Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 19 2013

Existe alguma cor que não conseguimos ver?

          
Sim. Quer dizer: existem cores que, apesar de detectadas pelo nosso cérebro, não são traduzidas pelo nosso sistema óptico, e acabamos enxergando-as como branco. As cores são formadas na nossa mente a partir de três luzes primárias: vermelho, verde e azul. 
     
As misturas entre essas luzes formam todas as outras cores que conseguimos ver, mas algumas misturas não podem ser traduzidas pelos olhos humanos - embora outros olhos, como os de alguns insetos, possam vê-las. 
     
As cores "invisíveis" são as misturas de luzes complementares, como o azul e o laranja, o vermelho e o verde, o púrpura e o amarelo. "Não existe uma cor amarelo-azulada ou um vermelho-esverdeado", diz o físico Oswaldo Cruz Martins, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. 
    
Além disso, existem radiações de luz que ficam fora da faixa a que o olho humano se adaptou, que vai do vermelho ao violeta, as cores do arco-íris. As radiações que ficam abaixo ou acima dessa faixa só podem ser vistas por pouquíssimas pessoas, além de alguns animais e insetos. 
    
Por fim, há uma questão lingüística: não estamos acostumados a alguns nuances de cores e, por isso, não temos palavras para descrevê-las - os esquimós, por exemplo, descrevem dezenas de nuances de branco da neve, mas nós não.
     

Um comentário:

  1. Este fenômeno das cores é localizado. Por exemplo: em Tucuruí eu não consigo enxergar a cor amarela. Para onde eu olho só vejo prédios públicos municipais, estaduais e federais, inclusive o Eleitoral, pintado de branco sujo. Quando vejo a prestação de contas da prefeitura e da câmara municipal, eu vejo tudo vermelho. Quando vejo as caras dos nossos governantes eu vejo tudo da cor de burro quando foge. Quando vejo as caras de nossos vereadores eu vejo todos na cor amarronzada, tipo merda de criança. Quando vejo nossa justiça, eu vejo tudo negro. Quando vejo a cara de nossa população, eu vejo todos na cor roxa de raiva. Por que será que isto está acontecendo?

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.