Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 16 2020

IPASET licita gasolina que daria para o carro do órgão dar a volta na terra e com sobra

IPASET - A volta ao mundo em 365 dias

O IPASET fez uma licitação no valor de R$ 78.094.368,00 para aquisição de 4.320 litros de combustível (gasolina) por um ano (12 meses), ou 360 litros de gasolina por mês. 
        
Um órgão público só licita o que vai comprar
      
Vou explicar como funciona uma Licitação: Antes de fazer uma licitação é feito um levantamento de gastos para verificar a quantidade de material que o órgão precisa, normalmente por um ano. Este levantamento é uma etapa OBRIGATÓRIA da licitação, já que nenhum órgão público licita o que não vai comprar.
    
No caso da licitação de combustível, é feito um levantamento do número de veículos (no caso do IPASET só um), e é feito o levantamento médio do consumo do veículo por dia, mês e ano. Portanto somente é licitada a quantidade certa que o órgão deverá gastar de combustível durante o período de vigência da licitação. No caso desta licitação a Administração do IPASET pretende gastar 4.320 litros de gasolina durante 12 meses. 
     
Agora vamos fazer um cálculo dos gastos de gasolina do IPASET. 
     
A volta ao mundo em 365 dias no carro do IPASET
     
O Veículo do IPASET é um Sedan 1.4 e o consumo médio de um carro deste é de 11 km na cidade e 14 km na estrada. Portanto 360 litros por mês, levando em conta que no IPASET não tem expediente nos sábados e domingos, vamos contar com 20 dias de expediente no mês (Isso sem contar recessos e feriados). 
     
Então 360 dividido por 20 dias, teremos 18 litros de combustível por dia no IPASET, ou seja, o carro do IPSET em média roda 180 quilômetros por dia e 3.600 quilômetros por mês. Em um ano o carro do IPASET roda, segundo a quantidade de gasolina, 43 mil quilômetros em um ano. A terra tem 40.000 Km de circunferência.
     
Se você quiser dar a volta a terra você terá que percorrer estes 40.000 km, ou seja, o carro do IPASET gasta combustível suficiente para dar uma volta na terra todo ano, e ainda sobra gasolina para ir e voltar a Belém três vezes e com sobra. 
     
Todo esse desperdício acontece em um órgão de Previdência Municipal, custeado com o salário do Servidor Municipal (muitos não tem nem uma bicicleta) e com dinheiro público, nem assim o TCM ou qualquer outro órgão fiscalizador toma qualquer providência quanto aos desperdícios da administração municipal, não atuam nem mesmo para tomar conhecimento do que está acontecendo no IPASET, por exemplo. 
    
Não acho totalmente impossível, mas acho muiiiito improvável que apenas um veículo oficial de um pequeno órgão do município, que atende a uma administração pequena de uma cidade pequena como Tucuruí, gaste tanto combustível sozinho. 
     
Tucuruí é uma cidade com vereadores omissos, em que o gestor faz de tudo para prejudicar o funcionalismo público municipal, tentando de todas as formas possíveis reduzir seus minguados salários. E vemos mais essa, o desperdício de dinheiro público na Previdência do Servidor. 
      
Além de não fazer os repasses devidos ao IPASET, a "Administração" Municipal ainda desperdiça o pouco dinheiro que repassa para a Previdência, jogar o dinheiro do IPASET fora é prejudicar ainda mais o servidor. 
      
Pior é que fica difícil para o SINSMUT (única instituição que ainda defende o servidor em Tucuruí) fiscalizar o IPASET, já que a Previdência Municipal é administrada pelo Presidente licenciado do Sindicato, neste caso o atual Presidente Interino fica de mãos atadas, assim o Superintendente do IPASET, sem ter alguém responsável que o fiscalize, fica livre para fazer o que lhe der na telha sem nenhuma preocupação, está com a faca e o queijo nas mãos. 
    
Não é à toa que Tucuruí é conhecida e reconhecida como uma terra sem Lei.
     
Vejam a licitação
     
    
ISSO É UMA VERGONHA!!! 
    
André Resistência
    

3 comentários:

  1. Fica de mãos atadas, por quê? Medinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não, se o Superintendente do IPASET reassumir o SINSMUT neste momento, diante do envolvimento dele como pessoa de confiança do Prefeito, seria um desastre para os Servidores Municipais.

      Excluir
  2. Oxe, mas quer queira ou não o SINSMUT tem que defender os interesses do servidor associado, não acha? A função do sindicato é essa, incomodar quem quer que seja que esteja ferindo os direitos de seu associados.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.