Alterar o idioma do Blog

domingo 28 2019

IPASET - Nos Bastidores da Política VI

          
Como o IPASET é financiado com dinheiro do funcionalismo municipal e com o dinheiro do povo de Tucuruí, eu estou prestando contas e dando transparência ao período em que exerci o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPASET. 
          
             

Como eu já havia dito em matérias anteriores, no começo da atual Administração do IPASET, o órgão estava muito tumultuado com as auditorias e investigações do TCM e do MPE, já que a todo o momento a diretoria recebia ofícios solicitando informações e documentação das administrações anteriores, ainda por cima muitos contratos já haviam sido encerrados, havendo a necessidade de se fazer licitações para não paralisar a Administração do IPASET.
              
Como não havia pregoeiro no IPASET, o Superintendente resolveu contratar um amigo para um cargo de confiança, para em seguida o nomear pregoeiro e assim fazer as licitações que se faziam necessárias. O problema, eu soube depois, é que o pregoeiro havia feito o curso pela Internet, não tendo experiência prática em licitações.
          
Diante disso, o Superintendente resolveu pedir ajuda a um ex-pregoeiro da PMT que trabalhou no mandato do Jones, este pregoeiro é um Ex-vereador do Partido dos Trabalhadores e segundo o Superintendente muito experiente em licitações, e desta forma poderia orientar o pregoeiro do IPASET nas licitações.
     
E mais, o ex-pregoeiro não iria cobrar nada do IPASET, seria uma ajuda para a administração e um favor pessoal ao Superintendente. Desta forma eu me tranquilizei quanto às licitações, e como Diretor Administrativo Financeiro não precisaria interferir nas licitações, e assim evitar questionamentos quanto à lisura do processo licitatório e poderia cuidar de outras coisas também urgentes e que requeriam minha atenção.
        
Mas o pregoeiro do IPASET teve muitas dificuldades além da sua inexperiência, já que os comerciantes de Tucuruí não queriam participar das licitações do IPASET, e não queriam fornecer as cotações de preços por dois motivos:
     
Primeiro, que a maioria tinha dinheiro para receber da Prefeitura e não conseguiam receber, muitos já davam por certo que teriam prejuízos.
      
Segundo, O valor das licitações não compensava o trabalho e os gastos, sendo que algumas empresas nem mesmo tinham as certidões necessárias para participar das licitações.
          
Diante da inexperiência do Pregoeiro, e mesmo com ajuda, as licitações estavam travadas e o tempo passando. Assim, diante da urgência de se fazer licitações, já que os limites para compra direta estavam se esgotando, o pregoeiro teve a ideia de aproveitar as cotações das licitações anteriores de material permanente e de consumo.
       
Desta forma seriam resolvidos os problemas, pois teríamos as cotações e teríamos os preços cotados no ano passado e nas licitações anteriores. Seriam mantidos, segundo ele, os preços e as quantidades, sendo que o IPASET compraria somente o necessário, mesmo que fosse licitado um número maior de produtos e assim ganharíamos tempo.
     
A princípio achei a ideia logica, sem imaginar que eu iria me arrepender e arrumar uma grande dor de cabeça com esta “solução”.
       
Por sua vez, a lista de material de informática com as especificações técnicas necessárias para atender o IPASET, assim como a cotação de preços, ficou a cargo do responsável pela área de informática do IPASET, e que agora é o Diretor de Benefícios.
          
Assim as licitações foram feitas, eu confiava na competência do ex-pregoeiro da PMT, na boa vontade do pregoeiro do IPASET que poderia compensar a sua falta de experiência, eu acreditava que tudo correria bem e dentro das normas do devido Processo Licitatório, assim não interferi nas licitações.
         
O tempo provou que eu estava errado e que eu teria muita dor de cabeça, ficaria muito estressado e que sairia prejudicado.
          
Mas esta matéria já está muito extensa e como eu quero fazer esta prestação de contas com muita calma e com o máximo possível de detalhes e informações. 
              
Darei continuidade na matéria na próxima postagem (IPASET VII).
          
Um grande abraço a todos os amigos que acompanham o Folha de Tucuruí.
          
André Resistência.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.