Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 28 2019

SEMMA, SEMA ou IBAMA, quem vai parar os Crimes Ambientais da ELETRONORTE?

A SEMMA e a SEMA punem pescadores pobres com a Lei Ambiental (Piracema),
        
Enquanto a SEMMA (Tucuruí), a SEMMA (Estadual), o IBAMA (Federal), assim como os MPs, continuam se omitindo quanto aos Crimes Ambientais da ELETRONORTE, os peixes do Rio Tocantins continuam tendo a sua reprodução e população ameaçadas por crime ambiental continuado.
       
Não é de hoje que os ribeirinhos, os pescadores e mesmo este Blog, denunciam a ameaça à reprodução dos peixes à jusante da Hidroelétrica de Tucuruí.
       
A ELETRONORTE altera DIARIAMENTE, inclusive no período da PIRACEMA, o volume de água liberado pelas comportas da hidroelétrica, isso causa uma espécie de Maré Artificial no Rio Tocantins abaixo da barragem.
       
Quando o nível da água do rio sobe, os peixes aproveitam para desovar nas margens do rio entre a vegetação e as pedras submersas, então a ELETRONORTE fecha as comportas e o nível do rio diminui, provocando a mortandade das ovas dos peixes. É visível hoje a redução de peixes no Rio Tocantins. 
        
É comum nesta época de piracema ver  diariamente nas margens do Tocantins, os pássaros, cães e gatos vadios comendo as ovas dos peixes quando a ELETRONORTE fecha as comportas da barragem.
      
Para piorar a situação, a HIDROELÉTRICA forma uma barreira intransponível para os peixes subirem até o lago e assim poderem desovar.
       
As Eclusas, que deveriam permitir a passagem dos peixes, hoje é um verdadeiro Elefante Branco, está lá, foram gastos bilhões para ser construída, mas não está funcionando.
       
Enquanto isso a SEMMA e  SEMA ficam se preocupando somente com os pobres pescadores que lutam pela sua sobrevivência, e ambas não tem coragem de peitar a ELETRONORTE, que está dizimando a população de peixes do Rio Tocantins à jusante da HIDRELÉTRICA.
      
É mais fácil mesmo punir o pobre que não tem como se defender, que punir uma Empresa Federal com dinheiro, poder e um exército de Advogados.
      
Assim as Semas (Municipal e Estadual), pegam meia dúzia de piabinhas e deixam passar um enorme tubarão branco.
       
ISSO É UMA VERGONHA!!!
      
André Resistência.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.