Alterar o idioma do Blog

sábado 16 2019

Marielle e Jones vivem!!!

 
Autor: André Luiz (Homenagem a um amigo).
   
Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas?
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi. (Henry Scott Holland)

Lembranças...

Hoje me lembrei do meu amigo Jones Willian, de repente me veio à lembrança do nosso último encontro, que aconteceu no Centro de Convenções da UFPA na Vila da Eletronorte, a mais ou menos um mês antes da sua morte.
     
Depois das eleições em várias ocasiões, como na festa dos servidores municipais na AABB, o Jones disse que queria falar comigo, mas que deveria ser um encontro informal.
     
Neste dia na UFPA após o evento, em que, aliás, eu estava a Serviço da SEMMA, ele me chamou para conversar em uma área de alimentação na saída do Centro de Convenções.
    
Eu tinha muita coisa para falar com o Jones, mas o homem que estava na minha frente não era o Prefeito de Tucuruí, a maior autoridade do município, era um amigo que claramente precisava desabafar. Diante disso eu deixei que ele falasse tudo o que quisesse, pois eu sei que nestas horas só por você ter alguém com quem conversar você tem um alívio em seus problemas e sofrimento.
      
O encontro durou quase duas horas. Jones desabafou e demostrou que estava animado em poder trabalhar para o povo de Tucuruí, mas ao mesmo tempo estava triste e decepcionado de como funciona a política em Tucuruí.
     
De tudo que ele me contou, ele não citou nomes, e eu não perguntei, já que se ele quisesse diria. Mas o que ficou gravado na minha memória, e eu até hoje o vejo em minha mente é ele dizendo é ele dizendo que ele apesar de estar a muitos anos na política, inclusive como vereador, não tinha ideia do que era ser prefeito de Tucuruí. Disse das constantes pressões e propostas indecentes que recebia, e me disse uma coisa que me emocionou muito, ele disse: “André, a política em Tucuruí e algumas pessoas me dão vontade de vomitar!!!”
       
Eu que tinha tanta coisa para dizer ao prefeito de Tucuruí, me calei diante da grande decepção de um amigo com política e com os políticos que ele naquele momento demonstrava na minha frente. A única coisa que eu disse ao Jones no final da conversa, foi que eu o entendia e que ele tivesse fé, também fiz uma crítica e dei um conselho. Eu disse: Jones meu amigo: Você não cuida como deveria da sua segurança, você anda pela rua de peito aberto, cuide mais da sua segurança, Tucuruí precisa de você... Então ele me respondeu que ficaria constrangido perante a população, se andasse cercado de seguranças, disse ainda: "André, o que tiver de acontecer, acontecerá!". Eu não concordei com ele, mas me calei em respeito à sua opinião, pena que desgraçadamente eu estava certo em me preocupar.
     
Mas o corpo do Jones se foi, mas sua alma e as suas ideias permanecem vivas, e assim como Marielle, a presença espiritual do Jones ainda assombra muita gente, muito mais do que se estivesse vivo. Jones e Marielle não morreram, porque a esperança e os ideais nunca morrem, mesmo que suas memórias sejam vilipendiadas pelos maus, que os atacam, sem que possam se defender.
      
O interessante é que assim como Marielle, existe uma resistência muito grande em se prestar homenagem, a um prefeito que morreu trabalhando pelo povo de Tucuruí, e que ainda hoje é amado e admirado pela população.
      
Não tenho conhecimento de nenhum vereador que tenha feito um projeto de um memorial público em memória do Eterno Jones (se tiver peço desculpas), estranho isso, haja vista que em Tucuruí existem ruas e praças com nomes de políticos e parentes de políticos que nunca pisaram nesta terra, ou que nunca tenham feito nada ou mesmo enfiaram pelo menos um prego em uma barra de sabão por este povo!
     
Incomoda tanto assim perpetuar a memória de uma pessoa do bem, que foi e é uma das mais importantes figuras da nossa Tucuruí? No Rio de Janeiro quebraram uma placa com o nome da Marielle, para tentar inutilmente apagar a imagem desta pessoa incrível que é Marielle, aqui é pior ainda, nem placa com o nome do Jones tem para quebrar, só tem indiferença e o medo de tudo o que ele representa.
      
Jones deve ser homenageado em praça pública e não somente em um memorial no cemitério, por uma razão muito simples: Jones está vivo em nossos corações e no coração do povo.
    
Não se pode matar duas vezes quem já está fisicamente morto, não se pode matar os ideais, não de pode matar o exemplo e não se pode matar a esperança!!!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.