Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 13 2013

Comportamento - Mitos e verdades sobre os motivos que levam à traição

Baseada em sua experiência como mediadora de conflitos, escritora desvendou os mistério sobre a preocupação número um dos ciumentos

Redação Bonde
  



Quase todo mundo conhece uma história marcante sobre traição, seja na vida pessoal ou por ter dado o maior apoio para uma amiga que sofreu horrores por causa um namorado infiel. Nessas horas o pensamento é um só: por que isso aconteceu? A dificuldade em lidar com a infidelidade do parceiro pode levar muitas mulheres a simplesmente não conseguirem levar a vida adiante e superar o ocorrido. 

De acordo com Suely Buriasco, londrinense, escritora e mediadora de conflitos, a pessoa que trai carrega problemas individuais. "Ela trai por carências dela mesma. A pessoa vai estar sempre trocando de parceiro enquanto ela não resolver seus conflitos'', afirma. 

Baseada em sua experiência como mediadora de conflitos, Suely Buriasco escreveu sobre os mitos e verdades da traição, para que as pessoas entendam o que leva um companheiro a procurar outros relacionamentos, e o que provoca esse comportamento. Confira: 

Todo homem trai – Mito 

Existe homens que não traem suas mulheres, não por não terem vontade, mas por considerar como valor maior a família e a harmonia conjugal. 

O homem trai mais do que a mulher – Verdade 

Há veracidade nisso, até porque toda a cultura machista herdada por séculos facilita muito mais ao homem trair. Entretanto, segundo pesquisas, essa diferença está diminuindo, pois, a mulher também tem mostrado seu lado infiel. 

Quem trai uma vez, trai sempre – Mito 

Muitas pessoas que passaram por essa experiência dizem que se sentiram muito mal consigo mesmo e nunca mais caíram na tentação. Outras viram sua vida se desmoronar diante da descoberta do cônjuge traído e passaram a valorizar mais a família e seu bem estar. 


Mudanças comportamentais podem indicar traição – Verdade 

Quando alguém comprometido se envolve com outra pessoa desenvolve um conflito interno e o sentimento de culpa acaba aparecendo, dessa forma é natural que mudanças de comportamento e mesmo na personalidade aconteçam. Nesse quadro é muito comum que haja oscilações de humor levando a pessoa de irritada à amável demais. O sentimento de cobrança e o medo de ser descoberto podem ser tão intensos que a pessoa vive estressada. 

A mulher perdoa traição – Mito 

Bom não apostar nisso! As mulheres estão aceitando cada vez menos a traição de seus parceiros. Umas se separam, outras permanecem com o parceiro e, nesse caso, das duas uma; ou realmente perdoam ou se vingam. Infelizmente a segunda alternativa tem se tornado mais frequente.



O homem não perdoa traição – Mito 

Culturalmente o homem tem maior dificuldade em perdoar uma traição porque além da desilusão, existe uma carga muito intensa de humilhação em relação à sociedade como um todo. Mas muitos são os que colocam seus sentimentos em primeiro lugar e aceitam sobrepor o relacionamento e continuar uma vida juntos. 

Mudança no apetite sexual – Verdade 

É bastante frequente que a pessoa ao trair seu parceiro apresente mudanças em seu comportamento sexual, tais como estar sempre cansado demais ou então, de uma hora para outra, quer fazer sexo a todo instante. A aparente oscilação da libido é uma ocorrência comum nesses casos. 

Quem trai procura fora o que não tem em casa – Mito 

Quem trai procura em outra pessoa o que não tem em si mesmo. A traição pode representar um desgaste na relação, mas não é esse o ponto crucial, afinal, se uma relação não vai bem ou se procura uma solução ou se separa. A busca de uma terceira pessoa tem mais a ver com carências pessoais, com estado depressivo, com fuga de uma realidade que não se sente competente o bastante para transformar. 

O traidor é ciumento – Verdade 

É muito comum que a pessoa ao estar traindo seu parceiro desenvolva crises excessivas de ciúmes por ele. Existem, no mínimo, dois fatores preponderantes nessa reação: o primeiro tem a ver com a percepção de que se eu faço meu cônjuge pode fazer também e o segundo com a eminência de perdê-lo caso a traição seja descoberta. 

A traição representa o fim do relacionamento – Mito 

Uma traição pode provocar traumas profundos, mas também pode significar uma verdadeira oportunidade para crescimento e aproximação do casal. Tudo depende da maneira como o relacionamento é levado depois do trauma. Muitos casais alegam viver melhor e intensamente sua relação depois de saberem como se sentiriam sem o outro. É algo como valorizar depois da perda com a consciência de que existe ainda uma oportunidade para não perder. 


Fonte: Site Mundo Estranho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.