Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 22 2016

O jogo sujo das privatizações no Brasil

              
Os políticos (principalmente os mais corruptos), não se cansam de defender a privatização de empresa pública no Brasil, mas alguém sabe como funcionam as privatizações em nosso país?
              
Alguém sabe que as empresas públicas privatizadas são pagas com o dinheiro do próprio governo?
               
Vamos fazer uma analogia para ficar mais fácil compreender, se é que as privatizações no Brasil tem alguma lógica.
            
Vamos supor que o amigo leitor tem uma casa e quer vender por R$ 100.000,00 Cem mil, então chega um empresário disposto a comprar a sua casa e pergunta o preço, ao saber que a casa custa cem mil, o empresário diz:
    
Empresário
               
- Amigo, eu quero comprar a sua casa, mas ela custa cem mil e eu só tenho cinco mil, mas podemos fazer o seguinte: eu lhe dou os cinco mil e você me empresta os R$ 95.000,00 restante e eu te pago parcelado em 120 meses com juros de 8% ao ano (Taxa do BNDES) e com dois anos de carência para pagar a primeira parcela. Mas tem um problema, eu posso demorar a alugar a minha casa e então eu vou ter prejuízo, assim nós vamos assinar um contrato em que você fica obrigado a alugar a minha casa por 240 meses (vinte anos), sendo que o valor do aluguel será duas vezes o valor das parcelas mensais que vou lhe pagar e será reajustado anualmente pela inflação.
           
Ai você diz:
      
- Mas amigo então eu vou ficar sem a minha casa, vou receber R$ 5.000,00, vou lhe emprestar R$ 95.000,00 para ser pago a juros abaixo do mercado em dez anos e ainda por cima vou ter de alugar a sua casa por vinte anos com um aluguel duas vezes maior que as parcelas que você vai me pagar???
        
O empresário diz:
     
- Claro isso é um negoção para você meu troux... ops, quer dizer meu amigo, mas tem uma coisinha que me esqueci de dizer... Se eu ficar desempregado e se minha empresa falir eu não vou te pagar mais nada, ok? E só mais um detalhe: Vou ter de descontar 15% do valor para pagar de propina para os políticos que vão agilizar a transferência e me ajudar a sonegar o imposto de renda. 
            
Quem aceita um negócio deste é um completo idiota não é mesmo? Mas é isso que o povo é quando apoia as privatizações.
                 
Eficiência
       
Mas a empresa privada é mais eficiente... 
            
Quem garante isso? As obras mal feitas pelos governos são executadas por empresas particulares, todos os anos centenas de empresas particulares vão à falência por incompetência dos seus donos.
                 
Corrupção
          
Mas no setor público tem muita corrupção... 
               
A Lava Jato prova sem dúvida alguma que a maioria dos empresários são tão ou mais corruptos que os políticos, A Camargo Corrêa, por exemplo, entre tantas empreiteiras, corrompe os governos desde a ditadura militar, a obra da Barragem de Tucuruí, por exemplo, foi orçada em 2 bilhões na época, mas custou 5 bilhões em seu término. O político desvia dinheiro público somente enquanto tem mandato, o empresário corrupto desvia dinheiro público por décadas e por gerações, enquanto a sua empresa existir.
        
Vejam a privataria tucana, as privatizações em 99% é só mais uma forma de políticos e empresários formarem quadrilhas para roubar dinheiro público.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.