Alterar o idioma do Blog

domingo 12 2020

Análise Política - Prefeito Artur Brito está sendo convencido e quer se convencer que pode ser reeleito...

Se aproxima o fim do mandato do prefeito Artur Brito. 
O Prefeito está convencido que será reeleito, assim está investindo pesado cooptando apoio de lideranças políticas, líderes de organizações sociais e religiosas, assim como está investindo em formadores de opinião nas redes sociais.
      
O Prefeito Artur Brito foi convencido por seu marqueteiro de que sua reeleição seria certa, caso seguisse sua orientação e uma estratégia para "eliminar" seus prováveis adversários nas eleições municipais.
       
Quem são estes possíveis adversários e como os tirar da concorrência nas eleições?
       
1 - Sancler Ferreira - O ex-prefeito Sancler está com problemas graves na justiça e não se arriscaria a ser candidato a prefeito, por isso tenta lançar a sua esposa, que no entanto pode ser queimada pela imagem do Sancler e está muito fraca nas avaliações que os partidos políticos fazem junto à população. 
      
Além do mais, o partido da Eliane, o PSDB, é hoje um partido muito fraco já que está "queimado" perante a opinião pública pelas besteiras do FHC, pela corrupção do Aécio e de outros caciques, que destruiu a credibilidade e a imagem do partido. 

No Pará, coube ao ex-governador Jatene a missão de queimar o PSDB, tornando o partido um autêntico zumbí político.

Por tudo isso, Elian é considerada uma fraca ameaça ou uma aliada fraca para aos planos da classe política em Tucuruí, Eliana não incomoda muito.

Sancler é carta fora do baralho.
       
2 - Jairo Holanda, considerado atualmente o candidato mais forte, por ter um capital político razoavel adquirido como candidato a prefeito nas últimas eleições e por seu inegável carisma. 
      
Jairo, acreditam os aliados do Prefeito, teria problemas jurídicos devido a uma suposta irregularidade em seu Diploma de Administrador Escolar que supostamente não seria reconhecido pelo MEC. 
      
No entanto, pela minha experiência e observações, apesar das perseguições que com certeza virão contra o Jairo, sem dúvida ele é a mais séria ameaça aos planos de Artur Brito e seu grupo político nestas eleições, é bom nào esquecer que o Jairo hoje é do MDB, partido do Governador Helder Barbalho.
       
Jairo é no momento, acredito eu, o candidato mais forte nestas eleições, não tenho dúvida disso, no entanto para ter sucesso, Jairo vai precisar contar com uma boa Assessoria Jurídica e uma eficiente segurança pessoal, por motivos óbvios, já que a política em Tucuruí se tornou mortal, quando bate de frente com interesses de alguns grupos políticos.
 
Jairo é um forte adversário para o Prefeito Artur Brito.
      
3 - Alexandre Siqueira, outro forte candidato a Prefeito de Tucuruí, supostamente ele teria alguns problemas com a justiça, acreditam os aliados do prefeito, incluindo seu marqueteiro, que com a influência política/financira do prefeito, o mesmo poderia mexer os pauzinhos tirando o Alexandre Siqueira do páreo na disputa pelo cargo de Prefeito de Tucuruí, a quarta maior arrecadação do Estado do Pará. 
      
Se a influência do Prefeito poderia tirar o Alexandre do páreo nas eleições municipais eu não sei, só sei que os aliados e assessores do prefeito parece acreditarem que sim. Mas é bom lembrar que Ciqueira, assim como o Jairo também é do MDB partido do Governador. 
       
Não contem também com um racha interno no MDB, nos casos de disputas de lideranças no partido, a decisão é tomada de acordo com as pesquisas de opinião dos eleitores, que inclusive são levadas muito à sério pela liderança do partido, incluindo o Gov. Helder.
 
Alexandre Siqueira é também um forte adversário para o Prefeito Artur Brito.
      
4 - Barreirinhas, ex-prefeito de Tucuruí e Breu Branco, e que é também do MDB, é apoiado por um importante sistema de comunicação em Tucuruí. 
      
Não acredito nas chances do Barreirinhas de superar seus concorrentes Jairo e Siqueira nas perquisas do MDB e se tornar o candidato do partido, mesmo contando com o apoio de parte da grande imprensa, que hoje não tem a mesma importancia de antigamente devido à influencia da Internet, no entanto, Barreirinhas continua sendo uma respeitável e experiente liderança política.
 
Bareirinhas como candidato a Prefeito, não representa, a meu ver,  uma séria ameaça aos planos de reeleição de Artur Brito, já o apoio de Barreirinhas aos adversários do Prefeito, é sim uma ameaça.

5 - Graciele Galvão, a viúva do ex-prefeito Jones William também é acusada pelo grupo do Prefeito Artur Brito, por supostas ilegalidades após o assassinato do ex-prefeito. 
    
Mas ao que parece, Graciele não está interessada em se candidatar a prefeita de Tucuruí, inclusive chegou a comentar que se sentia ameaçada de morte, e comentou ainda que pediu a transferência da Agência do BANPARÁ de Tucuruí para outra agência em outra cidade devido a estas ameaças.
   
Graciele não quer ser candidata a prefeita, pelo menos não que eu saiba, portanto não é uma ameaça aos planos do Prefeito, no entanto, assim como Barreirinhas, caso apoie um adversário do prefeito, será sim uma ameaça à reeleição do Artur.
        
6 - Artur Brito, o atual prefeito de Tucuruí tem algumas vantagens, como o controle da máquina pública municipal, tem a caneta que pode assinar a nomeação e a exoneração de milhares de assessores e contratados da Prefeitura.
     
Brito tem também a propaganda institucional da Prefeitura, o apoio das empresas que prestam serviço para o município, tem a maioria dos presidentes de associações que tem cargos à disposição na Prefeitura, tem diversos líderes de Igrejas (não todos) que parasitam a prefeitura a décadas, e sempre estão do lado de quem está no poder e atende aos seus interesses pessoais/político/financeiros, tem milhares de contratados e comissionados na prefeitura (votos de cabresto), tem também os Vereadores, que fizeram da Câmara Municipal de Tucuruí, um mero puxadinho do gabinete do Prefeito, os vereadores também tem centenas de indicações de cargos na Prefeitura. 
      
Estas são algumas das "vantagens" do Prefeito Artur Brito como candidato à reeleição.
       
Como no caso das ADINs, que visam reduzir o salário dos servidores e tem como objetivo reduzir a Folha de Pagamento da Prefeitura, o que permitiria ao prefeito fazer (ou pelo menos começar) obras eleitoreiras, e contratar mais algumas centenas ou milhares de cabos eleitorais para a campanha. 
      
O Prefeito foi convencido de entrar com as ADINs, por um Advogado interessado em imediatos e futuros lucros pessoais, mesmo prejudicando milhares de famílias, prejudicando ainda mais a sua própria e já arranhada imagem, assim como prejudicando a toda a população de Tucuruí.
      
Mas apesar disso, o Prefeito Artur acossado por vários processos na Justiça, e em desespero para continuar no cargo e assim tentar adiar indefinidamente o julgamento dos seus processos, apostou quase todas as suas fichas nas ADINs, mesmo sabendo dos riscos políticos que corria e ainda corre.
       
Da mesma forma, Artur foi convencido por seu marqueteiro de que vai ganhar a reeleição e engoliu a isca com anzol, chumbada e tudo.
      
O marqueteiro teve sucesso com a propaganda da sua suposta (competência) em eleger candidatos, e utilizou um método de convencimento praticamente infalível: Disse ao Prefeito simplesmente o que ele queria e quer ouvir.
       
No entanto, existem muitas pedras no caminho de Artur Brito rumo à reeleição.
    
E não são pedras pequenas, contra Artur existe o processo que ele responde na justiça, por sua suposta participação no assassinato do ex-prefeito Jones William, tem o processo que responde na justiça que já o afastou do cargo uma vez, e que continua tramitando, tem os escândalos de sua gestão, por exemplo: os problemas com as Apropriações Indébitas dos descontos dos Servidores Municipais para a ASERT, IPASET e Empréstimos Consignados.
      
Tem também os constantes atrasos de pagamento do funcionalismo e  dos fornecedores. 
      
Tem ainda a incompetente Administração do Prefeito e de seu Secretariado, que estão levando o caos ao município. 
      
Tudo isso causou, e causa desgaste na imagem do prefeito, assim como uma enorme rejeição (a meu ver insuperável) junto à população de Tucuruí. 
      
O Folha de Tucuruí voltará outras vezes ao tema Eleições Municipais, pois o assunto é muito complexo e aborda estratégias políticas e a conjuntura atual. 
      
Em outras matérias, falaremos mais sobre as pedras e rochedos no caminho da reeleição do prefeito...

Vamos encerrar esta matéria hoje, já que ela já está muito extensa.
      
Continuamos na próxima postagem, um grande abraço aos amigos que acompanham o Folha de Tucuruí e nos honram com a sua confiança.
     
André Resistência.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.