GOLPE, o Prefeito Sancler Ferreira (PPS) quer que o povo de Tucuruí pague pela água que a Eletronorte dá de graça para a população da cidade, em compensação pelo alagamento das terras do município e pelos prejuízos ambientais causados pela barragem da hidrelétrica de Tucuruí.
A Eletronorte através do PIRTUC (Plano de Desenvolvimento Regional do Território do Entorno de Tucuruí) construiu várias obras no município, o PIRTUC basicamente é uma série de programas e projetos sociais direcionados à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável de comunidades e regiões onde a Empresa atua. Como podemos ver as ações e obras do PIRTUC visam à melhoria da qualidade de vida das populações das áreas de influência da ELETRONORTE, populações estas que foram impactadas pela construção da Hidrelétrica.
A ETA
A ETA (Estação de Tratamento de Água de Tucuruí) é uma obra do PIRTUC que tem como objetivo o fornecimento de água tratada a toda a população de Tucuruí e para uma população de 300 mil habitantes (mais de três vezes a população atual do município). Esta obra custou até agora mais de R$ 12.000.000,00 doze milhões aos cofres do Governo Federal. Eu digo até agora, pois a responsabilidade e os custos da captação e do tratamento de água ficarão para a ELETRONORTE.
O povo de Tucuruí nunca se conformou pelo fato de que os habitantes das Vilas Residenciais da Hidrelétrica de Tucuruí não pagam Água (de boa qualidade fornecida 24 horas por dia) e Luz, ao contrário do resto da população da cidade que tem a energia elétrica mais cara do Brasil.
Foram feitas várias tentativas de estender o benefício da isenção do pagamento da energia elétrica a toda população de Tucuruí, no caso da energia elétrica não foi possível, no entanto a distribuição da água tratada fornecida de graça pela Eletronorte daria à população de Tucuruí água tratada de boa qualidade sem nenhum custo para o nosso povo, o que reduziria em parte a diferença entre o povo da cidade com os moradores das vilas residenciais, sendo que a Prefeitura teria somente que distribuir para o povo a água que recebe de graça. Agora vai piorar, pois além de pagar a energia elétrica mais cara do Brasil, o povo de Tucuruí vai passar a pagar também pela água.
E isso vai acontecer graças aos vereadores e ao prefeito Sancler que não se conformam em entregar de graça a água que a Prefeitura de graça recebe da Eletronorte. O Prefeito pretende privatizar a Nossa Água, para que uma empresa privada receba a água de graça da Eletronorte e cobre para entregar para a população. O povo de Tucuruí está sofrendo com o abandono da cidade, com o péssimo serviço prestado pela Prefeitura à população e pelo desemprego, agora Sancler e seus vereadores vão criar mais uma despesa para o povo só para enriquecer algum empresário amigo, que vai poder vender a água que vai receber de graça do Governo Federal por um período de 35 anos. O mal causado pelo Sancler e seus vereadores vai causar prejuízos ao povo de Tucuruí por várias décadas depois do fim do seu nefasto mandato.
O interessante é que o Prefeito Sancler e seu sogro ex-deputado Zé Lima têm poços artesianos em sua casa e na pousada, portanto vai ter água de graça, mas o povo pobre que não pode fazer o mesmo vai ter de pagar pela água que consumir, imagine pagar água com tanta água no lago da barragem.
Seria o caso de uma denuncia ao Ministério Público Federal, para que a Eletronorte cobre da empresa que vai administrar o serviço de água na cidade as despesas de bombeamento e tratamento de água, pois não é justo que uma empresa privada lucre com a água tratada que a Eletronorte dá de graça para a população de Tucuruí, água que é tratada com recursos do Governo Federal, isso é um absurdo.
Se a empresa vai cobrar a água do povo de Tucuruí, ela também terá de pagar a Eletronorte por esta água, caso contrário a população estaria pagando duas vezes por esta mesma água, uma vez pagará diretamente para a empresa e mais uma vez pagará pelo tratamento através de impostos.
O Prefeito Sancler Ferreira (PPS) e seus vereadores subalternos, vão mais uma vez prejudicar e dar prejuízo ao povo de Tucuruí, um povo que confiou neles e os elegeram pensando que eles fossem retribuir a confiança com trabalho e com ações para beneficiar a população da nossa cidade.
A ingratidão é um dos piores defeitos do ser humano, nem mesmo os cães mordem a mão de quem os alimenta.
Agora graças ao "Prefeito" Sancler e seus vereadores, o povo de Tucuruí perde a única chance que tem de ter pelo menos parte dos benefícios que tem os moradores das Vilas Residenciais, com água tratada de boa qualidade e de graça.
Mas não tem problema não Prefeito Sancler e vereadores, o dinheiro que vocês vão tirar sem necessidade vai fazer falta para o povo de Tucuruí, principalmente para os mais pobres e humildes, mas lhe garanto que este dinheiro não vai ser de nenhuma valia para vocês, nem nesta e nem na outra vida, pois um dia Deus e a vida lhes cobrarão centavo por centavo e por tudo de mal que vocês estão fazendo contra o nosso povo, por puro egoísmo, maldade e ambição, mais cedo ou mais tarde, todos terão que colher o que plantaram. Vejam a cópia do projeto.
Salmos 7:14-16
Todo aquele que gera maldade concebe o sofrimento e dá à luz a desilusão...
Gálatas 6:7,8
Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! …
vamos dar o troco nos vereadores e no candidato indicado pelo prefeito na proxima eleiçao batendo a porta na cara desses corruptos.
ResponderExcluirfora sancler e todos os vereadores que ai estao acabando por completo com a nossa querida tucurui
ResponderExcluirGente, é possivel reverter isso...basta se movimentarem na camara dos vereadores e impedir essa sacanagem.Saiam da frente dos computadores e celulares, vão à luta!
ResponderExcluirUé eu juro que não sabia que tinha vereador de verdade em Tucuruí...
ExcluirNão existe câmara de vereadores em Tucuruí, existe câmara do prefeito, mas essa não vai contrariar o dono.
O povo vai ter de esperar até 2016 pra ver se consegue eleger algum vereador de verdade, esses ai são um caso perdido e não tem mais jeito.