Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 19 2012

Comunicado IBOPE


Diante dos recentes posts em seu blog, encaminho comunicado do IBOPE para publicação.


São Paulo, 19 de setembro de 2012

Comunicado à imprensa

Esclarecimentos sobre pesquisa do IBOPE em Tucuruí


O IBOPE Inteligência esclarece, diante de inúmeras informações erradas que têm circulado em Tucuruí, que a pesquisa realizada na cidade é real e seus dados estão corretos.

A pergunta sobre rejeição dos candidatos permite múltipla resposta, ou seja, ela soma mais de 100% visto que cada entrevistado pode indicar mais de um candidato em quem não votaria de jeito nenhum. Exatamente por isso a soma dos percentuais observados totaliza 117%, o que não caracteriza nenhum erro. Inclusive, em muitas perguntas com respostas múltiplas o percentual total pode ser muito superior a 117%

No caso da intenção de voto, a soma dos percentuais totaliza 101% devido ao critério de arredondamento dos percentuais, visto que não utilizamos em nossos relatórios os dados com casas decimais. Nestes arredondamentos, podemos ter casos que somam 99% (ou menos) ou 101% (ou mais), como no referido caso.

O arredondamento é um conceito matemático básico, que determina que entre 0,0% e 0,4% são arredondados para 0%, enquanto os valores superiores a 0,5% são arredondados para 1%. Abaixo colocamos dois exemplos. No primeiro (tabela 1), usamos exatamente os resultados desta pesquisa, colocando as respostas em números absolutos (ou seja, exatamente quantas menções, ou votos, cada candidato recebeu), e duas colunas de percentuais, sendo a primeira com uma casa decimal, e a segunda sem casa decimal, com arredondamento, exatamente como o IBOPE divulga suas pesquisas.

O segundo exemplo (tabela 2) é hipotético, e serve apenas para exemplificar uma situação em que os percentuais poderiam ficar abaixo de 100%.

TABELA 1

Números absolutos
Percentual COM casa decimal
Percentual SEM casa decimal
Sancler
228
56,2%
56%
Jones William
60
14,8%
15%
Claudio Furman
45
11,1%
11%
Professor Jonatas
19
4,7%
5%
Branco/ Nulo
15
3,7%
4%
Não sabe/ Não respondeu
39
9,6%
10%

406
100,0%
101%


TABELA 2

Números absolutos
Percentual COM casa decimal
Percentual SEM casa decimal
Candidato A
119
29,3%
29%
Candidato B
99
24,4%
24%
Candidato C
87
21,4%
21%
Candidato D
62
15,3%
15%
Branco/ Nulo
22
5,4%
5%
Não sabe/ Não respondeu
17
4,2%
4%

406
100,0%
98%

Atenciosamente,

Comunicação Institucional IBOPE

Obrigada,

Rose Guirro
Executiva Sênior de Conta – Senior Account Executive
55 11 5090.8979 

26 comentários:

  1. O problema não está no 1%. O problema está na manipulação na coleta de dados e na escolha das fichas para tabulação. O IBOPE do Montenegro e o Zé Adão ainda acham que o brasileiro é o mesmo bobinho de 20 anos atrás, quando ele manipulava resultados e depois das eleições refazia a pesquisa e publicava no site da empresa. NÃO ME ENGANA QUE EU NÃO GOSTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem vale mais a pena ficar falando no IBOPE, isso já é passado.
      E ninguém acreditou mesmo, por isso ficam se explicando, explicando, e quanto mais explicam menos a população acredita.
      Isso é perda de tempo.
      Falta apenas 16 dias para as eleições, vamos esperar e ver quem tem razão. As urnas não mentem.

      Excluir
  2. Eita mais esse povo da Folha de Tucuruí só é o que eles dizem é que tá certo! Gente nós visitantes desse blog não precisamos de tanta fofoca, nós já sabemos como a cidade está. Vcs tem que ser imparcial, falar o que tá ruim mais também falar o que melhorou. Na verdade o povo não é idiota. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos repetir mais uma vez e quantas forem necessárias. O Sistema Floresta segundo informações (Que não é possível confirmar) mantém contrato de R$ 50.000,00 cinquenta mil reais por mês com a empresa Shekinah, que ''ganhou'' a licitação de publicidade da PMT, empresa cujo endereço do escritório é a casa do Diko Reis, e faz propaganda do que prefeito fez e principalmente do que ele fingiu fazer.
      Sendo assim o Folha tem a obrigação de mostrar a verdade doa em quem doer, vamos continuar a combater a mentira e a enganação.
      Estamos fazendo a nossa parte, é isso que importa, o resto compete a cada cidadão. Depois não digam que não foram informados.

      Excluir
    2. Eu desafio vc ai de cima a me falar o q melhorou nessa cidade? Te dou um pirulito chupado se conseguir destacar no mínimo 5 itens das coisas q a prefeitura fez, não vale as obras do governo federal e nem estadual tá, então vamos lá comece. 1- 2- 3- 4- 5-

      Excluir
    3. Em primeiro lugar me diga qual é o municipio nesse país que trabalha só com os recursos proprios? vamos lá 1-2-3-4-5,hoje a assistência social em tucuruí é destaque, nunca em governos anteriores o povo foi tão bem atendido, nunca em tucuruí um admistrador procurou fazer tantos convênios com os governos estadual e federal,me diga qual é a cidade nesse Brasil que não tem problemas com saúde,segurança,educação. aqui não é diferente temos que ver de verdade quem tem boa vontade que isso melhore. Para que tenha obras seja lá do governo estadual ou federal, precisa de um administrador que vá atrás desse beneficio, pois nada cai do ceú facil, à 32 anos moro em Tucuruí e sei que muitas coisas mudaram moro no bairro liberdade e sei o quanto as coisas mudaram por lá. obrigado.

      Excluir
    4. Se teu filho se machucar, que espero não acontecer, e precisar de um posto médico pra fazer curativo, te prepara pra comprar o medicamento e o material pq éssas imundices de postos de saúde estão jogadas as traças. É certo que nenhum municipio trabalha somente com recursos próprios mas aonde estão os recursos do nosso municipio?...e a verba destinadas aos professores?... e as escolas Dulcimar Brito e Maria Fernandes?, Cade a Reforma?...Tinta Amarela agente compra no comércio de tucuruí mas nem isso a atual gestão compra aqui, é comprada fora...
      Tucuruí ta entrando em decadencia, a perseguição e o medo tomaram de conta de nossa cidade. Se você acha que dá pra cobrir o sol com a peneira vá em frente, o voto é livre mesmo...

      Excluir
    5. Muito engraçado seu comentário, de dezenas de escolas em nosso municipio vc vez falar de apenas duas que ainda ñ foram reformadas,
      tenho orgulho de ver as lindas escolas que estão sendo construidas nos bairros da Terra Prometida,Nova Matinha,Getat,Paravoá que coisa linda vc viu, aí está a sobra do dinheiro, sou funcionario publico concursado e observo que diferente de outras categorias os professores tem sido bem remunerados,como vemos em nossa cidade a maioria dos professores com carros novos. será porque? Estão ganhado muito mau assim? Antes dessa gestão tudo já existia aqui, o antigo hospital municipal, os postos de saúde, as escolas, os bairros beira rio,liberdade,nova coquista,palmares,serra azul entre outros, mas será prq nunca foi feito nada? Já que sempre teve muito dinheiro. Vc lembra da gestão passada? eu não gosto nem de lembrar! O que podemos ver hoje são obras de qualidade. Obrigado e compare.

      Excluir
    6. Você é concursado? desde que gestão?, pq nessa eu sei que não foi, pois, não vejo concurso público há 4 anos. Concorda comigo?. To vendo algumas "obras" agora no finalzinho do mandato...Cadê a orla da Nova Matinha?. Tava no projeto de promessa de campanha. Sejamos francos, algumas coisas aqui ditas não são relevantes.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    8. Não permitimos ataques a parentes de candidatos ou de qualquer outra pessoa pública.
      A família tem que ser respeitada, quem não tem parentes problemáticos que atire a primeira pedra. Outra coisa, só afirme o que pode provar.
      A política e uma campanha eleitoral não serve de desculpa para a falta de ética.

      Excluir
    9. Além de tudo ninguém da dando nomes aos bois!

      Excluir
  3. Uma pesquisa sobre a intenção de votos em Campo Grande, feita pelo Ibope a pedido da TV Morena, foi impugnada pela juíza Elisabeth Rosa Baisch, da 36ª zona eleitoral, atendendo a um pedido dos candidatos à prefeito Reinaldo Azambuja (PSDB), Sidney Melo (PSOL) e Alcides Bernal (PP). O levantamento deveria ser divulgado nesta sexta-feira (14).
    A juíza, em decisão liminar, questionou a metodologia usada na pesquisa. No entendimento do Ibope e da TV Morena, não existe qualquer irregularidade, que é usada há mais de 70 anos pelo instituto. Medidas jurídicas já estão sendo tomadas para garantir o direito de divulgação das informações.
    OLHA A CREDIBILIDADE DO IBOPE

    ResponderExcluir
  4. Por decisão da Justiça Eleitoral, a EPTV não divulgou nesta quinta-feira (30) a primeira pesquisa Ibope com a intenção de voto para a Prefeitura de São Carlos (SP). O pedido para que a pesquisa não fosse divulgada foi feito pela coligação "Mudar para Melhorar", que apoia o candidato Paulo Altomani (PSDB), com o argumento de que o Instituto Ibope não divulgou todas as informações no prazo exigido para o registro da pesquisa junto à Justiça.

    ResponderExcluir
  5. A juíza da 70ª Zona Eleitoral, na Capital, Túlia Neves, acatou liminar impetrada pela coligação encabeçada pelo PT e determinou a proibição de qualquer tipo de divulgação dos números da pesquisa Exatta, contratada pela TV Tambaú.
    A medida, segundo a juíza, tem o objetivo de impedir a divulgação enquanto são analisadas as acusações que pesam contra o instituto. O advogado Rodrigo Farias, da coligação de Luciano Cartaxo, diz que sequer a empresa existe formalmente.
    ###.

    ResponderExcluir
  6. Interessante no mínimo, pois pela aplicação de uma estatística básica em relação a amostra (406 entrevistados)dá cerca de 2,03% dos entrevistados. Será que o IBOPE não considera a representatividade das pessoas que "contribuíram" com a pesquisa (fajuta)???
    Para ser representativo deveria ter pelo menos 5% ou 1000 pessoas, considerando 20mil eleitores. Latismável ...

    ResponderExcluir
  7. voces falaram para parar com essa teima sobre ibope, vamos esperam pelas urnas.se o 23 ganhar voces da folha param de procurar chefe em cabeça de cavalo, sera que voces tem coragem de pedir desculpa ao 23 e a população que acessa esse blog. quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho q o folha precise pedir desculpas para ninguém, pq eles apenas mostram a verdade e se ela encomoda, ai é problema de quem está se sentindo encomodado. E acho mutio difícil eles pedirem, pq se depender da vitória dele nas urnas, ai esse pedido não vai sair nunca,pq ele não vai se reeleger e isso é fato.

      Excluir
    2. Quem tem que pedir desculpas é o 23 , para a poulação , por achar que somos burros em acreditar mais uma vez nele. Existe um ditado que diz que ERRA É HUMANO , MAS PERMANECER NO ERRO É BURRICE. Eleitores de Tucuruí, lembrem-se que o voto é secreto é só você e a urna , então vote certo .

      Excluir
  8. Vejamos o que vão nos dizer as outras duas pesquisas registradas no TSE!

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião o candidato mais preparado para assumir o comando de nossa cidade é o PROFESSOR Jonatas, e muitas pessoas ,com quem já conversei sobre eleições 2012, também acham. Porém infelizmente algumas dessas pessoas me disseram que não vão votar no professor, porque acham que ele não ganha , e que se votar nele vão está elegendo o 23 , pois vão deixar de votar em outro candidato que pode ganhar dele e essas mesmas pessoas dizem vão votar no 13.Já que o 23 e o 15 são tudo farinha do mesmo saco .

    ResponderExcluir
  10. Mas que desculpinha fuleira essa que deram sobre essa pesquisa comprada do ibop.

    ResponderExcluir
  11. Eu queria saber o que foi que aqueles professores ###### , ganharam do ####### , para iriam no horário politico dele dizer que a educação do municipio melhorou , que os professores foram valorizados por este prefeito. Eu sei que muitos professores queriam meter a cara na televisão e dizer a verdade, mas não fazem isso por medo das perseguições que partem diretamente desse prefeito e de sua secretária de educação , essa é outra que ######## neste 4 anos.

    ResponderExcluir
  12. O Guto Magalhães não teve medo, meteu a cara no programa do PT e desceu a ripa desse amarelo ########.

    ResponderExcluir
  13. Esses professores ############## que deram entrevista tem Q I [quem indica } e somente isso .

    ResponderExcluir
  14. Ei pessoal vcs sabiam que a Coligação do 13 ganhou uma liminar exigindo que o 23 divulgue a margem de erro da pesquisa e o período em que foi realizada?

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.