Alterar o idioma do Blog

terça-feira 15 2009

Divulgada a lista de convocação dos concursados do mês de dezembro.

Divulgada a lista de convocação dos concursados do mês de dezembro. Esta é a penúltima lista, em fevereiro serão convocados os últimos concursados que falta para serem chamados, e será inédito em Tucuruí a PMT convocar todos os concursados aprovados e classificados em um concurso público da prefeitura.

O que sempre acontecia antes era o seguinte: O Ministério Público obrigava a PMT a fazer concurso público, o que era feito, no entanto o prefeito chamava mais ou menos de dez a quinze por cento dos aprovados. O prefeito esperava então que o prazo do concurso expirasse e na última hora chamava quem queria ( geralmente seus apaniguados), sem obedecer à ordem de classificação, ficando por isso mesmo, já que com o concurso expirado ninguém reclamava. Reclamar para quê?

Desta vez foi diferente, os concursados formaram uma comissão composta por pessoas experientes, atuantes e corajosas, que conhecem a lei, e que lutaram e lutam bravamente a mais de três anos pelos seus direitos. Os componentes da comissão instruíam aqueles que os iriam substituir quando fossem convocados, e desta forma os prefeitos não conseguiram esvaziar a comissão, que a cada dia se torna mais experiente e atuante.

A comissão neste tempo atuou bravamente, fazendo passeatas e manifestações, sempre de forma pacífica e ordeira não deixando margem ao poder público para se fazer de vítima , jogar a opinião pública contra os concursados e(ou) mover ações na justiça. Foram várias viagens à Belém e Marabá para audiências com o Ministério Público Federal, audiências que renderam um processo contra a PMT na Justiça do Trabalho (a Prefeitura perdeu e foi condenada a pagar uma multa altíssima) e duas denúncias de omissão contra o Ministério Público Estadual feitas ao Conselho Nacional do Ministério Público, tendo sido abertos dois procedimentos contra dois promotores.

Nestes três anos, seis promotores atuaram no caso (média de dois por ano) sendo que cinco foram transferidos e(ou) promovidos para outras comarcas e a sétima promotora está atuando no caso agora. Antes da Comissão, quando um promotor era transferido da comarca em meio a procedimentos contra a PMT (por coincidência sempre que um promotor incomodava o prefeito era promovido para outra comarca), geralmente as denuncias eram arquivadas e esquecidas, desta vez não, desta vez os cidadãos estavam mais conscientes, conheciam seus direitos e os meios de os cobrar, tinham ainda uma arma poderosa, além da sua coragem e determinação: A internet.

A luta dos concursados continua, e somente terminará quando o último concursado for nomeado, aí sim a missão estará completa para a comissão, mas a luta dos cidadãos contra a corrupção e contra os abusos e arbitrariedades dos maus políticos estará apenas começando.

Não adianta reclamar, cruzar os braços e esperar que os próprios políticos se fiscalizem e punam a si mesmos. O povo tem que arregaçar as mangas, fiscalizar a aplicação do dinheiro público, exigir que seus direitos sejam respeitados, e que os abusos e os crimes contra a sociedade e contra a administração pública sejam punidos. Só assim teremos um país desenvolvido e justo, esta é a herança que devemos deixar para nossos filhos, assim como recebemos a herança dos nossos ancestrais, que lutaram e deram à vida para que hoje estejamos vivendo em um grande, democrático e livre Brasil.

O Folha (Transparência Tucuruí) está fazendo a sua parte, os concursados da PMT também estão fazendo a sua parte... E você, está fazendo a sua? Junte-se a nós, defenda o seu país e a sua família.

Todos por uma sociedade justa e contra a corrupção!!!
======================================

Abaixo a cópia da lista de convocados de dezembro (as três páginas da lista foram colocadas em uma só imagem para facilitar e leitura). Ficou meio estranha mas atinge o seu objetivo.



Um comentário:

  1. Edileuza Santos12/16/2009 12:30 PM

    Parabéns ao Folha pelo apoio que sempre deu aos concursados, muito da nossa conquista até hoje devemos a voces que divulgavam as ações e as denuncias que faziamos ao Ministerio Publico

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.