Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 20 2014

O derrocamento do Pedral do Lourenço

Entenda a importância do anúncio de Dilma

Entenda a importância do anúncio de Dilma (Foto: Divulgação)
O Pedral do Lourenço, entre os municípios de Tucuruí e Marabá, impede a pela navegação na região. (Foto: Divulgação)















A presidente Dilma Rousseff irá anunciar no começo da tarde desta quinta-feira (20), em Marabá, no sudeste paraense, o lançamento do edital para o derrocamento do Pedral do Lourenço, medida que prevê melhorar o transporte hidroviário nesta região do Estado.
  
O Pedral do Lourenço é uma extensão de 43 quilômetros de rochas, na altura do município de Itupiranga, vizinho a Marabá, que impedem a navegação segura no Rio Tocantins durante todo o ano, o que inviabiliza a hidrovia. De nada adiantam eclusas de Tucuruí, se o pedral não for removido.
  
O derrocamento nada mais é do que a implosão das rochas, para abertura de um corredor que possibilite passagem de grandes embarcações. Os projetos executivos divergem sobre a largura desse canal e também sobre o calado (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha da embarcação).
    
O Pedral do Lourenço recebeu este nome porque “Lourenção” era o apelido do primeiro piloto de embarcação da região que conseguiu passar pelas rochas.
     
No caso específico da hidrovia do Tocantins, a ideia é que esse modal sirva de transporte principalmente para soja, minério e produtos industrializados possivelmente pela Alpa (Vale) e Aline (Sinobras).
     
(DOL)
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.