Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 19 2019

IPASET - Nos Bastidores da Política VIII


          
IPASET - Nos Bastidores da Política VIII 
                 

Como o IPASET é financiado com dinheiro do funcionalismo e com o dinheiro do povo de Tucuruí, eu estou prestando contas do período em que exerci o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPASET. 

                        

Continuação da matéria: IPASET - Nos Bastidores da Política VII

                       

LICITAÇÕES 

                  
A licitação que mais me estressou foi a licitação de Informática, pois verifiquei que os preços, a meu ver estavam altos, e isso gerou muitas discussões no IPASET, pois eu questionava os preços a cada compra, no entanto sempre fui voto vencido, cheguei mesmo a consultar a Assessoria Jurídica do IPASET, se haveria uma forma de baixar os preços de forma unilateral já que obviamente o fornecedor se negaria, pois que existia uma licitação em um contrato assinado.
                
A posição da Assessoria Jurídica do IPASET era de que a anulação da licitação e a rescisão do contrato sem a anuência dos fornecedores, poderia acarretar processos e indenizações contra o IPASET, além das despesas de uma nova licitação, desta forma, eu tive que aceitar a situação mesmo a contragosto, no entanto com muita pressão e teimosia, eu ainda consegui comprar vários equipamentos de informática abaixo do preço licitado, mesmo que sob protestos de diretores que não concordavam comigo e pressão do fornecedor.
                
Eu até fui procurar o fornecedor na empresa para saber o que aconteceu, e tentar negociar melhores preços, mas sem sucesso, o fornecedor me disse que comprava em dólar os equipamentos e por isso os preços variavam muito (naquela época havia uma oscilação grande do dólar), e disse ainda que não poderia equiparar seus preços com o de grandes lojas de informática, que compravam os equipamentos em grandes quantidades.
                
Disse-me ainda o fornecedor, que somente ele compareceu na licitação, me disse ele ainda, que não houve nenhuma contestação do Pregoeiro aos preços por ele apresentados e desta forma, o contrato deveria ser cumprido pelo IPASET.
             
"O não interesse de outras empresas, provavelmente se deve ao “pequeno valor” da licitação em comparação às licitações da PMT e Câmara Municipal. Além do valor da licitação, os comerciantes não se interessavam em vender para a Prefeitura, devido à dificuldade para receber, quando recebiam.
            
Não adiantava dizer aos fornecedores que o IPASET é uma Autarquia e, portanto têm (ou pelo menos deveria ter) administração e recursos próprios, os fornecedores não forveciam seus peços e não queriam vender para o IPASET/PMT e pronto. Outra coisa interessante é a quantidade de empresas com problemas de documentação em Tucuruí e a falta de interesse em regularizar a situação, por este motivo grande parte destas empresas não podem participar de licitações, pelo menos não em nome de suas empresas."
             
Mas eu tive uma ajuda inesperada e muito bem-vinda (pelo menos para mim), um dia a Direção do IPASET recebeu uma visita surpresa da Promotoria, que questionou as licitações e chamou a atenção do Superintendente e do Pregoeiro, recomendando a anulação das licitações e solicitando que fossem enviados ao MPE, os empenhos e cópias das notas fiscais dos produtos comprados de todas as licitações do IPASET.

Para encurtar a história, usei a recomendação do MPE para pressionar a diretoria e os fornecedores das licitações citadas pelo MP, para que as mesmas fossem anuladas e os contratos rescindidos, no que mesmo a contragosto de alguns dentro e fora do IPASET, foi feito, o que me tirou um enorme peso das costas.

No entanto o estresse durante meses, diante destas e de outras situações, me cobrou um alto preço sobre a minha saúde. Mas esta é outra história, e fica para as próximas matérias da minha prestação de contas.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.