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quarta-feira 28 2019

Tucuruí - Consultor Técnico da PMT entrega carta pedindo desligamento irrevogável da função, fez inúmeras denúncias mas permaneceu no cargo.

                     
O Consultor Técnico da PMT protocolou na Prefeitura de Tucuruí uma carta ao Prefeito Municipal no dia 08 de maio deste ano pedindo o seu desligamento irrevogável. 
       
Na carta, que eu publico no final desta matéria, o Consultor faz inúmeras, graves e detalhadas denuncias de crimes praticados contra a Administração Pública na Prefeitura. 
                       
Os crimes denunciados, segundo a carta, foram e teriam sido praticados (na época) pela atual Administração e Administrações anteriores. 

Entre os crimes denunciados na carta estão: Corrupção, desvio de dinheiro público, favorecimento indevido, assédio moral e até ameaças de morte entre outros, eu sublinhei em vermelho na carta para realçar alguns trechos que relatam as práticas ilicitas.
               
Quanto a denúncias de irregularidades na Administração Pública em Tucuruí nenhuma surpresa, se não fosse o fato de que o Consultor continuou exercendo as suas funções normalmente, apesar do pedido de Desligamento "Irrevogável" e das denúncias, verifiquei ainda que o Consultor havia ganhado duas licitações em janeiro de 2019 como representante de uma mesma empresa, sendo uma licitação de R$ 441.000,00 - Quatrocentos e quarenta e um mil Reais, e outra de R$ 736.460,00 - Setecentos e tinta e seis mil, quatrocentos e sessenta Reais. 
                  
As duas licitações totalizam R$ 1.177.460,00 - Um milhão, cento e setenta e sete mil, quatrocentos e sessenta Reais.
             
Não dá para entender que estas duas licitações com valores tão altos, e que aumentam as despesas da Prefeitura, tenha a participação de um Consultor, pago justamente para reduzir despesas???
               
Enquanto isso, o Prefeito quer que o custo do inchaço na folha de pagamento e as licitações milionárias da Prefeitura, sejam bancadas às custas do minguado salário dos Servidores Municipais.
              
A pergunta que não quer calar: SERÁ QUE ALGUMA AUTORIDADE VAI INVESTIGAR AS DENÚNCIAS CONTIDAS NA CARTA DO CONSULTOR? 

OU SERÁ QUE NÃO VEM AO CASO???
                
Vejam a carta do Consultor:
              
       
       
                    
Vejam as duas licitações em que o consultor representa a empresa ganhadora:
                
         
                             
Vejam a cópia dos contratos:
                 
                
                   

terça-feira 27 2019

LBV mobiliza a sociedade em prol do brincar e da prática esportiva para crianças e jovens

   
LBV mobiliza a sociedade em prol do brincar e da prática esportiva para crianças e jovens
       
A Legião da Boa Vontade (LBV) está realizando mais uma edição de sua campanha Eu ajudo a mudar!, iniciativa que tem o objetivo de mobilizar as pessoas para que contribuam para a manutenção das ações e dos programas socioeducacionais promovidos pela Instituição em todo o Brasil.
       
Na edição deste ano, a campanha destaca a importância do esporte e do brincar saudável na vida diária de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 
        
A LBV acredita que essas práticas devem ser constantemente incentivadas a fim de que colaborem para fortalecer o protagonismo infantojuvenil, para garantir a proteção dos direitos desse público e para fomentar bons valores, entre os quais a solidariedade, o respeito, a união, a disciplina, a responsabilidade e o companheirismo.
        
As atividades esportivas e lúdicas na infância, por exemplo, colaboram para o desenvolvimento de aspectos físicos e motores, sociais, afetivos e cognitivos. Também despertam, entre outros benefícios, a criatividade, a imaginação, a capacidade de resolver problemas, a expressar sentimentos, a respeitar os colegas e auxilia no controle da ansiedade e na socialização. 
           
Para que milhares de crianças, adolescentes e jovens tenham esses direitos assegurados, a Solidariedade faz toda a diferença. Por isso, a Legião da Boa Vontade convida a todos a fazer parte dessa iniciativa integrando o time da campanha Eu ajudo a mudar.  
        
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Acesse: www.lbv.org. Siga, curta e compartilhe as ações da Instituição nas redes sociais no endereço: LBVBrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.
       

segunda-feira 26 2019

IPASET - Nos Bastidores da Política IX

                  
Como o IPASET é financiado com dinheiro do funcionalismo e com o dinheiro do povo de Tucuruí, eu estou prestando contas do período em que exerci o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPASET. 
           
Continuação da matéria: IPASET - Nos Bastidores da Política VIII
                         

LICITAÇÕES
               
Continuando o assunto LICITAÇAO do IPASET da matéria anterior...
             
Eu havia dito que as licitações do IPASET no ano 2018 data em que assumiu o atual Superintendente, TODAS elas tiveram problemas e algumas foram canceladas por recomendação informal do MPE e uma eu consegui corrigir e a outra ficou como estava, já que não havia como anular e se fosse anulada traria mais prejuísos (licitação do carro) Acredito o Pregoeiro poderia ter negociado uma redução no preço, e assim o veículo poderia ter ficado mais barato para o IPASET.
             
Segundo observei na reunião em que participaram o Superintendente, Pregoeiro, Assessor Jurídico do IPASET, o Dir. Ad. e Financeiro do IPASET e o MPE, a promotora acreditou que os erros cometidos nas licitações, foram devido à inexperiência do Pregoeiro e dos demais que participaram do Processo Licitatório, tanto assim, que ao recomendar o cancelamento de algumas licitações, também aconselhou o Pregoeiro a se capacitar, ou entregar o cargo para alguém com experiência. 
           
Esta também ERA a minha opinião na época, tudo levava a crer que fosse este o motivo, já que o Superintendente quando sindicalista criticou muito as licitações do IPASET nas Administrações Anteriores, mas começo a duvidar que a causa dos erros se deva à inexperiência da Comissão de Licitação, isso devido à uma licitação feita pelo IPASET já em 2019.
               
Para que todos entendam o motivo da minha dúvida, vamos por partes:
              
O Procedimento licitatório compõe-se de duas fases: a interna e a externa. A fase interna caracteriza-se, sucintamente, pela ordem dos seguintes atos: 
              
1 - Autuação do processo, 
2 - Definição do objeto, 
3 - Estimativa de seu custo, 
4 - Reserva de recursos orçamentários, 
5 - Elaboração do Edital
6 - Exame do Edital pela Assessoria Jurídica
7 - Autorização para licitar pela autoridade competente
8 - Publicação do Edital que é a última fase interna).
               
Já a fase externa poderá, dependendo do valor previsto, ser precedida de audiência pública e caracteriza-se pela habilitação, classificação ou julgamento das propostas, posteriormente pela homologação. A exceção desta ordem está na modalidade de Pregão, na qual a habilitação e a classificação se invertem.
                
Todos estes atos são coordenados pela Comissão de Licitação. As fases do procedimento licitatório estão listadas no artigo 43 da Lei 8666/93.

Então vejamos: Os erros na licitação de 2018 podem ser explicados (não justificados), pela falta de experiência do Pregoeiro e demais participantes do Processo Licitatório? Sim até aí tudo bem, mas ocorre que após estes problemas com as licitações de 2018, tanto o Superintendente quanto o Pregoeiro e demais integrantes da Comissão de Licitação, tiveram motivos e tempo mais que hábil, para se instruírem sobre os procedimentos para se fazer uma Licitação dentro das normas instituídas pela Lei Federal 8666/93não se justificando o cometimento de outras irregularidades e ilicitudes.

Notem que Tanto o Pregoeiro, quanto o Superintendente, a atual Dirª. Adm. Financeira e o Procurador Jurídico do IPASET, tem muita experiência em Licitações.
         
Podemos ver que no trâmite de uma licitação, o Edital é submetido ao exame do Procurador Jurídico antes da Publicação do Edital, no caso da licitação em voga, o parecer do Procurador foi favorável, mas após a publicação do Edital e a Decisão Judicial, o parecer se inverte e é pela anulação da Licitação devido a várias ilicitudes. Não deu para entender. Ou será que deu?
             
Ora, se pelo trâmite da licitação o Parecer da Assessoria Jurídica vem antes da Publicação do Edital, como a Assessoria Jurídica do IPASET (são dois advogados) não percebeu as ilicitudes contidas no Edital dando parecer favorável, e mudando o parecer pela Anulação da Licitação após a Publicação do Edital, a denúncia, e a Decisão Judicial que determinou a anulação da Licitação?

Será que se não houvesse a denúncia e a Decisão Judicial, a licitação irregular seria anulada, ou valeria o "Se colar, colou”? Eu sinceramente não tenho a resposta, mas a pergunta fica em aberto.

Outra coisa: Como a Comissão de Licitação elaborou um Edital recheado de ilicitudes, como diz a Decisão Judicial e o último Parecer do Procurador do IPASET, sendo que os seus integrantes já deveriam ter experiência de sobra, e tomado como exemplo os problemas das licitações de 2018?

É muito estranho estes pareceres jurídicos contrários em uma mesma licitação???
                   
A inexperiência não tem como ser usada novamente para justificar mais este erro grosseiro nos Processos Licitatórios do IPASET em 2019.

Por isso, eu disse no início desta matéria que eu não tenho mais a certeza de que os erros cometidos nas licitações de 2018 foram realmente devido à inexperiência do Pregoeiro... Será? É muito complicado.
Como a matéria está muito extensa, vamos terminar o tema Licitação no IPASET na próxima matéria.
Em outras matérias, falarei também sobre a atuação do Tribunal de Contas dos Municípios que deixa muito a desejar, o TCM é como um Corpo de Bombeiros que chegasse sempre nos incêndios, somente quando o fogo já destruiu tudo o que poderia destruir, e não tivesse como fazer mais nada para evitar maiores prejuisos.
Veja a imagem da licitação anulada do IPASET, que está no Site do TCM-PA.
A Licitação Anulada
É só o começo, esta semana promete ser agitada no Folha de Tucuruí.
André Resistência.
              

sábado 24 2019

Mentiras e verdades sobre o nióbio brasileiro

       
Fala-se muito do nióbio brasileiro, como se as nossas reservas do metal fossem nos garantir riquezas e resolver nossos problemas, mas não é bem assim.

É verdade que 92% das reservas de nióbio no mundo estão no Brasil, mas não é tão simples assim, já que a demanda e as necessidades deste metal no mundo é baixa. 
        
Bastam 100 gramas de nióbio para uma tonelada de aço, portanto se aumentar a produção o preço cai (lei de mercado, produção maior que a demanda e o preço cai).
       
Portanto o nióbio é importante sim, mas a loooongo prazo, o nióbio não resolve nossos problemas.
        
Nossas reservas de nióbio são importantes, mas não tanto quanto alguns querem que acreditemos. 
      
Vejam esta matéria.
      
      

quinta-feira 22 2019

Falta de segurança e furtos inviabilizam funcionamento do Aeroporto de Tucuruí

             
Falta de segurança e furtos inviabilizam funcionamento do Aeroporto de Tucuruí.
          
Constantes furtos de cabos elétricos e destruição de equipamentos causam milhões em prejuísos ao patrimônio público, além de inviabilizar o funcionamento do Aeroporto de Tucuruí, e a segurança da aviação na região.
        
Mais de 11 mil metros de cabos de energia que custaram mais de R$ 400.000 (quatrocentos mil) foram furtados do Aeroporto, também foram furtados e danificados equipamentos de geração de energia e de controle do Espaço Aéreo da Região de Tucuruí  no valor de R$ 3.400.000,00 (três milhões e quatrocentos mil reais), equipamentos estes que foram importados da Espanha.
   
Após o furto dos cabos, novos cabos de energia foram comprados pela INFRAERO em dezembro do ano passado, e já foram furtados novamente.
         
A Eletronorte passou o Areoporto para a Prefeitura de Tucuruí em 2015, sendo responsabilidade da Prefeitura Administrar e garantir a segurança do Aeroporto, de suas instalações e equipamentos, o que pelo que se vê irresponsavelmente não está sendo feito.
          
É preciso que o MPE e o MPF (como se trata de verbas Federais), tome as devidas providências punindo o furto dos cabos, assim como a omissão da Administração Municipal, que é responsável pelo Aeroporto.
   
A impunidade em Tucuruí chegou a níveis alarmantes, até para o Brasil, já passou da hora de alguém tomar alguma providência, pois Tucuruí não é a Casa da Mãe Joana.
        
Com a palavra o MPE e MPF.
       
     
Agora ouçam a fala do Secretário municipal, que tentou desconversar e jogar a responsabilidade  pela segurança da área do Aeroporto que é administrado pela Prefeitura, para outros órgão federais.
       
Ora, como é que aeroportos funcionam em outros municípios que são menores, e tem arrecadação semelhante ou menor que a de Tucuruí?
       
Tucuruí tem a quinta maior arrecadação entre os municípios paraenses, o problema de Tucuruí não é d8nheiro, é de gestão e incompetência administrativa, isso na melhor das hipóteses.
       
Ouçam agora as desculpas esfarrapadas do secretário municipal.
     
ISSO É UMA VERGONHA!!!