Alterar o idioma do Blog

terça-feira 30 2013

Traição de aluna de SC ganha destaque na internet

Um caso de traição ganhou destaque na internet nesta terça-feira (30), após a publicação de uma conversar entre uma aluna e um professor, ambos do município de Joinville, em Santa Catarina. Na página do Facebook, a aluna marcava um encontro com um professor da universidade em que estudava.
    
A suspeita é que a postagem tenha sido feita pelo namorado da estudante, que acessou o perfilda moça e encontrou a conversa no histórico do site. Ele então publicou a conversa e alterou a senha para acessar a página, deixando a conversa exposta. No perfil da aluna, o namorado ainda postou a frase "Estou compartilhando uma conversa pra mostrar com se trai um namorado e como se consquista um professor”, seguido da conversa na íntegra. No decorrer do diálogo, a garota afirma que é "quase comprometida" e marca um encontro com o professor.
    
Em apenas 15 horas após ser publicado, a postagem já havia conseguido 4.306 mil compartilhamentos e mais de 13 mil "curtidas". Após a publicação, o professor foi demitido da instituição e um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito sobre o caso. (DOL)
     

segunda-feira 29 2013

Prefeituras terão que publicar salários dos servidores

       
Mais 103 municípios paraenses serão alcançados pela Lei da Transparência
     
BRASÍLIA
   
Servidores públicos de cidades paraenses com menos de 50 mil habitantes terão seus salários informados em portais na internet dentro de pouco menos de 30 dias. No total, 103 governos municipais do Pará, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão obrigados a cumprir o que determina a Lei Complementar 131, conhecida como Lei Capiberibe ou Lei da Transparência. Os gestores municipais deverão apresentar abertamente à sociedade, em meios eletrônicos, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira das instituições públicas que gerenciam as cidades. Na data em que entrou em vigor, dia 27 de maio de 2009, a legislação determinou que os municípios com até 50 mil habitantes teriam exatos quatro anos para se adequar à ordem constitucional. Em seu primeiro artigo, a Lei ainda exige que o sistema responsável por abrigar as informações atenda a padrões mínimos de qualidade estabelecidos pelo Poder Executivo. 
    
Levando em conta o modelo fixado, todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa devem ser disponibilizados, com os dados referentes ao número do processo correspondente, ao bem fornecido, ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado. 
    
Também devem ser explícitos o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referentes aos recursos extraordinários. Aliás, a Lei impõe que a todos os atos deve ser dada a publicidade necessária para chamar a atenção dos cidadãos. Qualquer pessoa, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar. 
     
O não cumprimento do que agora é determinado constitucionalmente pela Lei Complementar pode acarretar em graves problemas para os municípios. Por exemplo, se as cidades com até 50 mil habitantes não cumprirem as exigências feitas e não abrirem as informações ao público no dia 27 de maio, ficarão sem receber as transferências voluntárias, que são os recursos financeiros repassados pela União aos Estados, Distrito Federal e municípios em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares cuja finalidade é a realização de obras e/ou serviços de interesse comum e coincidente às três esferas do Governo. Fonte Jornal O Liberal.
  -----------------------------
   
Opinião do Folha - Apostamos que em Tucuruí, terra sem Lei, A Lei da Transparência não será obedecida e nenhuma autoridade tomará qualquer providência.
    
Enquanto o Jatene e o PSDB Governarem o Pará, a Administração Municipal em Tucuruí, somente obedece a Lei se quiser, e se for do interesse do Prefeito.
   

sábado 27 2013

Um vídeo para quem tem medo de virar gay, e acredita que Deus condena os homossexuais

Se você é homofóbico, tem medo de não aguentar e sair por aí queimando a rosca só porque os homossexuais podem se casar, ou ainda acha que Deus condena os homossexuais, assista este vídeo até o fim se tiver coragem.
   

Revisora pede inclusão de processo contra Sancler na pauta de julgamento do dia 02 de maio de 2013

A Juíza Drª. Ezilda Pastana Mutran, revisora da AP Nº 6698 - Ação Penal UF: PA (Número único 6698.2011.614.0000) de autoria do Ministério Público Eleitoral contra o Prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira (em que o mesmo é acusado de compra de votos nas eleições municipais de 2008), pediu a inclusão do Processo na Pauta de Julgamento do dia 02 de maio de 2013.
     
Relator do Processo: Juiz federal Dr. Antônio Carlos Almeida Campelo.
Revisor(a): Drª. Ezilda Pastana Mutran.
    
Convém lembrar que na composição atual do Tribunal que irá julgar o processo, está o Juiz Dr. Mancipor Oliveira Lopes, que foi advogado do Prefeito Sancler em 2011.
    

Pará tem 13 casos de Gripe A CONFIRMADOS, um caso em Tucuruí

    
Pará tem 13 casos de Gripe A confirmados
    
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que até ontem, no Pará, foram notificados 67 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), somente em 2013. Desses, 13 são para Influenza A H1N1, um para Influenza A H3N2, quatro para Influenza B e seis para outros tipos de vírus. 
    
Já houve quatro mortes, sendo três por H1N1 e uma por H3N2. Desses pacientes, três tinham doenças crônicas e uma estava gestante. Três mortes foram confirmadas em Belém e outra em Tucuruí. Leia a notícia completa.
    
(Diário do Pará, com informações da Sespa)
    

Curtinhas - O pescador não sabia e Elefantes brancos invadem Tucuruí

     
Comenta-se que o Governador Jatene (PSDB), não sabia que a Maternidade Municipal ainda estava dentro do Hospital Regional, e que manter a maternidade no HRT é um "trato" do Prefeito e do Secretário de Saúde que foi indicado pelo PPS, partido do Prefeito. 
    
Fica a dúvida se o Governador é tão incompetente a ponto de não ter conhecimento deste descalabro criminoso, que há tempos motiva uma sucessão de escândalos em Tucuruí, e está prejudicando a saúde pública em toda a região, ou se Jatene (o tucano pescador), está nadando de barriga pra cima igual jacaré em lagoa que tem piranha, para se fingir de morto e livrar o seu. 
    
Dizem também que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Tucuruí, não deverá funcionar este ano como muitos esperam, pois existem problemas técnicos a serem resolvidos e o Estado não tem médicos e pessoal especializado para manter a unidade. Tomara que este não seja mais um elefante branco como a rodoviária inacabada de Tucuruí. 
   
Por falar em elefantes brancos, tem várias obras na cidade em convênio com o Estado que estão sendo construídas a passo de tartaruga manca, por falta de dinheiro ou esperando para serem concluídas no ano que vem como propaganda política do Governador. Isso é, se o prefeito concordar em dar o crédito das obras para o Jatene. 
   
É o que sempre dissemos, fazer hospital é a parte mais fácil, o difícil é fazer funcionar e manter. Por falar nisso onde está o novo Hospital Municipal que seria construído primeiro na COHAB e depois como puxadinho do Hospital Municipal?
    

sexta-feira 26 2013

Ato Nacional Contra a Impunidade é realizado em Brasília

   

   
"Curiosamente ela (PEC 37) tem o mesmo numero do artigo 37 da Constituição Federal que mais defende a probidade administrativa e que introduziu um capitulo devotada à administração publica.

    
É como se o acaso dissesse que a sociedade brasileira deveria tomar cuidado com a emenda 37, pois ela se contrapõe a valores constitucionais de primeira grandeza", Ministro Ayres Brito durante Ato Nacional Contra a PEC 37. Leia mais...
    

Noiva exige que saudita também se case com as amigas dela

Luiza Sahd

    
   
A poligamia é uma prática comum na Arábia Saudita. Lá, cada homem pode ter até quatro mulheres, bastando provar que tem condições de sustentá-las. 
     
Pois bem. Uma professora saudita disse sim ao pedido de casamento feito por um admirador, mas impôs uma condição: ele terá também que se casar com duas amigas dela. 
   
A exigência inicialmente deixou o pretendente chocado, mas, sob forte pressão de parentes, ele acabou cedendo e aceitou se casar com as três mulheres, que trabalham na mesma escola, contou o site “Gulf News”.

Segundo o acordo nupcial, o noivo terá que manter três apartamentos no mesmo prédio e dormir com as esposas em cada um deles. E tem mais: a lei saudita exige que o marido trate as esposas de forma igualitária. 

      

Haja amor.
    

quinta-feira 25 2013

Reunião da data-base do SINSMUT foi adiada


A reunião entre o SINSMUT e a PMT foi adiada para a semana que vem motivo: o representante da Prefeitura Sr. Ademildo Medeiros se afastou das negociações por motivos pessoais, o Prefeito Sancler deve nomear outra pessoa para dar prosseguimento às negociações.
     
Veja, quem negocia não faz diferença, o que importa são os resultados das negociações. O Ademildo se mostrou um bom negociador, atencioso, educado e interessado. Assim como os sindicalistas, Ademildo se mostrou interessado em um acordo que satisfaça ambas as partes, e lamentamos que o mesmo não continue à frente das negociações.
      
O SINSMUT espera prosseguir o mais breve possível com as negociações com o próximo representante da PMT, que deverá ser indicado pelo prefeito na próxima semana.
      
O SINSMUT está satisfeito com os encaminhamentos das negociações até o momento, e acredita que o Prefeito Sancler está sensibilizado com as reivindicações dos servidores municipais, que estão sofrendo com a desvalorização do salário frente ao aumento de preços, principalmente da cesta básica. 
     
As negociações entre sindicato e prefeitura prosseguirão, e esperamos resultar em acordos que beneficiem a PMT e os Servidores Municipais. Com boa vontade tudo é possível.
     
Que Deus ilumine e abençoe a todos, que esta nova fase de entendimento e respeito mútuo, entre os Sindicatos dos Servidores Municipais e a Administração Pública Municipal traga bons frutos e bons resultados para todas as partes envolvidas.
     
Vejam a pauta de Reivindicações do SINSMUT:
     
    


     

quarta-feira 24 2013

Hospital Regional de Tucuruí virou cenário ideal para filmes de terror e suspense

Imagem do Blog do Barata e legenda do Folha de Tucuruí.
       
Contaminação hospitalar, super-bactérias, super-vírus, morte em série de idosos e crianças, este é o cenário hoje no Hospital Regional de Tucuruí, uma verdadeira sucursal da morte.
    
Vejam algumas manchetes do descalabro no matadou... ops, do Hospital Regional de Tucuruí.
    
    
E por ai vai...
     
Interditaram um matadouro, mas o maior deles continua funcionando, o que não funciona mesmo nem com reza braba é o Legislativo paraense, cujos ilustres deputados estão se lixando para a vida dos cidadãos e para o interesse público.
    
Este é o desgoverno Jatene (PSDB), El pescador...
     

Iniciada a campanha papa-pilhas do Supernorte


O Supermercado Supernorte, com a parceria da PMT/SEMMA e Panasonic, lançou hoje a Campanha Papa-pilhas, que tem como objetivo recolher pilhas e baterias de celulares usadas para reciclagem.
    
As pilhas e baterias no Meio Ambiente demoram 300 anos para se decompor, e enquanto isso despejam metais pesados e outros produtos químicos que poluem, degradam o Meio Ambiente e são venenos para as plantes e animais.
    
Com a reciclagem estes produtos são reaproveitados e a natureza agradece. Os supermercados Supernorte, Supernorte Express e Coopernorte, terão papa-pilhas, ou seja, locais de coleta de pilhas e baterias de celulares usadas.
    
Portanto guarde suas pilhas e baterias usadas em um local seguro, e quando forem ao Supermercado depositem as pilhas no papa-pilhas e sejam amigos e defensores da natureza e do Meio Ambiente.
    
Nós do Folha acreditamos que a defesa do Meio Ambiente é tão importante quanto à luta contra a corrupção. A corrupção e a degradação do Meio Ambiente são dois verdadeiros cânceres que assola o Brasil e contra os quais temos que lutar sem descanso e sem tréguas.
    
Vejam as imagens do lançamento da campanha:
    
Funcionários e convidados esperam o lançamento da campanha.

Teatrinho, atores interpretam a pilha usada e o papa-pilha.

Atores sendo apresentados.

Secretário da SEMMA fala sobre a campanha.


Representante do Supernorte e o papa-pilha
   
Cartaz da Campanha Papa-pilha.
    
E lembrem: Vamos construir um planeta melhor para os nossos filhos, sem esquecer de educar filhos melhores para o nosso planeta.
    

Diretoria do HRT exonerada

A Diretoria do Hospital Regional de Tucuruí foi exonerada pelo Sec. de Saúde. Era de se esperar, falar a verdade neste governo é crime imperdoavel.
Enquanto isso a maternidade municipal continua no HRT.

ISSO É UMAVERGONHA.



Enviado por Samsung Mobile

terça-feira 23 2013

Requerida CPI do tapioca


Do Blog da Franssinete
   
"Requerida CPI do Detran-PA
      
O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou, hoje, explicações do Detran-PA acerca das graves denúncias de desvio de recursos públicos do órgão para o time de futebol da Associação Atlética Santa Cruz, de Cuiarana, em Salinópolis. 
    
E seu requerimento de CPI para apurar o caso já recebeu 16 assinaturas de parlamentares do PSOL, PT e PMDB, o que é suficiente para instalar a comissão."
   
Entenda o imbróglio, Clique aqui.
----------------------------------------------------

Opinião do Folha - Isso tudo é só bravata, tudo teatro. É só o Jatene bater o pé, mandar acabar com o furdunço, abrir o cofre e mostrar quem é que manda, que todo mundo põe a viola no saco e fica o dito pelo não dito. 
    
O erário e o interesse público é o que menos importa para esta gente.
   
Algum otário ai aposta um centavo furado nesta CPI?
   
Sabe como é, véspera de ano eleitoral... 
     
Precisa falar mais?
   

Folha disponibiliza TAC do Concurso da Prefeitura de Tucuruí

    
O Folha de Tucuruí disponibiliza para os seus visitantes a cópia integral do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e o Prefeito de Tucuruí, o TAC foi assinado no dia 29 de maio de 2009.
   
Tac este até hoje não cumprido pela Prefeitura e não executado pelo Ministério Público Estadual.
   
Para acessar a cópia do TAC, Clique Aquí (Arq. zip).
   

A batalha mais heróica da Antiguidade







   
Qual foi a batalha mais heróica da Antiguidade?
  
por Roberto Navarro
  
Foi a batalha de Termópilas, na Grécia, uma sangrenta luta que aconteceu em 480 a.C. De um lado, 300 mil homens do Exército persa, que ambicionava conquistar a Grécia. De outro, uma pequena força de soldados gregos liderados por 300 guerreiros espartanos, episódio retratado no filme 300, que estréia neste mês nos cinemas. Dono do maior império da época, o rei persa Xerxes avançou com a enorme tropa pela Grécia continental rumo a Atenas, no sul do território. 

   
A investida, porém, esbarrou na heróica resistência grega em Termópilas, numa batalha que durou três dias e terminou com a morte de todos os defensores. Apesar da vitória persa na batalha de Termópilas, o grande número de mortes causadas por uma força defensiva tão pequena desmoralizou as forças de Xerxes e atrasou a ofensiva para controlar a Grécia central. Graças ao sacrifício liderado pelos 300 espartanos, as tropas gregas tiveram tempo para se rearticular e vencer confrontos decisivos contra os persas, em uma guerra que só se encerraria 12 anos depois - com a vitória dos gregos.
   
Resistência grega segurou na raça um exército 43 vezes maior
  
1. Dominando dois terços do mundo conhecido na época, 300 mil persas comandados pelo rei Xerxes partiram para a conquista da Grécia cruzando o estreito de Dardanelos, na atual Turquia, e exigindo a rendição das cidades-Estado gregas.
  
2. Gregos de Atenas e Esparta decidiram resistir. Para tomar Atenas, os persas teriam de atravessar o desfiladeiro das Termópilas, uma espécie de "funil" para o sul do país. Os 7 mil guerreiros gregos incluíam 300 espartanos, liderados pelo rei Leônidas.
  
3. Na Antiguidade, Termópilas era um desfiladeiro estreito, atravessado por uma trilha com largura para passagem de apenas uma carroça, e protegido por três muralhas baixas. Era o lugar ideal para os gregos resistirem.
  
4. A área reduzida impedia que os persas usassem sua tática principal, os ataques de cavalaria. A saída foi usar armamentos leves, como lanças curtas de madeira e adaga (uma espécie de punhal) e recorrer à precisão das flechas de seus arqueiros.
  
5. As armas gregas eram mais eficientes para as condições da batalha. Escudos de madeira repeliam as flechas, e lanças com quase 3 metros de comprimento, nas mãos de soldados superbem treinados, evitavam a aproximação dos inimigos. Essa "retranca" grega segurou a horda persa por dois dias.

6. A resistência grega só ruiu por causa da traição de um pastor grego chamado Epyaltes. Por ambição ou por vingança contra os compatriotas (não há consenso sobre o motivo), ele mostrou aos persas uma trilha que circundava o desfiladeiro e permitia chegar à retaguarda dos gregos.

7. Na manhã do terceiro dia, tropas persas surgiram atrás das linhas gregas. Para evitar perdas desnecessárias, o rei Leônidas ordenou que a maioria dos soldados voltasse para suas cidades, mantendo sob seu comando os 300 espartanos, reforçados por 700 aliados.
 
8. Mesmo cercados pela frente e por trás, os gregos liderados pelos 300 de Esparta lutaram com bravura. Mas era uma batalha suicida, e não demorou para Leônidas cair morto. Seu cadáver foi capturado pelos persas e sua cabeça exposta numa estaca.
 
9. Para aniquilar completamente os gregos, o rei persa Xerxes ordenou a retirada dos soldados e chamou seus melhores arqueiros, que com suas flechas liquidaram os últimos guerreiros. No confronto, Xerxes perdeu 10 mil homens, incluindo dois de seus irmãos.
    

sexta-feira 19 2013

Nova rodada de negociações Sindicatos/PMT será na quinta-feira


   

Uma nova rodada de negociações entre SINSMUT, SINTEP e PMT será na quinta-feira da próxima semana.
     
Muitas pessoas tem nos procurado pessoalmente e por e-mail, querendo saber sobre a questão dos contratados que ganham menos que os efetivos e sobre o concurso público, que na verdade interessa a toda a população. 
    
A questão da equiparação salarial dos contratados não está na pauta de negociação da data-base e deve ficar para negociações posteriores. Ocorre que uma parte dos contratados ganha menos que os efetivos, mas outra parte ganha bem mais. No caso dos que ganham mais, são os contratados que recebem horas extras e gratificações e os efetivos que ganham menos (na mesma função) são os que recebem o salário normal "seco". 
    
Está sendo discutido na negociação e está em pauta, a questão do concurso público. É certo que haverá concurso na PMT, o Ademildo (que está à frente das negociações como representante da Administração Municipal), ficou de conversar com o Prefeito Sancler para saber se o concurso será feito este ano ou no ano que vem, e qual seria a data prevista. 
     
O Sindicato deverá propor ao Prefeito uma parceria para disponibilizar um cursinho para os contratados da PMT, para que eles tenham melhores chances de concorrer às vagas a serem disponibilizadas. Estes cursinhos também devem atender aos concursados que queiram tentar conquistar outras vagas e outros cargos na prefeitura. 
    
Veja que as negociações não se esgotam na data-base, elas serão constantes e continuadas, não dá para o SINSMUT negociar tudo de uma só vez, já que as questões e reivindicações dos servidores municipais são inúmeras e muitas são específicas de categorias profissionais. Não dá para recuperar vinte anos de omissão em apenas um mês. O SINSMUT vai focar agora na data-base, discutir no momento algumas questões mais urgentes de forma paralela e outras somente após a data-base. 
    
Algumas questões demandam tempo, por exemplo, para estudo de viabilidade econômica e funcional da PMT, a nova diretoria precisa de informações importantes e indispensáveis para que possa fazer propostas viáveis e com base. 
     
Tanto os sindicatos como a Administração Municipal tem que lidar com estas situações com os pés no chão e dentro da realidade, sem criar expectativas falsas para o funcionalismo, sem sensacionalismo, e sem oportunismos político eleitorais. 
     
Se as negociações forem levadas a sério (e acredito que estão sendo levadas a sério), todos ganham. Com boa vontade tudo é possível.
    

quinta-feira 18 2013

Hoje foi o primeiro dia de negociações de dada-base entre Prefeitura e Sindicatos

Momento de descontração durante a reunião entre sindicalistas e representantes da PMT.

   
Hoje foi feita mais uma rodada de negociações entre o SINSMUT, SINTEP e Prefeitura de Tucuruí.
    
Já foram acordados os seguintes itens, a partir dos quais teve início as rodadas de negociações:
   
1 - Os professores receberão o piso salarial.

2 - A reposição integral da inflação será paga aos servidores municipais.
    
Nas outras rodadas de negociações estão em pauta:
    
1 - Negociação sobre a possibilidade de aumento acima da inflação.

2 - Negociação sobre o piso salarial das outras categorias profissionais.

3 - Negociação sobre o pagamento de gratificações garantidas por lei, como insalubridade, periculosidade, gratificação de nível superior e outras.

4 - Negociação sobre o adiantamento de gratificação de férias e sobre os atrasos do vale transporte.

Quanto ao acordo de incorporação do ticket alimentação, a coisa é mais complicada, pois entre outras documentações, a antiga diretoria não entregou à nova direção do SINSMUT a cópia do acordo. Outra situação, a concessão do Ticket alimentação foi feita através de Lei Municipal, portanto para fazer qualquer alteração na concessão do ticket, tem que alterar a Lei, o que ainda não foi feito. 

Os servidores não imaginam o que esta diretoria tem trabalhado e lutado para consertar os erros e os absurdos cometidos pelas diretorias anteriores, é impressionante a capacidade deste pessoal para fazer asneiras. Mas com boa vontade e fé em Deus eles chegam lá.
      
A pauta de negociação é extensa e mais detalhes serão divulgados no site do SINSMUT que já está em construção.
     
Pela primeira vez na história SINSMUT, SINTEP e Prefeitura Municipal se reúnem em um clima cordial, respeitoso e as partes demonstram que estão dispostas a dialogar, sem brigas, sem confrontos e sem qualquer envolvimento político partidário. 
       
O tema das negociações dos sindicatos e PMT é exclusivamente o Servidor Municipal, como, aliás, sempre deveria ter sido. Todas as partes envolvidas nas negociações tem a consciência de que possíveis questões pessoais e políticas entre seus membros devem ser discutidas em local, ambiente e situações próprias e adequadas, estas questões externas não podem interferir na atividade sindical e na administração pública, afinal todos os envolvidos são pessoas adultas, inteligentes e acima de tudo profissionais.
   
O interesse do funcionalismo e o interesse público devem prevalecer acima de todos os outros.
       
A Equipe Folha deseja que este seja o início de uma nova era de entendimento entre Prefeitura e Sindicatos. Onde está escrito que prefeito e sindicalistas tem de ser inimigos? 
      
Por mais que os interesses sejam diversos e muitas vezes contrários, com diálogo, com boa vontade e todos desarmados, é perfeitamente possível o entendimento entre Prefeitura e Sindicatos.
   

quarta-feira 17 2013

Lei da transparência em Tucuruí, a ilegalidade escancarada que se esfrega na nossa cara

     
"Com a entrada dos municípios de até 50 mil habitantes a lei passa a abranger todos os municípios do Brasil, mas continuará uma quimera: as informações serão escassas e cabalísticas.
     
Bastaria ao Ministério Público acessar os portais para verificar que a lei não é cumprida. Mas os seus membros estão ocupados com outras coisas mais importantes talvez." Parsifal Pontes.

     
Pois é, bastaria o Ministério Público, por exemplo, acessar o site da Prefeitura de Tucuruí assim como tentar acessar o site da Câmara Municipal que está a meses fora do ar por falta de pagamento, para verificar a ilegalidade e o desrespeito à Lei da Transparência pelo poder público municipal.
    
Mas como disse o Deputado, o MPE deve ter algo mais importante com que se ocupar do que fazer cumprir a Lei.
    

Cacto mania - Nascimento e morte de uma flor de Selenicereus grandiflorus

Para quem é apaixonado por cactos, vejam o nascimento e morte de uma flor de Selenicereus grandiflorus. Um exemplo da beleza e da delicadeza da natureza (Rs rimou).

Será que a Prefeitura Tucuruí vai cumprir a Lei da Transparência, ou o Prefeito continuará acima e a margem da Lei?

     
Cidades paraenses terão que criar Portal
     
A partir do dia 27 de maio, mais de cinco mil prefeituras de todo do país, cuja população seja de até 50 mil habitantes, estarão obrigadas a manter na internet o Portal da Transparência, com informações de gastos e receitas de seus municípios, incluindo a folha de pagamento salarial. É o que determina a Lei Complementar 131/2009, conhecida como Lei da Transparência. No Pará, são 104 municípios nesta categoria, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
   
As prefeituras que desrespeitarem a lei podem ser penalizadas. Uma das punições é o corte de transferências voluntárias como, por exemplo, convênios com a União ou o Estado. Os prefeitos poderão, inclusive, responder a processos por improbidade administrativa.
   
A Lei Complementar 131/2009 acrescentou dispositivos à Lei nº 101/2000, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira. O Portal da Transparência é um canal onde o cidadão deve ter acesso, em tempo real, às informações relativas às receitas e despesas, aos programas e às execuções realizadas pelas administrações municipais.
   
O prazo para implantação do Portal da Transparência pelos municípios com até 50 mil habitantes encerra em 27 de maio de 2013. Os gestores públicos terão imediatamente que efetuar um planejamento para atender a Lei. A alegação que a prefeitura não possui mão de obra qualificada para atendê-la não será aceita, argumenta a Controladoria Geral da União (CGU).
   
TEMPO REAL
   
Não adiantará apenas instalar um portal ou link com as informações. É necessário que as prefeituras atualizem as informações em tempo real, lançando todos os atos praticados pelas unidades gestoras do município, inclusive recursos extra orçamentários. O site deve ser atualizado em, no máximo, até 24 horas do último lançamento contábil e também oferecer uma ferramenta de filtro que facilite a busca.
    
Para as cidades com 50 mil a 100 mil habitantes, o “Portal da Transparência” já é obrigatório desde maio de 2011. Sua implantação é um cumprimento à Lei Complementar 131/2009, de autoria do Senador João Capiberibe (PSB-AP).
    
A CGU participa de um Grupo de Trabalho constituído no âmbito da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com o objetivo de analisar o cumprimento da LC 131/09 pela União, Estados e municípios.
     
(Diário do Pará)
    
Nota do Folha: Não se animem muito, pois em Tucuruí o Prefeito não costuma cumprir as Leis que não lhe interessam, pois no Pará o gestor municipal está acima da Lei.
    
Cidades como Tucuruí com mais de 50.000 habitantes já deveria estar cumprindo a Lei a dois anos, no entanto em Tucuruí a Lei não é cumprida e a justiça não se manifesta em defesa da legalidade na Administração Municipal. 
  
Este é o Pará.
    

Prefeitos Sancler e “Russo” contra Wellington Hugles

Imagem: Wellington Hugles
    
Nesta quinta-feira (18), a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Tucuruí, estará realizando a partir das 8:30 h, as audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento dos processos impetrados no mês de junho de 2012 pelo prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira e há época o construtor responsável pela empresa Etuzea João Gomes da Silva “Russo”, atual prefeito do município de Goianésia do Pará contra o jornalista e correspondente do Diário do Pará em Tucuruí e região Wellington Hugles. 
     
Nas duas ações de indenização por danos morais impetradas na justiça de Tucuruí, tanto o prefeito Sancler Ferreira como o prefeito João Gomes “Russo”, acusam o jornalista Wellington Hugles, pela prática de crime de calúnia e difamação, e requer a justiça sua condenação, bem como o pagamento de indenização a cada prefeito o valor de 40 salários mínimos perfazendo o total de R$ 24.880,00. 
     
Segundo as argumentações descritas nas ações, às matérias vinculadas no Jornal Diário do Pará em seu Caderno Diário do Carajás, com a manchete “Escândalo em Tucuruí”, os litigantes afirmam que a publicação foi realizada através de acusações infundadas, sem qualquer prova, visando única e exclusivamente macular a honra e imagem de Sancler e “Russo”. Ainda em suas acusações contra Wellington Hugles, os denunciantes afirmam que o jornalista e responsável em “plantar notícias na imprensa de forma leviana”. 
     
Na verdade, o papel da imprensa é de noticiar os acontecimentos e fatos de destaque em todas as áreas da sociedade em seus locais e municípios de atuação, inclusive nas prefeituras, câmaras municipais e nos poderes judiciários. 
     
As alegações impostas pelos prefeitos, contra o profissional Wellington Hugles, que já vem atuando como correspondente no Diário do Pará a mais de dois anos, e atua na cidade de Tucuruí como jornalista há 13 anos, não refretem a realidade, haja vista, que a matéria publicada no Diário do Pará, no Caderno Diário de Carajás no dia 26 de junho de 2012, com o título de primeira página “Escândalo em Tucuruí”, tratou de denúncias realizadas pelos vereadores do bloco de oposição há época do prefeito Sancler Ferreira, fato realizado na tribuna da Câmara de Vereadores de Tucuruí. 
    
Em seus pronunciamentos, os vereadores denunciaram um provável “esquema” na prefeitura de Tucuruí para beneficiar a empresa Etuzea, sendo proposta a abertura de CPI para apurar as fraudes. 
     
É fato, que nesta mesma edição também foi publicada matéria que reportava a inauguração da UPA em Tucuruí, um trabalho de parceria do Ministério da Saúde e o prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira, com isso, em nenhum momento o jornal ou o jornalista estavam realizando “perseguição”, conforme alegado pelo prefeito Sancler e o empresário “Russo”. 
     
Segundo Wellington Hugles, que estará presente nas duas audiências, e fará esclarecer os fatos denunciados, “já estamos de posse de todas as provas e testemunhas necessárias para a elucidação desta denúncia”, o que se observa, e que, em Tucuruí “falar a verdade para algumas pessoas, é considerado crime de calúnia e difamação”. Tenho certeza que este fato será esclarecido, e continuaríamos firmes em nossa jornada na defesa dos injustiçados, e na busca da transparência dos investimentos públicos, afirmou Hugles. 
     
Wellington Hugles
      
Relembre o caso: