Alterar o idioma do Blog

sábado 14 2011

O fim dos mitos da ecologia I


O fim dos mitos verdes.


Novas pesquisas mostram que bom mesmo é comer alimentos importados, dirigir carro usado e esquecer essa história de conferências climáticas. Isso se você realmente quer evitar que o mundo vire uma estufa. 

Por Guilherme Rosa - Crédito: Alexandre Affonso 
Matéria da revista Galileu. 

O aquecimento global está aí, para qualquer um ver e sentir. No último século, a temperatura mundial subiu 0,7°C. Os cientistas climáticos dizem que vem mais, muito mais por aí. 

O desbalanço da temperatura vai trazer secas, inundações, guerras e mortes. Apesar dos oponentes — como o jornalista e político inglês Christopher Monckton que, em maio de 2010, conseguiu ser chamado para depor perante o congresso norte-americano e fazer o seu discurso de que o aquecimento global seria “a maior fraude de todos os tempos” —, os cientistas climáticos são enfáticos em dizer que sim, ele existe. 

E é tudo culpa do homem. “Mais de 99% dos pesquisadores da área concordam que a explicação para o que estamos vendo no mundo é a ação humana”, diz o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e um dos representantes brasileiros no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. “E esse não é um processo reversível. A volta a uma condição anterior levaria milhares de anos.” 

"ACHO QUE ALGUNS CHATOS DE PLANTÃO ANDARAM ESCORREGANDO EM ALGUMA COISA... OPS..." - Danilo Gentilli, repórter do programa CQC e destruidor de mitos variados 

Crédito: Victor Affaro 

Antes que você se sinta culpado o suficiente para mudar toda sua vida em prol da natureza (que você irá descobrir que é somente em prol da raça humana), fique atento.

Pesquisadores de universidades como Oxford, Chicago e Toronto, de instituições como a Nasa e de consultorias como a britânica Boustead, que analisa o impacto ambiental de produtos há quase 40 anos, mostram que estamos fazendo tudo errado: a energia eólica não vai salvar o mundo, você não precisa comprar só comida produzida na região, as sacolas plásticas não são o grande bicho-papão. 

Conheça nas próximas matérias 9 mitos verdes, e como você realmente poderia ajudar a salvar a nossa pele.

Continua na próxima matéria......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.