Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 16 2020

As afinidades políticas dos adversários do Prefeito Eleito nas Eleições Municipais em Tucuruí

 

Alexandre Siqueira e Jairo Holanda
Prefeito e vice-prefeito eleitos de Tucuruí

As afinidades políticas dos adversários do Alexandre Siqueira nas eleições municipais para Prefeito de Tucuruí.

OPINIÃO

Vamos analisar algumas situações interessantes com relação aos principais grupos políticos que disputaram as eleições municipais em Tucuruí.

Os grupos mais importantes em termos de força política, que disputavam as eleições municipais para Prefeito de Tucuruí, e que eram adversários políticos do Prefeito Eleito Alexandre Siqueira nestas eleições tem algo em comum: Cargos de confiança na Prefeitura. Vejamos:

Na coligação da Eliane, o PSC (do Pastor Océlio) indicou o vice da chapa, por outro lado o PSC tem também a administração da CTTUC (uma importante autarquia da PMT) que é administrada pelo presidente licenciado do PSC. O PSC havia recebido a CTTUC (de porteira fechada), e não me consta que nesta campanha houve a entrega de cargos, o que seria de se esperar, já que o PSC fez parte de uma coligação supostamente adversária do prefeito. 

Hernandes Vaz, outro adversário do Prefeito Eleito nestas eleições, foi Secretário de Desenvolvimento Econômico do atual governo, portanto tem ligações políticas e de confiança com o atual prefeito.

Tem o Presidente do Partido do Claudiney Furman que foi candidato a prefeito e adversário do Prefeito Eleito de Tucuruí nas eleições municipais, o presidente do seu partido foi Secretário de Educação no atual governo municipal, portanto também tem relações de amizade e confiança com o atual Prefeito.

É óbvio que para uma pessoa assumir um cargo político de primeiro escalão em um governo, no caso a Prefeitura, o cidadão tem de obrigatoriamente ter a confiança e um vínculo pessoal/político com o Prefeito, ignorar isso é desconhecer como funciona o processo político e administrativo de um governo. Isso pode não dizer nada, mas pode também significar muita coisa.

Como podemos ver, existem afinidades políticas entre os principais adversários do Alexandre nestas eleições, e pelo menos dois destes adversários políticos tentaram judicializar as eleições, entrando com processos na Justiça Eleitoral contra a candidatura e mesmo contra as pesquisas eleitorais favoráveis ao Prefeito Eleito, isso fora a virulenta campanha de Fake News e de postagens ofensivas e de ódio contra o Prefeito Eleito nas redes sociais durante a campanha eleitoral (postagens ofensivas que permanecem mesmo após o resultado das eleições), sendo que várias pessoas de um grupo político adversário do Alexandre, foram presas pela polícia em uma operação contra Fake News em Tucuruí.

O Prefeito Eleito Alexandre Siqueira teve que enfrentar uma força política poderosíssima, força esta que controla inclusive da Administração Municipal, com milhares de contratados e a máquina pública nas mãos, e mesmo assim ganhou a eleição, é uma façanha e tanto alcançar a vitórias em condições tão adversas.

É possível dizer que havia um pacto entre os adversários para impedir o Alexandre de ganhar a eleição? Não necessariamente, e não tem como provar que houve formal ou informalmente este pacto, no entanto, o grande número de candidatos e a consequente divisão dos votos contrários ao Prefeito certamente o beneficiaria, pois o Prefeito tem a Prefeitura e a máquina administrativa à sua disposição, sendo que e o pior cenário político possível para o Prefeito, seria o Alexandre ganhar a eleição, já que o mesmo não tem nenhuma afinidade com o Alexandre e muito menos com o Jairo.

A afinidade entre políticos dos grupos adversários do Alexandre com o Prefeito é bem visível, o que tornaria um pacto, mesmo informal possível. Não há como afirmar que houve um pacto, eu só estou aventando possibilidades, no entanto, a possibilidade do pacto é bem plausível.

Quem mais ganhou e quem mais perdeu nestas eleições

A candidata Eliane Lima mostrou carisma e uma grande força política nestas eleições, ela tem futuro político e fez uma campanha aguerrida corpo a corpo, e apesar do grande desgaste político do marido Sancler Ferreira ex-prefeito de Tucuruí, que tem uma grande rejeição entre o eleitorado na cidade e que, a meu ver, foi um peso político para a sua campanha ela perdeu a eleição com a diferença de 164 votos, o que surpreendeu muita gente.

Já o atual prefeito confirmou a sua grande rejeição ao ficar em terceiro lugar nas eleições apesar de estar no poder, e de dispor da máquina administrativa que emprega milhares de contratados.

Em minha opinião, são nulas as chances de aproximação pessoal e política entre o Prefeito atual e o Prefeito Eleito e seu vice. O resultado das eleições foi o pior possível para o prefeito e ele sabia disso, qualquer outro cenário seria muito melhor para ele.

Outro grande derrotado foi o PSC que a mais de vinte anos fazia vereadores (tem dois nesta legislatura) e desta vez ficou sem nenhum, além de ter indicado o vice na chapa que perdeu a eleição.

Agradecemos aos colaboradores políticos que nos deram informações, que embasaram parte desta análise da conjuntura política nestas eleições.

Uma grande vencedora nestas eleições foi a família Galvão, a família do inesquecível ex-prefeito Jones Willian que apoiou a chapa vencedora e reelegeu o Vereador Weber Galvão.

A grande onda azul iniciada pelo Jones foi reconstruída pelo Alexandre e tomou conta de Tucuruí, o que deve ter lavado a alma da família Galvão.

A esperança venceu o ódio e voltou para Tucuruí.

Boa sorte Alexandre e Jairo...

Boa sorte Tucuruí!!!

André Resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.