Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 05 2016

Como fica a nova Câmara Municipal de Tucuruí?

    
Esta lista ainda pode mudar
    
Acima temos o resultado das eleições para vereador em Tucuruí, é bom esclarecer que esta lista pode mudar, já que alguns vereadores desta lista estão sendo julgados por acusação de crime eleitoral (Compra de votos).
     
Além dos vereadores que PODEM não assumir o cargo por terem seus registros cassados, tem outros que no caso da cassação de vereadores da sua coligação, devido ao quociente eleitoral, pode não ter voto suficiente para assumir o cargo, e neste caso fica como suplente.
     
Oposição ao Prefeito Jones na Câmara Municipal
      
Existe muita especulação e muita falta de conhecimento político quanto à questão da oposição ao Prefeito Jones.
      
Em primeiro lugar, não é o fato de que um vereador eleito ou o seu partido que na campanha apoiou os candidatos adversários do Jones, apenas por este motivo vão fazer oposição ao seu governo. 
       
Na campanha eleitoral é feita uma coligação de partidos políticos, esta coligação é formada apenas para a eleição, finda a eleição, os partidos não tem mais nenhum compromisso com os candidatos e seu partido político. ´, terminou a eleição, termina a coligação.
       
No caso do candidato eleito, os partidos da sua coligação terão participação no governo já que no Brasil o sistema político de governo é de Coalizão, ou seja, o governo é formado por vários partidos que ajudam a governança e dá estabilidade e sustentabilidade ao governo. Então estes partidos e seus vereadores, no caso dos municípios, compõe o governo e é a sua base aliada.
        
Os partidos que faziam parte da coligação do candidato derrotado, não tem mais qualquer compromisso com o mesmo ou seu partido após a eleição, já que não existem, a priori, interesses políticos comuns ou de governo. Estes partidos tem toda a liberdade para se aliar ao novo prefeito, de acordo com seus interesses políticos e partidários e decidem se farão parte da base aliada ou se vão fazer oposição ao novo governo. Mas só o fato do vereador ter feito parte de uma coligação adversária do candidato eleito não quer dizer que será oposição ao novo governo.
        
Possível oposição
       
A meu ver apenas os vereadores do PSDB Branco e Dr. Fábio, tem maior possibilidade de vir a fazer oposição ao governo Jones, mas não porque é do partido do Jairo, mas porque são do partido da Deputada Eliane Lima e do Governador Jatene, que podem abrigar o grupo dos vereadores do PSDB no Governo do Estado, no entanto mesmo assim temos que levar em conta que o mandato do Jatene termina em 2018 (em dois anos), e o mandato da Deputada também termina em 2018 e ela não tem mais o apoio da máquina em Tucuruí, Goianésia e Breu Branco para se reeleger.
        
Têm os dois vereadores do PPS que podem ou não fazer oposição ao governo Jones, isso vai depender da conjuntura, desta forma temos quatro vereadores que tem chances de se tornarem oposição, mas isso é meio complicado, pois não existe muito espaço político no Governo do Estado para abrigar os grupos políticos de quatro vereadores.
         
Além disso, existem pessoas poderosas em Tucuruí, pessoas estas com ascendência sobre estes vereadores que não tem nenhum interesse em bater de frente com o Prefeito de Tucuruí, já que tem muito a perder, sendo assim estes interesses podem conter os ímpetos oposicionistas de alguns vereadores. No entanto, como republicano que sou, acredito que a oposição (caso não seja maioria) é boa para o Governo, já que aponta erros e soluções. 
         
Fazer oposição, (no caso de vereadores) exige muita competência, altruísmo e responsabilidade já que se o vereador for muito fraco sua oposição não produz nenhum efeito e o vereador vira motivo de chacota, se exagerar, pode passar para a população a imagem de um político radical, agressivo e a impressão de que "atrapalha" o governo e consequentemente a cidade, além disso, o oposicionista tem de ter uma ótima comunicação pessoal com a população, o que não é fácil, já que grande parte da grande mídia é chapa branca. Tivemos dois bons vereadores de oposição na legislatura passada que foram o Jones e o Tom, mas lhes faltou justamente uma boa comunicação com a população, e por isso, a meu ver, não conseguiram se reeleger, mas pelo menos mantiveram a sua reputação, tanto que o Jones agora é Prefeito.
        
Maioria na CMT
        
Acredito que não deve ser difícil para o Prefeito Jones fazer maioria na Câmara Municipal, já que não existe motivação e interesse dos outros partidos (exceto PSDB e talvez o PPS, estes dois partidos tem os interesses dos caciques em jogo), em fazer oposição ao Jones. Ser situação também não é fácil, embora seja menos penoso que ser oposição, o vereador da situação deve apoiar o prefeito, mas com responsabilidade, sempre colocando como prioridade o interesse público e deve ouvir a população, desta forma fará o seu papel e ajudará o Prefeito fazendo com que a Administração Pública cometa menos erros e governe com e para o povo. 
        
Um governo que tem a aprovação popular não teme oposição, da mesma forma o vereador que escuta as vozes das ruas e defende o interesse público se reelege e tem chances de fazer uma grande carreira política. Vereadores e Prefeitos têm de governar para o povo e enxergar bem à frente, se quiser ter um futuro político e não ser um prefeito ou um vereador de um só mandato. 

Existem diversos ex-vereadores que passaram pela Câmara Municipal de Tucuruí, que tinham um grande carisma, tinha uma boa eloquência e um enorme potencial para fazerem uma carreira política brilhante, mas se corromperam, voltaram as costas para o povo e perderam a sua reputação e a confiança da população, se tornando verdadeiros mortos vivos políticos.
         
O Futuro
       
O Folha de Tucuruí deseja ao Prefeito e aos vereadores muita sorte e um bom mandato e torço para que façam uma boa administração, pois o povo de Tucuruí merece. Desejamos acima de tudo que Executivo e legislativo governem e legislem para o povo e não para si mesmos, como sempre aconteceu nos governos municipais em Tucuruí.
        
Jones e vereadores já sabem o caminho, apesar da grave situação da Prefeitura atolada em dívidas e completamente sucateada, nós temos capacidade para fechar está página da história de Tucuruí e começar uma nova fase, com desenvolvimento e com a valorização da pessoa humana como prioridade de governo.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.