Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 01 2015

A verdade não precisa e nem tem necessidade de ser bonita...

A verdade não precisa ser bonita, pois ela é a irmã gêmea da honestidade, e as duas são belas por si mesmas.
         
       
O imperador precisava achar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu chamar todas as crianças do reino.
       
Thai foi uma delas. Ele era um ótimo menino. Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:
        
- Crianças, preciso escolher o meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
        
Thai era um excelente jardineiro e com certeza faria muito bem o que o imperador pediu. Porém, por mais que se esforçasse, a semente não brotava. O menino fez de tudo o que podia, mas seus esforços não adiantaram.
          
Até o dia de apresentar a planta ao imperador, a semente deThai não havia brotado e o menino estava tão preocupado que não queria enfrentar as outras crianças; porém, seu avô disse:
     
- Você é honesto. Vá até o imperador e diga a verdade. Sua dedicação foi máxima, mas a semente não brotou. Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.
       
Thai obedeceu ao avô e foi a palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou assustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.
   
O imperador chamava as crianças e examinava os vasos. Não sorria nem esboçava contentamento.
Thai estava muito nervoso, pois se o imperador não havia até agora aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que não diria de seu vaso sem nada?
           
Thai foi ficando para trás e quando se deu conta, era o último da fila. Mas sua vez chegou e ele não poderia mais adiar o encontro com o imperador.
            
- Vejamos, meu jovem, o que tem aí para mim.
Thai não pode mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
     
- Senhor, sou um jardineiro e uma de minhas virtudes é a perseverança, mas por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou.
Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verdade, contar meu esforço e pedir-lhe perdão.
          
- Não se envergonhe, criança, você fez o certo. A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimando todas as sementes e nenhuma poderia germinar. Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.
   
“Algumas vezes a verdade não é tão bonita quanto uma flor, mas precisamos encará-la com coragem, para vencer os grandes desafios.
               

6 comentários:

  1. Que bonito. O atual gestor de Tucurui é assim...totalmente o contrário. ..arruinando a cidade e ceifando vidas. Que vida difícil. O povo passando fome e o cara dando BMW de presente para os sobrinhos..o povo morrendo por falta de médicos. .e se morre fica pior porque até pra enterrar tem que pagar coveiro particular. ..essa cidade chama se Tucurui a capital do Sofrimento.

    Equipe Folha - Não é por nada, mas esta estória de BMW ficou surreal demais, principalmente em comentário de uma matéria que enaltece a verdade.
    Manera nos devaneios amigo anônimo... (Rs).

    ResponderExcluir
  2. Essa história da BMW é verdade. .ele deu sim...foram 5 brancas e uma esta em tucurui....creio que o amigo do Folha deva se informar mais...pois estão em ostentação com nosso dimheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Tira uma foto do carro com a placa. Desculpe anônimo mas não dá mesmo para acreditar...
      Quando for assim tire a fotografia, e não adianta mostrar foto de qualquer carro, pois temos condições de averiguar a procedência do mesmo, quando a gente diz este tipo de coisa a gente tem que provar.

      Excluir
  3. Meu amigo anonimo, vc esqueceu que o cemiterio nao tem licenca ambiental pra funcionar e portanto, em pouco tempo pode haver uma determinacao judicial pra exumacao dos corpos pois o dito cemiterio foi construido pelo gestor ditador em cima da nascente do igarape santos. Que tal?

    ResponderExcluir
  4. Passa seu email que mando a foto. Ja tirei a foto e vc tira provas e morde tua língua. ..pelo jeito tu ja virou 23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. folhadetucurui@gmail.com - Não se trata de virar 23 ou qualquer outro número, e sim de zelar pela nossa credibilidade. Além do mais somos responsáveis pelos comentários que publicamos, podemos responder criminalmente perante à justiça por publicar calúnias, injúrias ou difamações contidas em comentários anônimos.
      Não existe coerência e não faz sentido cobrarmos das autoridades o cumprimento à Lei se nós mesmos não respeitamos a legislação. O ônus da prova compete a quem denuncia.

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.