Alterar o idioma do Blog

terça-feira 16 2021

Cuidado - Estórias de superação, uma faca de dois gumes

Cuidado - Estórias de superação, uma faca de dois gumes.

É preciso tomar cuidado com histórias e exemplos de superação. Estes exemplos são usados sem levar em conta as limitações pessoais de cada um. O problema que pode ser superado por um, pode não ser superado por outros.

O resultado são comparações que fazem muitas pessoas sofrerem se julgando incapazes ou inferiores às outras, por serem incapazes de superar ou sair de dificuldades em que outros venceram. Este é o problema de acreditar que todos podem obter o mesmo sucesso em lidar com situações semelhantes na vida.

É claro que existem pessoas que superam situações terríveis, mas para cada um que consegue superar, outros milhares ou milhões falham na mesma situação, portanto quem consegue é uma exceção.

Enquanto alguns superam um câncer, a miséria ou a perda de um ente querido, milhares ou milhões de outros sucumbem.

Você acha justo aumentar o sofrimento dos outros lhes jogando a culpa pelas suas limitações e infortúnios, ao os comparar com os que venceram? Nós não conhecemos as fraquezas, os traumas, as limitações psicológicas, mentais e físicas, e a história de vida dos outros, para fazer comparações os culpar pelas suas próprias deficiências, fraquezas e desgraças.

Se alguém consegue superar uma situação difícil, não significa que todos conseguem, simplesmente porque todos nós somos semelhantes, mas não somos iguais.

Estória de superação é uma faca de dois gumes, tanto pode animar e incentivar as pessoas as ajudando a superar obstáculos, como também pode envergonhar, humilhar e destruir a autoestima de alguém, porque que fracassou onde outros venceram.

Ao fazer comparações, você pode até ter boas intenções e pensar que está ajudando, e algumas vezes pode até ajudar mesmo, mas em muitos casos pode estar simplesmente agravando o sofrimento do outro e sendo cruel. 

Pense muito antes de julgar e se meter na vida dos outros. Se você quer ajudar, ajude sem cobranças e sem julgamentos e principalmente sem autopromoção. E ao ajudar o próximo não pense que por isso Deus ou o universo lhe devem alguma coisa, pois ajudar nesta vida é apenas obrigação e questão de sobrevivência.

A vida é complexa, tanto a sociedade como as pessoas tem de aceitar as diferenças e evitar comparações, que não raramente provocam dores, sofrimentos, e até mesmo suicídios.

Autor: André Resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.