Fé (do Latim fide) é acreditar em algo que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela confiança que se deposita nesta ideia.
Existem dois tipos de fé, a fé cega também chamada de fanatismo, e a fé tendo como base uma percepção pessoal, mesmo que não haja prova objetiva, mas acompanhada do bom-senso e da razão.
Exemplos:
Fé cega: A fé de que a terra é plana, mesmo que esta fé seja antagônica às evidências, provas objetivas e contrárias à ciência, esta fé é fanatismo.
Fé e razão: A fé em Deus como uma inteligência universal que existe por si mesmo. Esta fé apesar de não existirem provas e evidências objetivas que a sustente, não é antagônica às evidências, e não existem provas objetivas e científivas contrárias a ela.
Portanto, esta fé é uma questão de convicção pessoal e não contraria a lógica e a razão.
A fé verdadeira não tem ponto final, ela não se encerra em si mesma, ela não está estagnada, pelo contrário ela está em um movimento perpétuo e se alimenta e cresce através do conhecimento, a fé que diminui com o aumento do conhecimento é falsa.
A fé verdadeira é alimentada pela busca sinsera e constante do estudo, do conhecimento e das experiências de vida.
A fé verdadeira é contrária a uma mente fechada e intransigente, que não aceita novas realidades e possibilidades, a fé verdadeira se adapta e se fortalece com novos conhecimentos e possibilidades, a fé verdadeira não tem receio de aceitar novos conceitos, que demonstram os equívocos de antigas crenças que se mostraram falsas diante do conhecimento científico. A fé verdadeira é aliada, e não adversária do progresso.
A fé que nega a ciência e se contrapõe ao progresso não passa de fanatismo e uma loucura, que leva a humanidade ao desastre, a intolerância e à violência, nos afastanto de Deus.
Por último a falta de fé também é uma crença, já que.nos leva a acreditar que algo não existe, simplesmente porque a ciência não pode provar.
Ora, o progresso científico não se dá por certezas e sim pela dúvida. Ao duvidar a ciência procura comprovação, e quando consegue comprovar algo sempre surgem mais dúvidas, o progresso científico é como o horizonte, quanto mais caminhamos ao seu encontro, mais ele se afasta. A estradado conhecimento não tem fim.
Portanto, somente Deus não precisa de fé, pois ele tem todo o conhecimento que existe.
Sem fé ficamos paralizados na cama e não saímos nem de casa, pois para sair de casa, precisamos acreditar sem provas que voltaremos vivos.
Em se tratando de Deus, para acreditar ou não, é preciso ter fé.
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).
Agradecemos pela sua participação.
Um grande abraço!!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.