Alterar o idioma do Blog

domingo 29 2010

TSE decidirá futuro de 15 candidatos a governador favoritos nas pesquisas

Ao contrário do que afirma o Deputado Parsifal Pontes em seu Blog, a Governadora do Pará está (Segundo o portal R7, da Rede Record, Portal citado por ele) bem nas pesquisas e pode se reeleger. A matéria é do dia 24/08/2010 (Data corrigida).

Leiam a notícia no link: http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/tribunal-superior-eleitoral-decidira-futuro-de-15-candidatos-a-governador-favoritos-nas-pesquisas-20100824.html

No total, 25 candidatos aguardam decisão TSE para ter certeza da validade das candidaturas 

Da Agência Brasil

Dos 170 candidatos a governador registrados, 25 dependem do veredito do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para saber se estão definitivamente aptos a concorrer nestas eleições. Entre os 25 recursos levados ao TSE, 15 referem-se a candidatos que estão entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos em seus estados.

Os dois únicos candidatos a governador do Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB) e Siqueira Campos (PSDB), tiveram seus registros liberados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), mas recursos levaram os casos ao TSE.

O autor do questionamento contra a candidatura de Gaguim foi a coligação rival. No caso de Siqueira Campos, o registro foi questionado por um candidato a deputado estadual pelo PPS, partido coligado na chapa de seu oponente.

No Maranhão, os registros de Roseana Sarney (PMDB) e Jackson Lago (PDT), os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto, também foram contestados. As candidaturas foram liberadas pelo TRE do estado, mas os recursos levaram a palavra final para o TSE.

Em Sergipe, os dois primeiros colocados, Marcelo Déda (PT) e João Alves Filho (DEM), também terão de esperar que o TSE julgue recurso que questiona a decisão do TRE de liberar as candidaturas. A situação se repete em Mato Grosso, com os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB), que estão entre os três primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos. 

Sérgio Cabral (PMDB), no Rio de Janeiro, Ana Júlia Carepa (PT), no Pará, Neudo Campos (PP), em Roraima, e Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba, fecham o grupo dos bem colocados nas pesquisas para governador que foram liberados pelos tribunais regionais eleitorais, mas que aguardam decisão final do TSE devido à interposição de recursos.

Os únicos líderes de intenção de votos que tiveram registro negado pelos TREs e levaram o caso para a corte superior eleitoral foram Joaquim Roriz (PSC), do Distrito Federal, Ronaldo Lessa (PDT), de Alagoas, e Expedito Junior (PSDB), de Rondônia.
----------------------------------------- 

Nota do Folha: As matérias do Parsifal e do Folha tem apenas cinco dias de diferença, ou seja, em apenas cinco dias a Governadora de favorita segundo o site, nem vai ao segundo turno. Uma virada destas em tão pouco tempo se fosse verdade iria para o livro dos recordes. 

Em nossa opinião o único candidato com chance de vencer Ana Júlia é Simão Jatene. É possível a Jatene ganhar no primeiro turno, mas isso é bastante improvável, para isso ele teria que ter mais votos que todos os seus adversários juntos, o que não é fácil em uma eleição apertada como esta.

Segundo turno é outra eleição, Almir ganhou no primeiro e perdeu no segundo, agora com Jatene pode ser diferente, mas também pode não ser, é muito cedo para qualquer previsão com mínimas chances de acerto.

Estamos analisando estas eleições sem paixão e baseados em nossas observações e em nossa experiência, que não é de agora. É claro que eleição é imprevisível e pode surpreender , mas nós estamos contando a possibilidade de surpresas.

Vamos esperar a divulgação da pesquisa do Ibope (Que deve ser divulgada amanhã), e dos outros institutos para ver o que acontece.

5 comentários:

  1. A notícia do site do Parsifal é mais atual que a sua. A sua é dia 24.08 a do site do Parsifal ;e de 29.08, hoje à tarde. O link que do R7 do qual o Parsifal postou o gráfico é este:
    http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/maioria-dos-estados-deve-romper-continuidade-e-eleger-novos-nomes-20100829.html

    Mateus Santos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, cinco dias de diferença. Neste meio tempo a Ana que segundo o Site venceria e era a favorita nas eleições em tão pouco tempo agora vai perder a eleição, o que quer dizer que nem vai ao segundo turno. Essa "virada" vai para o livro dos Recordes.

    Ma se o anônimo acredita numa fantasia dessa, respeitamos a sua opinião. Agora nós preferimos acreditar nos fatos observados e em nossa experiência que não é de agora.

    O único com chance de vencer a Ana é sem sombra de dúvida é o Jatene e com muito esforço. Para ganhar no primeiro turno ele teria que ter mais votos que todos os adversários juntos, o que acreditamos ser até possível, mas muito improvável.

    O segundo turno é outra eleição, o Almir ganhou no primeiro e perdeu no segundo. A eleição no segundo turno vai depender de inúmeras variáveis, ainda indefinidas, sendo impossível no momento prever com um mínimo de certeza o resultado.

    Só esperando mesmo.

    Esta é a realidade o resto é jogo de interesses, paixão e fantasia.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente vc's estão caindo muito de nivel,estão ficando iguais aos policiticos q vc's tanto condenan.Pq ainda não foi publicado nenhuma virgula sobre o pedido de registro de candidatura do roquevan q foi negado d novo.CADE O DIREITO DE INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO DE TUCURUÍ,tem gente que acredita q ele ainda vai ser candidato.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber em que parte do link do Portal R7 está a informação de que Ana Julia desponta bem na pesquisa. Eu não encontrei. Por favor, informe o roteiro para acessar.

    ResponderExcluir
  5. Ok, o link é: http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/tribunal-superior-eleitoral-decidira-futuro-de-15-candidatos-a-governador-favoritos-nas-pesquisas-20100824.html

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.