Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 28 2014

Infarto: saiba se você pode sofrer do mal que matou famosos

Jair Rodrigues e José Wilker morreram com infarto do miocárdio; entenda.
       
   
Por: Bolsa de Mulher

      
As seguidas mortes de famosos por ataque do coração chamam atenção para o problema e fazem surgir a dúvida: quem pode ter um infarto? O cantor Jair Rodrigues, o ator José Wilker e o jornalista esportivo Luciano do Valle foram as últimas vítimas desse mal. Conversamos com cardiologistas que explicam e indicam o grupo de risco do problema.
       
O que é o infarto?
      
O infarto do miocárdio acontece quando um coágulo interrompe a circulação de sangue em uma região do músculo cardíaco, segundo explica o médico Dr. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade. Esse problema causa fortes dores no peito e afeta os batimentos do coração. Caso esse mal não seja revertido rapidamente com ajuda médica, podem ocorrer danos irreparáveis ao cérebro por falta de oxigenação adequada ou mesmo a morte do paciente.
       
Eu posso ter infarto?
      
Se você passa o dia muito estressado e preocupado com trabalho, tem diabetes, fuma, sofre de hipertensão, possui níveis de colesterol altos, é sedentário, obeso ou possui histórico familiar de problemas coronarianos, está no grupo de risco de pessoas que podem ter um infarto, independente de idade ou sexo.
       
Se sentir uma espécie de aperto no peito, que pode se irradiar para pescoço, costas e braços, e também se tiver possíveis crises de suor, palidez, sensação de queimação no tórax ou porção superior do abdome, mal estar generalizado, náusea e falta de ar, procure imediatamente ajuda médica – esses são os maiores sintomas do infarto. Um eletrocardiograma poderá confirmar o problema e o tratamento deverá ser feito com cirurgia para retirada do coágulo, o que poderá restaurar o fluxo sanguíneo. Quanto mais precoce for o procedimento, maior a quantidade de músculo salvo e melhor o prognóstico do paciente.
       
Como evitar infarto
        
Os cardiologistas do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) indicam atitudes que podem diminuir os riscos de ter um infarto. “Manter a mente tranquila e evitar grandes emoções é muito importante, mas também é fundamental manter uma vida plenamente saudável. Principalmente na terceira idade”, alerta a médica Cynthia Magalhães.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.