não é
    
Alguns animais dão a impressão de tirar a própria vida, mas a explicação do "crime" é outra
    
EMPURRA-EMPURA FATAL
    
Vítima - Os lemingues são pequenos roedores herbívoros, com até 15 cm de comprimento, que vivem na Escandinávia e em áreas próximas ao Polo Norte, reproduzindo-se com facilidade
    
"Lenda mortis" - Quando a população aumenta muito, eles se suicidariam pulando de penhascos, num mecanismo de autorregulação
    
Laudo final - O que ocorre é que, nesses picos populacionais, ao se deslocarem desordenadamente em bandos, muitos indivíduos caem do precipício onde vivem, empurrados pelos que vêm atrás
    
PICADINHO FRITO
    
Vítima - Escorpiões
    
"Lenda mortis" - Os escorpiões se matariam quando aprisionados em um círculo de fogo, lançando seu ferrão contra o próprio corpo
    
Laudo final - O fato é que, numa situação como essa, o bicho fica agitado por causa do calor e perde o controle da cauda, que pode se voltar sobre o próprio corpo. Mas o que mata mesmo o animal é a desidratação provocada pela alta temperatura
    
SEXO NADA SEGURO
    
Vítima - Louva-a-deus
    
"Lenda mortis" - Os louva-a-deus machos seriam românticos inveterados, que fariam de tudo para garantir uma noitada de amor com a parceira, inclusive dar o próprio corpo para ser devorado por ela após o ato sexual
    
Laudo final - A morte não tem nada de romântica, muito menos de intencional. Bem menor do que a fêmea, o macho se aproxima cuidadosamente por trás na hora da cópula. Mas, quando a transa termina, ele tem que escapulir rapidamente, senão a fêmea devora seu corpo - ela faz isso para ficar bem alimentada, garantindo o desenvolvimento das crias que serão gestadas
    
TRAGÉDIA TEATRAL
    
Vítima - Algumas espécies de aves
    
"Lenda mortis" - Diante do ataque de um predador, algumas aves se arrastam no chão, simulando uma asa quebrada, como se fossem uma presa mais fácil. Durante a encenação, os filhotes têm tempo de escapar. Acontece que, muitas vezes, o predador acaba abocanhando o pássaro fingidor, o que revelaria um comportamento suicida
    
Laudo final - Para os especialistas, contudo, não se trata de suicídio, mas, assim como no caso das aranhas europeias, de um comportamento extremo visando a perpetuação da espécie
    
SALTO MORTAL
    
Vítima - Bisões
    
"Lenda mortis" - Um dos episódios mais marcantes de morte em massa de animais aconteceu nos EUA, por volta de 1870. Durante uma nevasca, cerca de 100 mil bisões despencaram para a morte de um penhasco de 1 000 m de altura. Para muitos, foi suicídio coletivo
    
Laudo final - Até hoje os cientistas não conseguem explicar as causas do fenômeno, mas nenhum deles endossa a teoria suicida. O que se sabe é que, naquela época, havia uma política estatal de extermínio desses animais, pois, com isso, o governo americano enfraqueceria as comunidades indígenas que tinham nos bisões sua principal fonte de alimento
    
DESORIENTAÇÃO ESPACIAL
    
Vítima - Baleias
    
"Lenda mortis" - Vira e mexe, os jornais noticiam que dezenas de cetáceos encalharam em alguma praia do planeta, num movimento aparentemente intencional que revelaria um suicídio em massa
    
Laudo final - De acordo com os estudiosos, fatores como doenças, poluição do mar, ruído de atividades navais ou pesquisas para exploração de petróleo podem gerar uma confusão espacial nas baleias e interferir em sua comunicação, causando esses trágicos incidentes
    
AMOR DE MÃE
    
Vítima - A aranha europeia (Stegodyphus lineatus), que é encontrada na costa mediterrânea da Europa e alimenta os filhotes regurgitando comida para eles
    
"Lenda mortis" - Caso a comida fique escassa, a mãe, num ato extremo, se mataria oferecendo o próprio corpo para ser devorado pelas crias
    
Laudo final - Segundo os cientistas, dar o próprio corpo como alimento - fenômeno conhecido como matrifagia - não é suicídio, mas um meio de garantir a perpetuação da espécie
   

Mais um avanço contra a homofobia no Pará

Do Blog da Franssinete
    

Polícia se adapta à pluralidade de gênero
    
O delegado-geral Nilton Atayde assinou hoje às 9 horas, Portaria que dispõe sobre o direito ao uso do nome social por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, nas unidades da Polícia Civil do Estado do Pará. A delegada Christiane Lobato é a titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis e o delegado Vicente Costa coordenador geral do Comitê Gestor de Combate à Homofobia.
     
Mas atenção, leitores LGBT: a obrigatoriedade de se identificar pelo nome civil continua. Apenas o tratamento a ser dispensado pelos policiais civis e demais servidores será pelo apelido.
     
A Portaria determina também que, em caso de suspeita de a infração penal ter sido motivada por preconceito ou discriminação quanto à orientação sexual ou gênero, o policial civil responsável pelo BO deverá fazer constar o termo “homofobia” no campo referente à causa presumível.
    

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Segurança pública, pretexto para o estelionato eleitoral

      
Li no Blog do Parsifal que Belém (PA) é a décima cidade mais violenta do mundo, e no Brasil "perde" apenas para Maceió (AL).
   
Veja a lista publicada no Blog:
   
01. San Pedro Sula – Honduras
02. Juárez – México
03. Maceió (AL) – Brasil
04. Acapulco – México
05. Distrito Central – Honduras
06. Caracas – Venezuela
07. Torreón – México
08. Chihuahua – México
09. Durango – México
10. Belém (PA) – Brasil
    
O interessante é que a Segurança Pública foi uma das maiores bandeiras levantadas pelo governador Jatene durante a campanha eleitoral. Outra grande bandeira levantada pelo Jatene foi a saúde pública.
    
Nem o problema da segurança e nem o problema da saúde pública (entre outros), foram resolvidos, ou pelo menos atenuados, se não tiver pior pelo menos continua como estava antes, e isso Jatene com quase dois anos de mandato, ou seja, já não dá mais para jogar a culpa em governos anteriores, como faz todo governante incapaz de resolver os problemas do seu governo.
  
Todo mau gestor procura bodes expiatórios, quando candidatos todos os problemas são fáceis de resolver: O governo do adversário é rico, tem muito dinheiro, só não faz mais porque não quer, mas basta ganhar a eleição e os problemas como por um passe de mágica se tornam insolúveis e o governo de repente se torna pobre e sem recursos.
  
Agora que os espertinhos inventem, reinventem e repitam as mesmas desculpas para mascarar a sua incompetência administrativa diante do povo não surpreende ninguém, o espantoso mesmo é que o povo sempre cai na mesma lorota e nas mesmas mentiras, eleição após eleição, governo após governo.
  
Até quando este círculo vicioso vai continuar? O brasileiro já tem informação suficiente para perceber quando está sendo enganado por um político, não tem mais desculpa, basta abrir os olhos e parar de dar murros em ponta de facas. Quando é que vamos começar a escolher melhor nossos políticos minha gente?
   
Vamos acordar????
    

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crime ambiental: Prefeitura de Tucuruí promove e inventiva a invasão de áreas de preservação ambiental

Aterro e  rua feita pela prefeitura facilitando a invasão e a construção de barracos em APP.
     

Vejam estas imagens, elas mostram uma rua que a prefeitura fez e que concluiu em pleno período eleitoral, aterrando uma parte do igarapé e facilitando a invasão e construção de barracos em palafita em cima da área alagada do igarapé. Esta área está localizada nas margens do igarapé que fica entre o Getat (no início da Trav. Minas Gerais) e o Bairro Terra Prometida (fim da Trav. Alcobaça).
   
Além da invasão de área de preservação ambiental os esgotos dos barracos são jogados diretamente no igarapé, com isso colocando a saúde da população em risco, em uma cidade onde a saúde pública está sucateada e a rede básica de saúde praticamente não existe.
   
O pior é que como o próprio poder público está envolvido neste crime contra a saúde pública e o meio ambiente, não temos a quem recorrer.
  
Mesmo provando a prática de crime ambiental, só por publicarmos esta matéria estamos sujeitos a sermos processados e censurados, pois denunciar irregularidades do poder público municipal e falar a verdade em nossa cidade é considerado como crime.

    
Foto de satélite mostrando o local do aterro (antes de ser feito) e a localização da invasão.
              

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Empréstimo de R$ 1,7 bilhão, Belém fica com a parte do leão... E Tucuruí?




       
A fala foi elaborada pelo editor do Folha.
     
O Governo do Pará vai contrair empréstimos em valores superiores a R$ 1,7 bilhão, junto a três instituições financeiras - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
     
Os recursos a serem emprestados deverão ser investidos em projetos nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura. Leia a notícia completa.
   
Com este empréstimo serão feitos investimentos em vários municípios, sendo que Belém vai ficar com a maior fatia do bolo, algo em torno de R$ 568 milhões, Itaituba fica com R$ 70 milhões, Santarém com R$ 45 milhões e Marabá com R$ 15 milhões...
   
O interessante é que não vimos nada para Tucuruí, bem que o Governador poderia mandar alguma “laminha”, quem sabe um troquinho desse dinheiro para Tucuruí, pelo menos para compensar o asfalto que Tucuruí “doou” ao Governo do Estado para restaurar a PA 150 trecho Goianésia Marabá.
   

Conselho Penitenciário pede medidas urgentes contra caos na penitenciária feminina de Americano.

Do Blog Perereca da Vizinha
   

O Pará que Jatene faz: Conselho Penitenciário pede medidas urgentes contra caos na penitenciária feminina de Americano. 
   
Há infiltrações, esgoto a céu aberto, lixo por todo lado e proliferação de ratos e insetos. Cela onde cabem 40, abriga 88.
   
Vinte grávidas não têm assistência adequada e algumas até dormem no chão. Comida foi reduzida em 24% e falta até modess. Leia a matéria completa.

   

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O verdadeiro poder e a verdadeira justiça vem de Deus, só ele pode nos defender agora.

O Sr. Edilson Holanda Braga Junior postou em seu face.
   
Imagem do Folha de Tucuruí   
Lamentável o derramamento de dinheiro nestas eleições de Vereador em Tucuruí, nunca se viu tanta COMPRA DE VOTOS (de 100,00, 200,00 até 500 reais), chegou-se a ver candidatos a vereador e/ou comparsas seus, distribuindo pacotes ou sacolas de dinheiro na madrugada de domingo.
  
O dia amanheceu, e a compra de votos continuou voando solta em toda cidade, de novo alguns candidatos ou comparsas seus abriam abertamente sacolas de dinheiro e compravam em frente a escolas, na frente das pessoas, esquinas, alguns carros com vidros escuros serviram perfeitamente de motel político, onde só rolou a "prostituição da cidadania".
  
Muito triste. Enquanto aplaudíamos indignados os condenados no Mensalão em Brasília, aqui em nossa cidade, via-se a mesma coisa, e nós cidadãos comuns, ficamos mais uma vez indefesos, diante de flagrante vergonha! Aí alguém diz assim: "não tem prova"... E não há provas mesmo, aliás, há somente uma testemunha, e ELE é a testemunha fiel, incorruptível, que vê todas as coisas, o nosso DEUS, Ele viu, Ele testemunhou toda essa barbaridade ocorrida e vista a olhos nus em Tucuruí no dia 07 e outubro, e CREIO que nossa testemunha fiel.
  
NÃO DEIXARÁ IMPUNES aqueles que corromperam as urnas, e viciaram a vontade popular destas eleições! Uma vergonha, e meu repúdio a todos os que compraram, seja quem for, doa a quem doer, e a todos os eleitores "incautos" que venderam seus votos, fazendo sangrar mais uma vez o equilíbrio dos candidatos e a democracia das eleições!
  
Não estou postando isso, porque não consegui me eleger, não! Pois na verdade creio na soberania de Deus em nossa vida, CONTUDO, fico profundamente triste com o que aconteceu, da forma tão deslavada como aconteceu, foi uma lambança!
  
Onde está a educação e cidadania do nosso povo! E depois alguns incautos ainda dizem "que a voz do povo é a voz de Deus"...
  
Deus tenha misericórdia de nós!
  
Boa tarde amigos...
  
Texto recebido por e-mail de: Edimilson Rodrigues Maciel.
    

domingo, 14 de outubro de 2012

As categorias profissionais satisfeitas com a reeleição do prefeito de Tucuruí


Um conhecido taxista comentava hoje que várias categorias continuarão a ser beneficiadas com a reeleição do prefeito de Tucuruí, começando com a sua própria categoria, os profissionais taxistas.
   
Algumas categorias beneficiadas com a reeleição do prefeito: 
   
Taxistas: Os taxistas foram imensamente beneficiados no governo Sancler, pois com o caos na saúde, a transferência da Maternidade Municipal para o Regional e o sucateamento das ambulâncias, os taxistas estão ganhando muito dinheiro com corridas até o Hospital Regional. Como o Hospital está a 11 quilômetros da cidade a corrida rende uma boa grana. Os taxistas estão satisfeitos, agora é só vitória.
   
Farmacêuticos: Como não tem remédio nos postos de saúde os pobres tem que se virar e comprar remédio nas farmácias, portanto os donos de farmácia não tem do que reclamar. Os farmacêuticos estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Médicos particulares: Com a falência da saúde pública os pacientes pobres tem que se virar para pagar consultas e exames particulares ou esperar por um milagre. Os médicos PARTICULARES estão satisfeitos, agora é só vitória.
   
Agentes Funerários. Com o caos na saúde e no trânsito, o índice de mortalidade em Tucuruí é altíssimo o que aumenta o número de "fregueses" dos agentes funerários da cidade. Os donos de funerárias estão satisfeitos, agora é só vitória.
   
Comerciantes de aparelhos ortopédicos: Com o caos no transito os motociclistas se acidentam com mais frequência e caem mais que salário de funcionário da PMT, fazendo a alegria dos revendedores de aparelhos ortopédicos, cadeiras de rodas e muletas. Os comerciantes de aparelhos ortopédicos estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Viação Tucuruí. Com o prefeito reeleito, será mantido nos próximos 4 anos o monopólio do transporte público em Tucuruí e a passagem de ônibus mais cara do Pará. O dono da Viação Tucuruí está satisfeito, agora é só vitória.
   
Apadrinhados e funcionários fantasmas: Com a reeleição do prefeito não haverá concurso público pelos próximos quatro anos e a população não terá acesso a cargos na PMT, fazendo a alegria e tranquilidade dos milhares de apadrinhados políticos e funcionários fantasmas da prefeitura. Os babões e os fantasmas estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Empresa de coleta de lixo: O Dono da empresa de coleta de lixo também está satisfeito, pois poderá prorrogar, pois mais quatro anos o contrato milionário com a prefeitura. O dono da Clean está satisfeito, agora é só vitória.
  
PIG: Como a propaganda é a alma do negócio e da administração Sancler, os donos de rádios e empresas de marketing vão continuar bamburrando em contratos milionários para elogiar, blindar o prefeito e impedir a população de reclamar da PMT na mídia. Os donos do PIG estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Revendedor de carros de luxo: O revendedor de carros de luxo para as Secretarias de Saúde e de Educação e para os marajás da PMT continuará a faturar horrores revendendo este tipo de carrão. O revendedor de carros de luxo em Tucuruí está satisfeito, agora é só vitória.
   
Vendedores de Água: Como a água fornecida pela Autarquia Nossa Água não tem qualidade, o povo será obrigado a continuar comprando água mineral ou a água contaminada da Bica para beber. Os revendedores de água na cidade estão satisfeitos, agora é só vitória.
   
Invasores e criminosos ambientais: Como os crimes ambientais em Tucuruí não são combatidos e punidos, já que os maiores crimes ambientais em Tucuruí são cometidos pela própria prefeitura, como a Secretaria de Meio Ambiente não tem como fiscalizar e punir o prefeito, e o Conselho Municipal de Meio Ambiente é inoperante, as invasões de áreas ambientais "protegidas" e demais crimes ambientais vão continuar impunes. Os criminosos ambientais e os invasores de áreas de preservação ambiental também estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Advogados: Os advogados da cidade vão trabalhar muito, tanto processando como defendendo os adversários e qualquer um da população que ousar criticar o prefeito. A máquina de intimidação e de perseguição política vai funcionar a todo vapor. Advogados e cartorários estão satisfeitos, agora é só vitória.
  
Gatos: Com a falta de emprego na cidade, os Gatos (como são chamados os agenciadores de empregos) vão faturar levando trabalhadores de Tucuruí para outras cidades. Os Gatos e os comérciantes de malas de viagem estão satisfeitos, agora é só vitória.

Inquilinos: Os inquilinos que alugam casas e pontos comerciais também estão no lucro, pois com a emigração da população e o fechamento de lojas comerciais, a tendência de acordo com a lei de oferta e procura é que os aluguéis baixem o preço, assim como caem os preços dos imóveis de quem está indo embora de Tucuruí, o que vai facilitar a aquisição de casa própria para os que resistirem e ficarem. Os inquilinos em Tucuruí estão satisfeitos, agora é só vitória.

Fruticultura: Com a reeleição do prefeito, a produção de laranjas no município de Tucuruí deverá continuar e até ser incrementada. Os produtores de laranjas de Tucuruí estão satisfeitos, agora é só vitória.
   
Como podem ver várias categorias profissionais estão no lucro com a reeleição do prefeito, nem dá para citar todas em uma só matéria.
  
AGORA É SÓ VITÓRIA, O 23 CHEGOU, AGORA É SÓ VITÓRIÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!