Alterar o idioma do Blog

sábado 28 2010

Governistas lideram em 14 estados; oposição, em 7

Do Blog do Noblat

Chico de Gois e Luiza Damé, O Globo

A onda favorável à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está ajudando a impulsionar também candidaturas aliadas aos governos estaduais.

As mais recentes pesquisas Ibope e Datafolha demonstram que, entre os 26 estados mais o Distrito Federal, os governistas mantêm a frente em 14, contra sete da oposição.

Se a eleição fosse hoje, os governadores de pelo menos 12 estados seriam eleitos em primeiro turno. Desses 12, oito são governistas e quatro, da oposição.

Em sete estados, como Mato Grosso, Piauí e Amapá, por exemplo, a disputa está acirrada e há empate técnico entre os concorrentes. E um dado curioso e único entre todos os estados: a pouco mais de um mês das eleições, os eleitores indecisos do Mato Grosso (32%) superam a pontuação individual dos dois principais candidatos. Em dois estados, não há levantamento recente disponível pelos dois institutos: Pará e Roraima.

Nesta sexta-feira à noite, o Ibope divulgou a primeira pesquisa da campanha deste ano em Sergipe. O governador Marcelo Déda (PT) aparece com 48% das intenções, contra 32% de João Alves (DEM).

No Maranhão, segundo pesquisa Ibope também divulgada nesta sexta-feira à noite, a governadora Roseana Sarney (PMDB) caminha para a reeleição. Ela tem 47% das intenções; Jackson Lago (PDT), 25%; e Flávio Dino (PCdoB), 13%.

Se a eleição fosse hoje, além de eleger Dilma sua sucessora, o presidente Lula veria aliados vitoriosos na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Rio, no Acre, no Amazonas, no Tocantins, no Ceará, na Paraíba, em Alagoas, no Espírito Santo, em Sergipe e no Maranhão. Mas o PSDB conta ainda com virada em Minas.

Já a oposição elegeria os governadores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.