Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 25 2013

Prefeito manda suspender 10 licenças da Buriti

A Sisa Salvação, empresa que em consórcio com a Buriti Empreendimentos constrói o loteamento residencial Cidade Jardim, em Santarém, foi informada que 5 licenças prévias (LP) e 5 licenças de instalação (LI) do empreendimento foram suspensas.
    
A decisão é da pasta municipal de Meio Ambiente (Semma), por determinação do prefeito Alexandre Von (PSDB).
    
Ontem (24), a Sisa recebeu a notificação assinada pelo titular da Semma, Podalyro Neto.
   
No documento, a secretaria se diz “sem capacidade institucional” para emitir tais licenças, só podendo fazê-la para empreendimentos até “dois hectares”, conforme lei estadual e de resolução do Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente).
   
Com a medida, a Sisa/Buriti resolveu, “por precaução”, conforme explicou ao blog o advogado Andreo Rasera, suspender as obras do loteamento, para que o consórcio possa decidir o que fazer ante essa nova situação.
   
Na segunda-feira (21), o desembargador Leonardo Tavares, do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, suspendeu os efeitos da liminar que paralisou, por 40 dias, as obras do loteamento.
   
Por Jeso Carneiro na matéria: Prefeito manda suspender 10 licenças da Buriti
-------------------------------

Pois é enquanto em Santarém a Buriti é fiscalizada e aparentemente a questão ambiental é levada à sério, em Tucuruí a Buriti faz seus loteamentos tranquilamente, inclusive os fiscais ambientais da SEMMA que acionaram e fiscalizaram a empresa foram todos remanejados e afastados da Secretaria de meio Ambiente da PMT.
   
Estes mesmos fiscais emitiram parecer ao MPE sobre os invasores da Praça do Rotary (que são amigos do prefeito Sancler (PPS)), e sobre a invasão da PMT no Bosque Municipal no Mangal. O resultado é que não sobrou nenhum na Secretaria, o atual Secretário André Santana ao ser nomeado afastou todos.
   
Em seus lugares foram "nomeados" como Fiscais Ambientais, em desvio de função, um agente administrativo e um zelador, este último um pastor evangélico aliado político do prefeito. Enquanto isso o novo Secretário de Meio Ambiente da SEMMA André Santana, segundo informações, utiliza pessoalmente o carro da Secretaria para outros fins, sendo que este veículo (proveniente de multa ambiental), foi doado pelo Juiz para utilização exclusiva da fiscalização ambiental.
      
Já a promotora que estava atuando com eficiência na área ambiental em Tucuruí foi transferida. Estas transferências de promotores atuantes em Tucuruí já é regra em nossa cidade.
      
O novo Secretário da SEMMA em Tucuruí começou "bem" a sua administração. Vamos ficar de olho na questão ambiental em Tucuruí, pois se a coisa já estava avacalhada, a tendência pelo que vemos é piorar ainda mais.
     
Agora será possível aos internautas acompanhar a atuação profissional do novo Secretário através da rede mundial de computadores.
      

23 comentários:

  1. Pesquisamos o nome do André Santana na Internet e verificamos que não existe nada de desabonador na conduta do Secretário, esperamos que continue assim.
    Sua atuação na gestão da SEMMA deverá definir o perfil profissional do Secretário, inclusive a Internet..
    Vamos aguardar...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Tucuruí deveria receber um troféu pelo extremo cuidado com o meio-ambiente que mostra. Aquelas casas que estão sendo construídas nos terrenos do Ademir Andrade, programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, são um exemplo brutal de cuidados ambientais.
    Fazer terraplanagem em encostas com aquela inclinação, e nelas construir casas populares, é um convite à catastrofe, além do criminoso assoreamento que está sofrendo o igarapé que corta o vale logo abaixo dos morros.
    E melhos ainda é o novo loteamento que está surgindo do outro lado da estrada, aonde ruas estão sendo cortadas nos morros, sem planejamento nenhum, somente o desejo insano de ganhar algum dinheiro (a mais) com a destruição ambiental.
    Folha, Tucuruí merece ser inscrita em algum troféu do tipo motosserra de ouro ou coisa que valha.
    E o seu prefeito e a equipe ambiental da secretaria devem ser encaminhados à um oftalmologista, juntamente com os promotores públicos estaduais e federais da cidade, pois um crime desses acontece na cara de todos e só os (muito) cegos não enxergam.
    E viva la plata !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão ambiental em Tucuruí é caso de polícia. este Secretário que assumiu a SEMMA logo de cara nomeou em desvio de funçaõ um assistente administrativo e um zelador pastor evangélico como fiscais ambientais.
      este sujeito com esta atitude mostra a que veio, pena que Tucuruí é terra sem Lei.
      Mas se ele pensa que vai ter vida mansa acobertando crimes ambientais em Tucuruí, ele está redondamente enganado. Nós vamos ficar de olho e vamos denunciar qualquer omissão e conivência com crimes ambientais cometidos pela SEMMA em Tucuruí.
      Pode até não "dar em nada" (Tucuruí é terra sem Lei), mas o Brasil inteiro tomará conhecimento do que acontece e a atuação profissional do André Santana na SEMMA ficará registrada na Internet.

      Excluir
  3. Pois é, se o André Santana não tem um histórico profissional na Internet, de agora em diante terá. Nós do Folha de Tucuruí vamos fiscalizar a sua atuação.
    Aguardem os resultados...
    Mas adiantamos que as perceptivas são desanimadoras...

    ResponderExcluir
  4. Tudo em Tucuruí é caso de polícia, Veja esse caso o Jornalista diz que o corpo será liberado nessa madrugada, em todo o Brasil não é permitido necropsia depois de 22:00 horas só aqui que é liberado, será que a perícia é feito co precisão?
    Darlan executado a tiros na Nova Matinha
    Por volta das 21 h desta sexta-feira (25), na Rua Marciano Siqueira no bairro da Nova Matinha nas proximidades do Bar do Gordo, a vítima conhecida popularmente no meio esportivo como Darlan Oliveira, 28 anos, casado e pai de dois filhos, transitava em seu carro a caminho de sua residência, naquele momento Darlan Oliveira ainda chegou a cumprimentar as pessoas que estavam no bar, seguindo pela rua com pouca velocidade, antes de chegar à esquina, uma moto preta com dois elementos com capacete, adentrou a rua em alta velocidade e emparedaram com o carro da vítima, e sem ter como esboçar defesa, recebeu o primeiro tiro no peito, foi quando o veiculo parou totalmente, os meliantes inconformados, e para terem certeza do ‘serviço’, fizeram o retorno na moto e abriram à porta do veículo, disparando mais cinco tiros, na sua maioria na cabeça da vítima, após a confirmação da morte de Darlan Oliveira, os algozes fugi...ram do local.
    Por coincidência na outra esquina próximo onde Darlan Oliveira foi executado, uma viatura da Polícia Militar estava ‘no prego’ e os militares estavam trocando o pneu, sendo ainda recepcionados com vários disparos pelos motoqueiros em direção da viatura, para coibir a ação dos policiais em prossegui-los, por sorte, os disparos não vitimou nenhum militar.
    Por mais de uma hora o corpo de Darlan ficou no local aguardando a pericia do Renato Chaves e a remoção do IML, segundo as informações preliminares, os dois homens de capacete em uma moto preta, chegaram próximo ao carro da vítima e passaram a realizar disparos de revólver na cabeça e no corpo de Darlan, fugindo em seguida do local.
    O corpo de Darlan foi periciado pela equipe do IML e deverá ser liberado na madrugada deste sábado, para que os familiares possam providenciar o velório e o sepultamento do féretro.
    No bairro da Nova Matinha onde Darlan Oliveira atuava como dirigente de clube esportivo no esporte amador da cidade, os jogadores e a população em geral estão tristes e revoltados pela forma cruel que Darlan foi executado, sem pelo menos o direito a defesa.
    Em 2012, as estatísticas mostram que oito assassinatos com características de execução foram registrados, e até oi momento nenhum foi elucidado, neste primeiro mês do ano já se observa que os crimes de execução não foram coibidos e novas vitimas estão perdendo suas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo um fiscal da SEMA Estadual confidenciou a um dos editores do Folha, a Burití tem problemas ambientais em vários municípios paraenses. A Buriti não mais licencia em Belém, preferindo fazer o licenciamento em Marabá não se sabe o motivo.
      Agora que a SEMMA em Tucuruí vai poder fazer o licenciamento da Buriti, ela vai deitar e rolar, já que a PMT comete impunemente e sem ser questionada, os maiores crimes ambientais no município.

      Excluir
    2. Se tivesse vereador em Tucuruí, as atividades da Buriti poderiam ser fiscalizadas, mas como não tem e a empresa é milionária, fazer o quê não é???

      Excluir
  5. Todo poderiam lutar contra isso! Mais como nao tem ninguém que tem atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso seria função do sindicato dos servidores municipais, se houvesse um sindicato dos servidores municipais.
      O SINSMUT é o sindicato do prefeito e só defende mesmo as portarias dos familiares da presidente e os interesses do prefeito.

      Excluir
  6. O nome do secretário não é André Santana, e sim André Luis Fontana.........

    ResponderExcluir
  7. ....quer confirmar a história do carro, vá até a residencia do secretário na rua F bairro santa isabel ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é alguém tem de informar ao Juiz que o Secretário está desvirtuando a função do veículo que proveniente de multa ambiental só poderia ser utilizado em serviço para a fiscalização ambiental.
      Que secretário mixuruca este que não tem nem dinheiro para comprar carro e precisa cometer crime ao utilizar veículo oficial, como se fosse particular para não andar à pé.
      Porque o Folha não leva este fato ao conhecimento do Juiz e do MPE?

      Excluir
    2. Vamos levar ao conhecimento do Juiz e do MPE sim, mas no devido tempo.
      Não duvide se o Juiz ou algum conhecido dele já tenha lido esta matéria do Folha, caso tenha lido ou tome conhecimento dela, ele por certo deve tomar as medidas cabíveis.

      Excluir
  8. e aqui one acontece de tudo e a justiça nao faz nada estao coinstruindo em toda as margens dos igarapes e a semma, IBAMA nada fazem uma vergonha

    ResponderExcluir
  9. Ewerton Louzada1/29/2013 4:16 PM

    Conheço o André há um certo tempo e garanto que é um excelente profissional e um homem de ética, e que tem um vasto conhecimento sobre o meio ambiente, nada mais justo que ele assumir a SEMMA.
    o problema, é que hoje estamos de olhos vedados e com razão,mas irei confiar no trabalho e na competência do novo secretário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia diz que conhecemos a árvore pelos seus frutos, sábias palavras, podemos afirmar também que conhecemos o caráter de um homem pelos seus atos, isso é inquestionável.
      Quais foram os primeiros atos do André ao assumir a Secretaria de Meio Ambiente?
      Primeiro ele nomeou funcionários em desvio de função e sem as qualificações técnicas que o cargo exige.
      Depois passou a utilizar veículo oficial para a tender às suas necessidades pessoais, ainda mais que este veículo é proveniente de multa ambiental e foi doado pala justiça em acordo feito entre o Juiz e o Ministério Público, para ser utilizado EXCLUSIVAMENTE a serviço da fiscalização ambiental.
      Lamento discordar, mas estes atos não são compatíveis com uma pessoa profissional e ética como o anônimo afirma, estes atos demonstram apenas que o Secretário de Meio Ambiente Municipal é uma pessoa irresponsável, sem profissionalismo e sem compromisso com a ética e com o decoro na administração pública.
      É lamentável que uma Secretaria tão importante como a SEMMA seja administrada por uma pessoa assim.
      Temos que fiscalizar de perto a atuação deste Secretário, já que seus atos demonstram sem sombra de dúvida a que ele veio.
      Pelo andar da carruagem, parece que este Secretário será tema de muitas outras matérias e denuncias do Folha de Tucuruí.
      Vamos lá...

      Excluir
    2. Fica ainda mais uma vez provada a incompetência e a omissão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA).
      A manutenção do COMDEMA hoje é puro desperdício de dinheiro público, será que este Conselho de faz-de-conta, que funciona(?) dentro do prédio da Secretaria de Meio Ambiente não viu estes e outros absurdos que estão acontecendo e que já aconteceram na SEMMA?
      Perguntem as ''Conselheiros'' do COMDEMA se eles sabem como são utilizados os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, e quanto tem de saldo no fundo.
      Perguntem se eles sabem que o fundo está sendo utilizado para pagar despesas da Prefeitura.
      Os grandes criminosos ambientais em Tucuruí estão deitando, rolando e felizes da vida, fazem o que querem e sabem que agora é que não serão incomodados mesmo. Isso é Lamentável.

      Excluir
  10. Folha já apurou o que está acontecedo com os salários dos servidores, pois o prefeito não esta pagado a gratificação dos servidores é e lei o pagamento, cade o sintepp, o sinsmut oulideranças para fazer um movimento?

    ResponderExcluir
  11. Voltando a questão do carro. É ÓBVIO QUE O SECRETÁRIO NÃO DEVE UTILIZAR O VEÍCULO COMO TRANSPORTE PARTICULAR, mas pergunto: E os demais usos indevidos de veículos públicos nesse município também serão denunciados? Observe no cotidiano os veículos do IBGEE, VIGILÂNCIA sanitária, FUNASA, ADEPARÁ, INCRA, EMATER (caminhonete e moto) são cotidianamente usados de forma indevida...Até mesmo as viaturas da polícia militar são usadas como transporte escolar ... (experimentem observar nas portas das escola...) Vejo isso todo dia e acho sim que deve ser denunciado e punido.

    Deixo claro que não estou defendendo o secretário, mas não acho justo utilizar esse comportamento como critica direcionada apenas à ele, pois trata-se de um problema maior ... é uma questão cultural de Tucuruí e de outras cidades brasileiras... ou seja, sejamos justos ao denunciar e ao criticar...

    Sugiro que a folha fotografe esses veículos, publique aqui e informe as autoridades públicas ... um bom lugar pra localizar o uso indevido é nas portas das escolas particulares, nas academias, nas quadras com jogos de futebol noturno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um crime não justifica outro, não é porque alguém faz uma coisa errada que todos têm o direito de imitar.
      A Equipe Folha é voluntária e faz o Blog nas horas de folga, trabalhamos para sobreviver e não temos tempo para ficar pelas portas de escolas e do comércio fazendo o trabalho dos gestores dos órgãos públicos da cidade, trabalho este que seria fiscalizar e tomar conhecimento das ações dos seus subordinados; TODOS nós cidadãos temos o dever de denunciar. Qualquer denuncia que é feita ao blog que tenha consistência é publicada após verificação da sua veracidade, todos os cidadãos de Tucuruí são fiscais.
      Pode-se dizer que praticar crimes contra o meio ambiente (desmatar), roubar dinheiro público (rouba, mas faz), se embebedar e espancar mulheres e crianças (Papel do Machão Brasileiro) também é uma questão cultural em certas parcelas da população, e nem por isso estas práticas podem ser toleradas.
      Ao ver a utilização indevida de veículos públicos, você pode tirar fotos ou filmar (qualquer celular faz isso) e nos enviar que faremos a denuncia.
      Agora imagine que ao tomarmos conhecimento de um crime (como por exemplo, um roubo), vamos ter de ficar calados porque não podemos denunciar TODOS os ladrões da cidade ao mesmo tempo?
      Não tem lógica alguma este argumento, além disso, a utilização indevida de veículo oficial sendo um crime continuado coloca o cidadão que tem conhecimento do crime e não faz nada, na condição de cúmplice, já que pode fazer cessar a prática criminosa e não o faz.
      Quer dizer que SE o Secretário compactuar com os crimes ambientais em Tucuruí, também não poderemos denunciar, já que não podemos denunciar os Secretários Ambientais das prefeituras de todo o Pará?

      Excluir
  12. e então..

    O secretário deixou de usar o carro?

    ResponderExcluir
  13. Em menos de um mes no cargo o ilustre secretario ja ta dando bastante ibope. Acho que se toda a semana aparecer algo novo não será surpresa. Sucesso ao novo secretário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente torcemos para que o ''algo novo'' que aparecer toda semana sejam notícias boas, já que o meio ambiente em Tucuruí está um caos e a natureza pede socorro.
      Estamos muito tristes com a forma com que a PMT e demais criminosos ambientais estão ao destruindo a natureza e o que resta de áreas de preservação ambiental em nossa cidade.
      Não torcemos contra o Secretário e para que ele faça um trabalho ruim, pois isso seria torcer contra a preservação do meio ambiente e contra Tucuruí. Queremos apenas que ele cumpra com eficiência o seu papel, caso ele faça isso o Secretário não terá nenhum problema conosco, muito pelo contrário.

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.