Alterar o idioma do Blog

domingo 28 2023

Umbral o pseudo inferno espírita


Umbral o pseudo inferno espírita

Eu estive vendo um vídeio espírita sobre o umbral, confesso que não consegui assistir até o fim, tamanho o absurdo.

O autor do vídeo copiou o Inferno de Dante da Divina Comédia, com alguns toques tirados de romances espíritas, e apenas trocou o termo "Círculos Infernais" por Vales do Umbral.

No vídeo tem o Vale da Avareza, Vale da Luxúria e por aí vai, uma cópia mal feita da Divina Comédia de Dante Alighieri, o umbral descrito também tem algumas semelhanças com o Purgatório Católico, já que no purgatório, o sofrimento das almas, assim como nos vales do umbral, também não é eterno.

O Umbral, tão temido quanto o inferno, na verdade não é inferno e muito menos o purgatório católico, não chega nem perto. Nada a ver.

O inferno seria um lugar de sofrimento eterno, e o purgatório seria um local onde as almas ficam por um tempo, e são purificadas das manchas do pecado, e assim poderem adentrar o céu e permanecer na presença de Deus.

O Umbral não é nada disso, o Umbral como o nome diz, é um local de adaptação e transição entre a vida física e a vida espiritual, Umbral como o próprio nome diz é um portal, nada mais e nada menos que isso. 
Um local onde o espírito se livra dos seus apegos pelo mundo material e se livra também das energias mais densas, e com o tempo eleva a sua vibração, não só aceitando, mas pedindo ajuda superior. Na verdade, o umbral é como uma imensa clínica de reabilitação para a vida na espiritualidade em zonas de vibração mais elevada. É como um mergulhador, quanto mais profundo o mergulho, maior é o tempo de descompressão para a volta à superfície.

A maioria das pessoas estão muito apegadas ao mundo material, ao corpo físico, a seus entes queridos, emprego, casa, família, posses, vícios, etc. Estão também presas ao remorço pelos erros cometidos nesta vida, e por idéias de pecado e punições.

Tudo isso perturba a mente dos recém desencarnados, que não aceitam a nova condição e recusam auxílio, ao se ver ainda no mundo, com um corpo semelhante ao corpo físico, tendo a IMPRESSÃO de fome, sede, frio e desejos, com as emoçôes a flor da pele, simplesmente não acreditam e não aceitam que estão "mortos", e que precisam abandonar tudo o que tinham nesta vida, tendo que deixar para trás seus entes queridos e até seu próprio corpo físico.

Suas posses, títulos e posição social não valem nada no mundo espiritual, você é o que é e ponto final, e para complicar ainda mais as coisas, ele não entende porque não está no céu, ou mesmo no inferno se for religioso, ou ainda porque ainda está vivo depois de "morto" quando se é um cético, assim a pessoa acredita ou quer acreditar,  que ainda está vivo, ainda tem um corpo físico e está na verdade tendo um pesadelo, uma alucinação ou ainda que enlouqueceu.

Sem um corpo físico para "abafar" suas emoções, ou lhe servir de escudo das investidas diretas dos maus espíritos e antigos adversários, a perturbação aumenta e o delírio também.

Nesta condição semelhante a loucura, o espírito em desespero não percebe os bons espíritos que tentam lhe ajudar, e quando percebem recusam ajuda e fogem apavorados, da mesma forma que as pessoas perturbadas mentalmente no mundo físico recusam auxílio médico.

Nesta situação, os espíritos são atraidos para a companhia de espíritos perturbados como ele, sendo por exemplo, a cracolândia em São Paulo um exemplo deste fenômeno. Na cracolândia existem os perturbados mentais, mas também os que os exploram, tiram proveito deles e os que os odeiam e perseguem. Mas também os que os querem socorrer, todos tem escolha.

No Umbral ou na cracolândia, as pessoas estão em uma prisão mental, que não tem muros ou grades, uma prisão da qual eles podem sair quando quiserem de verdade, basta apenas aceitar ajuda.

No Umbral, Deus e os bons espíritos estão sempre presentes, esperando apenas que os espíritos queiram e aceitem ser socorridos.

Discordo de grande parte dos espíritas quando dizem que só é socorrido quem tem merecimento, fosse assim, ninguém na terra seria auxiliado, pois todos nós neste atual estado de evolução, erramos muito mais do que acertamos.

Deus e os bons espíritos ajudam a quem precisa, sem julgamentos ou condições. Jesus ajudou a todos, inclusive os "pecadores", o que escandalizava os sacerdotes e puritanos.

Alguém acredita que Madre Tereza de Calcutá ou o Padre Júlio Lancellotte se preocupam ou se preocuparam alguma vez, com o merecimento de quem precisa da sua ajuda? Eles não julgam, apenas auxiliam, isso é amor ao próximo, e o amor verdadeiro é incondicional e não faz julgamentos.

Alguém acredita mesmo que os bons espíritos agiriam de forma diferente?

O merecimento como condição de socorro aos necessitados, não faz nenhum sentido na terra, como também não faz sentido no plano espiritual.

Todos, sem exceção merecemos ajuda e auxílio da providência divina, não cabe a ninguém, abaixo de Deus, julgar ou decidir o merecimento dos outros.

A "meritocracia espiritual", como condição para a misericórdia de Deus simplesmente não existe, este é um conceito humano egoísta.

A Cracolândia, servindo mais uma vez como exemplo neste texto, é um local dentro de uma cidade normal, mas com população, hábitos, costumes e regras específicas, um mundo dentro de outro mundo. Assim também é o Umbral na dimensão espiritual, um mundo que coexiste dentro de outro mundo, é uma prisão mental.

É claro que este exemplo que estamos apontando, é de espíritos em estado de perturbação avançada.

Existem no Umbral diversos níveis de perturbação do espírito após a "morte", existem perturbações que persistem por minutos, horas, dias, meses, anos e até séculos, depende do grau de teimosia e rebeldia, cada caso é um caso. Em perturbação, cada espírito carrega o umbral em suas mentes por tempo indefinido, que pode ser breve ou longo.

Situações como uma vida de vícios e crimes, é óbvio, tem consequências para o equilíbrio mental e energético do espírito, além de nos deixar vulneráveis aos assédios dos inimigos adquiridos nesta e em outras vidas, que por ódio, revolta e até inveja, perturbam uns aos outros, até que esgotados e cansados de sofrer, aceitam a ajuda dos bons espíritos e começam o tratamento de recuperação, sendo então levados a Postos de Socorro e posteriormente, quando tiverem condições, irão para uma Colônia Espiritual, ou em certos casos para uma reencarnação compulsória.

O Umbral é como uma clínica para doentes da mente, em que os pacientes permanecem internados e presos em uma prisão mental, onde são seus próprios juizes e carcereiros, mas apenas pelo tempo necessário para que recuperem o mínimo da sua sanidade mental e seu equilíbrio energético e vibracional, e assim possam conviver com outros espíritos em ambietes mais elevados como as Colônias (cidades no mundo espiritual), onde poderão estudar, trabalhar em benefício do próximo e planejar sua próxima encarnação, e assim prosseguir em sua evolução.

Assim como qualquer Clínica de Recuperação, o Umbral não deve ser temido, pois não é nada mais que um espaço de recuperação para almas em perturbação, estas pessoas não estão presas em um local físico, mas sim em uma prisão interior e em tratamento pelo tempo mínimo necessário, ao mesmo tempo, estão constantemente sendo monitorados e auxiliados pelos bons espíritos, mesmo que não percebam, eles estão sempre acompanhados por Espíritos de Luz que esperam apenas as condições propícias para o resgate, condições estas que dependem apenas de tempo, vontade e disposição dos espíritos em estado de perturbação. Estou dizendo isso de diversas formas para que fique bem claro.

Quem já teve uma crise de pânico como eu já tive vai achar o Umbral muito familiar, pois na crise de pânico, a mente cria um mundo de medo e tormento que parece realidade, você durante a crise acredita que este mundo ilusório é real não importa o que digam para você, mas obviamente não é real, e quando você readquire lucidez e equilíbrio, percebe o quanto estava perturbado.

Assim como a "realidade" em uma crise de pânico não existe sendo apenas criação  mental, a realidade do Umbral também é uma criação mental, ambas as "realidades" só existem em nossas mentes.

O segredo para permanecer o minimo de tempo no Umbral é manter o equilíbrio e praticar o desapego, por pior que seja o local que sua mente acredita ser real, saiba que essa ilusão vai passar, é só dar tempo ao tempo, deixe passar e tente recuperar o equilíbrio, não é facil, mas se persirtir vai conseguir, não adianta correr e tentar encontrar uma saída "física" do umbral, você está preso em sua própria mente, por isso onde quer que vá, sua prisão o acompanha.

Desapegue de tudo se estiver no Umbral e procure ficar o mais calmo possível sabendo que vai passar, quando você para de lutar e desapega, você encontra a saída e a ajuda que precisa, não se julgue com dureza, você errou na vida e daí? Todos erram, e por pior que você tenha sido nesta vida, você também acertou. 

Seja gentil e tolerante consigo mesmo. Isso não que dizer que não pode sentir saudade e falta do mundo físico e dos amores que deixou para trás, ou ignorar as "necessidades" físicas que ainda persistem como impressões em sua alma, isso também vai passar, deixe ir o que tem de ir, aconteceu e pronto, acontece com todo mundo, nascemos sozinhos e vamos embora sozinhos, não trazemos ou levamos nada e ninguém, a vida segue e a estrada não tem fim.

As coisas e pessoas vem e vão na hora certa, tentar prender o que deve ir só trará sofrimento, quando Deus permite determinada situação, é porque será bom para todos, mesmo que no momento não possamos compreender.

Se tivermos que passar pelo Umbral por um tempo, mesmo que este tempo seja longo, está tudo certo, será para o nosso bem e nunca estaremos sozinhos e desamparados. 

Ao longo de milênios e após inúmeras desencarnações pelas quais já passamos, nós todos já passamos pelo Umbral incontáveis vezes e superamos, sempre superamos, somos filhos de Deus e muito mais fortes do que imaginamos.

Não sofra por antecipação, a ansiedade por medo do umbral exerce atração pelo umbral em você, então não olhe para o umbral, pois se olhar para ele, ele também vai olhar para você, já pensou nisso? 

Atraimos o que tememos. Deixe fluir e tudo acontecer naturalmente, o que deve ser, será.

O mundo espiritual é o mundo verdadeiro, as encarnações no mundo físico são apenas pequenos estágios na longa jornada e o umbral apenas pequenos períodos de readaptação.

Já notou que aquilo que tememos raramente acontece? A maioria das pessoas passa pelo Umbral sem grandes problemas, alguns nem notam que passaram.

Não faça do umbral o inferno católico, isso não existe.

André Luiz Martins e Silva
Blog Folha de Tucuruí Persepção

quinta-feira 25 2023

Os espíritos temem a morte?

Os espíritos temem a encarnação?

A chegada a este mundo (nascimento), é precedida de uma preparação, seguida da "morte" do espírito no mundo espiritual, pois ele perde a sua memória e a sua liberdade, e se lança a uma nova experiência cheia de incertezas, que ele não sabe se será bem sucedida.

Bem antes da encarnação, o espírito se prepara para a vida terrena, traça planos e metas visando ao seu aprendizado e evolução, sabe quem serão seus pais e seus familiares, o ambiente onde nascerá e as condições do seu corpo físico, geralmente tem também a perspectiva (não a certeza) de quantos anos viverá neste mundo, pois o seu tempo na terra pode ser alterado por suas ações e livre arbítrio. 

Mas ele não sabe se vencerá ou se falhará, ou todas as dificuldades que irá enfrentar, ou os erros que vai cometer e suas consequências.

Quando o óvulo é fecundado o espírito se liga ao corpo da mãe e começa a entrar em perturbação, perdendo gradativamente a lucidez e a noção de si mesmo, ao mesmo tempo seu corpo astral também sofre mudanças radicais, encolhendo e assumindo a forma do feto. 

Como sabemos, esta transformação é gradual e se dá em alguns meses, após o qual o corpo da criança nasce para a vida fora do útero.

Ao nascer os órgãos da criança ainda estão em formação, e ele é guiado quase que completamente pelos seus instintos animais de conservação, o espírito praticamente não tem consciência de si mesmo ou controle sobre o novo corpo, este controle se dá através de anos de adaptação, a reencarnação se completa mais ou menos aos sete anos, e está plena no início da idade adulta.

O espírito ainda não completamente encarnado, está confuso em contato com seu novo corpo, perde as memórias da sua vida passada, mas as mesmas ficam armazenadas em seu subconsciente determinando sua personalidade, capacidades e tendências natas.

Ao continuar a utilizar seu cérebro físico, e com o tempo, o espírito encarnado adquire novas percepções e memórias, iniciando uma nova vida praticamente do zero, é um livro de páginas em branco, e é nesta fase que os pais podem modificar suas tendências anteriores, pois sua personalidade é mais moldável pela educação familiar.

Até mais ou menos os sete anos de idade, os laços entre espírito e corpo ainda estão frágeis, assim não é incomum as crianças verem espíritos e lembrarem de fatos de suas vidas passadas, lembranças estas, que se apagam com o tempo  quando os laços entre espírito e corpo se fortalecem e se estreitam.

A partir da adolescência  o espírito vai adquirindo cada vez mais liberdade, até a fase adulta, quando a reencarnação se completa e ele tem a plenitude do seu livre arbítrio, se tornando completamente responsável pelos seus atos e suas consequências.

O que podemos afirmar, é que o mesmo medo do desconhecido que temos de "morrer" no mundo físico, nós temos também de "morrer" no mundo espiritual, pois nos dois casos, não sabemos qual vai ser o nosso futuro.

No entanto, a necessidade de encarnar e evoluir obriga o espírito a pedir a encarnação, pelo tédio do estado estacionário, e por ver seus amigos e pessoas queridas seguirem em frente evoluindo e ele ficando para trás.

Ao "morrermos" no mundo espiritual, como no mundo físico, também deixamos momentaneamente para trás  amores, amigos, e nos aventuramos em um outro mundo e uma nova vida, cheia de incertezas. Não é fácil.

Na velhice, vamos gradativamente perdendo o controle que adquirimos na infância sobre o nosso corpo físico, que começa a falhar e não mais obedecer ao nosso comando, inclusive o nosso próprio cérebro começa a falhar e entrar em perturbação, as fases infância/velhice são parecidas, só que invertidas.

A infância nos prepara para a vida no corpo físico, e a velhice nos prepara para o nosso renascimento no mundo espiritual, onde teremos que nos readaptar primeiramente expurgando as energias densas, os habitos e vícios adquiridos na vida física (é o que chamamos estada no umbral).

As energias, vícios e hábitos desta vida que eliminamos no umbral, cujo tempo varia caso a caso, são os apegos e cargas inúteis que nos prendem a este mundo, e impedem a readaptação plena ao mundo espiritual.

Uma vez completado o desencarne e o renascimento no mundo espiritual, o ciclo se completa mais uma vez.

André Luiz M e Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção

terça-feira 23 2023

Só os tolos e os desastrados atiram no próprio pé

Só os tolos e os desastrados atiram no próprio pé.

Quando uma pessoa faz mal a outra, e esta ação prejudica ela mesma, o ditado popular diz que esta pessoa atirou no próprio pé.

Fomos criados por Deus para viver em sociedade auxiliando uns aos outros, além do mais esta é a forma que o homem, um animal frágil perante a natureza e os outros animais, encontrou para viver em relativa segurança, em um mundo hostil e muito perigoso.

Mas em vez disso, nos dividimos e começamos a competir uns com os outros, buscando privilégios através do poder e das riquezas, desta forma, o mundo que deveria ser um mundo de paz e alegria, se transformou em um mundo de guerras, injustiças, tirania e horror. Perdemos o paraíso que nos foi destinado, e criamos o inferno do egoísmo e da violência na terra.

Estamos no mundo para evoluir e progredir nos auxiliando uns aos outros, esta é a Lei e não tem como fugir, no entanto, podemos escolher o caminho inverso, portanto de que forma vamos progredir e evoluir é escolha nossa.

Criamos a competição egoísta entre irmãos por poder e riqueza, e culpamos a Deus pela colheita de sofrimento e infelicidade na terra, fruto de nossas próprias escolhas. Nossas crianças são educadas para serem melhores que as outras, mais belas, mais ricas, mais inteligentes. Como isso pode dar certo?

Nossas crianças não são ensinadas a fazer o bem, a perdoar, a auxiliar, a respeitar e tolerar as diferenças, desta forma, como construir um mundo melhor?

Em todos os países do mundo as pessoas, não importa a religião, cultura ou ideologia só querem ser felizes e cuidar dos seus entes queridos. É isso que importa.

Podemos evoluir pelo amor e na paz, ou pelo sofrimento, guerras e intolerância. A escolha não deveria ser difícil.

As maiores conquistas científicas da humanidade se deram em períodos de guerras, os avanços científicos e tecnológicos durante as duas guerras mundiais foram fantásticos, mas às custas de muito sofrimento, miséria e violência.

O progresso poderia acontecer pelo amor, caso as guerras fossem contra as dificuldades humanas para sobreviver,  contra a miséria, a fome e as doenças, a opção do progresso pelo ódio, violência e dor foi e continua sendo uma escolha do homem.

As dificuldades para sobreviver neste mundo, assim como ter de lidar com as diferenças entre as pessoas, tem como objetivo o progresso intelectual e moral do ser humano, ao superar seus instintos primitivos e egoístas em favor da propria espécie, da natureza e do planeta.

Onde o amor poderia usar as diferenças em benefício de todos, a intolerância e o egoísmo usam para objetivos próprios e de grupos.

Somos como balões cujo destino é subir aos céus, mas não percebemos que todo aquele que derrubamos ou abandonamos, se transforma em um lastro nos prendendo ao solo.

Nenhuma ovelha se perderá, porque o bom pastor não permitirá que o rebanho avance para pastos mais verdes e de águas frescas, enquanto houver uma só ovelha perdida ficando para trás.

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção

domingo 21 2023

A Teoria da Evolução não invalida o Criacionismo

Não viemos do macaco e sim de um ancestral comum.

A Teoria da Evolução não invalida o Criacionismo

Segundo a Biblia, Deus fez o homem do barro, tendo sido ele criado já com a forma humanóide.

Segundo a ciência, a vida começou na terra a 3,5 bilhões de anos, e começou através de reações químicas e da evolução molecular.

Então se tomarmos a criação bíblica ao pé da letra, podemos afirmar com certeza que o criacionismo bíblico é falso.

Mas se entendermos o criacionismo bíblico no sentido figurado, este passa a ser plausível. No caso, o barro significa elementos químicos misturados com água líquida. Sendo assim, pela vontade de Deus, a criação do homem se deu por meios naturais e dentro do tempo preciso, Deus não inflinge suas próprias Leis que são eternas e imutáveis. 

Ainda segundo a bíblia, os animais foram criados antes e o homem por último, sendo o ser humano o topo da evolução neste planeta, e mais uma vez a teoria se torna plausível. Notem que nenhum outro animal além do homem, adquiriu consciência e inteligência, o que significa que ele foi o objetivo evolucionário primordial.

Mas Deus não poderia ter criado o homem imediatamente, utilizando os elementos químicos presentes no planeta ou do nada, apenas por sua vontade?

Poderia, mas neste caso, entraria em contradição consigo mesmo, demonstrando imperfeição e limitação temporal. 

Se Deus infringisse suas próprias Leis Universais, estas Leis não seriam perfeitas, pois teriam que ser alteradas ocasionalmente deixando de ser eternas, além do mais, se Deus é Deus conhece o futuro, portanto, ao criar a Lei, como iria ignorar que ela no futuro seria burlada por ele mesmo? Não faz sentido.

A lógica nos diz, que Deus ao criar o corpo físico perfeito para abrigar e auxiliar os espíritos em sua evolução, o fêz dentro das Leis Universais criadas por ele. 

Então em um planeta rochoso, na proximidade correta de sua estrela, com temperatura e pressão corretas para ter água líquida, a matéria nas condições apropriadas seguiu o roteiro, combinando moléculas através de reações químicas até surgir a vida.

Com a vida criada, daí em diante a evolução da natureza seguiu o seu curso até o estágio atual, tudo acontecendo em seu devido tempo e dentro das Leis Universais.

Como podemos ver, a Teoria da Evolução não invalida o Criacionismo, pelo contrário, as duas se completam preenchendo as lacunas.

A ciência e o espiritualismo não são antagônicos, por falta de conhecimento da humanidade as duas evoluem por caminhos diferentes, mas que um dia será um só já que a verdade também é uma só. 

A disputa entre a ciência e espiritualidade para explicar o homem não faz sentido, já que ambas diferem apenas na narrativa e na abordagem, uma análise mais profunda e sem preconceito demonstra isso.

Quanto aos bilhões de anos entre o surgimento da vida na terra até o aparecimento do homem, devemos lembrar que quando tratamos de Deus, estamos falando de um ser eterno, não limitado e subordinado ao tempo, portanto, para um ser desta magnitude, 3.5 bilhões de anos não significa absolutamente nada.

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção

quinta-feira 18 2023

Os limites da Doutrinação


Os limites da Doutrinação

No espiritismo, assim como em outras religiões, a doutrinação é considerada uma forma de auxílio (salvação), e imposição de conduta crenças e valores, basicamente a doutrinação é a forma que um religioso ou político utiliza, para transmitir sua fé, ideologia e valores para outras pessoas, com o objetivo de confirmar a sua fé ou adquirir poder, no caso de fanáticos "bem intencionados", e/ou exercer domínio sobre o outro, auferindo satisfação pessoal e lucros financeiros.

Eu pessoalmente sou contra a doutrinação imposta, acredito que doutrinar é tentar impor pensamentos, opiniões, crenças, conceitos e valores ao próximo.

O doutrinador geralmente se coloca como mestre, e como tendo uma superioridade intelectual e moral sobre o outro, o que em minha opinião não passa de simples demonstração de vaidade e soberba.

No auxílio aos espíritos sofredores e ignorantes, acredito que a postura a ser adotada pelos espiritualistas e sacerdotes, não é a de um mestre ensinando verdades absolutas e eternas, mas sim de um irmão que está no mesmo barco e tenta ajudar, ele fala de igual para igual, pois sabe que todos nós que habitamos a terra somos seres imperfeitos em evolução, portanto, estamos todos sujeitos a erros e desequilíbrios de toda sorte. 

Digo com sinceridade, que me sentiria desrespeitado e insultado intelectualmente se alguém tentasse me doutrinar, não sou suficientemente evoluído para aceitar isso. 

Debater idéias, valores, espiritualidade e conceitos de igual para igual sim, doutrinação nem pensar.

A história nos mostra o grande mal causado pelas catequeses Católica e Protestante nas comunidades indígenas, destruindo a sua cultura e levando doenças, vícios e a morte as aldeias, isso tudo para "salvar" suas almas.

Acredito que devemos levar aos espíritos sofredores encarnados ou não a ajuda, consolo e o conselho fraterno, mas sem lhes impor de forma ostensiva ou não as nossas próprias convicções.

Os espírituistas e sacerdotes, são tão carentes de auxílio quanto os espíritos que procuram a sua ajuda, não são superiores em nada, apenas aprenderam a serem mais equilibrados (nem todos) e conhecem um pouco mais as Leis físicas e espirituais (nem todos), podendo, desta forma, auxiliar "aqueles que querem, precisam e pedem sua ajuda", mas não devem nunca lhes impor ou exigir nada.

Ao tentar "doutrinar" um espírito inteligente e instruido mesmo que voltado ao mal, você com suas verdades absolutas, além de perder seu tempo, só vai fazer papel de tolo, pois eles te conhecem, conhecem a sua vida, seus pensamentos, desejos e vícios intelectuais, físicos e morais, sabem até o que você esconde de você mesmo, você é um livro aberto para eles, nada está oculto no mundo espiritual.

Quando você doutrina um espírito (encarnado ou não) fora de um Centro Espírita ou um templo religioso sério, você pode até se prejudicar por sua vaidade e sentimento de superioridade, e atrair para si a atenção desnecessária de espíritos dedicados ao mal.

Enfatizo, o correto na "doutrinação" não é se apresentar como mestre e sim de igual para igual, como um irmão ajudando e aconselhando o outro ( e é realmente assim), irmão que está sofrendo e passando por um momento difícil, mas lembrando sempre que todos passamos por momentos difíceis, e que se hoje temos equilíbrio suficiente para auxiliar, não quer dizer que será assim para sempre, desconhecemos o futuro, desconhecemos as atribulações que nos aguardam, e amanhã poderemos estar na mesma situação, necessitando de auxílio, invertendo as posições.

Nas colônias existem mentores que se apresentam como adeptos e sacerdotes de todas as religiões, isso por si deveria alertar os espirituistas vaidosos que o que importa é o que somos, as religiões são apenas a reunião de pessoas com pensamento, renças e costumes afins.

Lembre ainda que você pode estar lidando com um espírito muito mais velho, culto e inteligente que você, não é porque se dedica ao mal que ele é retardado e idiota.

Na "doutrinação", como em tudo na vida é preciso bom-senso, trate os espíritos como qualquer pessoa, pois o desencarnado é apenas um espírito sem o corpo físico, se ele é um espírito inteligente e você o tratar como ignorante, ele rirá de você ou se ofenderá e irá à forra, pois geralmente são vingativos. 

Por outro lado, se você tratar um espírito simples e ignorante como trata um espírito inteligente e culto, ele não vai compreender nada do que disser. 

Mas como diferenciar um do outro? 

Simples, é como no mundo físico, você o reconhece pelo que o espírito faz e sugere, e também por sua linguagem, e se você for mais sensível, também pela vibração que ele emite.

No caso da "doutrinação" em um Centro Espírita ou em uma igreja, existe uma equipe de mentores preparados que são mais instruidos e inteligentes que o espírito a ser "doutrinado", portanto, tem ascendência intelectual e moral sobre o mesmo. 

Além disso, o espírito pode se comover durante os trabalhos, não pelo que você lhe diz, mas pela sua atitude e vibração de amor dos presentes, e o seu desejo sincero de ajudar.

Lembre ainda, que a doutrinação feita pelo médium, padre, pastor, ou dirigente religioso, se não convencer o espírito alvo, pode ajudar outros espíritos mais receptivos que se encontram no local.

Os adeptos de qualquer religião, não podem acreditar e agir como se fôssem os donos da verdade, pois a verdade absosuta é incompreensível para nós, então cada religião detém uma pequenina parte da verdade,  que faz parte de um todo muito maior do que possamos sequer imaginar.

André Luiz M Silva.
Blog Folha de Tucuruí Percepção.

terça-feira 16 2023

Colonoscopia sem medo.

 

Colonoscopia sem medo.

Se tiver sintomas desconfortáveis no intestino procure um médico, problemas no intestino é coisa séria.

Mas se você não sente nada, mas tem mais de 40 anos, deve fazer o exame preventivo, a colonoscopia verifica se você tem algum problema no intestino, inclusive pólipos (tipo verrugas), que podem se transformar em um câncer. 

O câncer de intestimo é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama e próstata. E o melhor tratamento é a prevenção.

Os pólipos podem ser retirados se detectados durante o exame, antes que se tornem câncer e se espalhe pelo corpo.

O exame em si não dói e nem causa desconforto, pois a pessoa é sedada e dorme durante todo o processo.

Mas como nem tudo são flores, os preparativos para o exame são uma tortura. 

Tres dias antes não pode comer nenhum alimento com fibras, eu só comí arroz branco, batata e cenoura cozida sem casca e com peito de frango desfiado. 

O lanche foi pão francês e bolacha sem recheio, com limonada coada na peneira. A janta foi o mesmo do almoço.

Na véspera foi o mesmo do almoço só que batido no liquidificador, e depois coado na peneira fina.

Tomei lacto purga e manitol durante o dia isso esvasiou o meu intestino, o que é essencial para o exame, e no outro dia jejum absoluto até depois do exame. 

Seguindo a preparação direito, não haverá problemas,  o exame será tranqüilo e você estará protegendo a sua vida e este corpo a quem você deve profunda gratidão, devendo cuidar dele pelo tempo que for possível e com todo o carinho, pois ele lhe foi emprestado pelo amor de Deus para a sua evolução neste mundo.

Se cuide, seu corpo tem um prazo de validade muito curto, o mantenha funcionando o melhor e o mais tempo que puder, ele é uma benção e um presente precioso. 

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucurui Percepção 

quarta-feira 10 2023

Remorço e arrependimento dois sentimentos inúteis?

Remorço e arrependimento dois sentimentos inúteis?

Sei que este texto já em seu título, vai chocar as pessoas.

Nós ocidentais, ainda mais os Cristãos, temos o arrependimento como um dos pilares para a "salvação" e para o auxílio espiritual.

Mas quando falo sobre a inutilidade do arrependimento e pior ainda do remorço, eu falo sobre o arrependimento do ponto de vista obsessivo e sofredor, que leva a pessoa a pautar a sua vida em função de tentar reparar o erro cometido, como se isso fosse possível.

Você até pode remediar de alguma forma seus erros, mas reparar determinado erro jamais. 

Você pode até restituir coisas materiais, pedir perdão e ajudar a pessoa ofendida ou outras pessoas, mas aquele sofrimento inflingido aquela pessoa e a mágoa provocada, você não pode apagar.

O arrependimento é natural ao ser humano, quando reconhecemos que erramos e fizemos o próximo sofrer, mas como é impossivel voltar no tempo, perder tempo com isso não só é inútil como faz mal, pois o arrependimento caso não seja superado se transforma em remorço, o que baixa a nossa vibração e a nossa alta estima.

Mas nos relatos espiritualistas, o arrependimento é condição para o auxílio superior as almas sofredoras...

É verdade, o espírito ao se arrepender de forma lúcida e não apenas emocional ou interesseira, demonstra que aprendeu e evoluiu, podendo desta forma ser socorrido, o arrependimento neste caso, não é só devido ao sofrimento e sim devido a evolução intelectual e moral do espírito, ele entendeu e aprendeu com o seu erro e não voltará a cometer este mesmo erro, não por medo de sofrer e sim por entendimento, isso é um progresso. Aprendida a lição, fim do sofrimento e evolução que seque.

Por outro lado, o arrependimento e o remorço apenas causados pela perda e pelo sofrimento, não significa evolução e entendimento, e sim o desejo de parar de sofrer.

Neste caso, findo o sofrimento, a reincidência no erro é comum (todos nós já vimos muitos destes exemplos), pois as causas e motivos para o erro permanecem, e se por acaso não cometem o mesmo erro é por medo, e não por compreender e ter a noção que aquele ato é nocivo para si e para os outros. Neste caso, terá que repetir a lição.

Mas  não adianta ser bondoso, tolerante e compreensivo com os outros e não fazer o mesmo para consigo mesmo, ou vice-versa. A tolerância deve ser universal.

Compreenda que todos nós erramos, errar faz parte da vida e da evolução espiritual e material, a evolução na natureza, por exemplo, se dá por milhares ou milhões de mutações genéticas fracassadas para uma bem sucedida e útil, notem que a natureza evolui com tentativas e erros até o acerto.

Na vida espiritual é o mesmo, erramos muito, uns mais e outros menos, depende da forma como usamos o nosso do livre arbítrio, por isso, uns evoluem mais rapidanente que outros  pois não precisam ficar repetindo as lições, resaltando que constumamos aprender tanto com nossos erros como com os nossos acertos.

Mas resumindo, é ruim se arrepender?

Claro que não, é errado focar e se deter no arrependimento inútil, Jesus disse: "Vá e não peques mais", ou seja, siga sua vida e não cometa os mesmos erros, pois é claro, ele sabia que outros erros seriam cometidos, até que o ser adquira a perfeição.

Então como saber se o arrependimento é devido a evolução, ou se é apenas uma tentativa de cessar as consequências dos nossos erros, sinal de que não houve progresso intelectual e moral?

Simples: o arrependimento positivo é o reconhecimento de que erramos, percebendo que naquela situação, agimos como poderíamos agir naquele momento, pois não tinhamos naquela época o conhecimento que temos hoje, mas mesmo assim um erro foi cometido e trará consequências, e que este conhecimento fará com que não mais iremos cometer aquele erro. 

Quando meninos agimos como meninos e enquando seres ignorantes, agimos como seres ignorantes. É natural e esperado.

Reconhecemos no arrependimento positivo, que devemos ser gratos por termos a oportunidade de estarmos neste mundo para aprender e evoluir, e reconhecemos que o arrependimento positivo, nos fortalece e se transforma no desejo de ser uma pessoa melhor.

Já o arrependimento negativo é o que nos paralisa e nos faz sofrer revivendo em nossa mente o erro cometido, é como uma cena que se repete de forma contínua, que nos deprime e nos faz pensar, que se o tempo voltasse não cometeriamos aquele erro novamente, o que é uma ilusão, pois, se o tempo voltasse faríamos tudo igual novamente, já que aquele que cometeu aquele erro e as circunstâncias do passado não são as mesmas de hoje, voltando o passado, não teríamos o conhecimento e a experiência que temos hoje para evitar o erro, e ficaríamos presos em um looping eterno.

Portanto, o arrependimento é apenas um ponto de passagem, em que evoluimos o bastante para compreender que aquilo é um erro. Errar para seres imperfeitos é natural e esperado.

Então, sejamos gentis e tolerantes conosco, no arrependimento não é a hora de lamentar o passado, e sim de agradecer por termos aprendido a lição e focar no presente e futuro, tempo de nos alegrar por termos evoluido um pouco mais, o que nos beneficiará nesta e nas próximas vidas.

É a hora de renovar as esperanças em um futuro melhor, e nos alegrarmos por termos vencido mais um defeito e uma má tendência.

O arrependimento sofredor diminui a nossa vibração, e como no mundo espiritual semelhante atrai semelhante, seremos atraidos para regiões de baixa vibração e sofrimento, impossibilitando temporariamente o auxílio dos mentores espirituais, e impedindo a nossa ascensão a dimensões superiores. Não é punição ou julgamento, é consequência por nosso desquilíbrio e ilusão.

Assim como o mundo físico é regido pelas leis da física, o mundo espiritual é regido pela Lei da vibração e afinidade.

Claro que existem outras Leis universais comuns a todas as dimensões, mas a vibração e afinidade são as Leis que mais interessam ao tema abordado neste texto.

Quando vamos viajar para outro país e somos precavidos, estudamos suas leis, idioma, vestuário e costumes, além disso, levamos na bagagem o necessário para viver bem em outra terra.

Então neste caso, é lógico nos prepararmos para a volta ao mundo espiritual levando na bagagem o necessário, que é a experiência e conhecimento adquirido, e o status evolutivo intelectual e moral que adquirimos neste mundo.

O resto da bagagem, composto por nossos pertences materiais e títulos, serão retidos durante o embarque, nossos amigos e familiares também ficarão, partiremos sós conosco mesmos, como sozinhos aqui chegamos, e com certeza, arrependimento é um peso inútil para levarmos para em nossa viagem. O que foi feito, foi feito, vida que segue.

Vamos viajar sós para o outro lado, portanto, quanto melhor e equilibrados tivermos nos tornado nesta vida, melhor compahia seremos para nós mesmos, e melhores companhias estarão aguardando a nossa chegada.

Quem irá nos receber em nossa volta ao mundo espiritual, uma multidão de amigos, ou uma multidão de cobradores? 

E se forem os cobradores, você será mais um cobrador?

Se você mesmo se condenar, quem poderá lhe defender?

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção 

quarta-feira 03 2023

O paraíso e a lógica do suicídio

 


O paraíso e a lógica do suicídio


Pelo menos no ocidente e no cristianismo, somos ensinados que a humanidade no início vivia em um paraíso, e se formos bonzinhos iremos para o céu (ou para o Nosso Lar).

Quando, na mitologia bíblica, Adão foi expulso do paraíso, recebeu como o pior castigo a obrigação de trabalhar para comer e satisfazer as suas necessidades físicas.

Veja bem, nesta concepção, a vida seria boa e feliz se vivêssemos em um paraíso, uma colônia de férias, onde o homem não teria nenhum aborrecimento e viveria em um lazer e ociosidade eterna.

Então, ensinamos aos nossos filhos que os problemas, dificuldades e desafios são ruins e devem ser evitados, ensinamos que as dificuldades acontecem pela ausência de Deus, e quanto mais riqueza, abundância, conforto, facilidades e ócio houver na vida, isso significa que somos pessoa abençoadas, não ter problemas e desafios na vida e receber tudo de mão beijada é uma benção... Será?

Vamos analisar: Se os pais protegem demasiadamente um filho, lhe dando tudo o que ele quer de mão beijada, resolve todos os seus problemas, não lhes dá obrigações e passa pano para seus erros, evitando que o mesmo assuma a responsabilidade pelos seus atos, o que acontece?

Bom, para o filho esta vida será um paraiso, mas os pais terão com o tempo de lidar com um filho egoísta, fraco, incapaz e revoltado. O filho se tornará revoltado quando descobrir que não pode ter tudo o que quiser.

Pior ainda, acostumado a ter tudo o que quer, quando não tiver, se tornará um delinquente, um drogado ou um criminoso.

Pode acontecer que a pessoa criada no materialismo programada para ganhar dinheiro, que tem necessidade de ser aceita em uma sociedade competitiva e egoísta, confrontada por decepções, dificuldades e desafios comuns da vida, e diante da idéia de que a morte é um descanso e um alívio de todo o sofrimento, opte por tirar a própria vida diante do sofrimento inevitável para todos nós.

A pessoa é ensinada desde pequena a competir para ser a mais bonita, ser a primeira da turma, a vestir as melhores roupas, ter o melhor emprego ou ser o melhor administrador de empresa, enfim, a ser melhor que os outros em tudo,  mas com o tempo descobre que isso é impossível, então em vez de enfrentar os problemas e perceber como e o que é a realidade da vida, entra em depressão e perde a auto-estima.

Não lhe ensinaram que o objetivo da vida não é ter tudo o que quiser, e sim viver e vencer as dificuldades, encarando de frente e sem medo os desafios da vida, não lhe ensinaram que não faz sentido querer ser melhor que os outros, o grande desafio que lhe trará felicidade e autorealização e ser melhor que ele mesmo a cada dia, hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.

É um desperdício ganhar um corpo físico e levar toda uma encarnação e toda uma existência, como se a vida fosse uma pista de competição ou uma Colônia de Férias.

É claro que todos queremps ser felizes e viver sem problemas, mas este estado só é possivel por esforço e mérito próprio, devemos buscar a reforma íntima e equilíbrio interno, e a benção verdadeira virá.

Não existe descanso na morte, o espírito segue seu caminho e o corpo não descansa, apodresce.

O castigo do suicída é o arrependimento pelo tempo perdido, pela oportunidade rara desperdiçada, e pela destruição voluntária de uma máquina maravilhosa, confiada em suas mãos, que estava sob sua responsabilidade, e que lhe foi confiada com a condição de ser cuidada com carinho por um determinado tempo.

Criem os filhos para serem pessoas dignas e equilibradas, o desafio e objetivo da vida não é superar o próximo e acumular riquezas e troféus, e sim nos tornarmos melhores a cada dia, superando a nós mesmos e acumulando experiências, conhecimento e amores.

Ensine os filhos a valorizar a vida e a oportunidade de ter um corpo físico, e a idéia de provocar a própria morte não os irá seduzir.

Ensine que as dificuldades da vida existem para serem superadas, e esta superação os tornará fortes, confiantes, capazes, experientes e realizados.

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção 

terça-feira 02 2023

Muita luz é o mesmo que muita sombra, não deixa enchergar


Muita luz é o mesmo que muita sombra, não deixa enchergar

Uma das mais interessantes descrições de Deus que conheço é a descrição do Hinduismo.

No hinduismo Deus não tem limitações, pois se apresenta e manifesta com todas as formas possíveis.

O Hinduismo é monoteista, ao contrário do que pensam a maioria dos ocidentais, eles tem somente um Deus que é Brahma, os milhares de outros deuses hindus, são apenas representações ou/e manifestações de um único Deus.

A idéia das diversas manifestações de um único Deus não é incomum, no Cristianismo, por exemplo, Deus é representado como uma trindade. 

Já no judaismo Deus é representado por 72 nomes, tendo cada um deles um significado. Cada nome pode ser utilizado por nós para obter determinado "milagre" em todas as áreas da vida humana.

No hinduismo temos a representação de Deus no sexo, nos animais, na fertilidade e na destruição (transformação). 

A polarização que produz o equilíbrio está em tudo no universo. Criação e destruição, luz e sombras, positivo e negativo, princípio feminino e masculino, e assim por diante.

Diante da polaridade em tudo, o equilíbrio está no meio, e o desequilíbrio está nos extremos. No entanto, tudo no universo tende ao equilíbrio, não fosse assim o universo seria um caos, e nem estaríamos aqui.

Sendo assim, tanto a pessoa considerada má, como a pessoa considerada muito "boa", estão nos extremos.

Tanto as pessoas "más, como as pessoas "boas", são extremistas, e geralnente tem idéias rígidas e fixas que não admitem ser contrariadas, e costumam julgar e rotular os outros.

Quer dizer que ser muito "bom", é ruim? 

Podemos dizer que sim, pois está no extremo, o melhor é ser uma pessoa equilibrada, agir e viver em equilíbrio, sem conflitos internos e externos, para que possamos manifestar plenamente a nossa natureza.

Uma frase de uma música do Chico César é pertinente a este assunto, um verso da música diz: "Deus me proteja de mim
E da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim."

Nos últimos tempos tivemos a oportunidade de observar do que são capazes as "pessoas religiosas e de bem", que isso nos sirva de lição.

A pessoa equilibrada adquire paz interior, assim é tranquila e feliz, em sendo feliz, vive em harmonia com a humanidade e com o ambiente. 

A pessoa equilibrada faz o bem naturalmente, sem esforço, e sem esperar recompensa ou mesmo gratidão, pois, como seres sociais a natureza do homem é se proteger, cuidar e ser amoroso para com o próximo, a natureza social do homem é a gentileza, empatia e amizade, no entanto, quando em desequilíbrio o homem se torna lobo do homem.

É por isso que quando vibra com a força e a manifestação destrutiva da divindade, o homem se torna um monstro, capaz de toda vilania e crueldade possível. 

Na Idade Média, devido a religiosidade extremada, a humanidade atingiu tal desequilíbrio que este período ficou conhecido por "Idade das Trevas". 

Podemos dizer que Deus é amor? 
Sim, esta é uma de suas manifestações. 

Podemos dizer que Deus é misericordioso? Sim, esta é outra de suas manifestações. 

Podemos dizer que Deus é destrutivo? Sim, no mundo material a destruição é necessária à criação, sem destruição (transformação) a vida no planeta é impossível. 

Deus também pode se manifestar como destruidor (transformador), a Bíblia está repleta de exemplos da manifestação destruidora de Deus. Isso confunde as pessoas ao comparar o Deus do novo e do velho testamento, a diferença é tão grande que aparentemente não tem lógica... Mas tem sim.

Deus é tudo e se manifesta de todas as formas. O Deus da guerra e dos exércitos que aniguila seus inimigos e os inimigos dos que se consideram seu povo, é o mesmo Deus bom e misericordioso do Cristo, ambos são a representação do mesmo Deus se manifestando de formas diferentes.

Cabe então a nós, nos identificarmos com a representação divina que mais se identifica conosco e com a nossa natureza. 

Eu acredito que a humanidade, por natureza, se beneficia ao se identificar com a manifestação divina de amor e compaixão, pois esta manifestação promove o nosso progresso e a nossa felicidade, no entanto, não podemos ignorar que Deus se manifesta de diversas outras formas, e que muitos se identificam com elas, o que pode levar o ser humano a sofrer terriveis consequências ao se identificar, por exemplo, com a manifestação destrutiva divina.

É por isso que o homem mau por si mesmo se destrói. Ele se identifica com a manifestação destrutiva do criador, entra em desequilíbrio, e acaba por aniquilar a si próprio.

O homem mau tem Deus dentro de si mesmo? Claro que tem, Deus está em tudo, só que o homem mau (nocivo) manifesta em si mesmo a representação destrutiva da divindade, neste caso no entanto, ele vai contra a sua natureza humana, por isso entra em desequilíbrio, e provoca a sua própria ruina.

É a mais pura verdade, quando os mentores espirituais nos dizem que o mal é a ignorância nos homens, o homem sábio e equilibrado, sempre vai se identificar com a manifestação amorosa,  gentil e criadora de Deus.

Equilibrio, a chave mestra para a felicidade, o progresso e a evolução em todo o universo.

André Luiz M Silva
Blog Folha de Tucuruí Percepção.