Alterar o idioma do Blog

terça-feira 05 2011

Qual poderá ser a causa da extinção do homem no futuro?


Por Lorena de Oliveira
Adaptação: Equipe Folha

O Apocalipse

A destruição do meio ambiente pelo homem é a causa mais provável da extinção da espécie. A poluição, a destruição da camada de ozônio e das florestas, entre outras atrocidades ambientais, estão esquentando a Terra. 

E isso pode provocar uma extinção em massa da biodiversidade. A baixa diversidade é um problemão: quanto mais indivíduos diferentes há em uma mesma espécie, maiores as chances de ter organismos adaptados a mudanças nos lugares em que eles vivem. Com menos variedade, a coisa complica. 

Além da destruição ambiental, bombas atômicas, asteróides e vírus podem colocar a humanidade na reta. Há ainda um movimento que prega que todos parem de ter filhos para detonar nossa raça por vontade própria.

Portanto a defesa e a preservação do meio ambiente não é uma escolha, é uma questão de vida ou morte.

Apocalipse now

Homem pode virar pó com aquecimento global, asteróide gigante, guerra nuclear ou arma biológica

CALOR DE MATAR

RISCO DE OCORRER - muito alto

QUANDO - em alguns séculos

O QUE É - O calor derrete o gelo nos pólos, elevando o nível dos mares, que inundam as áreas litorâneas. As inundações e o aumento da temperatura farão com que a quantidade de terras férteis diminua. A situação se agrava com o crescimento populacional. A fome e a sede acabariam matando a galera

COMO EVITAR - A destruição do planeta já começou, mas ainda dá para tentar evitar com atitudes sustentáveis

COLISÃO FATAL

RISCO DE OCORRER - alto

QUANDO - a qualquer momento

O QUE É - Se um asteróide com mais de 1 quilômetro de diâmetro colidisse com a Terra, levantaria tanta poeira que poderia tapar a luz do Sol durante anos. A falta de luz mataria, na seqüência, plantas (que precisam dos raios solares para fazer a fotossíntese), animais (que comem vegetais) e seres humanos (que se alimentam de ambos)

COMO EVITAR - Monitoramento da movimentação do Universo

BOMBA!

RISCO DE OCORRER - baixo

QUANDO - a qualquer momento

O QUE É - Uma instabilidade política entre qualquer dos países donos de arsenais atômicos, como Estados Unidos e Rússia, poderia detonar uma guerra. Seriam necessárias cerca de 8 mil bombas, de 1 megaton cada, para gerar um inverno nuclear na Terra. E quem não morresse nas explosões veria o Sol ser coberto pela poeira do bombardeio

COMO EVITAR - Destruindo todo o arsenal nuclear do planeta

PESTE GLOBAL

RISCO DE OCORRER - baixo

QUANDO - não é possível prever

O QUE É - Um ataque com um vírus como o da varíola, considerado erradicado desde 1980, ou com um vírus artificial, poderia matar geral. Essa doença é de fácil transmissão - através de gotículas de saliva - e não tem tratamento específico. Os sintomas demoram dez dias para aparecer, tempo suficiente para a peste se espalhar

COMO EVITAR - A contaminação é inevitável - quando as autoridades notassem, a peste já teria se espalhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.