Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 30 2010

Trabalhador tem até hoje para sacar PIS/Pasep

Trabalhadores da iniciativa privada ou servidores públicos têm até esta quarta-feira (30) para sacar os abonos do PIS/Pasep referentes ao exercício 2009/2010, no valor de um salário mínimo.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, desde o início do calendário, em agosto de 2009, até a última quinta-feira (24), foram realizados pagamentos de 95,90% dos abonos identificados, o que corresponde a 16,229 milhões de beneficiários. O montante representa um recorde histórico. Em contrapartida, 706 mil pessoas ainda não haviam sacado o benefício.

Vale lembrar que os benefícios não retirados pelo trabalhador serão devolvidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Os trabalhadores que ainda não receberam

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o beneficiário verificar primeiro se recebeu ou não os abonos antecipadamente, por meio de crédito em conta.

Para certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2009 e também os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado. O trabalhador que tem direito ao PIS pode fazer o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, por meio do Cartão do Cidadão, nas lotéricas e nos postos Caixa Aqui.

Quem não tem o Cartão do Cidadão deve ir à agência da Caixa com documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS. Já os que têm direito ao Pasep devem realizar o saque nas agências do Banco do Brasil.

Regras

De acordo com as regras do programa do MTE, pode sacar o benefício todo trabalhador da iniciativa privada ou servidor que estiver cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e, em 2008, tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira de trabalho assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.

Além disso, o trabalhador deve ter tido seus dados enviados pela empresa ou repartição pública onde atuou à Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base 2008.

Novo calendário

O novo calendário de pagamento do PIS/Pasep, referente ao exercício 2010/2011, inclui 8,88% mais trabalhadores em relação ao exercício anterior e um volume de dinheiro de R$ 9,3 bilhões. Os abonos começam a ser depositados em agosto e os saques podem ser feitos até 30 de junho do próximo ano.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se tenho direito ao PIS, pois, comecei a trabalhar em MAIO de 2010, tenho direito ou não?

    ResponderExcluir
  2. Acesse o link abaixo e veja as regras.

    http://www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/abono_salarial/index.asp

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.