Alterar o idioma do Blog

terça-feira 08 2010

PMT Eletronorte, parceiras contra o meio ambiente

O envolvimento da Eletronorte na exoneração do Secretário de Meio Ambiente em Tucuruí é vergonhoso, e mostra mais uma vez o desprezo da estatal para com a lei, o meio ambiente e para com a população de Tucuruí. A Eletronorte é a causa da maioria dos problemas sociais em Tucuruí e nos outros municípios do entorno da hidroelétrica. Mostre uma agressão e uma arbitrariedade cometida contra a população ribeirinha, principalmente a população que habita o lago da Hidroelétrica de Tucuruí, que não tenha o envolvimento direto ou indireto da Eletronorte.

A Prefeitura e a Eletronorte estão por trás do projeto para a utilização de uma Área de Proteção Permanente para a construção de um Aterro Sanitário, uma usina de reciclagem e um matadouro, o que é um absurdo, além de ser ilegal.

Informações não oficiais dão conta de que o terreno para a construção do Aterro custou mais de R$ 1.000.000,00 um milhão, este é o preço de uma fazenda em Tucuruí. Pena que não temos vereadores atuantes para apurar os fatos, ainda mais que os vereadores de oposição (com exceção da Ver. Edileuza PSC) são do PT e não vão apurar nada que envolva governos do seu partido (Governo Federal Eletronorte e Governo do Estado SEMA), mesmo que o meio ambiente, a população e a cidade estejam sendo prejudicadas.

Sabemos que vários motivos culminaram com a exoneração do Secretário, como por exemplo à recusa do Secretário em conceder Licenças Ambientais ao arrepio da lei, para beneficiar apadrinhados políticos do prefeito, aprovar os projetos do Aterro Sanitário e da Nova Matinha. Sabe-se que o prefeito alterou todo o projeto do Aterro Sanitário ignorando os pareceres técnicos, inclusive mudando o traçado original da estrada que dá acesso ao aterro, que coincidentemente  beneficia vários fazendeiros, sendo que entre as terras beneficiadas está a fazenda da família do Joilson, que foi o candidato do PT a prefeito nas eleições municipais passadas.

A Eletronorte junto com a PMT está à frente do projeto do aterro e tem interesse em usar o aterro para despejar o seu lixo e entulhos, e como sempre passa por cima da Lei Ambiental, dos interesses da população e da cidade de Tucuruí.

Se o Secretário do Meio Ambiente tivesse sido exonerado pelos seus erros, nós ficaríamos calados, mas o Secretário está sendo exonerado por justamente se recusar a cometer crimes ambientais. Principalmente por ser advogado, ele conhece bem as implicações, apesar de terem lhe garantido que o prefeito (certo da sua impunidade) assumiria todos os riscos. De agora em diante com a saída do Secretário, o caminho fica livre para o prefeito cometer todos os crimes ambientais que queira, certo da sua total impunidade e da omissão e conivência da SEMMA, SEMA, Eletronorte, IBAMA e vereadores petistas.

Pior é que não tem para quem recorrer, já que os governantes petistas em nível de Estado e a nível Federal estão envolvidos até a raiz dos cabelos. Só resta a intervenção e a ação da sociedade organizada denunciando a Prefeitura e a Eletronorte ao MPE, MPF e outros órgãos de defesa do meio ambiente. Nós do Folha vamos denunciar para toda a nossa rede de ONGs de combate à corrupção e vamos pedir para que nossos contatos em Brasília encaminhe estas denúncias diretamente aos órgãos competentes em nível Federal.

Se fossem cidadãos pobres que estivessem fazendo carvão sem licença em uma caieira no fundo do quintal e com restos de serrarias para comprar comida para suas famílias, a SEMA agiria com os rigores da Lei, mandaria quebrar, multar e até prender, mas como é o prefeito e a Eletronorte o tratamento é outro.
Onde está a OAB e a Igreja Católica que tanto lutam contra Belo Monte com o pretexto de defender a população e o meio ambiente? Dois pesos e duas medidas?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.