Alterar o idioma do Blog

sábado 17 2012

Colonos de Tucuruí protestam pelas péssimas condições das vicinais e da educação no Assentamento Reunidas.

As mulheres da zona rural do Assentamento Reunidas ficaram revoltadas pelas condições das vicinais, em que as crianças precisam caminhar mais de dez quilômetros para ir à escola, e apreenderam o ônibus escolar, liberando o motorista.
  
A Secretária de Educação e o Secretário de Gabinete estiveram no Assentamento Reunidas escoltados por duas viaturas da Polícia Militar, mas não conseguiram liberar o ônibus. O prefeito como sempre, em vez de negociar e tomar conhecimento da situação, preferiu mandar a Polícia Civil para liberar o ônibus e intimidar a população, o que foi feito na madrugada de quinta para sexta. Para o prefeito que tem medo de povo, protesto e reclamação dos cidadãos é caso de polícia, certamente porque em Tucuruí não existe bandido e criminalidade, portanto a polícia não tem mais o que fazer.
  
Os trabalhadores rurais então ocuparam a Escola Municipal Reunidas Polo I, e permanecerão lá até que o prefeito ouça as suas reivindicações. A  Marivane mandou que o vigia não entregasse as chaves da cozinha e do refeitório para os colonos, o que foi aceito sem objeção pelos manifestantes. A Secretária também proibiu a reunião dos colonos na Escola, mas eles desta vez não concordaram, já que a escola é pública e não é propriedade da Secretária. O vereador Jones William esteve no local e ofereceu apoio, se colocando à disposição para ser intermediário entre os colonos e o prefeito.
   
Os moradores do Reunidas estão revoltados, pois os ônibus que deveriam atender aos alunos da zona rural estão trabalhando na cidade, enquanto que os alunos andam de camionete como se fossem cabras e bodes ou mesmo à pé. O colégio tem quatro salas de aula para 220 alunos, e o acesso à Internet que está na propaganda da PMT nunca funcionou.

Além disso, a esposa do Secretário Geral do SRT (O Secretário denunciou na rádio a situação da Educação Pública no Assentamento Reunidas) e que era contratada da PMT desde 2005, foi demitida. Segundo informaram à professora, mesmo ela sendo uma profissional competente, teria sido demitida em retaliação por causa das declarações do esposo (coisa típica desta desadministração incompetente e perseguidora).
   
O interessante é que os disseram ao Júnior Souto, que é o Secretário de Gabinete, que o prefeito só dava valor aos colonos em época de campanha política, segundo os colonos o Secretário teria respondido que o Prefeito Sancler não precisa dos votos dos colonos. Os colonos responderam então que não deve precisar mesmo, já que ele Júnior deve pensar que o prefeito já está reeleito.
  
Os colonos fizeram uma pauta de reivindicações, são elas:
  
1 – Recuperação de 50 km de vicinais onde transitam os alunos, a escola tem 220 alunos, mas só 100 freqüentam as aulas por falta de transporte escolar;
2 – Ampliação do Colégio que é grande, mas só tem quatro salas de aula para 220 alunos;
3 – Implantar corpo docente fixo. Professores de 5ª a 8ª série;
4 – Três ônibus novos com capacidade para transportar os alunos da escola;
5 – A reintegração da funcionária demitida por perseguição ao esposo sindicalista;
6 – O acompanhamento pelo Sindicato e da Associação Rural da implantação dos itens da pauta de reivindicação.
  
O prefeito que tem medo de povo, se queimou com mais uma parcela da população; quem tem a Marivane e o Júnior Souto como aliados, não precisa de adversário pois está bem servido. Bem merecido, quem mandou não ter competência para escolher seus assessores...
   
Clique aqui e vejam mais imagens e outros detalhes no Jornal de Tucuruí.
 
Vejam o que disse o Presidente do STR/Tucuruí sobre o descontentamento dos colonos, sobre o "terrorismo" da Marivane e sobre a prepotência do Júnior Souto.
  

   
Vejam o que disse o Secretário Geral do STR.
   

   
Vejam os depoimentos de alguns colonos.
   

  
Mais depoimentos.
  

  

  

5 comentários:

  1. O povo dessa "Reunidas", não podem reclamar de nada do que está acontecendo no assentamento, tudo que esse povo hj tem, foi dado pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES, no que diz respeito a:
    * Lote de 10 alqueires para cada um, entregues se nenhum custo, no GOVERNO LULA.
    * Uma porrada de ferramentas estregue a cada colono, pás, enxadas, enxadecos, picaretas, cavadeiras, foices, facãos, marretas, cunhas, plantadeiras entre outras, dinheiro gasto sem necessidade, pois as ferramentas estão emferrujando penduradas nas paredes das casas, de enfeite, pois eles não trabalham, a prova é que o mato entra dentro das cassas da grande maioria, é só ir comprovar.
    * Casa de material, com colunas armadas em concreto, um grande presente do GOVERNO LULA pra esse povo que moravam lá, em barracos de pau a pique...! Hj eles possuem casas lá, que o povo da mesma condição finânceira que eles, aqui da área urbana, sonham em ter uma.
    * Energia...!!!!, Hj eles tem energia, é claro que não é de tão boa qualidade, mas possuem, todos podem viver com mais conforto, pois com a energia, eles compraram, geladeiras, televisores, pequenas máquinas agrícolas e etc, tem até neguimmmmmm!!com AR CONDICIONADO EM CASA, é só ir comprovar, detalhe, tudo dado de mão beijada pelo GOVERNO LULA, até hj, acho que pagam mal a energia que consomem, aí puderas!!!
    * Estradas...!, Viviam jogados no meio do mato, sem estradas, e sofrendo no caso de alguém precisar de um Serviço de Saúde, hj, o pouco de estradas que teem, foram feitas pelo GOVERNO ANA JÚLIA, e não pelo Sancler como conseguiram enfiar na cabeça de cada um d'aqeles desenformados, o governo faz as estradas, mas o município tem que mante-las em bom estado, para que os alunos possam ir e vir da ESCOLA.
    * Dinheiro...! ASté dinheiro VIVO, o governo do PARTIDO DO TRABALHADORES (LULA), deu pra eles, os que receberam menos, pegaram cerca de 2.500 $, mas tem nêgo que já pegou de 20.000 mil $, e nunca pagou uma parcela sequer para o governo, esse dinheiro, sabemos que é pra investir na TERRA, mas nêgo comprou moto, outros carros, outros cassas aqui na cidade, e os mais SEM FUTURO, beberam o dinheiro de cachaça e sumiram no mundo.
    Dentre outros absurdos, sabe qual a retribuição por tanta bondade do GOVERNO DO "PT" para com aquele assentamento? Todos, votaram no José Serra, no Jatene e no Sancler, "É MOLE"!!! Acharan que trair, seria melhor que retribuir aquela mão que sempre os ajudou, não deu outra, "o castigo veio à jato," A MÃO DE DEUS PESA".
    Iludidos pela ganância dos seus próprios presidentes da Associação que venderam o assentamento de portas fechadas para o Sancler, em troca de portarias na PMT,"para so familiares dos presidentes é claro"! hj, veem à público, protestar contra seu próprio ALGÓZ!!! Não deveriam, pois foi isso que escolheram, quando deveriam ter apoiado quem sempre os deu a mão, o PARTIDO DOS TRABALHADORES, estou certo ou errado?
    Os presidentes, que venderam o assentamento para o Sancler em troca de portarias, vivem muito bem, ganham seu dinheiro mensalmente sem dar uma gota de suor, seus filhos estudam na cidade, pois eles tem condições pra isso, mas, os coitados que serviram de "BOI DE PIRANHA", estão todos lascados, abandonados no assentamento, por acreditarem em políticos como, seus próprios presidentes, digo, (Chico Preto, Raimundo Nonato, o Traíra Hulk e o massa de manobra do Sancle, Tota, O Vereador Rei do Gado, este está rico às custas desses pobres coitados, e o PREFEITO MAIS MENTIROSO DA HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE Sancler Ferreira.
    Mas tem um remédio pessoal, as ELEIÇÕES MUNICIPAIS vem aí, e o PARTIDO DOS TRABALHADORES, novamente dará a mão à vcs, mas se preferirem, votem novamente 23, e vcs sofrerão o dobro merecidamente!!!

    Muito obrigado!!!

    Assinando, O INDIGNADO COM GENTE TRAÍRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos representantes dos colonos, mas este texto está muito estranho, mais parece discurso preconceituoso de extrema direita, para quem os pobres não prestam e não valem nada.
      Estamos em uma democracia e o povo vota em quem quiser e tem o direito de mudar de idéia sempre que achar que deve, e sempre que tiver motivo para isso.
      A discussão aqui não é política partidária e sim de competência administrativa do prefeito, que não cumpre com sua obrigação para com a comunidade.
      O Folha sempre estará do lado do nosso povo, votando ele em quem quiser, o voto é livre, o povo tem o direito de votar livremente e tem o direito de cobrar trabalho, honestidade e competência dos governantes.
      Se eles votaram no Sancler é por que pensaram que era o melhor, e se mudaram de idéia é por que tem seus motivos, é direito deles mudar de opinião quantas vezes quiserem. Conhecemos muita gente séria, decente e trabalhadora que mora na zona rural e nos assentamentos; não generalize, não seja preconceituoso, não se envolva na vida pessoal dos outros e não faça política com ódio, seja você do PT, do PPS ou de um outro P qualquer.

      Excluir
  2. Vindo de vc, eu até acredito Raimundo, é justamente por falta de postura de petistas iguais a vc, que o PT, é fraco em Tucuruí. O Anônimo não está discutindo posição partidária no texto acima, e sim, tentando passar a mensagem de que o PT, fez tudo por aquele povo e ainda assim, foi traído por pessoas d'aquele assentamento, que foram beneficiadas pelo partido dos trabalhadores, traíram o partido apoiando o sancler, e agora estão batendo no Sancler. Cada um tem o que merece, sua postura Raimundo, é a de um "em cima do muro", não substime a capacidade dos leitores do folha, com esse seu papo de imparcialidade, pois lhe conheço muito bem, petista roxo, louco pro Jones William ganhar as eleições, e vc está certinho, pois ele tem grande chance de ganhar, mas se caso isso acontecer, o Jones tem que ter muito cuidado pra que com vc ao lado dele, não consiga tantos inimigos pro Jones, quanto está conseguindo o Sancler com o Junior Souto, e Secretária de educação. Se falar o que está errado do sobre o prefeito é fazer política com ódio como vc descreveu há pouco, não seja cego, feche o blog, pois vc só faz política com ódio. Todos tem o direito de votar em quem quiser, mas não tem o direito de ficar atropelando o pouco de educação que seus filhos tem ocupando escolas, e levando à público, se foi assim que eles escolheram, me poupe. Errar é humano, claro que sim, mas ser burro a esse ponto é ser **** e mesquinho, ou tu pensas que o prefeito tá ligando pra ocupação de escolas lá dentro do mato, se ele não está ligando nem aqui na cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT não fez nada por ninguém, quem fez foi o Governo Federal e com dinheiro público, assim como é o Sancler e não o PPS quem está destruindo a saúde e a educação em Tucuruí. O povo não traiu ninguém, pois ninguém é dono do povo e é o povo quem sustenta os políticos e os governos. Na democracia os governos são do povo, pelo povo e para o povo, e o povo apóia ou retira o apoio de quem quiser e quando quiser. Quem não gostar é só sair da política.
      NÃO é o Raimundo quem edita e faz o Folha de Tucuruí e sim a equipe Folha que é composta por pessoas de vários partidos e a maioria de nós não está nem um pouco preocupado com o PT.
      Não estamos preocupados com o Jones, Sancler ou Júnior Souto, muito menos com o que eles pensam e menos ainda com o resultado da eleição. Numa coisa você está certo, caso o Jones ou qualquer outro ganhe e pise na bola, o Folha vai denunciar da mesma forma, pois não somos puxa saco de político nenhum, e não precisamos deles pessoalmente para nada. Só o que queremos dos políticos de qualquer P é que administrem com competência, seriedade e honestidade o erário e o patrimônio público.
      O Folha não é palanque e não fazemos propaganda política para ninguém.

      Excluir
  3. Tucurui clama por mudança,já chega de sancler,já chega de mentiras...

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.