Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 22 2012

MPE está apurando crimes ambientais em Tucuruí, inclusive os cometidos pelos chamados invasores da Praça do Rotary

Há muito tempo o Folha denuncia a série de crimes contra o Meio Ambiente praticados em Tucuruí. 
   
Em sua grande maioria, estes crimes ou são praticados pela própria PMT, ou são praticados pelos amigos da Administração Municipal e com a conivência da prefeitura.
   
Temos visto que finalmente estes crimes estão tendo a devida atenção do Ministério Público Estadual. Se após a apuração será oferecida denuncia, ou se a justiça punirá os supostos responsáveis pelos crimes ambientais já é outra estória, mas o interesse do MPE quanto à questão ambiental em Tucuruí já é um avanço e cria novas esperanças para os ambientalistas. 
    
Após a transferência da Drª. Grace Kanemitsu Parente que é uma promotora corajosa, muito interessada e engajada na preservação, defesa do Meio Ambiente e na correta aplicação da Legislação Ambiental, a questão do meio ambiente em nosso município não estava tendo a devida atenção que a situação de destruição reiterada e constante do meio ambiente em Tucuruí requer.
   
Mas finalmente esta situação está mudando, só esperamos que por coincidência não haja outra transferência no MPE justamente agora, o que poderia levar a questão ambiental em Tucuruí novamente à estaca zero.
   
No caso dos invasores ricos da Praça do Rotary que fizeram construções em cima do Igarapé Santana, pelo que fomos informados, a situação se encontra em um impasse. O Ministério Público Estadual quer que a Lei seja cumprida, mesmo que seja necessária a remoção das edificações ilegais. Os donos das construções ilegais (Calce Bem e Supermercado Carajás entre outros) querem que o curso do igarapé seja desviado e assim preservar as construções. Já o Divino, dono do Cine Foto Vaz que tem um terreno próximo ao Igarapé Santana, mas que está em situação regular, não aceita (com razão) e nem quer ver falar em desviar o igarapé para o seu terreno, o que prejudicaria os seus projetos para a área.
   
Segundo nos disseram, um dos invasores da Praça do Rotary, em uma reunião em que a representante do MPE estaria presente, se saiu com as seguintes pérolas para justificar as construções ilegais e irregulares:
   
1 - Não fui eu que invadi o igarapé, foi o igarapé que se desviou e invadiu o meu terreno.
   
2 - O curso do igarapé era outro e com o tempo mudou e entrou no meu terreno.
   
3 - O Cláudio Furman quando em seu primeiro mandato como Prefeito de Tucuruí desviou o curso do igarapé para fazer um lava jato.
   
4 - O comércio localizado nas construções ilegais gera emprego em Tucuruí.
   
Agora vamos analisar estas pérolas:
   
1 - O Igarapé Santana está lá a milhares de anos, época em que Tucuruí nem sonhava em existir. Foram os invasores que construíram em cima do igarapé e invadiram as suas margens.
   
2 - Se os invasores tivessem construído obedecendo a distancia legal do curso de água, que segundo a Lei é de trinta metros do leito do rio, mesmo alterando com o tempo um pouco o seu curso, o Igarapé Santana nunca ficaria embaixo das construções.
   
3 - Não se tem notícia (perguntem aos moradores mais antigos) que o Cláudio Furman tenha desviado o igarapé ou que já tenha sido dono de um lava jato naquele local.
   
4 - A geração de emprego não justifica a ilegalidade, o tráfico de drogas e o contrabando também geram "empregos" e nem por isso estas atividades ilegais são ou devem ser toleradas. Lei é Lei, não se discute, cumpre-se.
   
Caso os invasores tivessem cumprido a Lei e a PMT não tivesse sido omissa e conivente, os donos dos terrenos não estariam tendo problemas agora.
   
O Folha de Tucuruí e a sociedade organizada apoia a iniciativa do MPE na apuração de crimes praticados contra o Meio Ambiente, contra a administração pública e contra a sociedade em nosso município. 
   
Estaremos sempre do lado de quem está do lado da Lei e do lado da nossa cidade.
   
Vejam abaixo a imagem de satélite que mostra as construções ilegais em cima do Igarapé Santana.
   
Para ampliar clique na imagem.
 

4 comentários:

  1. É mais fácil esse promotor(a) ser transferido(a) do que qualquer outra coisa. #######

    ResponderExcluir
  2. Cá pra nós, vocês estão achando que isso vai dar em algo palpável, visível, exemplável, exequível... sinto dizer que o nosso bom promotor vai ser ex-promotor e se mexer muito no caroço do angu, será exonerado, pois de fato, nós precisamos de um Dr. magnânimo, negro de coragem como o nosso herói jurídico JOAQUIM BARBOSA. Se nós do FUNDEB entregamos um relatório de uso indevido na parcelas dos 60%, que é exclusivo para pagamento dos professores, nas mãos da promotora e não deu em NADA. O relatório da saúde promovido pelo o Conselho da Saúde não deu em NADA. Se o kit de informatica para educação não deu em NADA. Se a compra de voto onde as filmagens não deram em NADA. Esses afronto aos mananciais, a poluição sonora, os graves acidentes provocado pela imprudência no transito com a omissão da CTUT vão realmente dar em algo... Fala sério... isso é Tucuruí, é só vitória.

    ResponderExcluir
  3. Vamos denunciar para STF quem sabe o Ministro Joaquim Barbosa faça alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. A coisa tá amarela, a coisa tá amarela, que não for filho de Deus tá na unha do ####### kkk.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.