Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

Greve Geral dia 28

Greve Geral dia 28
Greve Geral

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Quais são as ondas mais temidas pelos surfistas?

Mundo Estranho - por Viviane Palladino.
     

        
Conversamos com quatro big riders (surfistas de ondas grandes), um bicampeão brasileiro e dois especialistas em surfe para montar nosso Top 10 de ondas letais. A campeã foi a terrível Teahupoo - onda da ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, que combina um volume brutal de água e um fundo de coral a até um palmo de profundidade. "A pancada do caldo é muito forte. 
    
É como se você entrasse num ringue com 100 pessoas e todo mundo te batesse na mesma hora", diz o big rider Carlos Burle. Veja os detalhes de 10 ondas assassinas neste super-ranking.
   
Me inclua fora dessas - Ondas mortais têm pedras, corais, correntezas violentas e tubarões
   
10. TODOS SANTOS
   
Onda gigante
Pedras

Onde fica a onda - Ilha deserta a 20 km do México
   
A região é recheada de pedras no fundo. Dependendo da ondulação, uma delas pode brotar do nada no meio da água. Como a onda levanta muito rápido, o surfista não tem tempo de pensar. Se ele errar o drop, vai de cara nas pedras!
  
Curiosidade - A parede da onda não é lisa: ela tem um desnível. O apelido do pico, Killers ("assassinos") confirma o perigo
   
9. DUNGEONS
  
Onda gigante
Correnteza fortíssima
Tubarões

Onde fica a onda - Cidade do Cabo, África do Sul
   
Essa gigante sul-africana é imprevisível - rola correnteza e a onda muda muito de lugar. O pico atrai tubarões famintos porque fica perto de uma colônia de focas
   
Curiosidade - Memórias do surfista Eraldo Gueiros: "Em Dungeons, vi um tubarão gigante a 30 metros de mim. Foi impressionante!"
  
8. WAIMEA
  
Onda gigante
Correnteza fortíssima
   
Onde fica a onda - Ilha de Oahu, Havaí
  
O drama em Waimea rola quando a baía "fecha": ondas de 10 metros quebram por toda a extensão da praia, fazendo sumir o "canal", espécie de refluxo de água que leva o surfista além da arrebentação. O surfista fica preso no meio das ondas!
   
Curiosidade - Quando chega a série de ondas, não dá tempo nem de voltar para a praia. O cara tem de mergulhar fundo e prender o ar, esperando passar a arrebentação
    
7. PIPELINE
   
Fundo de coral raso
Onde fica a onda - Ilha de Oahu, Havaí
  
O grande risco é a força insana com que a onda quebra numa bancada mista de pedras e coral, a 3 metros de profundidade. A praia lotada de surfistas pressiona a galera a escolher logo uma onda. Uma opção errada pode ser fatal.
   
Curiosidade - Pipeline tem média de uma morte por ano. Em 1998, rolaram 30 acidentes num único dia!
   
6. VINAPU
   
Onda gigante
Pedras
Correnteza fortíssima
Tubarões
   
Onde fica a onda - Ilha de Páscoa
  
O pico é só pedras, ouriços, água fria e tubarões! "A onda, que quebra a 50 metros de um monte de pedras, é irregular. Ela se transforma quando você está dentro do tubo", afirma o big rider Carlos Burle.
  
Curiosidade - Para chegar até a onda, os surfistas andam em pedras cheias de ouriços. Na volta, eles remam por cima delas - rezando pra não cair!
  
5. SHIPSTERNS BLUFF
  
Onda gigante
Fundo de coral raso
Tubarões
Pedras
   
Onde fica a onda - Tasmânia, Austrália
   
Esse pico australiano tem fundo de coral raso e tubarões por toda a parte. As ondas quebram de um jeito esquisitão: a parede é irregular e cheia de degraus, parecidos com os que surgem quando uma onda arrebenta em cima da outra. Fica difícil se equilibrar
   
Curiosidade - Quer mais um perrengue? Tá bom: a água trinca de gelada...
   
4. CORTES BANK
   
Onda gigante
Tubarões
  
Onde fica a onda - A 180 km da costa de San Diego (Estados Unidos)
  
Essa onda quebra no meio do oceano Pacífico, numa região cheia de tubarões a mais de oito horas da terra firme. O imenso volume de água gera caldos em águas profundas. Você é jogado para baixo e demora para subir
   
Curiosidade - Cortes Bank é tido como um lugar onde poderá ser surfada a mítica onda de 100 pés, o que dá 30,5 metros!
   
3. MAVERICK’S
   
Onda gigante
Pedras
Correnteza fortíssima
Tubarões
  
Onde fica a onda - A 1 km da costa da Califórnia Central (Estados Unidos)
   
O surfe nessas águas turvas e infestadas de tubarões brancos rola de frente para um muro de pedras pontiagudas, para onde o surfista pode ser arrastado pela correnteza. A força brutal das ondas quebra joelhos, pernas e pescoços
   
Curiosidade - Em 1994, o surfista havaiano Mark Foo tomou um caldo mortal. Seu corpo foi achado boiando uma hora depois
   
2. JAWS
  
Onda gigante
Pedras
Correnteza fortíssima
   
Onde fica a onda - Ilha de Maui, Havaí
   
Tomar caldo em Jaws é como cair numa máquina de lavar roupas gigante. O volume de água é imenso e você perde a noção de espaço. Além do risco de afogamento, há pedras cortantes no fundo e um penhasco a apenas 800 metros do pico
   
Curiosidade - Em Jaws foi surfada a maior onda do mundo até hoje, com cerca de 21,5 metros de altura. A proeza foi realizada em janeiro de 2004 pelo havaiano Pete Cabrinha
   
1. TEAHUPOO
  
Onda gigante
Fundo de coral raso

Onde fica a onda - Taiti (Polinésia Francesa)
  
A onda mais cabulosa do mundo quebra a 60 metros da costa, em cima de uma bancada de coral super-rasa. Num caldo, a pressão da onda te joga nos corais. Além de se ralar inteiro, você pode bater a cabeça e apagar. Ou ficar preso em alguma fenda e não conseguir subir
   
HAJA ÁGUA
  
O volume de água em Teahupoo é absurdo. A onda cresce mais em largura do que em altura, formando tubos "quadrados" e mais letais
  
CABEÇA DURA
   
O surfe em Teahupoo exige acessórios de segurança: alças que prendem os pés na prancha, colete salva-vidas e capacete. O maluco da foto não tá usando nada disso
   
OLHA O PASSARINHO!
   
Esse quadrado no mar é uma caixa vedada com uma máquina fotográfica, operada por um corajoso fotógrafo que está só com os braços para fora da água
   
PAREDÃO SUBMERSO
   
Por causa da bancada de coral, a profundidade cai de 1 400 m para 1,5 m numa extensão de 2 km! Na maré baixa, as quilhas da prancha raspam o coral.
    

A Nasa divulgou uma nova foto da Nebulosa Cabeça da Bruxa

Estima-se que a nebulosa, onde inúmeras estrelas nascem, está localizada a centenas de anos-luz da Terra

No dia em que se comemora o Halloween, 31 de outubro, a Nasa divulgou uma nova foto da Nebulosa Cabeça da Bruxa, que tem esse nome por seu perfil se assemelhar ao rosto de uma bruxa.
Nebulosa Cabeça da Bruxa.
Estima-se que a nebulosa está localizada a centenas de anos-luz da Terra, na altura do "joelho" da constelação de Orion.
De acordo com astrônomos, a nebulosa serve de local para o nascimento de inúmeras estrelas e seu registro em infravermelho foi feito pelo telescópio WISE, da Nasa.
Recentemente, o telescópio WISE foi reativado para caçar asteróides, como parte do programa NEOWISE da agência, após um período de dois anos fora de uso. Fonte: IG Último Segundo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Brasil é denunciado em corte internacional por punir críticas a políticos

IG - Por Agência Estado 

    
País foi acusado de violar tratados sobre a liberdade de expressão por abrigar leis que criminalizam denúncias da mídia envolvendo ocupantes de cargos públicos
    
O Brasil foi denunciado nesta terça-feira (29), na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, de violar tratados internacionais sobre a liberdade de expressão por abrigar leis que criminalizam, como casos de calúnia, injúria e difamação, críticas e denúncias da mídia envolvendo ocupantes de cargos públicos.
   
A discussão foi levada à comissão - que é ligada à Organização dos Estados Americanos - pela ONG Artigo19, dedicada à defesa da liberdade de informação e de expressão. Caso não haja adequação da legislação brasileira aos tratados internacionais, a ONG pretende pedir a abertura de um processo contra o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que funciona em San José, na Costa Rica.
    
Segundo a ONG, os chamados "crimes contra a honra" são usados como um "instrumento político de intimidação" e cerceiam a liberdade de expressão.
   
Previstos na legislação atual do País, os delitos podem receber punição ainda mais grave se for aprovado sem alterações o projeto de reforma do Código Penal em discussão no Senado.
   
O projeto de reforma do código não só mantém os crimes como duplica a pena caso a vítima seja ocupante de cargo público - na legislação atual, em tais casos a punição é elevada em um terço. A iniciativa que pode levar à adequação da lei aos tratados internacionais é a eliminação do crime de desacato, que é "incompatível" com as convenções da OEA, segundo a relatora especial da CIDH Catalina Botero Marino.
   
Vítimas
      
O caso do jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes, foi um dos apresentados pelo Artigo 19 como exemplo do impacto negativo dos "crimes contra a honra" sobre a liberdade de expressão. Em 2012, Pannunzio anunciou o fim de seu blog em razão de processos movidos contra ele por políticos.
     
Outra vítima de tais ações é o jornalista sergipano Cristian Goes, condenado a 7 meses e 16 dias de prisão sob acusação de injúria. Em depoimento, ontem, ele informou ter sido processado por ter publicado um texto fictício, sem nomes ou lugares, pelo qual o presidente do TJ sergipano, Edson Ulisses, se sentiu atingido.
         
O Brasil solicitou à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da OEA uma "nota técnica" sobre a jurisprudência e a doutrina da organização aplicada ao assunto. O objetivo é enviar o texto ao Senado como subsídio às discussões em torno da reforma do Código Penal.
        
A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu seis decisões sobre o tema entre 2004 e 2009. Em todas determinou que os países deixassem de criminalizar os casos de injúria, calúnia e difamação contra funcionários públicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Leia a notícia no IG.
   

terça-feira, 29 de outubro de 2013

MP inicia fiscalização em primeira, de cinco, ongs de saúde do estado

Ministério Público começou a investigar Idesma, nesta terça-feira. Resultado sairá em três dias

29/10/2013 - 18:00 - Belém
Foi iniciado, nesta terça-feira (29), o processo de investigação que o Ministério Público realizará nas cinco entidades de interesse social, também conhecidas como ong's, de saúde do estado: Instituto de Saúde Santa Maria, Associação Cultural e Educacional do Pará (Acepa), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano e Pró Saúde. 

Primeiro da lista, o Idesma estará em fiscalização pelos próximos três dias, principalmente para avaliar se a verba de 155 milhões, dada pelo governo entre os anos de 2009 e 2012 foi voltada para os hospitais que a ong gerenciava na época, o Metropolitano de Ananindeua e o de Redenção.

Segundo o promotor Sávio Rui Brabo, que lidera a investigação, o processo é feito por lei e até então nenhuma conclusão sobre as análises pode ser feita.

"Temos uma equipe de 10 pessoas, com assistentes sociais, contadores e analistas políticos que trabalha justamente para saber se essas entidades estão cumprindo com seus objetivos sociais, mas ainda é muito cedo para dizer que qualquer dúvida já tenha sido esclarecida", informou. 

Portal ORM
Foto: Lucas Rezende

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VERGONHA!!! Falta de estrutura quase impede o término do jogo entre o Independente e o Remo

Imagem alegórica
    
A falta de estrutura do Estádio Navegantão de Tucuruí quase impede o término da partida entre o Remo e o Independente.
     
Vejam este trecho da matéria "Às escuras, Remo vence o Independente em Tucuruí" do Diário do Pará. 
      
"A partida ficou marcada mesmo pela falta de estrutura do estádio Navegantão. A organização da partida explicou que a fiação elétrica do estádio foi roubada por vândalos e o jogo estava quase impraticável nos minutos finais da partida por falta de iluminação."
  
A Administração Municipal não tem competência nem mesmo para preservar e proteger o patrimônio público contra roubos e vandalismo, e ainda nos envergonha perante todo o Estado do Pará.
         

domingo, 27 de outubro de 2013

Acusados de corrupção esperam pelo MPF


Acusados de corrupção esperam pelo MPF (Foto: Antonio Cícero)
(Foto: Antonio Cícero)
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está analisando representação impetrada pelo paraense Osório Pacheco Alves Filho. O morador de Tucuruí cobra do órgão a responsabilidade do Ministério Público por não ter dado encaminhamento célere ao Inquérito Criminal 465, que tramita desde 2004 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O inquérito apura as responsabilidades do governador tucano, Simão Jatene, e de seu fiel escudeiro, Sérgio Leão, no escândalo que ficou conhecido como o Caso Cerpasa.
Os dois respondem pelos crimes de corrupção passiva; falsidade ideológica; crimes contra a fé pública e corrupção ativa. Simão Robinson de Oliveira Jatene é réu neste inquérito, iniciado em 2004, quando um fiscal do Ministério Público do Trabalho flagrou uma funcionária da Cervejaria Paraense S.A. distribuindo em envelopes um alto volume de dinheiro em notas miúdas para pagamento de funcionários que que estariam fora dos registros oficiais da empresa.

VERBA E CAMPANHA
Durante a fiscalização os documentos da empresa foram apreendidos e posteriormente foi constatada a existência de relatórios detalhados com nomes, datas e valores descrevendo, entre outros achados, a decisão registrada em ata de reunião da diretoria da empresa, de se pagar propina aos então secretários do governo Almir Gabriel, Simão Jatene e Sérgio Leão. Além da propina, a empresa deu dinheiro à campanha na qual Jatene se elegeu para o governo, em 2002, em troca de benefícios fiscais de ICMS para a empresa.
Decorridos mais de nove anos de tramitação, o processo continua parado, agora no STJ. Foi esta lentidão que fez com que o paraense Osório Pacheco Alves Filho entrasse com uma representação. Em 23 de agosto deste ano ele encaminhou ao Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP - um documento por Excesso de Prazo, previsto no artigo 87 do Regimento Interno do Ministério Público. A representação é em desfavor de Roberto Gurgel Santos, ex-Procurador Geral da República, e de Célia Regina Souza Delgado, sub-Procuradora da República.
Dentro do CNMP a representação teve rápida deliberação. Em 17/09/2013 o relator do processo no órgão - criado para ser um mecanismo do controle externo do Ministério Público – Jarbas Soares Júnior, encaminhou um ofício à Subprocuradora da República concedendo prazo de 15 dias para que ela respondesse sobre a demora na resposta ao Inquérito 465 do STJ.
Ela não respondeu no prazo, conforme consta no andamento do processo nº 0.00.000.001130/2013-92, que tramita no CNMP. De acordo com a assessoria do Conselho, o processo vai ter prosseguindo normal, independente da resposta da subprocuradora.
O relator, Jarbas Soares Júnior, não tem prazo para dar prosseguimento, mas, segundo a assessoria, deverá se manifestar e encaminhar para análise do Conselho, sem data determinada.
Nove anos depois, denúncia não foi apresentada
A assessoria da Procuradoria Geral da República disse que, “conforme o andamento processual do CNMP, a subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, por meio do Ofício CRSD/PGR/156, já respondeu o Ofício 67/2013/Gab/JS-CNMP”. Mas a resposta não consta no trâmite do processo, que pode ser acessado por qualquer um no site do Conselho Nacional do Ministério Público.
O representante, Osório Filho ressalta em seu documento que, decorridos quase nove anos da distribuição do Inquérito ao Relator ministro Luiz Fux, “os autos continuam a se arrastar morosamente sem que denúncia seja apresentada, os réus se vejam processados pelos hediondos crimes de corrupção, falsidade ideológica, entre outros, e à sociedade seja dado conhecimento das providências que foram ou estão sendo adotadas pelo Ministério Público Federal”.
Cerca de R$ 16 mi foram repassados em 2002
Dando prosseguimento à sua representação, Osório Alves Filho ressalta que os autos do Inquérito 465 foram redistribuídos para o ministro Napoleão Nunes Maia Filho em 24 de janeiro de 2013, “tendo havido, desde então, uma única manifestação da Procuradoria da República em 17/06/2013 (fls 2074/2076), estando os autos conclusos no Gabinete do ministro relator desde 21/06/2013”.
“.... é chegada a hora dos membros do Ministério Público Federal que atuam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) prestarem contas à sociedade das razões de tanta demora e de tanta impunidade, e dos riscos de prescrição dos crimes cometidos pelo Governador do Estado do Pará e demais autoridades”, alerta Osório Alves Filho.
O “Caso Cerpasa” é um dos maiores escândalos de desvio de recursos Já visto na história da administração pública paraense. Em agosto de 2002, em plena campanha eleitoral, as anotações apreendidas pelo Ministério Público do Trabalho no escritório da Cerpasa deixavam claras as relações entre a empresa e a campanha tucana: “Ajuda a campanha do Simão Jatene para o Governo, reunião feita com Dr. Sérgio Leão, Dr. Jorge, Sr. Seibel, a partir de 30/08/02 (toda sexta-feira), R$ 500.000, totalizando seis parcelas no final”. Para a campanha a empresa passou um total na época de R$ 3milhões de reais, que corrigidos , se aproxima de R$ 6 milhões a valores de hoje.

PERDÃO FOI PAGO
Na época, segundo o inquérito policial, R$ 16,5 milhões foram repassados para Jatene e Sérgio Leão, após o perdão de uma dívida de R$ 47 milhões em recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), que a empresa deveria ter recolhido aos cofres públicos.
O prejuízo causado ao Estado pela dupla de denunciados pode chegar a valores atuais a mais de R$ 140 milhões, considerando o débito da empresa registrado em 1999.
As ex-secretárias da Fazenda na época do “benefício” dado à cervejaria eram Tereza Lusia Martires Coelho Cativo Rosa e Roberta Chiari Ferreira de Souza. As duas são acusadas dos mesmos crimes que envolvem Simão Jatene e Sérgio Leão.
No final de agosto de 2002, poucas semanas antes das eleições, a Cerpasa teria repassado mais R$ 202.050 para a campanha tucana, de forma indireta, disfarçados de “patrocínio das festividades do Círio de Nazaré”. Nenhum pagamento foi contabilizado como doação de campanha.
Nove meses depois da posse, Jatene assinou três decretos num único dia, 29 de setembro de 2003, concedendo à companhia um desconto de 95% no ICMS devido ao Estado e prorrogando seus benefícios fiscais por mais 12 anos, ao lado de outras 37 empresas.
O governador Simão Jatene tenta emplacar no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o companheiro de inquérito, Sérgio Leão. Leão deixou recentemente a Secretaria de Proteção para concorrer à vaga do TCM.
(Diário do Pará)
                  

Espiritualidade - O livro Tibetano dos Mortos


 

O que é o Livro Tibetano dos Mortos

Também chamado de Bardo Thodöl, cujo significado é “Libertação pela audição no plano pós-morte”. Trata-se de um texto tibetano muito antigo cuja mensagem era oculta ao público em geral, sendo apenas transmitida de mestre a discípulo ao longo do tempo. Porém, por algum motivo desconhecido ou não especificado, seu conteúdo passou a ser aberto e qualquer pessoa poderia ter acesso.
Ninguém sabe ao certo há quantos séculos o livro tibetano dos mortos foi escrito. Não existem registros de sua origem, por tratar-se de uma tradição secreta e oral, passada de boca a ouvido ao longo do tempo. No entanto, acredita-se que o texto remonte a VIII D.C., na época do grande mestre tibetano Padma Shambava.
O Livro Tibetano dos Mortos afirma, não apenas que existe vida após a morte, mas que é possível morrer de forma consciente e de um modo que seja proveitoso para o despertar espiritual. O livro é geralmente lido em voz alta a uma pessoa que está bem próxima da morte e continua a ser recitado mesmo após a passagem do indivíduo. Isso é uma indicação de que os tibetanos acreditavam que, mesmo após a morte, a pessoa permanecia de alguma forma mantendo contato com o local onde morreu (ao menos por algum tempo) e assimilava aquilo que era proclamado com a leitura do livro. Dessa forma, uma pessoa que passa pela transição entre a vida e a morte com conhecimento de causa e sabendo com profundidade o que acontece “do outro lado da vida” pode aproveitar essas informações e saber como se conduzir nos diferentes estados e planos de consciência do pós-morte. Nesse sentido, o Livro Egípcio dos Mortos possui a mesma intenção: ajudar o moribundo no passamento do limiar da morte e ser um guia para esse momento de suma importância na vida da alma.
O Livro Tibetano dos Mortos foi trazido ao ocidente pelo Dr. graduado em Oxford T. W. Evans-Wentz, que escreveu um livro no início do século XX (1927) traduzindo e explicando o Livro Tibetano dos Mortos. C. G. Jung escreveu um prefácio de uma das edições do livro analisando seu conteúdo do ponto de vista psicológico. Jung declarou ter sido um leitor assíduo do livro e que devia a ele muitas ideias fundamentais. Jung escreveu que “todo leitor sério forçosamente irá perguntar-se se estes antigos e sábios lamas, afinal de contas, não poderiam ter vislumbrado a quarta dimensão, arrancando assim o véu dos maiores mistérios da vida.” Jung ressalta ainda que por se tratar de um livro aberto hoje em dia, isso não significa que todos consigam compreende-lo em sua essência. Assim, se tornou aberto para o público, mas continua “fechado” ao entendimento de muitos.
A mensagem central do livro tibetano dos mortos é basicamente a seguinte: o texto explica que após a morte, a pessoa desencarnada se confrontará com várias cenas, visões, aparições, etc. Em cada um dos bardos, a pessoa terá a experiência de cenas e visões diferentes, mas ela deve atravessar tudo isso com total tranqüilidade. Para tanto, é necessário compreender uma coisa essencial: tudo o que ela vir e experimentar lhe parecerá real, mas trata-se tão somente do conteúdo de sua própria mente projetado no exterior e tornado perceptível tal como se fosse realidade. O texto adverte que as visões não são verdadeiras, são apenas uma emanação da consciência do observador. O livro insiste que a pessoa deve focalizar a Lua Clara e não se abalar com tudo o que lhe vier de percepções aparentes. A única verdade é a Luz Clara, uma manifestação do vazio de formas e substâncias, mas plena de vida. Concentrando-se na Luz e deixado de lado todo o resto, o morto poderá atingir o universal, a iluminação. Caso não tenha sucesso, a alma cairá novamente no mundo fenomênico e retornará ao ciclo dos renascimentos.
Como o conteúdo da mente projetado no espaço e tornado visível à pessoa depende de suas crenças e criações mentais, cada pessoa verá uma coisa diferente. As imagens descritas no livro são adaptadas à cultura tibetana, que possui uma visão específica do que ocorrerá após a morte. Por isso, os autores do texto consideram que o tibetano terá certas visões, que são típicas dos costumes religiosos do povo. Mas o que está descrito pode variar de pessoa para pessoa, de cultura para cultura, dependendo das expectativas dos recém-desencarnados. Dessa forma, os cristãos ortodoxos poderão ter visões sobre o purgatório, o inferno ou mesmo o paraíso. Tudo isso varia com as crenças, pensamentos, sentimentos e expectativas de cada um.
Essas indicações do Bardo Todhöl assemelham-se significativamente às recentes pesquisas da Terapia de Vidas Passadas. Na TVP, autores escreveram que a alma se depara com suas criações mentais e expectativas e percebe mesmo aquilo que espera que aconteça. Podemos nos questionar se além desta, há outras semelhanças entre o Bardo Todhöl e as recentes pesquisas com regressão a vidas passadas. Podemos enumerar outras possíveis semelhanças:
1)     A própria realidade da vida após a morte. Essa ideia é abordada em todo o livro e enfatiza claramente que o real não pode ser encontrado na rede de ilusões do mundo, mas apenas no esplendor dos planos superiores.
2)     A existência de outros planos de realidade além do plano físico. O Bardo Thodöl vai descrevendo os diversos estágios ou níveis de percepção da ascensão do eu.
3)     A existência da Luz Clara, a famosa luz no fim do túnel que relatam alguns remigrantes. . “O teu ego e teu nome estão em jogo de acabar. Estás pondo-te em frente da Luz Clara.” O livro fala da existência da Luz Clara, mas vai além: diz que existem três níveis dessa luminosidade, em cada um dos bardos.
4)     A sensação de transcendência e unidade conferida pelo contato com a Luz Clara. “Quando o corpo e a mente se separam, experimentas uma rápida visão da verdade pura, sutil, radiante, brilhante. Vibrante, gloriosa.”
5)     A percepção da ausência de formas, objetos, tempo e espaço; mas apenas do vazio supracósmico. “Não-pensamento, não-visão, não-cor. É vazio”. “Esse vazio não é o nada”, afirma o livro. Mas é pleno de consciência e realidade universal. “O intelecto brilhando é cheio de felicidade e silencioso. Este é o estado de perfeita iluminação”.
6)     Há três estados de perda dos invólucros ou camadas da consciência, as três diferentes formas de expressar a individualidade no plano objetivo (etérico, astral e mental). “Agora vais experimentar três bardos. Três estados de perda do eu.” O que o livro chama de “jogos de alucinações fantasticamente variados” são as formas percebidas por aqueles que acabaram de morrer, mas que ainda acreditam e afirmam a realidade das formas-pensamentos concentradas na última vida. Vemos aquilo que criamos mentalmente ao longo da vida. “Para ti é suficiente saber que estas aparições são as formas de teu próprio pensamento.” Em outra parte, o livro ressalta que a libertação do jogo ilusório da existência é possível através da observação das formas psicológicas que atravessam nossa mente: “Medita calmamente sobre o conhecimento de que estas visões são emanações de tua própria consciência. Desta maneira podes obter conhecimento próprio e libertar-te.No retorno ao plano dos nascimentos e mortes, a alma aguarda seu nascimento.
7)     O Livro Tibetano dos Mortos declara, assim como a TVP, que é possível selecionar e antever a personalidade da próxima vida. O Bardo Thodöl não dá detalhes sobre isso, mas afirma que “É quase tempo de voltar. Faz a seleção de tua futura personalidade de acordo com os melhores ensinamentos. Escuta bem: os sinais e características do nível de existência a vir aparecerão ante ti em sinais premonitórios. Reconhece-os”. Embora isso não esteja especificado, é possível que a frase “de acordo com os melhores ensinamentos” seja uma indicação do ensinamentos que vem de fontes superiores, como os Senhores do Karma, os “planejadores” da futura encarnação, tal como evidenciam as pesquisas da TVP.
8 ) Pouco antes do nascimento, o futuro encarnado é compelido a unir-se a um feto. Nesse sentido, o livro tibetano dos mortos afirma que “Teu estado mental agora, afetará seu posterior nível de ser.” Isso pode demonstrar que, antes do nascimento e na fase intrauterina, o estado mental, nossas reações ao que ocorre no meio e nossa predisposição psíquica podem influenciar a geração do feto, o nascimento e as tendências futuras. Isso combina muito bem com as atuais pesquisas de regressão à fase intrauterina e antes do nascimento.

(HUGO LAPA) é psicólogo, terapeuta de vidas passadas, hipnoterapeuta, poeta e escritor.

sábado, 26 de outubro de 2013

Eleição do SINTEP - Chapa 1 teve praticamente o dobro da votação da chapa do Prefeito

          
A Chapa 1 ganhou a Eleição do SINTEP com 231 votos, a chapa 2 (do prefeito) teve 120  votos.

É o que comentamos anteriormente, é muito difícil manobrar o SINTEP porque a classe dos professores e demais trabalhadores da Educação é de pessoas conscientes e politizadas, difíceis de enganar e cooptar.
    
A Internet permite uma intensa troca de informações e desta forma fica a cada dia fica muito mais difícil para os políticos enganarem o povo.
    
O Prefeito pensou que a eleição do SINTEP fosse igual à eleição da ASERT e colocou a máquina administrativa da Prefeitura, a polícia, seguranças, a parentada toda, o secretariado, assessores e os bajuladores para fazer campanha para a chapa 2, para isso não economizou em ajuda e estrutura para eleger a sua chapa e assim conseguir um sindicato para chamar de seu, e fazer as "negociações" e negociatas como bem entendesse. Mas caiu do cavalo e sua turma levou uma surra exemplar.
     
Temos que reconhecer que os servidores municipais estão ficando muito espertos, permitiram que o prefeito elegesse a sua diretoria para a ASERT que já estava quase quebrada e agora a associação passou a ser de responsabilidade do prefeito, que vai levar a culpa caso haja problemas na Associação, e ao mesmo tempo elegeu diretorias independentes da Prefeitura para ambos os sindicatos, SINSMUT e SINTEP. Lembrando que a tentativa do Prefeito de criar um sindicato só seu, tendo como presidente um Assessor de Gabinete falhou totalmente, e seu sindicato nasceu morto.
    
Não tem problema a associação ficar atrelada ao prefeito, mas é diferente quanto aos sindicatos. Um sindicato atrelado e cooptado pelo prefeito pode causar prejuízos incalculáveis aos Funcionários Municipais.
    
Outro motivo para que o Prefeito investir e fazer tudo para eleger a direção do SINTEP seria para que o Sindicato retirasse as denuncias na justiça e parasse de fiscalizar as verbas da Educação, principalmente os recursos do FUNDEB. 
    
Com uma diretoria COOPTADA no SINTEP, o prefeito estaria livre para fazer o que quisesse com os recursos da Educação e poderia deixar o SINSMUT de lado "negociando" somente com a direção do SINTEP. Fica muito mais barato cooptar e dar portarias à direção de um sindicato pelego, do que respeitar os direitos e valorizar salarial e profissionalmente o funcionalismo.
    
Os Servidores Municipais em especial da Educação estão de parabéns pelas sábias decisões e pela demonstração de amadurecimento profissional e pela sua consciência social e política.
    
Temos que lutar para reduzir e até mesmo acabar com o analfabetismo político em nossa sociedade, dando assim um golpe decisivo e de morte na corrupção e na bandalheira no setor público.
    
O Servidor público precisa ser valorizado e respeitado profissionalmente, o servidor não pode ficar à mercê de oportunistas, aventureiros autoritários e sanguessugas.
    
Parabéns.
    

Equipe Folha.
     

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Qual é o alimento que tem menos calorias?

por Viviane Palladino
  
Entre os líquidos, o menos calórico é a água, com 0 kcal (quilocaloria), e, entre os sólidos, o título é do pepino, com 10 kcal a cada 100 gramas. Mas, pensando na quantidade de cada alimento que costumamos devorar, temos que relativizar os valores calóricos. Você pode até comer 100 gramas de pepino, mas 100 gramas de alface dá para sua família inteira. Isso explica por que modelos adoram comer alface: uma folha tem mísera 0,96 kcal e um prato de sobremesa cheio tem 6 kcal. 
      
O mesmo acontece com o agrião, o rabanete e alguns outros tipos de verduras, legumes e frutas, cuja composição é bem parecida. "Chamamos de alimentos de baixa densidade calórica aqueles que contêm muito líquido em seu interior. Além disso, alimentos in natura (não industrializados) tendem a ser menos calóricos", diz a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp. 
     
Refrigerantes light são exceção entre os produtos industrializados: assim como a água, alguns deles têm 0 kcal. Mas para chegar a esse valor calórico essas bebidas levam uma quantidade exorbitante de adoçantes e nada de nutrientes. "Dependendo da marca do refrigerante light, uma latinha já estoura a quantidade de adoçante permitida para crianças e três latas é o limite para adolescentes", alerta Daniela Silveira.
       

Prefeito Sancler põe o seu bloco nas ruas na eleição do SINTEP

Tela representando a vitória de Pirro.
O Prefeito Sancler quer repetir a fórmula da ASERT para eleger a sua chapa 2 para o SINTEP, e para isso uma tropa de choque composta por Secretários, e assessores estão nas ruas e nos setores da PMT pedindo e "exigindo" votos para a chapa 2 do SINTEP.
    
Sancler quer um sindicato para chamar de seu e ajudar a impor as suas decisões aos servidores municipais. Só que com relação ao SINTEP o prefeito vai enfrentar dois grandes problemas:
   
1 - O SINTEP representa uma categoria muito politicada e informada, o que torna difícil a enganação e a cooptação dos servidores.
   
2 - A eleição do SINTEP é diferente da eleição do SINSMUT, pois a composição da direção do SINTEP é proporcional, explico: Vamos supor que o Prefeito consiga eleger a chapa 2 que ele apoia, e esta chapa consiga 60% dos votos e a chapa 1 40%. Pois bem com a proporcionalidade a chapa 2 fica elege 60% da diretoria e a chapa 1 elege 40%. Isso significa que é quase impossível que o prefeito consiga o controle total do SINTEP em Tucuruí.
     
3 - Na verdade o SINTEP em Tucuruí é uma subsede subordinada à Direção Estadual, o que quer dizer que caso 60% dos diretores se vendam ao prefeito, os outros 40% poderão recorrer à Direção Estadual provando e cooptação e a Direção Estadual tem poderes para destituir a Direção Municipal do sindicato nomeando uma Direção Provisória.
     
Portanto, mesmo que o Sancler consiga eleger a sua chapa, será uma vitória de Pirro.
    
Obs. Quem não sabe o que significa uma vitória de Pirro, CLIQUE AQUI.
      

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Novo Cabide Eleitoral: Vereador Jairo indica os funcionários para a UNACON Tucuruí

Informaram-nos que o Vereador Jairo está indicando os funcionários para trabalharem na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Tucuruí.
    
O Vereador Jairo é o queridinho e protegido da primeira dama do Município, e o provável candidato (a madrinha é forte) a sucessor do Prefeito Sancler nas próximas eleições municipais em 2016.
   
A UNACON será mais um cabide de emprego e gerador de votos de cabresto do Prefeito Sancler, visando às eleições de 2014 e 2016.
    
Antes que alguém diga que a UNACON será administrada por uma OS, e seus funcionários serão celetistas, esclareço que isso não quer dizer nada, já que em empresas particulares e de Concessão de Serviços Públicos em Tucuruí, a maioria dos empregados são indicados pelo prefeito e vereadores. 
   
As OS são o meio mais fácil dos governantes comprarem (mesmo que indiretamente) sem licitação e de empregar sem concurso público. As OS no Pará são uma rica e inesgotável fonte de escândalos no Governo Jatene (PSDB).
        

Mais de cem trabalhadores não conseguem emprego porque não tem vacina em Tucuruí

Centenas de trabalhadores e pais de família tucuruienses que já conseguiram emprego em grandes obras fora de Tucuruí, estão sem poder assumir os seus empregos por falta de vacina contra Febre Amarela e Antitetânica, vacinas exigidas pelas empresas e que deveriam estar à disposição da população nos hospitais e postos de saúde de Tucuruí. 
        
Enquanto isso os trabalhadores de malas prontas esperam que a Prefeitura resolva o problema da falta de vacina em Tucuruí.
       
Onde estão os vereadores e onde está o vereador Vieira que se diz tão preocupado com emprego em Tucuruí e não vê uma coisa dessas? 
       

Isso é uma vergonha!!!
      

A mais velha profissão do mundo.

Diferentemente do que diz a sabedoria popular, a primeira profissão humana foi a de cozinheiro – e não a de prostituta. É o que diz um estudo publicado pela Universidade de Harvard.
     
O raciocínio é o seguinte: se a prostituição surgiu quando uma ancestral nossa ofereceu sexo em troca de comida ou abrigo, já havia coletores de alimentos e guerreiros para protegê-la. “É certo que os caçadores vieram antes dos fazendeiros. Provavelmente, os coletores de alimentos são ainda mais antigos”, afirma Patrick Geary, historiador da Universidade da Califórnia.
      
Ainda assim, outras espécies de animais também coletam alimentos, caçam e se prostituem – comportamento observado em outros primatas. Cozinhar, porém, teria sido o primeiro ofício exclusivo dos seres humanos. A atividade teria surgido há 2 milhões de anos com o Homo erectus. Entre eles, já existia a especialização no preparo dos alimentos, como comprovam utensílios encontrados perto de fósseis da época. “Além de ser a primeira profissão, é também aquela que nos definiu como espécie”, defende Chris Organ, biólogo de Harvard e um dos coautores do estudo.
     
FONTES: Artigo Energetic Consequences of Thermal and Nonthermal Food Processing, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences.
      

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vereador Vieira chama os tucuruienses de burros

O vereador Vieira ontem em seu pronunciamento disse que não poderia haver concurso público porque a população de Tucuruí não passaria e somente pessoas de outros municípios passariam no concurso, ou seja, a população de Tucuruí é ignorante e burra, incapaz de passar em um concurso da Prefeitura Municipal. Só tem gente inteligente e instruídas em outras cidades
    
É lamentável que o vereador Vieira tenha uma opinião tão desfavorável da nossa população. Se existe algo que possa desabonar a inteligência dos tucuruienses seria a incapacidade do nosso povo de eleger vereadores e prefeitos sérios e competentes. A eleição do Vieira mostra que uma pequena parte dos tucuruienses realmente não são inteligentes, pois confiaram e votaram nele, um vereador que fez uma série de lambanças quando foi presidente da Câmara Municipal de Tucuruí.
    

O Folha vai fazer algumas reportagens lembrando à população as ações do Vereador Vieira quando foi presidente da CMT, inclusive levantar a prestação de contas do ex-presidente junto ao TCM.
    

terça-feira, 22 de outubro de 2013

TUCURUÍ (Nepotismo): MP ajuíza ações contra prefeitura por improbidade e nulidade de ato administrativo

TUCURUÍ: MP ajuíza ações contra prefeitura por improbidade e nulidade de ato administrativo
         
Os promotores de Justiça Francisca Suência de Sá, Amanda Lobato, Adriana Ferreira e Francisco Teixeira das promotorias de Justiça de Tucuruí e Novo Repartimento respectivamente ajuizaram a ação civil pública por atos de improbidade administrativa e ação civil pública declaratória de nulidade de ato administrativo cumulada com obrigação de fazer e não fazer contra o prefeito Sancler Antônio Ferreira e os demais servidores públicos da prefeitura Elito Pantoja, Jane Rodrigues, Ronaldo Volosk, Ademildo Junior, Eva da Silva, Nilda da Silva, Charles Mousinho, Francisco Junior, Jean Ribeiro e Geraldo de Aguiar.
      
O prefeito Sancler Ferreira desde 2009 vem praticando nepotismo na prefeitura empregando familiares em cargos públicos para exercerem cargos de confiança, que por sua vez também empregam outros familiares para trabalhar no serviço público. Diversas entidades, sindicatos e associações contataram o Ministério Público para apurar e regularizar a situação diante do nepotismo praticado no serviço público em Tucuruí.
         
O MP já havia recomendado à prefeitura a imediata exoneração de servidores que se enquadrassem na prática de nepotismo. Entretanto, o prefeito só exonerou alguns servidores e tempo depois foram recontratados.
          
Na ação por improbidade administrativa, o MP pede a suspensão dos direitos políticos do prefeito, perda da função pública do prefeito e servidores, proibição de contratar pelo Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais direta ou indiretamente por três anos e a condenação dos requeridos a pagar os custos processuais.
           
Ação civil pública declaratória de nulidade de atos administrativos cumulada com obrigação de fazer e não fazer
         
O MP pede à 1 ª Vara Cível que seja concedida a liminar para declarar nulos os atos de nomeação de servidores da municipalidade que sejam nepotes e obrigar a prefeitura a exonerar imediatamente todo e qualquer servidor público e municipal que se encontre ocupando cargo de confiança ou comissionado que se enquadre no conceito de nepotismo, incluindo nepotismo cruzado. O MP estipula o prazo de 24 horas para o cumprimento da ação, tendo em vista que o MP já havia concedido em outras ocasiões prazos à prefeitura para efetuar as exonerações.
        
A multa para o descumprimento é de cinco mil reais por dia com relação a cada servidor não exonerado (contratato por meio que caracterize prática de nepotismo) e por cada servidor que venha ser contratado ou recontratado nessa situação.
  
Texto: Jessica Barra (Graduanda em jornalismo)
Revisão: Edson Gillet (Assessoria de imprensa)

Sociedade organizada impede sessão na Câmara Municipal e a votação de Projetos do Prefeito

A Sociedade Organizada impediu a sessão de hoje na Câmara Municipal em que seriam votados os projetos de Lei da Estrutura Administrativa em que se privilegiam os Marajás da PMT, o Plano Plurianual de Investimentos e Programas de Duração Continuada (PPA), e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

   
Estas Leis iriam passar sem ser devidamente analisadas, o que é um absurdo e uma falta de responsabilidade dos vereadores já que estas Leis afetam diretamente a população de Tucuruí.
    
A Sociedade Organizada de Tucuruí em que estavam presentes o MAB e o SINSMUT, participaram da Ocupação do Legislativo para que estas Leis sejam discutidas com a sociedade antes de sua aprovação. O SINSMUT quer colocar no Orçamento o aumento do funcionalismo Municipal.
  
Na Lei que o Prefeito quer que seja aprovada a toque de caixa, tem R$ 31.000.000,00 trinta e um milhões que o prefeito pode fazer o que quiser sem ter que pedir autorização para a Câmara Municipal, isso em um ano eleitoral, nem precisa dizer mais nada. É por isso que tem vereador candidato que está mais feliz que zona em dia de pagamento no quartel.
   
Diante da pressão da sociedade ficou decidido que será feita uma Audiência Pública com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Vereadores e Sindicatos, associações e a Sociedade Organizada como um todo. A Audiência Pública está marcada para o dia 6 de novembro de 2013 no Centro de Convenções de Tucuruí.
   
Vereadores que fazem parte da base do Prefeito e votam tudo que o Prefeito quiser, até revogam a Lei da Gravidade se o prefeito mandar: Dioney, Freeway, Pé-de-Ferro, Deley, Cantão, Vieira, Marajá e Jairo. 
   
Hoje a bancada independente é composta pelos vereadores: Bena, Florisval, Peri, Dodô e Cleuton.
   
O interessante é que depois de toda a celeuma de cassação o Vereador Deley está novamente sob as ordens do Sancler, comenta-se que o prefeito prometeu apoiar a sua candidatura a Deputado Estadual, já o Vieira agora é o líder do prefeito na Câmara Municipal e tem a promessa de ser o vice-prefeito na chapa apoiada para sucessão do Sancler em 2016, seja o candidato do prefeito o Jairo, Júnior Souto ou outro qualquer.
   
O surpreendente não foi a negociação do Deley o do Vieira com o Sancler, todo mundo já sabia que isso iria acontecer, o surpreendente mesmo é os dois acreditarem nas promessas do prefeito...
    
Por isso acreditamos que não foi só isso a negociação, deve ter muito mais, por exemplo: Não é à toa que tem uma multidão de Diretores, Chefes de Serviço e Assessores na Lei, boas notícias para os cabos eleitorais e parentes do Vieira e do Deley. 
    
Se você á cabo eleitoral dos oito vereadores do Prefeito, principalmente do Deley e Vieira (que estão com a bola toda com o Sancler) corre atrás, porque tem cargo para todos os cabos eleitorais mais importantes e mais chegados. 
   
Fica esperto que Camarão que dorme na praia a onda leva.

               
Vejam as caras dos vereadores do Sancler, estão chateados e com cara de cachorro que caiu da mudança por não poderem cumprir a ordem do patrão.
 
Plenária lotada de manifestantes na Câmara Municipal.
    

Sancler e a farra de cargos e salários na Prefeitura

Enquanto o desemprego em Tucuruí obriga milhares de pais de família a procurar emprego em outras cidades, enquanto o Prefeito protela o Concurso Público para empregar apadrinhados, enquanto a Prefeitura não paga suas dívidas e o dinheiro para de circular na cidade e enquanto o Prefeito diminui o já raquítico salário dos servidores municipais, um dos piores prefeitos da história de Tucuruí manda um projeto de Lei para a Câmara Municipal fazendo uma farra de cargos públicos privilegiando os marajás da Prefeitura.
        
Só para citar alguns exemplos a Prefeitura tem hoje 50 Diretores de Departamento, 90 Chefes de Setor e 50 Assessores de Gabinete 1.
        
É por isso que tem gente comentando no blog dizendo que a prefeitura tem salário alto, e tem mesmo, mas é só para os apadrinhados do Prefeito e vereadores.
        
Total do Orçamento da PMT para 2014: R$ 325.834.000. Quase trezentos e vinte e cinco milhões para um pequeno município, em tamanho um dos menores do Estado do Pará, mas com a 5ª arrecadação do Estado. Em Tucuruí não falta dinheiro, falta prefeito e vereador de verdade.
      
Vejam a lista de cargos ocupados pelos Marajás da Prefeitura.
         
     
               

domingo, 20 de outubro de 2013

Cães são mais inteligentes do que se pensa.



'São mais inteligentes do que se pensa', diz cientista que criou teste para cães.
     
Autor de livro que será lançado no Brasil em novembro, Brian Hare diz que cães usam humanos como 'ferramenta'
     
Cientista Brian Hare passou 18 anos estudando o comportamento canino
  
Com a experiência de 18 anos dedicados ao estudo do comportamento canino, o antropólogo americano Brian Hare garante a quem tem um cachorro: seu mascote é mais esperto do que você imagina.
   
   
Segundo Hare, outros animais podem até ser mais inteligentes, mas nenhum consegue interpretar os gestos humanos e usar isso a seu favor da maneira que os cães fazem. "Quando você os compara com animais como chimpanzés ou lobos, os cães são mestres em solucionar problemas usando a ajuda dos humanos", disse o especialista em psicologia canina à BBC Brasil.
    
"Essencialmente, eles nos usam como ferramentas em diversos contextos."
     
Hare afirma que essa inteligência social mais apurada faz dos cães os mamíferos mais bem-sucedidos do planeta – depois dos humanos. Para aqueles que querem testar a inteligência de seus cães, Hare criou no início deste ano o site Dognition, que também fornece dados para estudos científicos.
        
        
Os testes, em formato de jogos, têm duração de até 30 minutos e identificam habilidades como memória, empatia, raciocínio e comunicação. O objetivo não é descobrir o QI do cão, e sim seu tipo de comportamento. Em um dos testes (descrito abaixo), por exemplo, uma experiência simples com dois copos revela se o cão toma decisões baseadas na memória ou na empatia com o dono.
         
Sobrevivência do mais amigável
           
Além de permitir que os donos aprendam mais sobre seus cães, o site, que cobra pelos testes, é um imenso banco de dados para as pesquisas de Hare, que comanda o Centro de Cognição Canina na Universidade de Duke, na Carolina do Norte, onde é professor.
     
O cientista começou a estudar o comportamento dos animais na época da faculdade, com a ajuda do cão da família, Oreo. Ele comprovou, por meio de testes de memória e raciocínio, que Oreo tinha o tipo de inteligência social que permitia interpretar gestos humanos, ao contrário de chimpanzés ou lobos.
         
     
De acordo com Hare, a inteligência social dos cães é resultado do convívio com humanos, iniciado quando seus ancestrais, os lobos, começaram a se aproximar de áreas habitadas.
           
O antropólogo diz que a seleção natural teria favorecido os lobos mais amigáveis, que souberam decifrar melhor as intenções dos humanos e perceberam as vantagens de se aproximar deles para sobreviver.
       
"Muitas das habilidades sociais que amamos nos nossos cães são resultado da domesticação. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que os humanos decidiram criar cachorros. Há indícios de que provavelmente grupos de lobos nos escolheram e acidentalmente se autodomesticaram", afirma.
       
Crianças
         
Esse convívio aprimorou a capacidade dos cachorros de ler os sinais dos humanos e deduzir o que querem dizer, de maneira semelhante a de crianças pequenas. "De modo geral, crianças e cães são muito parecidos no modo como se comunicam, baseando-se na comunicação gestual", diz Hare.
       
      
            
O cientista observa que, assim como as crianças, os cães aprendem palavras por meio de associações. Ele cita dois testes. Em um deles, os pais mostram um brinquedo vermelho e outro verde a uma criança. Pedem então o brinquedo "cromo", não o vermelho. Mesmo sem saber o significado da palavra, a maioria das crianças vai pegar o verde.
          
No outro teste, com um cão, um objeto estranho é colocado em meio a brinquedos com que o cachorro já está familiarizado. O dono então pede que o animal pegue um brinquedo usando uma palavra desconhecida. Segundo Hare, a maioria dos cães escolhe o objeto estranho.
          
Livro
         
Muitas das descobertas de Hare estão relatadas no livro The Genius of Dogs, escrito em parceria com sua mulher, Vanessa Woods. O livro será lançado no Brasil em 14 de novembro com o título Seu Cachorro é um Gênio.
         
           
            
Hare diz que ainda há muito a aprender sobre os cães, e conta com os dados dos milhares de animais cadastrados no Dognition para avançar nas pesquisas.
            
Segundo o cientista, saber o tipo de inteligência de um cachorro ajuda a melhorar as formas de adestramento e a identificar animais com perfis adequados para determinadas tarefas, como detecção de bombas. Ao comparar os cães com outros animais, ele diz que a tarefa é difícil.
          
"Dizer qual animal é mais inteligente é um pouco como pensar em sua caixa de ferramentas, se seu martelo é uma ferramenta melhor que sua chave de fenda", afirma. "Cada ferramenta é destinada para uma tarefa diferente. Então é difícil dizer qual a melhor. Depende do tipo de tarefa."
               
Faça o teste com seu cão:
         
- Peça a um ajudante para segurar seu cão, de frente para você, a cerca de um metro e meio de distância
      
- Coloque dois copos no chão, de cabeça para baixo, um à sua esquerda e outro à direita
        
- Coloque comida embaixo de um dos copos
       
- Levante o copo com a comida escondida e mostre para o cão.
        
- Coloque o copo de volta, escondendo a comida
        
- Aponte para o copo que não tem comida
         
- Peça para seu ajudante soltar o cão
          
Se seu cão age mais por empatia, ele vai escolher o copo para o qual você está apontando Se ele toma suas decisões baseado na memória, vai escolher o copo com comida.
           

sábado, 19 de outubro de 2013

Diário do Pará volta a repercutir a Ação do MPE contra o Prefeito para a realização do Concurso Público

Vejam a matéria no Diário do Pará.

MPE quer abertura de concursos públicos em Tucuruí

Sexta-Feira, 18/10/2013, 17:38:50 - Atualizado em 18/10/2013, 20:17:01
Tamanho da fonte: A- A+
MPE quer abertura de concursos públicos em Tucuruí (Foto: Wellington Hugles/Diário do Pará)
Ação foi impetrada na 1ª vara civil do município de Tucuruí (Foto: Wellington Hugles/Diário do Pará)
O Ministério Público do Estado do Pará, através dos promotores de Justiça de Tucuruí, Francisco Charles Pacheco Teixeira, Adriana Ferreira Campos e Amanda Lucinha Sales Lobato, impetraram Ação Civil Pública contra o prefeito Sancler Antônio Wanderley Ferreira. Há sete anos não ocorre concurso público no município.
De acordo com o promotores, a prefeitura deve ser investigada por ter em sua folha de pagamento um total de 6 mil funcionários - sendo 4 mil contratados. Essa quantidade de funcionários tem onerado os cofres públicos em mais de R$ 11 milhões. 
“A ausência de concurso público e a contratação ilegal de servidores temporários pela administração pública local vêm se arrastando neste município já há algum tempo, de modo que, por ter se tornado insustentável, se mostra necessária à interferência do Poder Judiciário para obrigar o município a cumprir suas obrigações constitucionais e legais”, explicam os promotores.
Na ação, o MP também solicita que a Justiça obrigue o prefeito a realizar concurso público no prazo de 120 dias para o preenchimento de vagas em toda a administração que estejam ociosas ou ocupadas pelos mais de 4 mil servidores temporários. Além disso, se a decisão for positiva, o descumprimento deverá gerar multa diária de R$ 10 mil.
O município de Tucuruí foi intimado no último dia 11 de outubro, e até esta sexta-feira (18) nenhuma defesa prévia foi protocolada no Fórum da cidade. O DOL tenta contato com prefeitura para maiores esclarecimentos.
A reportagem do DOL tentou entrar em contato com a prefeitura de Tucuruí, mas não obteve êxito. 
(DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará).