Alterar o idioma do Blog

sábado 27 2024

O Filho Pródigo realmente fez mal ao sair da casa do pai?


Qual a verdadeira mensagem da parábola do filho pródigo?

Será que o filho pródigo errou ao deixar a casa do pai?

A primeira vista a parábola do Filho Pródigo fala sobre a ingratidão e do arrependimento do filho, e o amor incondicipnal do pai ao recebê-lo de volta.

No entanto, acredito que é muito mais que isso, a parábola fala do amor incondicional de Deus, do desapego, da luta contra a ignorância, da lei de ação e reação, do sentido da vida, da evolução através dos nossos erros e experiências, e da promessa de que nenhuma ovelha se perderá.

Desapego

A lição do desapego foi dada pelo pai que permitiu que o filho partisse e o abençoou. O amor liberta.

Da luta contra a ignorância

O filho pródigo aprendeu duras lições ao sucumbir ao dinheiro fácil, aos vícios e a promiscuidade, lições preciosas que moldaram o seu caráter e o fez crescer como pessoa e espírito.

Da Lei de Ação e Reação

Ao sucumbir aos vícios e a uma vida errada, as decisões equivocadas do Filho Pródigo o levaram ao sofrimento, e o sofrimento o levou a valorizar o amor do pai e valorizar uma vida digna.

Do sentido da vida

O filho pródigo aprendeu com as lições que a vida lhe proporcionou, mesmo tomando uma decisão errada o filho pródigo aprendeu com seus erros, se tornando uma pessoa melhor.

Este é o sentido da vida, aproveitar as experiências que a vida nos proporciona e nos tornarmos pessoas melhores, e assim partir deste plano melhor do que quando chegamos.

Da evolução através dos erros

A parábola nos mostra o quanto podemos aprender com nossos erros, e o quanto eles e suas consequências podem ser importantes para a nossa evolução.

Portanto, o arrependimento obcessivo e a culpa pode ser muito prejudicial para o nosso desenvolvimento espiritual, podendo inusive, ser usado pelas forças negativas para nos atrair para o umbral.

A promessa do Cristo

A parábola do Filho Prodígio nos fala do grande e incondicional amor do pai, um pai que nos dá o Livre Arbítrio e nos dá todos os recursos para que sejamos felizes.

Um pai que perdoa todos os nossos erros e sempre estará com os braços abertos para nos receber, quando estivermos cansados de errar e de sofrer as consequencias dos nossos erros.

Portanto, nada, absolutamente nada que façamos, mesmo que seja o pior dos crimes pode nos afastar do amor de Deus.

Isso quer dizer que a promessa do Cristo se cumprirá não importa o que façamos, a evolução é Lei de Deus, nada, nem mesmo nós mesmos, podemos impedir a nossa evolução até a perfeição, é o nosso destino, é o nosso propósito de existência.

Aconteça o que acontecer, nenhuma ovelha se perderá.

Agora depende de cada um aproveitar as experiências que a vida nos proporciona, e fazer dos nossos erros degraus para a nossa evolução encurtando o caminho e evitando sofrimentos e duras lições, ou perder tempo e vidas com remorços e lamentações inúteis.

A última lição da parábola é que Deus sempre faz o melhor para todos.

O filho pródigo, uma pessoa fútil e iludida pelos prazeres materiais, precisava da lição e aprender com seus erros, voltando para casa muito melhor do que quando partiu.

Se o Filho Pródigo não tivesse partido, quem sabe o que teria acontecido. Poderia ter tido uma vida inútil, poderia ter sofrido um acidente e morrido, só Deus sabe.

A partida do filho pródigo e a experiência adquirida fez dele uma pessoa melhor, e o perdão incondicional do Pai nos mostra que o Filho Pródigo somos todos nós, iludidos pelo nosso egoísmo e ignorantes das Leis universais, e nos diz ainda que Deus nos espera de braços abertos o tempo que for preciso.

Ninguém é ou será abandonado, todos sem exceção e no seu devido tempo chegaremos à perfeição.

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.