Alterar o idioma do Blog

domingo 28 2012

Quais são os insetos mais perigosos?

por Yuri Vasconcelos
    

Os especialistas em insetos, os entomologistas, nunca fizeram um ranking definitivo sobre esse assunto. Afinal, essa é uma missão quase impossível diante do número estonteante de espécies de insetos: quase 1 milhão já foram catalogadas, mas os cientistas estimam que o total no planeta pode chegar a 10 milhões! A classe Insecta, sozinha, representa três quatros de toda a vida animal da Terra. Definitivamente, não é pouco. 
    
Mas a quantidade não é o único obstáculo para se chegar à lista dos mais perigosos, pois nem todos os insetos oferecem o mesmo tipo de risco. "Para responder a essa pergunta, temos antes que dividi-los em grupos. Alguns são perigosos porque transmitem doenças, mas há também os venenosos e aqueles que são considerados pragas, causando prejuízos para a agricultura", afirma o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP). 
   
Com a ajuda de Osmar, separamos nestas páginas três insetos para cada uma dessas categorias. São espécies que não dão sossego a um outro ser bem menos numeroso no planeta: o homem.
       
Inseticida neles!
    
As espécies mais ameaçadoras se dividem em três categorias: venenosas, transmissoras de doenças e pragas.
    
Os maiores vetores de doenças
    
Aedes aegypti
    
Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela, doenças que podem se tornar epidêmicas e que tiram o sono das nossas autoridades sanitárias durante o verão. Apenas os infectados pela dengue somam 100 milhões por ano, segundo a OMS.
    
Anopheles Darlingi
    
Este mosquito é o principal transmissor da malária, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo. Os parasitas do gênero Plasmodium são transmitidos ao homem pela picada do Anopheles.
    
Panstrongylus megistus e Triatoma infestans
    
A maioria dos portadores da doença de Chagas é picada por um desses insetos, chamados de barbeiros. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelos barbeiros. Há cerca de 5 milhões de vítimas da doença só no Brasil.
    
Os mais venenosos
    
Lonomia obliqua
    
Esta taturana tem o corpo coberto por pêlos espinhosos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte. O bicho é comum no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste
    
Vespa-mandarina
    
Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase 5 centímetros e voa a 36 km/h. Para nossa sorte, é mais comum no Japão.
    
Apis mellifera
    
As populares abelhas parecem inofensivas, mas são perigosas porque, além de irritadiças, costumam atacar em bando. Quando alguém recebe várias picadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda. Quanto mais ferroadas, maior o risco de morte.
    
As maiores pragas
    
Bemisia tabaci
    
A mosca-branca já foi flagrada se reproduzindo em 506 espécies vegetais, entre elas o tomate e o algodão. O inseto tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.
    
Schistocerca gregaria e Locusta migratoria
    
Desde os tempos bíblicos, os gafanhotos atacam lavouras em todo o mundo e estas são duas das espécies mais destruidoras. Uma nuvem de tais insetos pode ter até 50 milhões de indivíduos, que chegam a consumir cerca de 80 toneladas de folhas num único dia!
    
Formiga do gênero Atta
    
Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.
----------------------------------------------------------
Nota do Folha: Na verdade o inseto mais perigoso de todos não está na lista, é o POLITICUS CORRUPTIS SALAFRARIUS, inseto peçonhento capaz de destruir uma cidade e até um país inteiro, sua peçonha destrói a capacidade das pessoas de distinguir o certo do errado, também provoca a perda do senso crítico, e ainda dependência física e psicológica, a ponto dos cidadãos se transformarem em verdadeiros zumbis sem vontade própria.
   

6 comentários:

  1. E Asert seguhdo os cumpinchas o prefeito não fosta da atual diretoria dai não repassar os reecursos e apoiar uma nova chapa da situação para aassert no proximo ano
    Os cumpinchas
    Segundo a previsão do PAI Checo esta chegando ao fim o diretorio do PMDB em tucuruí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc escreve errado assim mesmo ou tá tirando graça com o leitor? vc é idiota, não assassina a gramática ela nada te fez.

      Excluir
    2. Misericórdia, vai assassinar o português assim lá longe.

      Excluir
  2. Comentários nada a ver com a matéria q horror.

    ResponderExcluir
  3. esse inseto inpestou tucurui nessas eleiões!

    ResponderExcluir
  4. A principal característica da pessoa infectada pelo POLITICUS CORRUPTIS SALAFRARIUS é a sua pele, que começa a ficar com uma cor incialmente avermelhada e cianótica e, ao fim do processo de inoculação, fica totalmente amarela e sem vontade própria, tornando-se presa fácil de ser dominada. Dizem que em certa casa onde se aloja um dos poderes de Tucuruí, poderá estar abrigar diversos destes insetos, pois já detectaram 13 deles voando perto do local e, sabe-se ainda, da existência de um POLITICUS CORRUPTIS SALAFRARIUS infectando aquela casa há muitos anos.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.