Alterar o idioma do Blog

terça-feira 17 2020

Bastidores da Política - Quase funcionou a Estratégia para derrotar Alexandre Siqueira na reta final de campanha


A ESTRATÉGIA

Nos bastidores da política em Tucuruí, comenta-se o suposto plano da assessoria política do Prefeito para impedir o Alexandre e o Jairo de ganhar a eleição para Prefeito em Tucuruí.

É bom esclarecer que o pior resultado da eleição para o prefeito e o seu grupo político seria a vitória do Alexandre Siqueira.

Este governo teve problemas com o Alexandre, que foi amigo e apoiador do ex-prefeito Jones William, assassinado logo no início do mandato.

O atual governo também teve problemas com o vice na chapa do Alexandre, Jairo Holanda foi acusado de fraude no concurso e quase perdeu o cargo na PMT, mas conseguiu provar sua inocência e permaneceu no cargo. Diante disso, a questão passou a ser mais que apenas política.

Neste quadro a assessoria política do Prefeito teria planejado uma estratégia para ganhar do Alexandre e reeleger o Prefeito. Diante da grande rejeição, a solução seria a divisão dos votos contrários ao prefeito entre as candidaturas do Claudiney, Hernandes Vaz e Eliane Lima. Desta forma, o prefeito apesar da grande rejeição e com o poder da máquina da Prefeitura teria chances de ganhar a eleição.

Teriam feito os seguintes cálculos: Os votos da oposição ficariam divididos entre o Claudiney, Hernandes e Eliana Lima. Por sua vez o prefeito teria os votos dos 3.000 contratados da PMT, que lhe dariam mais três votos cada, totalizando 12.000 votos, mais os votos dos comissionados, e os votos conquistados através da máquina administrativa da PMT foram calculados em 8.000 votos no mínimo, estes números dariam a vitória ao prefeito com mais de 20.000 votos e seria reeleito. 

Só que não contavam com a atuação da Justiça Eleitoral, destruindo a rede de Fake News e ataques contra o Alexandre nas redes sociais, prendendo pessoas, apreendendo equipamentos e documentos, fazendo bloqueio de contas, lacrando postos de gasolina e atuando firmemente nas vésperas e no dia das eleições para impedir o abuso do poder econômico.

Plano B

No caso da estratégia falhar entraria o plano B, a máquina direcionaria seu apoio ao segundo(a) candidato(a) mais bem colocado(a) nas pesquisas e assim derrotariam o Alexandre. Foi o que aconteceu e quase conseguiram.

Nas eleições as coligações  fazem pesquisas internas semanais (que não são divulgadas ao público), para avaliar o desempenho dos seus candidatos. Eles sabem o que realmente se passa com o eleitor, e fazem suas estratégias com base nestas informações.

Na reta final da campanha o grupo do Prefeito através das pesquisas internas, teria constatado que o mesmo estava em terceiro lugar e não teria chances contra o Alexandre, então partiram para o plano B, direcionaram parte dos votos do Prefeito, inclusive de contratados para a Eliane, que fortalecida venceria o Alexandre e impediria a vitória dos desafetos do Prefeito Artur Brito. Neste caso a Eliane teria uma dívida de gratidão para com o Prefeito e seu grupo. A transferência de votos e apoio, explicaria a votação da Eliane acima do esperado e a votação do Prefeito bem abaixo do que se esperaria de um Prefeito em campanha para a reeleição.

Bem planejada a estratégia quase funcionou, mas a transferência de votos não foi suficiente para superar a grande vantagem do Alexandre acima da segunda colocada. Devemos reconhecer que a estratégia foi boa e faltou pouco para ter sucesso. Como nem tudo é perfeito houve é claro algumas falhas na estratégia política do grupo do prefeito, mas disso trataremos em outras postagens.

O povo só vê a ponta do iceberg, a política pra valer acontece nos bastidores e atrás das cortinas, o povo não raras vezes é apenas marionete.

André Resistência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.