Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 17 2010

Desrespeito às Leis Ambientais paralisa Tucuruí e causa prejuízos

 
Na foto vemos a Celpa consertando a linha de transmisão e os postes derrubados e com suas bases abaladas pela terraplanagem 

Um apagão na cidade de Tucuruí hoje em horário comercial e que durou mais de seis horas paralisou toda a cidade. Prefeitura, órgãos públicos estaduais e federais, bancos, fórum, comércio, tudo parado. Comerciantes perderam mercadorias e deixaram de fazer negócios, não puderam pagar contas com vencimento hoje e uma série de transtornos foi o saldo da irresponsabilidade de uma empresa, da omissão de autoridades e do desrespeito às Leis Ambientais.

A Empresa Parque dos Buritis resolveu fazer terraplanagem em uma área de sua propriedade, inclusive derrubando uma parte de mata nativa, isso (pelo que sabemos) sem a devida Licença Ambiental e qualquer análise técnica. Este tipo de atitude de pessoas que são amigas de políticos locais é muito comum em Tucuruí, aqui se comete todo tipo de crime contra o Meio ambiente, até mesmo desvio de igarapés para aumentar terrenos e construir prédios, manter olaria com queima de serragem no meio da cidade e retirar pedras da beira e do leito do Rio Tocantins. Tudo é permitido aos amigos do poder.

No caso do apagão, a empresa simplesmente escavou em torno dos postes da linha de transmissão de energia elétrica de alta tensão que abastece a cidade, resultado: Com a sua base abalada, vários postes caíram interrompendo o fornecimento de energia elétrica em toda a cidade por várias horas. Além disso, os fios de alta tensão caíram sobre a BR 422 colocando em risco a vida dos motoristas e transeuntes. Por pouco e por sorte não houve uma grande tragédia, já que a queda dos postes se deu em torno das 08:00 hr da manhã, horário de grande movimento na BR que faz a ligação Tucuruí/Vilas Residenciais.

Até quando a impunidade e o desrespeito às leis vão prevalecer em Tucuruí? Agora fica a pergunta: Para quem denunciar se os órgãos fiscalizadores estão sob controle político e se omitem? Tucuruí hoje é como um navio em alto mar sem motor, sem leme e a tripulação sem comando. No popular: Casa da mãe Joana!!!

Só nos resta orar e pedir a Deus que alguma autoridade ou alguma instituição se indigne e faça alguma coisa para restabelecer a legalidade e a ordem na cidade... 

ISSO É UMA VERGONHA!!!

6 comentários:

  1. Será que a Rede Celpa irá reparar os prejuisos financeiros dos Comerciantes de Tucuuri principalmente os vendedores de Açai que não possuem motor de força de luz para produzir?
    Será que a Rede Celpa ira cobrar do Parque dos Burutis caso alguém venha cobrar pelo dano financeiro causado?
    Aqui em Tucurui parece uma terra sem lei, mais lembre-se ainda existe Ministério Público "O fiscal da Lei"

    ResponderExcluir
  2. Olha, desta vez por incrível que pareça não foi culpa da Celpa, e nem foi acidente, houve um responsável que agiu deliberadamente e assumiu os riscos.

    Além da empresa Parque dos Buritis existem os co-responsáveis que são os órgãos fiscalizadores que permitiram a terraplanagem, e olha que ela foi feita abertamente e em um local de fácil visibilidade; simplesmente não dá pra dizer que não viram.

    Estes são os responsáveis e, portanto em nossa opinião são eles quem deve ressarcir os prejuízos.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal porque vocês não mandam essas fotos e informações que vocês tem pro Jornal Hoje ou os outros jornais de grande repercussão nacional?! Mandem para um monte de gente da imprensa nacional que uma hora eles mostram, porque de nada adianta "falar, falar e falar" e deixar a notícia só aqui em Tucuruí, ninguem liga. Vocês tão é vacilando. Tem um monte de site por aí que tem areas para envio de notícias. Como o G1 com o "VC no G1", o Estadão.com com o "FOTOREPORTER", o Jornal Hoje com o "VC no Jornal Hoje" e olha que em alguns casos isso ainda dá algum dinheiro pelas matérias publicadas. A idéia tá aí, agora é só colocar a boca no mundo meus amigos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O maior Problema está quando se pede para "ORAR" temos que pedir para "REZAR" assim vai dar certo, a maioria dos corruptos políticos e depredadores do meio ambiente são protestantes é por isso que nossa Tucuruí está um caos.

    ResponderExcluir
  5. Não concordamos com isso, existe crentes que são excelentes pessoas, gente boa, que tem caráter, e tem gente que não tem, existe gente de todo tipo em todas as religiões. Existem pessoas ruins no catolicismo, espiritismo, entre os evangélicos, enfim, em todas as religiões. Muita gente (principalmente políticos) costuma se esconder por trás das religiões para melhor enganar o próximo e esconder o seu verdadeiro caráter (Estes serão julgados por Deus em seu devido tempo), no entanto as religiões não podem ser responsabilizadas por isso.
    Não costumamos publicar comentários que exprimam qualquer tipo de preconceito e intolerância, deixamos passar este para que pudéssemos ter a oportunidade de esclarecer este assunto e discutir o tema.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nós mandamos as matérias para outras Ongs e para as autoridades, conforme a denúncia.

    Estamos tendo resultado sim, só que tudo tem o seu devido tempo e a maioria das providências e as investigações geralmente não são públicas.

    Mas nada impede que os nossos amigos e visitantes façam este favor ao meio Ambiente e a nossa cidade. Enviem as nossas matérias, seja nosso colaborador.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.