Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 05 2020

Promotorias de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento e Pacajá, expediram Recomendação conjunta para a imediata adequação dos Decretos Municipais destes municípios aos termos do Decreto Estadual nº 800

Tucuruí

Comentário do Editor: "A justiça tem que agir, se depender dos Prefeitos e dos empresários destes municípios o vírus vai matar dezenas de milhares na região, eles colocam o dinheiro acima de tudo, até mesmo da vida de milhares de pessoas inocentes. 
Uma vergonha para os integrantes das Comissões de Gestão de Crises destas cidades, que o MP seja obrigado a tomar providências para defender a Saúde Pública e a vida dos cidadãos.
      
O DESCASO PELA VIDA HUMANA DESSE PESSOAL É ASSOMBROSO, UMA VERGONHA!!!
        
Parabéns aos Promotores, último bastião da defesa do interesse público e da proteção à vida em toda a região."
------------------------------------------
------------------------------------------
            
MPPA- Recomendação conjunta solicita adequações em decretos municipais. Os decretos municipais terão que se ajustar ao estadual no que se refere às normas de distanciamento, entre outras.
  
TUCURUÍ 05/06/20
     
Promotores de justiça dos Municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento e Pacajá expediram, nesta sexta-feira (5), Recomendação conjunta aos prefeitos dos respectivos municípios solicitando a imediata adequação de seus decretos municipais aos termos do decreto estadual nº 800, no se refere às normas de distanciamento. De acordo com o art. 5º, parágrafo único, do decreto estadual nº 800, havendo conflito entre as normas de distanciamento do Governo e do Município prevalecerão as mais rígidas.
            
Em caso de novas alterações no decreto estadual nº 800 ou na bandeira de classificação dos municípios, os gestores deverão promover as alterações necessárias imediatamente. Os promotores também recomendam aos prefeitos o acompanhamento contínuo da situação epidemiológica estadual e local.
       
Sobre a necessidade de adequação dos decretos, o Ministério Público de Tucuruí, que integra o comitê de crise covid-19, já havia alertado sobre o texto normativo estadual e a necessidade de adequação e observância pelos gestores municipais, na tentativa de não necessitar expedir atos para fazer cumprir norma expressa estadual, contudo, os gestores não modificaram seus decretos.
       
O Ministério Público ressalta que na região do lago há somente um Hospital Regional para atender os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento, Pacajá, Itupiranga e Nova Ipixuna, cuja população somada ultrapassa o total de 500 mil habitantes. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), divulgados na última quinta-feira (4), o Hospital Regional está com 85,70% dos leitos ocupados e chegou a 100% de ocupação no dia 3, o que demonstra o colapso dos sistemas de saúde para atender os sete municípios, não apenas em razão da pandemia, mas por outras enfermidades.
    
Em reunião ocorrida na quarta-feira (3) com o governador do estado e os promotores de justiça com atuação na saúde, juntamente com representantes do Ministério Público Federal, do Trabalho e Defensorias Públicas, foi alertado pelo governador a necessidade dos prefeitos observarem o artigo 5º do decreto 800/2020, que trata do distanciamento social, no sentido de prevalecerem as normas mais restritivas em prol da saúde coletiva. 
     
Em caso de descumprimento das medidas determinadas no decreto estadual, os promotores alertaram na Recomendação, a possibilidade de ensejar responsabilização do gestor municipal por crime de responsabilidade e ato de improbidade administrativa. Assinam a Recomendação conjunta os promotores de justiça Francisco Charles Pacheco Teixeira (Tucuruí), Aline Janusa Teles Martins (Tucuruí), Carlos Alberto Fonseca Lopes (Breu Branco), Aline Neiva Alves da Silva (Goianésia do Pará) e Gerson Alberto de França (Novo Repartimento).
      
      
Texto: Promotoria de Tucuruí, com edição da Assessoria de Comunicação
Imagem: Blog Zé Dudu.
        
Matéria do Portal do MPPA.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.