Alterar o idioma do Blog

domingo 06 2011

Acesso à internet: As melhores cidades do Brasil e as piores, pagando até R$ 3.000 por 2MB

Por Mponto, fonte GameVicio, data 05 Nov 15:17 (Ontem)

Uma reportagem Especial Cidades na revista Veja  dessa semana falou sobre a qualidade de distribuição da internet no Brasil, listando as melhores e as piores cidades.

Segundo a reportagem, Santos-SP é a melhor cidade do Brasil com relação ao acesso a internet rápida. A banda larga já chegou a todos os municípios do Brasil, mas são poucos os que tem grandes ofertas quanto a cidade de Santos que, por menos de 200 reais, uma internet de 30MB pode ser contratada.

Além das residências possuírem bons acessos, a prefeitura de Santos instalou pela cidade cinco pontos gratuitos de rede wi-fi, internet sem fio, sendo que dois deles estão disponíveis na praia.

imagem
*Em Santos-SP, você pode acessar a internet na praia e de graça

Confira as melhores cidades, tendo como referência o número de pontos de banda larga fixa para cada 100 habitantes:


CidadesPtos
Santos(SP)28,9
Americana(SP)22,7
Maringá(PR)21,8
Santo André(SP)21,5
Bauru(SP)21,1


Mas nem tudo é alegria. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Pando Networks, a média de conexão do Brasil, de 105kbp/s, é inferior à média do Haiti e Etiópia, além de ser 4,5 vezes mais cara que a da Alemanha.

Quem mais sofre com a falta de estrutura para o acesso a internet são os moradores da cidade de Ananindeua, no Pará. Até o ano passado, não existia nenhum cabo de fibra óptica instalada. Em Ananindeua, a conexão discada prevalece na cidade, sendo que uma mesma conexão é divida por até 5 famílias. Inclusive, as companhias telefônicas toleram o "gato" da internet discada, pois reconhecem a falta de infraestrutura.

Com isso, as lan houses, ou cybers, ainda fazem muito sucesso em Ananindeua. E para aqueles que são obrigados e ter uma conexão rápida, pagam valores absurdos que, segundo a reportagem, um empresário de uma loja de autopeças paga 3.000 reais por mês para uma conexão de 2MB.

imagem
*Em Ananindeua-PA, a internet rápida ainda está engatinhando

Confira as piores cidades, tendo como referência o número de pontos de banda larga fixa para cada 100 habitantes:




Cidades
Ananindeua(PA)
0,2
Santarém(PA)0,3
Marabá(PA)0,7
Caucaia(CE)0,7
Arapiraca(AL)1,4

------------------------------

Opinião do Folha - Três cidades paraenses estão entre as cinco piores do Brasil em matéria de banda larga, e Tucuruí nem é citada, é como se nós não existíssemos. Para fazer idéia de quanto estamos atrasados. 

Infelizmente não temos políticos para lutar por nossa cidade e pelo nosso povo.

2 comentários:

  1. nossa aqui na grande são paulo, temos internet 3g ilimitada por 100,00 reais e também temos internet pré paga por mês ilimitada de 1mb por 35,00 reais.
    sempre que vou a tucuruí levo meu modem daqui e ainda nem cobram roaming.
    sinto muito por tucuruí ainda não possuir empresas engajadas por esse tipo de serviço.

    ResponderExcluir
  2. [URL=http://www.speedtest.net][IMG]http://www.speedtest.net/result/2398635294.png[/IMG][/URL]

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.