Alterar o idioma do Blog

terça-feira 12 2016

Bosque Castanheira de Tucuruí, uma ilha verde e um santuário de animais silvestres

           
O Bosque de Tucuruí foi criado na gestão do então Prefeito Navegantes por um projeto de Lei de autoria do ex-vereador Kit. De lá para cá uma parte que fica do lado da Rua Navegantes no Jardim do Paraíso foi invadida, outra parte foi invadida pela própria PMT que construiu um prédio público e outra parte foi invadida (com autorização da Prefeitura) pela Igreja Católica que neste caso deu um péssimo exemplo cristão e ecológico de desrespeito ao meio ambiente.
                   
Várias vezes em período eleitoral políticos locais invadiram e incentivaram a invasão do local, inclusive um dos vereadores da atual legislatura chegou a invadir uma parte do Bosque. Os invasores derrubaram várias árvores nativas de uma parte do Bosque, não logrando êxito em ocupar a área devido às denúncias da população e pela intervenção enérgica do Ministério Público Estadual, sendo que alunos da rede pública reflorestaram a área derrubada com vegetação nativa e com o incentivo e ajuda da SEMMA na época, hoje após vários anos, as árvores estão adultas e frondosas e o Bosque recuperado.
                  
Na administração anterior do Prefeito Sancler, além de "doar" uma parte do Bosque à Igreja Católica a administração municipal queria transferir a casa dos Idosos para dentro do Bosque devido a interesses na área ocupada atualmente pela Casa dos Idosos, uma área muito valorizada. A transferência da Casa dos Idosos para o Bosque foi abortada devido às denuncias, inclusive do Folha de Tucuruí.
                 
Veja as reportagens do Folha de Tucuruí na época em defesa do Bosque:
          
             
Como podem ver, o Folha de Tucuruí fez uma série de denuncias e fez uma campanha sem tréguas em defesa do meio ambiente e do Bosque de Tucuruí, uma luta que valeu à pena e muito orgulha a população consciente de Tucuruí.
         
Depois de vários prefeitos e várias tentativas de invasão, inclusive da própria PMT, o Bosque Castanheira não só sobreviveu, como foi revitalizado graças ao trabalho incansável e competente do Administrador do Bosque o conhecido Caratê que fez um grande trabalho mesmo com poucos recursos, muitas vezes investindo do próprio bolso, criando lagos, reflorestando o bosque e revitalizando uma nascente que existe dentro do Bosque que estava "morta", assoreada pela enxurrada que arrastou lama e entulhos cobrindo a nascente.
        
O Ministério Público e a SEMMA multaram a Empresa Buriti e reverteram à multa em obra ambiental, o que possibilitou a construção do muro que hoje cerca o Bosque de Tucuruí, mais uma denúncia do Folha de Tucuruí e do ex-vereador Jones Willian que levou a denúncia ao MPE, Vejam as matérias da época:
    
      
Cercado e revitalizado o Bosque deixou de ser alvo de políticos irresponsáveis e de invasores, hoje o Bosque de Tucuruí é uma joia verde e uma importante área de lazer e preservação ambiental, mas não foi de graça, foi graças há anos e anos de luta em defesa do único bosque de Tucuruí.
     
O Bosque de Tucuruí (Bosque Castanheira) tem diversas castanheiras, árvore que emprestou seu nome ao Bosque e outras diversas espécies da mata nativa, dentro do bosque existe um lago maior e três outros lagos menores artificiais alimentados por uma nascente, dentro do lago existem diversos peixes, inclusive um casal de pirarucu de quase dois metros cada, tem também jacarés (em um lado cercado) e diversas espécies de tartarugas. Na mata tem ainda diversos animais apreendidos pela população e pelo IBAMA, como por exemplo, veados, capivaras, cotias, bicho preguiça, pelo menos três espécies de macacos, alguns presos e outros soltos, além de araras e mutuns, isso sem contar com as aves que se alimentam e fazem ninhos nas copas das árvores.
      
Empresários amigos do Meio Ambiente ajudam a alimentar os animais do Bosque.
      
Três empresários fazem doações regulares de alimentos para os animais do Bosque, o Fort Super uma vez por semana na segunda-feira doa uma boa quantidade de alimentos, O Supermercado Carajás também doa alimentos na quarta-feira, o Super Norte também contribui uma vez por semana e o Bob Frutas doa alimentos nas segundas, quartas e sextas sendo o maior doador. Os alimentos são verduras, legumes e frutas. 
             
Houve tempo em que os alimentos dos animais do Bosque eram escassos e os animaizinhos não tinham alimento suficiente, mas a SEMMA teve a iniciativa de entrar em contato com os empresários e conseguiu os alimentos, que são coletados pela Camionete da Fiscalização e entregue aos administradores do Bosque, de vez em quando, quando tem tempo disponível, os próprios funcionários da SEMMA ajudam a alimentar os animais, isso para eles não é trabalho, é um prazer.
       
Graças a estes empresários os animais do Bosque estão bem alimentados, pois a quantidade de alimentos é suficiente para todos.
        
O Bosque de Tucuruí está aberto à visitação pública, leve sua família para visitar o Bosque Castanheira e entrar em contato com as plantas e animais da floresta e passear pelas trilhas, despertando nos adultos e crianças o respeito e a defesa do meio ambiente, quem conhece a natureza ama, respeita e defende o meio ambiente.
       

Vejam as imagens:
      
 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
 
   
   
Esta é um pouco da História de Tucuruí e do seu Bosque, quem sabe com este belo exemplo de cidadania a nossa população aprenda a defender e a valorizar o meio ambiente e a natureza, assim como exigir do poder público o respeito ao meio ambiente e a criação de mais espaços verdes em nossa cidade.
         
Texto de André L. M. Silva (André Resistência).
   

4 comentários:

  1. Vocês falam como se o Sancler não tivesse feito parte daquela administração que ferrou o bosque né? ************************************************************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou preocupado com o Sancler, o objetivo da matéria foi mostrar a história do Bosque e um pouco da história de Tucuruí, assim como despertar o interesse da população pela defesa do Meio Ambiente. Mostramos ainda quem foram é são os heróis e os vilões na história da criação e preservação do Bosque de Tucuruí

      Excluir
    2. Folha, sempre sendo "democrático" ao suprimir meu comentário e postar só o que lhe convém. ***********************************

      Excluir
    3. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
      A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
      Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
      Como pode ver democracia não é deboche, não é escracho, não é agredir, mentir ou insultar.
      Democracia é a liberdade com responsabilidade, é usufruir dos seus direitos e exercer a liberdade, mas respeitando o direito e a liberdade do outro. Você tem o direito de dizer o que pensa, mas a sua liberdade de expressão não se sobrepõe ao direito dos outros de não serem insultados, ofendidos e agredidos.
      Se você quer liberdade total vá morar em uma ilha deserta, a convivência em sociedade requer regras de conduta. Na internet e nas redes sociais não é diferente. No Facebook, Whatsapp e outros os donos destas redes sociais tem suas próprias regras e se você não obedecer terá sua conta suspensa ou excluída. Na democracia você tem a liberdade, mas com responsabilidade, na democracia você tem a liberdade até de ser um idiota, mas não tem o direito de tentar impor a sua vontade aos outros, a democracia é uma via de mão dupla e o seu direito vai até o limite do direito dos outros.
      O Folha de Tucuruí é um blog que tem suas regras e as mesmas são bem claras, nos comentários que são moderados você tem democraticamente o direito de dizer o que quiser e nós temos democraticamente o direito de publicar ou não, o seu direito democrático não se sobrepõe ao nosso direito democrático. Se quer liberdade para publicar o que quiser sem moderação e sem ter que obedecer à regra alguma é só criar um Blog só seu (é gratuito), escreva o que em entender, insulte, minta, deboche de quem quiser, se identifique (o anonimato é proibido mesmo na democracia) assine embaixo das matérias e depois assuma as consequências.
      É muito fácil exercer a liberdade de expressão se escondendo no anonimato, fugindo da responsabilidade por seus atos e ainda por cima fazendo com que outros arquem com as consequências já que por Lei o responsável pelo blog assume juridicamente a responsabilidade pelos comentários anônimos postados. Se eu assumo a responsabilidade pelos comentários anônimos e por tudo que é publicado no Blog, eu tenho o direito e a liberdade de suprimir comentários (ou parte deles) que julgo serem ofensivos, agressivos e inadequados.
      Espero que você seja capaz de compreender o que eu disse, e também para entender que vou ignorar qualquer provocação e qualquer outro comentário sobre a ''democracia'' na moderação dos comentários no blog, já que este assunto já se esgotou e eu não posso perder mais tempo repetindo isso, pois eu tenho que trabalhar para me sustentar (não sou parasita de governos e não ganho dinheiro para fazer o blog), e tenho matérias para escrever e editar.
      Se quiser participar e contribuir para com o blog e para a informação dos nossos leitores, aceitando as regras do Folha seja bem-vindo, estamos de braços abertos, caso contrário lamentamos muito, mas seus comentários não serão publicados.
      Um grande abraço,

      Equipe Folha.

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.