Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 20 2019

Como o Bosque de Tucuruí se transformou em um cabide...

Imagem do Bosque em 2016, quando o povo tinha direito de visitar o seu Bosque
Como será que estão estes animais, será que estão vivos???
Quando o Ex-prefeito Jones William assumiu a Prefeitura, o Bosque de Tucuruí era "administrado" pela Secretaria de Obras, mas a SEMMA ajudava nos cuidados dos animais, principalmente com alimentação doada por comerciantes de Tucuruí.
      
Frutas e verduras que estava há muito tempo nas prateleiras dos supermercados não tinham mais valor comercial, mas podem ser utilizadas para a alimentação de animais silvestres.
    
Na época os animais não eram bem cuidados, então a SEMMA que já vinha cuidando deles de forma ainda que precária, solicitou ao Prefeito que passasse a administração do Bosque para a Secretaria, se responsabilizando pela administração e manutenção do Bosque, sua vegetação e seus animais.
         
Houve resistência da Sec. de Obras em repassar o Bosque para a SEMMA, não pela administração em si, mas pelo cabide de empregos que representa o Bosque de Tucuruí.
   
Mas de qualquer maneira, a administração do bosque passou para a SEMMA, o que deixou os servidores da Secretaria muito felizes e animados, pois eles acreditavam que tanto o Bosque, como sua fauna e flora seriam bem cuidados. Ledo engano.
              
Era necessário construir alguns locais fechados com cerca e tela, para separar alguns animais mais agressivos dos visitantes, assim como as aves que poderiam fugir. Então fecharam o Bosque à visitação Pública enquanto estes locais estivessem em construção, sendo que as obras deveriam estar prontas dentro de uns dois meses no máximo...
       
No entanto já se passaram mais de dois anos, e a administração do Bosque ficou muito pior, pois antes a População de Tucuruí, principalmente as crianças, acompanhadas dos seus pais, pelo menos podiam ir ao Bosque passear e interagir com a minifloresta e os animais silvestres, criando assim nos jovens o amor e o respeito ao Meio Ambiente, mas hoje isso não acontece.
     
Quanto aos animais do Bosque a população não sabe se eles ainda estão lá, e se estão, como estão sendo tratados? Ninguém sabe, a não ser os funcionários da própria SEMMA.
             
A SEMMA se apropriou do Bosque que é da população de Tucuruí, no entanto o povo que paga todas as despesas, não tem autorização de desfrutar do Bosque em seus momentos de lazer.
       
Diante disso, pesquisamos no Site da PMT, na Transparência e acessamos a Folha de Pagamento da SEMMA, uma informação que é pública e garantida pela LAI  (Lei de Acesso à Informação).
     
Na relação de Servidores da SEMMA, descobrimos algumas coisas interessantes.
         
Por exemplo:
          
Apesar de a SEMMA ser a menor, ou pelo menos uma das menores Secretarias da Prefeitura, sua Folha de Pagamento é de R$ 208.077,18 (Duzentos e oito mil, setenta e sete reais e dezoito centavos), por mês, isso sem os encargos trabalhistas. Ou seja, a Folha de Pagamento da SEMMA custa R$ 2.705.003,34 (Dois milhões, setecentos e cinco mil, três reais e trinta e quatro centavos), ao ano para os cofres da Prefeitura.
   
A SEMMA tem 108 funcionários, e entre os funcionários tem 17 Ag. de Serviços Gerais, e nada menos que 45 Zeladores??? Desse jeito, não tem Folha de Pagamento que aguente...
      
Pelos números, suponho que os vereadores devem estar fazendo uma festa de indicações, enquanto isso o povo paga a conta e está impedido de desfrutar do Bosque que é seu.
       
Esta conta é só da Folha de pagamento sem os encargos trabalhistas, não estão incluídos os recursos que a SEMMA arrecada, ou deveria arrecadar com licenças e multas ambientais, não estou contando ainda com as despesas com gasolina (que não é pouca), material de expediente, permanente e de consumo. 
        
A SEMMA movimenta milhões ao ano entre despesas e arrecadações, e não consegue fazer meia dúzia de jaulas para os animais do Bosque em mais de dois anos???
        
Senhor Prefeito, por favor, entregue o Bosque para a População de Tucuruí, o Bosque é do povo e não é propriedade privada de uma Secretaria, e muito menos cabide de emprego para indicações políticas. 
       
Bom, pelo menos não deveria ser.
     
        
Mais imagens do Bosque de Tucuruí em 2016.
    
Imagem que o povo de Tucuruí está proibido de apreciar.
             
Servidores da SEMMA em 2016, preparando os alimentos que o comércio doou aos animais do Bosque 
         
         
         
            
Isso é uma vergonha, devolvam o nosso Bosque!!!
          
André Resistência.
      

Um comentário:

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.