Alterar o idioma do Blog

domingo 12 2023

Causa do sofrimento

Por que sofremos?

Sofremos porque temos consciência de nós mesmos, este é o preço que pagamos por sermos animais inteligentes, e apesar dessa inteligência, desconhecermos a nós mesmos e como a nossa mente funciona.

É fácil provar isso, é só tirar metade do nosso cérebro que não sofreremos mais nunca, nossa vida será de paz eterna,  sem sofrimento e sem consciência.

Para não sofrer, é que pessoas infelizes, normalmente entorpecem sua consciência e a sua inteligência se afogando em drogas, em atividades de risco ou sexo desregrado. Isso quando não se matam.

Não seria mais fácil se recusar a ser infeliz? Parece óbvio, mas parar de sofrer requer conhecimento de si mesmo, o que poucas pessoas possuem.

Pegue uma criança de dez anos e pergunte a ela como é Marte, e ela demonstrará um razoável conhecimento sobre o planeta vermelho, conhecimento adquirido na Internet, no entanto, pergunte a ela como funciona a sua própria mente. 

Ela simlesmente não sabe nada (com raras excessões), como a grande maioria dos adultos as crianças, também não sabem como funciona suas emoções e muito menos conhece as técnicas de como administrá-las.

Nós humanos, diferente dos animais, sofremos muito mais pelo passado e pelo futuro que pelo presente. Aliás, os animais sabiamente vivem no presente.

O depressivo sofre pelo passado, e o ansioso pelo futuro, sendo que ambos, passado é futuro, não existem, então sofrem por nada. Viver no passado gera saudosismo inútil, e muitas vezes alimenta ódio e desejo de vingança. Não existe nenhum bom motivo para viver relembrando o passado.

Além disso, a nossa lembrança do passado é seletiva e irreal, nossa mente tende a lembrar somente acontecimentos positivos reais ou imaginários, que hoje pensamos que eram bons, mas veja, podem ser bons para nossa mente e experiência de hoje, assim como o hoje será m
melhor para você ao relembrá-lo amanhã.

Nós sofremos basicamente por dois motivos...

O primeiro motivo é o desejo de controlar tudo, mas o universo não se deixa controlar, e os outros também querem ter o controle, isso nós faz estar permanentemente em conflito com o mundo, o que nós deixa infelizes.

O segundo motivo é que permitimos que os outros, e as situações comuns da vida, nós façam infelizes. Veja que grande parte das situações que te faz infeliz, para outros não tem grande importância, vai muito do apego que você tem a determinadas coisas e pessoas.

Nós não controlamos todas as situações da vida e não controlamos a vontade dos outros, isso em si já é muito difícil para a maioria das pessoas, no entanto se não conseguirmos controlar a nós mesmos, seremos escravos e infelizes por toda a nossa vida.

Se você aprender a controlar suas emoções, não permitirá que nada e ninguém o faça infeliz. É claro que ainda sentirá raiva, tristeza, saudade e até ódio, mas estas emoções serão passageiras, você não permitirá que elas se instalem e façam morada em sua mente, pois em vez de as alimentar, você mostrará que não são bem-vindas e se livrará delas, não lutando com elas, pois você perderia, mas as ignorando e lhes dando a importância que merecem, nenhuma.

O problema do ser humano é levar a vida muito a sério e matar a criança que existe dentro de todos nós. 

Vejam, as crianças são naturalmente alegres, quando ficam infelizes, somos nós adultos que as tornamos infelizes e temos que nós esforçar para isso. Já adultos nós humanos invertemos tudo, as pessoas tem de se esforçar para nos fazer felizes, raramente nós deslumbramos com a vida e a natureza e passamos grande parte da vida entediados, olha que absurdo, todos os outros animais se tornam melhores, mais livres, mais felizes e confiantes ao se tornarem adultos, mas o homem não.

Então não vamos mais permitir e dar poder as situações e as outras pessoas para nós fazer infelizes.

Vamos viver o agora, nenhum momento do passado é melhor que o agora, todo o passado existiu para nos trazer ao momento que estamos vivendo.

O futuro não existe e depende do agora para existir, por isso o agora é tão fundamental e muito importante para ser desperdiçado. 

Nossa vida na terra não é infinita, ela tem prazo de validade e não deve ser desperdiçada. Nossa vida é para ser vivida, este é o sentido da vida que muitos procuram.

Pense na morte, faça dela uma aliada, a ilusão de que a morte só leva os outros, nos faz desperdiçar momentos preciosos, pois a morte nos lembra a importância de estarmos vivos e a urgência de aproveitar ao máximo as experiências que adquirimos a todo momento.

O maior arrependimento no leito de morte não são os erros cometidos, o maior arrependimento ao morrer é não ter vivido plenamente, e em vez de se orgulhar da missão cumprida, encarar o vazio de toda uma vida não vivida.


André Luiz M. Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.