Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 04 2020

Operação Gato Escaldado da polícia contra Fake News resulta em apreensões e prisões em Tucuruí

 


POLÍCIA CIVIL - OPERAÇÃO GATO ESCALDADO

A Polícia Civil do Estado do Pará, em parceria com o Ministério Público Eleitoral deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 04/11, a Operação _Gato Escaldado_ que teve como objetos desarticular uma associação criminosa especializada na produção de _fake news_ eleitoral.

Foram expedidos pela Justiça Eleitoral 03 mandados de busca e apreensão, tendo sido decretada as prisões preventiva dos principais coordenadores e difusores das _fake news_.

Estão presos Mary Leal, coordenadora do "setor de produção", Ismaike dos Santos Martins, responsável pela rede de disseminação e Antônio Cruz de Souza, a quem incumbia a produção do material ilícito.

Nas residências dos presos foram apreendidos vários telefones celulares, chips, muito material de propaganda política irregular e vários galões de combustível, além de computadores, HDs, pen driveres, dentre outros objetos.

Os presos e todo o material foram encaminhados a sede do Ministério Público Eleitoral. As pessoas presas estão sendo ouvidas nesse momento e o material apreendido separado para que seja periciado, conforme autorização judicial.

Permanecem foragidos Suely Barros Carvalho, que é uma blogueira ligada a um grupo político local e Toni Ramos Fernandes, que era a pessoa que produzia os áudios falsos veiculados na internet em vários municípios da Região do Lago de Tucuruí.

Todos as pessoas presas na Operação Gato Escaldado foram acusadas de praticarem os crimes previstos nos artigos 326-A, 326-A, parágrafo terceiro, 324, 325 e 326 todos do Código Eleitoral, além do crime de associação criminosa prescrito no artigo 288 do Código Penal.

A Polícia Civil alerta a população que o crime de _fake news_ eleitoral atinge não apenas aquelas pessoas responsáveis pela sua produção, como também todos aqueles que a divulgam em grupos e redes sociais, por essa razão, considerando a quantidade de material apreendido, uma nova operação poderá ser deflagrada a qualquer momento.

Participaram da operação os três promotores de justiça de Tucuruí, alem das equipes policiais civis de Tucuruí e do Breu Branco.

Fontes: Polícia Civil do Estado do Pará.

Estão foragidos:

 André Resistência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.