Alterar o idioma do Blog

sábado 04 2021

A religião deve unir ou dividir a humanidade?


Religião é divisão ou união?

Os ensinamentos do Cristo são muito conhecidos para quem nasce nos países em que a religião predominante é o cristianismo, como no Brasil.

Assim, não vou comentar sobre o que Jesus falou, e sim o que ensinou com seu exemplo, e o exemplo vale por mil palavras.

Muitos religiosos cristãos através das inúmeras vertentes do cristianismo, defendem suas religiões com fanatismo e até mesmo com agressividade e ódio. 

Em vez de procurar unir a humanidade, a maioria das religiões ditas cristãs promovem a divisão, cada qual se julgando e se dizendo dona da verdade, e portanto superiores as demais, seus seguidores são os "eleitos", enquanto os que pensam diferente são a escória do mundo, portadores de toda a maldade, defeitos, devassidão e vícios, estes devem ser eliminados e condenados ao inferno e ao sofrimento eterno. 

Para estes fanáticos, pessoas ateias e de outras religiões devem ser combatidas por todos os meios, pela força da Lei dos homens ou até mesmo pela violência física.

Estas pessoas fanatizadas em seu imenso orgulho e vaidade, pensam e agem de forma oposta e contrária aos ensinamentos e exemplos de Jesus Cristo, de quem elas acreditam ser prepostos autorizados a julgar, condenar, e fazer "justiça" com as próprias mãos e em nome de Deus.

EXEMPLOS DE JESUS

Vamos analisar agora o exemplo da agonia e morte de Jesus Cristo, por seus atos naqueles momentos de dor e suplício de uma morte cruel e dolorosa.

O PERDÃO

Quando estava pregado e suspenso na cruz, sofrendo terriveis dores e humilhações, Jesus disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"
Naquele momento Jesus era um ser humano como todos nós, estava sofrendo, e como ser humano que era, desejou por um momento que seu sofrimento terminasse. 
Jesus portanto conhece o sofrimento humano, ele sabe o que sentimos quando sofremos, neste exemplo ele mostra que compreende nosso sofrimento e a nossa fraqueza.

Mas mesmo sofrendo na cruz, Jesus perdoou seus executores, e os defendeu perante Deus dizendo que eles não sabiam o que estavam fazendo, mostrando a todos nós que na dor e no sofrimento mesmo que injusto, o melhor é perdoar, e usar a dor como degrau para nos tornarmos seres melhores nos aproximando de Deus, já o ódio e o desejo de vingança só agravam o sofrimento. O ódio aprisiona, o perdão liberta.

O BOM LADRÃO

As pessoas não compreendem que Jesus também perdoa os maus e perversos, então dizem que Jesus perdoou o "bom ladrão", ora, não existe bom ladrão, já que o ladrão prejudica deliberadamente o próximo, causando-lhe prejuízos e não raro a morte.

O ladrão não era bom, mas se arrependeu na última hora, nos 45 minutos do segundo tempo, e foi perdoado.

O QUE NOS DIZ ESTE EXEMPLO DE JESUS?

Nos diz que nunca é tarde para nos arrependemos dos nossos erros, e que nunca é tarde para procurarmos corrigir o nosso rumo e a nossa vida.

Diz também, que devemos nos tornar melhores ainda neste mundo, não podemos desperdiçar a oportunidade, mesmo quando a dor e a morte batem à nossa porta, nunca é tarde demais.

JESUS NÃO JULGOU

Ao contrário de muitas "pessoas boas", Jesus não julgou o ladrão que recorreu a ele na hora da morte, não lhe pediu conta dos seus atos e nem do mal que havia praticado nesta vida, Jesus não lhe perguntou sua nacionalidade, sua religião, sua opção sexual e nem mesmo no que ele acreditava, Jesus percebeu a sinceridade daquela alma e perdoou sem condições, sem questionamentos, sem cobranças e sem exigências.

O PERDÃO DE DEUS NÃO NOS LIVRA DAS CONSEQUÊNCIAS DOS NOSSOS ATOS

Jesus perdoou o ladrão arrependido e aliviou seu sofrimento dando-lhe força e esperança, mas não o livrou da cruz e da morte lenta e dolorosa, mostrando que o perdão de Deus sempre nos dá uma nova chance de conquistar a felicidade ao seu lado apesar dos nossos erros, no entanto, não nos desobriga de arcar com as consequências dos nossos atos.

Deus com o seu amor nos perdoa e nos dá força, esperança e ânimo para resgatar nossos débitos para com a vida, para vencer o sofrimento e as dificuldades quando nos aproximamos e recorremos a ele com sinceridade e humildade.

QUANDO MORRE UM "MAU"

Quando morre um "mau" sem arrependimento, os anjos se entristecem e os "demônios" vibram e comemoram, é mais um filho de Deus que não teve tempo para se arrepender ainda em vida, não conseguindo ainda conquistar seu lugar entre os bem aventurados, desperdiçando uma oportunidade preciosa não valorizando e reconhecendo o sacrifício do Cristo, que deu sua própria vida para que TODA a humanidade  alcance a felicidade na vida eterna.

O plano de Deus, que é infinitamente amoroso e misericordioso, é que sejamos TODOS felizes e bem aventurados, nós é que teimamos em usar o nosso livre arbítrio de forma equivocada, assim retardando a felicidade que nos foi reservada ao seu lado.

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ MESMO?

Quando morre um "mau", de que lado você fica: do lado dos que se entristecem, ou do lado dos que comemoram?

Pense nisso.

André Luiz M. e Silva.

Blog Folha de Tucuruí - Percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.