Cobrança de energia terá que ser regularizada.
O Ministério Público Federal recomendou à Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte) que faça medição do consumo individual, para que se inicie a cobrança de tarifas normais aos moradores das vilas construídas para abrigar funcionários da usina de Tucuruí. Hoje em dia, as vilas são ocupadas, além dos funcionários da Eletronorte, por profissionais liberais, funcionários públicos e empresários, mas em todas as casas é cobrada uma tarifa fixa, chamada taxa de serviços urbanos, pelo fornecimento de energia, diferente do resto da população da cidade e do país.
Segundo o MPF, a situação atual nas Vilas dá margem a casos extremos de desperdício de energia, desigualdade, injustiça e descaso com o dinheiro público. Todos os usuários do fornecimento de energia – públicos e privados – nos bairros Vila Marabá, Península, Vila Permanente e Vila Tropical, são beneficiados pela taxa de serviços. Para o MPF, a "taxa de serviços urbanos", com valor fixo, fere os princípios da igualdade, impessoalidade, moralidade e eficiência da administração pública.
A recomendação foi enviada ao presidente da Eletronorte, Tito Oliveira Neto, e ao superintendente de geração hidráulica, Antônio Augusto Bechara Pardauil. Eles devem providenciar a formação, ainda em setembro de 2014, de uma força tarefa para fazer medições amostrais do consumo individual dos imóveis nas quatro vilas. O próprio MPF, a concessionária de energia no Pará, Celpa (Centrais Elétricas do Pará), e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devem participar da fiscalização.
A Eletronorte deve participar também, na segunda quinzena de outubro, de reunião com o MPF para definir a transferência do processo de cobrança da energia elétrica para a concessionária, que até hoje não cobra dos imóveis que antigamente abrigavam apenas funcionários da usina de Tucuruí. A recomendação prevê também uma audiência pública com os atuais moradores dos imóveis para manifestação sobre a regularização da cobrança.
Fonte: Diário do Pará.
----------------------------------------------
Bom, realmente como os moradores das Vilas Residenciais pagam apenas uma taxa fixa, tem muito desperdício. Dizem que em algumas casas nas Vilas tem ar-condicionado até nos banheiros.
Uma coisa é certa: em pouco tempo haverá muita oferta de ar-condicionado e central de ar-condicionado usados à preço de banana em Tucuruí.
É bom lembrar que sempre que existe desperdício, toda a população paga a conta.
Lembramos ainda que Tucuruí paga a conta de luz mais cara do Brasil e o Estado do Pará cobra o ICMS que é um dos maiores do país.
"em pouco tempo haverá muita oferta de ar-condicionado e central de ar-condicionado usados à preço de banana em Tucuruí" kkk, essa foi boa!. Aqui na Vila existe mesmo muito desperdício de energia, eu não me importaria se começassem à cobrar, mas, contanto que o aluguel diminuísse pelo menos uns R$ 100. No texto se fala em 'recomendação' e não em 'obrigação' de cobrança. Vamos ver no que isso vai dar!
ResponderExcluirEu acho que isso nao vai dar em nada e mais facio tirar leite de pedra
ResponderExcluirO anomimo 100 reais nao vai dar pra pagar o AR que vc tem no bamheiro se for cobrado como tucurui casss que tem sei la 6 cemtral de ar internete, etc... Vai pagar bem caro ....mais eu nao aqredito sao vao inventar outra taxa, bem baratinho
ResponderExcluirPagamos uma taxa de R$ 145,00 ( Cento e quarenta e cinco reais de Serviços urbanos é os Outros bairro de Tucuruí não paga nada por esse Serviço então teremos que passar esse valor pra Prefeitura de Tucuruí, já que a Vila tbm é um bairro do Município de Tucuruí é todos moradores da Vila são Munícipes de Tucuruí)
ResponderExcluirNem infraestrutura temos, porque temos que pagar então? Quando a galera é cutucada e sai do comodismo, aí começam essas reações kkkk.
ExcluirEntão vamos fazer assim, você deixa de pagar os 145,00 e passa a ficar sem água em sua residência, assim como os outros bairros de Tucuruí ficam. Pode ser?
ExcluirTantas coisas mais urgente para o MPF fazer em Tucuruí, como comprimento da Lei de responsabilidade fiscal que a Prefeitura de Tucuruí nunca disponibilizou no site vc pode conferi o Prefeito mandou para MPF uma justificativa chula dizendo que não tinha condições técnicas para disponibilizar as contas da PMT como manda a Lei, uma Prefeitura rica com mas de Vinte milhões de arrecadação.
ResponderExcluirDizer que tem ar condicionado até no banheiro é piada!! Isso é conversa de gente que tem raiva pq com certeza tb não keria pagar, mas como não consegue casa na vila fica enchendo o saco. Outra coisa Folha, esse papo de que a energia elétrica de Tucuruí é conversa fiada, pois moro em outro Estado e aqui a taxa de energia é muito, mas muito mais cara que aí em Tucuruí!!
ResponderExcluirE das taxas do ICMS manja?
Excluirlembrem que o MP só recomenda e até pode propor uma ação, mas só a justiça determina.
ResponderExcluirPor isso o Tio San deita e rola em Tucuruí, sabe que nunca dá em nada.
ExcluirTem que cobrar mesmo e digo mais, tem que cobrar água também, pois já cansei de ver "pessoas" usando a famosa "vassoura hidráulica" pra limpar a frente de suas casas, usando mangueiras ao invés de vassouras hahaha to adorando isso.
ResponderExcluiragente pode ate pagar mas queremos que vendem a casa para os moradores que estão no imovel não vamos aceita politica tem que pagar sim certo e as casas queremos compra a casa isso vai da um balaio de gato essas casas ja foram pagas trocentas vezes para a eletronorte queremos nossos direitos
ResponderExcluiresses caras que tão gostando e por que mora em tucurui com certeza esta sem energia e pagar o aluguel kkkkkk
ResponderExcluirQuem mora na vila é quem pode....É só os poderosos e eu sou poderoso e não vou pagar energia. Ass Doutor Fabiano
ResponderExcluirVocê voa? Então não é poderoso, só tem grana.
ExcluirJá demorou demais para essa cobrança acontecer. Energia de graça, quem não quer? Preparem os bolsos, que a farra está acabando. Ah, e não tentem jogar a culpa no prefeito não. Até agora estavam bem acomodados dormindo o dia e a noite no friozinho gostoso. Agora vão provar do calor infernal que vivem os que moram do lado de cá. Justiça seja feita. Vamos varrer a impunidade, a desigualdade,e a injustiça desse país. Cobram tanto dos governantes e não enxergam o próprio rabo, se tocam povo da vila, vamos pagar o que gastam, como querem esbanjar e mandar a conta para nós pagarmos?
ResponderExcluirParam de ser mão de vaca, e paga o que vocês consome, pois assim, só saberam o custo do desperdício.
ResponderExcluirOs que desperdiçam são os funcionários da Eletronorte que ganham muito bem por sinal e podem pagar contas altíssimas de água e energia. Os outros apenas serão punidos pelos poderosos.
ExcluirAcham ruim? Vem morar aqui na cidade então kkkkk. Cry is free hahaha
ExcluirOlha esse bate boca nao leva nimguem a nada, isso e coisa do governo federal....eu so fico triste em saber que as vilas.....vao pagar energia pois tucurui tambem tinha que ter os mesmos previlegio........a Idreletrica e de tucurui , das vilas, do breu branco,etc...com essa cobranca o sonho das cidades em torno do lago de pagar energia mais barato acabou.....a galera de tucurui e vila deveria se unir ...pra que todos sejam beneficiados
ResponderExcluirConcordo com você
ExcluirDotor fabiano nao seja iginorante o que vc escreveu e de uma asneira ate porque vc nao e poderosso e um medico que sonha em ser vereador de tucurui
ResponderExcluirkkkkkkkkk esse rapaz é no máximo "um comédia" na internet, só nos proporcionando boas risadas kkkkkk
ExcluirSe forem cobrar taxa de energia ,as casas tem que ser vendidas,pois ninguem é proprietário de nada.
ResponderExcluirOba vão vender as casas .... agora sim ....
ResponderExcluirParece que vai ter um leilao quem der mais leva as casas
ResponderExcluirMoro na Vila e, lógico, não pago energia elétrica. Nunca foi cobrada! Nem por isso desperdiço, sou uma pessoa consciente.Quando começarem a cobrar, pagarei, acho justo. Acredito que cada morador da Vila também pode pagar, e a partir desse momento vai diminuir o desperdício, e quem não desperdiça vai economizar. Concluindo: se a pessoa pode ou não pagar a sua conta de luz é um problema que só diz respeito a ela, quando o momento chegar, vou me preocupar com a minha conta, a do meu vizinho é dele. Mais importante que se incomodar se alguém vai poder pagar ou não, seria uma intensificação em campanhas educativas para evitar o desperdício.
ResponderExcluirPessoal sou do futuro ano 2016 e ainda não pagamos energia!!rsrs
ResponderExcluirFalando sério em vez de ter essa discussão! Devia juntar força e a cidade de Tucuruí exigir o mesmo! Vocês tem noção que temos uma hidrelétrica no quintal de casa e pagam um valor absurdo!! Digo isso pq minha mãe morar em!tuc city e ela quase não tem eletrodomésticos e pagar caríssimo isso pq morar só! Uma pessoa que!morar em sp paga um valor bem abaixo com mais consumo!! Acorda povo!!! Vanos direcionar a raiva para outro lado o que quer realmente nos ferrar!! Fica dica do futuro!,��
Sou do futuro 2019 e ainda não pagamos energia. Como o colega menciona acima . Devemos lutar para que a cidade também tenha energia grátis.
ResponderExcluirSou do futuro 2022 e, agora sim, pagamos energia.
ResponderExcluir