Alterar o idioma do Blog

domingo 10 2011

Mais denuncias da saúde pública em Tucuruí

Do Blog da Franssinete


A Sespa nomeou, há três meses, direção interina para o Hospital Regional de Tucuruí porque a antiga não tinha mais comando. Entretanto, a nova Diretoria até agora nada fez para resolver os problemas do Hospital, a não ser assinar escalas de dobradinha de médicos, com já denunciado aqui. Também andou mudando pessoas de sala, sem consequência para o funcionamento do HRT.

Os problemas de gestão permanecem e se agravam: a direção interina não conhece a instituição, não confia em quem trabalha lá e não toma qualquer providência para resolver os problemas crônicos sabidos por todos, inclusive já relatados pelo Conselho de Saúde.

A maternidade  Municipal continua funcionando dentro do Hospital, sem repassar os recursos das AIHs. Nenhuma cirurgia eletiva foi realizada neste período e as pessoas que precisam de atendimento padecem sofrimento atroz. Há mais de 3 mil cirurgias por fazer, acumuladas pela falta de gestão. Vejam a matéria completa.

20 comentários:

  1. Será que o governador não percebe o desgaste que este episódio do Regional está causando à sua imagem, a imagem do seu governo e o sofrimento da população?

    Será que o Jatene teme tanto o Sancler que não se atreve a dar um basta nesta situação?

    ResponderExcluir
  2. CGU abre inscrições para curso
    Foram abertas ontem (8) as inscrições para a 10ª edição do curso a distância Controle Social e Cidadania, promovido pela Controladoria-Geral da União. Qualquer pessoa interessada em saber como controlar os gastos públicos pode participar. O curso é gratuito e serão oferecidas mil vagas. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Virtual da CGU: www.escolavirtual.cgu.gov.br, até o próximo dia 15. Os alunos serão avaliados com base em sua participação nos fóruns de discussão e questionários objetivos. Quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% receberá certificado.

    postado na coluna do claudio humberto.com

    Sei que o prefeito é blindado mais não custa tentarmos e salvarmos a economioa tde ticurui

    ResponderExcluir
  3. O relato apresentado na postagem é absolutamente verídico, a maternidade consome o centro cirúrgico que não faz mais nada a não ser emergências absolutas.
    Os anestesistas, inclusive os recentemente contratados pela SESPA sem licitação com a cooperativa de anestesia do pará, não apareceram, pelo menos fisicamente, pode até ser que nas escalas já estejam "trabalhando".
    Por outro lado, esses empenhos citados não se sabe do que procedem, uma vez que essa pessoa não prestou nenhum serviço ao hospital, sou servidor do hospital e posso afirmar, até o dia 15 de março, quando foram pagos os empenhos, essa pessoa não esteve no hospital, fez o que para receber mais de nove mil reais?

    ResponderExcluir
  4. A senhora Sandra Oliveira da Silva que recebu o dinheiro dos empenhos é esposa de um servidor da SESPA que trabalha na 11ª Regional em Marabá de nome ERISAN e presta serviços no setor de regulação.

    ResponderExcluir
  5. As coisas em Tucuruí continua na mesma, posto de saude sem medicamentos, medicos, não fazem nem suturas basicas como cortes profundos feitos em postos de saude e não em hospitais regionais. Desde quando voce começou a denunciar tudo sobre a saude de tucuruí, ainda no momento não vimos nada acontecer de verdade, a maternidade continua no mesmo lugar, dentro HRT, e dentro do Hospital Regional, minha cara continua faltando tudo para os atendimentos basicos do hospital, está semana estiver por lá e as funcionarias da limpeza do regional estavam reclamando que não tinham um espaço descente para dormir na madrugada, o unico cantinho que elas tem e o proprio local onde guardão o material de limpeza que tem cheiro fortes de produtos, que não tem serhumano que de conta de dormir com um tipo de cheiro forte deste, tudo porque o local onde elas tiravam para o cochilo foi ocupado pelas as pessoas da maternidade do municipio, se voce for conhecer onde está sendo colocadas as paridas, em um local fechado sem passagem de luz ou vento, 1 banheiro para as 12 gravidas e paridas ao mesmo tempo já imaginou!

    ResponderExcluir
  6. Falei com um servidor do Regional, o Genildo que trabalha no controle interno e ele me disse que os tais empenhos não estão com o processo nem completo, que não tem atesto do responsável por ter recebido os serviços, que ninguém sabe do que se trata.
    Se for a Enfermeira Jandira que é a Diretora Técnica, ela estava viajando no período do pagamento e não pode ter atestado por telepatia.

    Como podemos trair a instituição SESPA que nos dá o pão de cada dia.

    ResponderExcluir
  7. NÃO SÃO SÓ ESSES PROCESSOS ACIMA CITADO, VEJAMOS OUTROS:
    1 - 2011NE00500 04/03/2011 61234834200 MOYSES ANTONIO BITTENCOURT MASCARENHAS 1.879,04
    foi pago como serviços de psicologia durante dois meses e só apareceu tres dias neste hospital

    2- 2011NE00508 04/03/2011 93550731272 CARINA DA SILVA CARNEIRO 2.348,80 - foi pago como serviços de enfermagem tambem só apareceu tres dias durante o canarval enquanto um enfermeiro ganha 1.800,00 para trabalhar os 30 dias

    3- 2011NE00509 11/03/2011 59125640291 TICIANE LYS TAVARES DE SOUZA 2.538,00 - uma arquiteta filha de uma enfermeira da sespa amiga da atual diretora Conceição Oliveira - esse valor é só referente a despesas dessa arquiteta conforme um email que mando logo em seguida

    4 - 2011NE00512 11/03/2011 85058092387 SANDRA OLIVEIRA DA SILVA 4.417,00
    2011NE00596 15/03/2011 85058092387 SANDRA OLIVEIRA DA SILVA 4.392,00
    esse caso é classico e cheio de irregularidades primeiro essa pessoa nunca veio no Hospital Regional de Tucurui e desafio quem prove ao contrario, segundo pela lei de licitação não poderia ser pago a mesma pessoa um valor maior que oito mil reais por mes conforme foi pago. e terceiro essa senhora é esposa de um cidadão que trabalha na 11ª Regional de Marabá é que deu uma palestra aos médicos ameaçando-os quanto ao preenchimento das AIHS inclusive com fabricação de AIHS de 20.000,00

    5- há um "PROJETO DE REFORMA DO PRONTO SOCORRO" que estaria sendo pronto para ser direcionado a uma empresa de amigo da Conceição Oliveira, isso é muito grave e gostaria de saber quais as medidas do Dr. Helio uma vez que foi indicado pelo JORDY Deputado Federal do PPS o qual seu lema é a ficha limpa.

    COM A PALAVRA A SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE - SESPA

    ResponderExcluir
  8. Sandra Oliveira da Silva, CPF 850580923-87, com endereço na Rua Oiapoque, 30, Vila Permanente – Tucuruí-PA, que ninguém sabe quem é nem a que se refere.

    EU SÓ SEI QUE O ENDEREÇO ACIMA É O MESMO ONDE A DIRETORA MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA ESTÁ MORANDO EM TUCURUI, QUE POR SINAL É UMA CASA QUE FOI MOBILIADA E REFORMADA NA ULTIMA ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR JATENE PARA SERVIR DE CASA DE APOIO A ACOMPANHANTES DE PACIENTES QUE NÃO POSSUAM RESIDENCIA EM TUCURUI,
    ATÉ ISSO ELA TIROU A CASA DESTINADA AOS PACIENTES PARA USO PROPRIO.
    É UMA VERGONHA UMA PESSOA QUE VEIO PARA SUBSTITUIR A PTZADA ESTÁ FAZENDO MUITO PIOR, ESPERO PROVIDENCIAS JÁ

    ResponderExcluir
  9. Outra situação delicada é a dos anestesistas que o que sabemos que desde março é pago pela coperativa mais na folha de plantões da sespa consta os nomes dos anestesistas inclusive com notas fiscais.
    A pergunta é pra quem está indo o dinheiro pago a coperativa COPANEST, acho que tambem deve ser amigos da Conceição Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Deputado Arnaldo Jordy - O Ficha Limpa, assim como gosta de ser chamado, e quem indicou o Secretário Estadual de Saude - Dr. Hélio Franco - que prima pela honestidade em todos os seus anos de Serviço Público, mais que pode cometer erros gravissimos como confiar em certas pessoas como foi o caso da indicação da Dra Conceição Oliveira para responder interinamente pela Direção do Hospital Regional de Tucurui, mais foi um desastre administrativo como podemos verificar com todas essas denuncias. Tive o cuidado de perguntar para váris pessoas e foi unanime que a suspeita se acentuou devido ela ter estreitado a confiança em poucas pessoas, pessoas estás que nunca haviam desfrutado de poder dentro do HRT e foi injusta com pessoas que acolheram, e dizem mais que acham que muitas desses desatinos é orquestrado pelo Sr. Roni que faz parte da sua equipe. Pois pessoas que conversei e que conhecem a Dra Conceição Oliveira estão abismadas com tais condultas.
    Espero sinceramente que o Governador junto com o Secretario tomem uma providencia pois é até desumano com ela voltar a Tucurui uma vez que perdeu por completo o respeito com os servidores.

    ResponderExcluir
  11. É uma vergonha o secretário de Saúde do estado manda alguém para ver se melhora a saúde do Hospital Regional ,e o que acontece,fez foi piorar.

    01- Não tem responsabilidade e não sabe fazer gestão m saúde,pois é um hospital que atende uma região, e esta também uma calamidade ,dentro deste hospital.

    02- Falta material para fazer alguns procedimentos

    03- Faltam lençóis para atender os pacientes, que quando solicitado não tem.

    04- É uma pessoal que não tem humildade.

    05- No pronto de socorro a entrada da casa, está uma calamidade, posto de enfermagem, não funciona
    06- As pessoais que os médicos atendem, se teve problema de coração, vai morrer por que passar mais de uma hora para medicar

    07- Quem esta fazendo os exames de laboratório do Regional, e o laboratório Santa Rita, do senhor Antonio Juraci

    08- Nos corredor deste ponto de socorro,esta cheio de atendimento dos posto de saúde,e pessoas pelos os corredor,por que não tem cama para os pacientes.

    09- No UTI O MEDICO TEM QUE DECIDIR QUE VAI MORRER PRIMEIRO,por que não tem leito

    10- O Espaço que poderia esta a funcionando uma outra UTI,esta a maternidade do regional,por irresponsabilidade de um prefeito que colocou a maternidade na ala que funcionava a do regional

    11- O equipamento do Anacom La dentro parado a mais de anos e o hemodiálises

    12- Mulheres infectadas na ala maternidade do municipal,quando entra já senti o mal cheiro

    13- Funcionário dormindo no local de coloca material de limpeza.

    14- Deixa de fazer cirurgias por que o centro cirúrgico esta sempre ocupado com cesariana.

    Agora pergunto o que essa senhora veio fazer aqui no hospital regional, participar de dobradinhas, fazer empenho para amigas.
    Esta na hora senhor governador do estado ou secretario de saúde do estado tomar providencias, é assim que o PPS vai fazer saúde no estado, Estamos falando de um hospital que atende uma região entorno do lago.
    Quando vamos entender que saúde é coisa seria, os recursos vem e sair pelo ralo.

    01- Vejamos no município, a UPA mais de ano que recebeu os recursos e não consegue terminar.

    02- SAMU,também a muito tempo que receberam os recursos e nunca terminaram,só temos um cemitério de ambulâncias, o prédio amarelão, é assim que o prefeito entende tanto de saúde que ate o centro cirúrgico e as alas do hospital municipal esta sendo pintada de amarelo,cadê a Anvisa e o conselho de saúde.

    03- Esse ultimo dizem que esta sendo comprado pelo o secretario de saúde,que é uma pessoa maleável,esperto,parece que conseguiu, compra o CMS,ele conseguiu manter ele e a família no consems

    04- Não tem medico no posto de saúde quem esta quebrando o galho é as enfermeira, denuncie ao conselho regional de medicina que as enfermeiras esta fazendo consulta no lugar dos médicos.

    05- O Governador vem inaugurar o que ? Por exemplo a UPA,Samu.

    06- Ambulâncias de Tucurui é um taxis, só tem um oxigênio, tem delas que nem isso tem, na maternidade municipal falta praticamente tudo.
    Essa é a realidade da saúde do município e do Regional.

    Para finalizar vou mandar um aviso ao conselho municipal de saúde,cuidado,na 8° Conferência municipal de saúde,quem passou a pena em você,s junto com a secretaria na época,foi o Dr. Charles Tocantins junto com a promotora que foi embora,e assessora jurídica e o prefeito.

    ResponderExcluir
  12. Qual é a desse povo do HRT que ainda tah mamando?! Essas denuncias partem dos antigos/atuais diretores do HRT! Inclusive o irmão do Vereador Jones. Vamos olhar pro nosso rabo antes de apontar o dos outros né?!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei sabendo através de uma amiga minha, que trabalha no hospital regional, que é conselheira municipal de saúde, que o conselho não aprovou as contas do ano de 2009 e encaminhou para policia federal, MPF. MPE, OUVIDORIA SUS e que pediu a suspensão dos recursos do hospital municipal e que 2010 as contas nunca veio pra o CMS. Ela fala que não agüenta mais, fazer a básica no pronto de socorro e falou ela que eu não entendo bem, que o prefeito é quem assina as resolução das decisões do CMS,então ele é responsável por tudo e não a Nilda
    Que vergonha para o prefeito.

    ResponderExcluir
  14. Deputado Arnaldo Jordy - não esta preocupado com isso já teve os votos daqui, só esta querendo dar de presente o hospital Regional pra prefeito,pagando assim o votos que ele teve aqui no município.

    O anônimo das 10 Abril, 2011 21:51 ,falou certo disse tudo da realidade da saúde do município,e também que o laboratório do hospital regional não esta fazendo os exames, e o senhor Juraci.

    Quanto ao Charles Tocantins, é verdade o que falou sobre o CMS que ele ajudou a derrubar o CMS e a Conferencia, junto com a turma da gestão, eu tava La.

    Quem não se lembra do Charles no tempo do Claudio Furmam,olha o Charles e a mulher dele sempre fizeram assessoria para o município daqui.

    Veja a enfermeira Patrícia, deu à tapa a cara. Foi na radio,na audiência publica, Fez de tudo para a maternidade ir pra dentro do Regional, puxou o saco de prefeito.

    Veja o que aconteceu com o cargo dela no municipal já colocaram outro no lugar,todo mundo que ajudar o prefeito ele acabar com a pessoa.

    ResponderExcluir
  15. Esta direção interina está resolvendo as pendências de ordem burocrática, mas as de ordem técnica e clinica, deixam a desejar!

    ResponderExcluir
  16. olha o Dr.Charles,veio ser palestrante,da 8° conferência foi quem junto com o prefeito e a promotora derrubou Conselho municipal de saúde.

    cuidado Elizabete presidente, o homem esta só rondando,dizem na secretaria de saúde que o Dr. Charles já esta almoçando com a presidente e que o conselho de saúde,ja esta no bolso.

    ResponderExcluir
  17. Aviso a todos os leitores da Folha Tucuruí,
    O conselho Municipal de Saúde, não vai cair nas garras do secretario, conhece esse tipo de secretario, jamais vai enganar os conselheiros que tem compromisso do controle social, quem esta fazendo de bobo é o conselho, na frente do secretario mostramos amigo, por trás mandamos os documentos para DANASUS, Ministério publico federal, delegacia federal, Ministério da Saúde. Há Presidente do conselho tem um trunfo contra o secretario Charles Tocantins. Um recado para CPI da Saúde, nos estamos esperando a solicitação da Comissão para encaminhar todos os documentos para ajudar colocar esse secretario e esse prefeitxxxx na cadeia.

    ResponderExcluir
  18. esse conselho é um dos piores..xxxxx!!! é uma vergonha

    ResponderExcluir
  19. quem viver verá.
    Será que dessa vez o conselho vai fazer alguma coisa? pois o Edvan xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx a presedidente?

    ResponderExcluir
  20. si a saúde de tucurui esta na u.t.i cade o cms que nao fala nada ou sera que os conselheiros tem planos de saúde.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.