Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 09 2017

Desmatamento ilegal prejudica o abastecimento de água em Tucuruí

       
Um desmatamento ilegal próximo da Vicinal Bom Jesus, deixou a população de Tucuruí sem água tratada. Há quatro dias a população de Tucuruí está sem água tratada devido a um desmatamento ilegal em Área de Preservação Ambiental, além de ilegal o dono das terras "limpou" uma área de aclive e derrubou a mata ciliar, e com as fortes chuvas o desmatamento causou uma grande erosão que atingiu o igarapé que abastece o reservatório da captação de água da Empresa Nossa Água, uma autarquia da Prefeitura de Tucuruí. 
                
A água que apesar das chuvas permanece límpida no igarapé devido á mata ciliar, a partir do desmatamento ilegal, se tornou uma lama densa sendo impossível o tratamento e utilização. A água lembra a lama do reservatório da Samarco que se rompeu em Minas Gerais.
               
A água lamacenta não pode ser filtrada e tratada para ser distribuída para a população, o Prefeito Jones ordenou às Secretarias responsáveis as providencias necessárias para interromper a erosão e impedir que a lama continue assoreando e sujando as águas do igarapé. A previsão é de que em dois ou três dias as obras de contenção sejam concluídas emergencialmente para que o abastecimento de água tratada para a população de Tucuruí seja restabelecida.
             
A Lei Ambiental proíbe projetos na beira de cursos de água utilizados para o abastecimento das populações das cidades, ainda mais em áreas de proteção ambiental.
            
O problema é que parte da população de Tucuruí se costumou a cometer impunemente toda sorte de crimes ambientais sem que nada fosse feito pelas autoridades competentes.
              
Já denunciamos aqui alguns loteamentos ilegais que cometem o mesmo crime contra nascentes e igarapés, só que desta vez a população e a administração municipal sentiram diretamente e de forma rápida os efeitos desastrosos dos crimes ambientais em Tucuruí.
         
Esperamos que os maus políticos parem de defender e blindar os criminosos ambientais em Tucuruí, este foi um aviso da natureza, esperamos que as autoridades e a população tenham aprendido a lição.
          
Se os prefeitos Cláudio Furman e Sancler Ferreira durante os doze anos que governaram Tucuruí, tivessem concluído a obra de abastecimento de água da represa da hidroelétrica o problema de Tucuruí com água tratada já estaria resolvido pelos próximos 30 anos, mas as adutoras chegaram até o Sítio Deus é grande e a obra parou porque queriam privatizar a distribuição de água em Tucuruí. 
               
A Eletronorte há muito tempo concluiu as obras para o tratamento de água na Vila Residencial, mas a estação de tratamento a tempos está parada e ociosa, esperando apenas que a Prefeitura conclua as obras de instalação das adutoras e faça a distribuição da água tratada para a população de Tucuruí.
       
ISSO É UMA VERGONHA!!!

     

2 comentários:

  1. MEU AMIGO RAIMUNDO CONCURSADO, É VERDADE QUE ESTÁ SENDO CRIADO O CARGO DE AGENTE DA AUTORIDADE DE TRÂNSITO ?
    COMO VOCÊ SABE OS AGENTES DA CTTUC NO HOLERITE ESTÁ ESCRITO AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA !
    QUANDO VAI TER CONCURSO PARA ESSA ÁREA, HAJA VISTA, A CTTUC FOI CRIADA EM 2005 E ATÉ HOJE NÃO FORAM OFERTADAS VAGAS NOS CERTAMES ANTERIORES.
    ATT
    CLODOALDO DE SOUSA SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se está sendo criado cargo da cttuc isso da competência do executivo e o sindicato não foi notificado!

      Excluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.